Abuso

Abuso Ana Paula Araújo




Resenhas - Abuso


106 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Juliana.Lucena 07/09/2021

Abuso - Ana Paula Araújo
"Por que o estupro é um crime ainda tão comum no Brasil? Por que  a vítima muitas vezes é tão - ou mais - julgada pela sociedade do que o próprio criminoso? Por que é tão difícil fazer uma denúncia? Por que há tão poucos estudos e estatísticas sobre o tema em nosso país? Por que tantas vítimas sofrem caladas? Porque a maioria dos estupros, ao contrário do que muitos acreditam, não acontece em ruas desertas, tarde da noite, mas dentro das casas, das escolas, dos escritórios, das igrejas, no transporte público, em plena luz do dia? Até quando o medo fará parte da rotina das mulheres?"

Pra gente se indignar e pra gente chorar com as várias histórias...

Um livro doloroso, mas extremamente necessário - direto, sincero e didático.

Obrigada @appaaraujo por tanta coragem!

?"Estupro é o único crime em que a vítima é que sente culpa e vergonha."

?"A dor do desamparo pode ser até maior que a dor da violência sofrida."

?"A culpa de um estupro é sempre do estuprador, sempre, única e exclusivamente."

?"Usem a sua própria voz. A sua própria vontade. Tomem as rédeas de suas próprias vidas e abram a boca, não tenham vergonha! Eles é que precisam ter vergonha."
Sabrina Bittencourt

?"Raiva é o único sentimento ruim que uma vítima de um crime hediondo deveria se permitir, e não a culpa e a vergonha por algo sobre o qual não tiveram controle, e de que foram vítimas."

?"O problema é o que fica depois, é o que você carrega."

?"O mundo de hoje tem pouca empatia com o sofrimento alheio em geral."

?"Os psiquiatras, psicólogos, antropólogos, sociólogos e filósofos estão há séculos em busca das respostas para essa pergunta. De onde vem a maldade humana? Por quê? Há momentos em que a gente não consegue explicar isso."
Dr.Miguel Chalub

?"Ouvir, enxergar e sentir as pessoas pode ser transformador. Para os dois lados."

Lido 33/2020
comentários(0)comente



Quel 23/09/2021

É de perder a fé na humanidade
Leitura pesada, a cada capítulo é necessário uma pausa, mas importante para entender esse mundo sombrio, machistas e tão ameaçador.
comentários(0)comente



Letícia 02/11/2021

Excelente leitura!
É um livro profundo e muito instigante. Nos mostra os mais diversos perfis de abusadores e como isso pode (e afeta) a vida de quem enfrenta uma situação dessa. Também gostei muito de ver o lado jurídico e as mais diversas pessoas que estão empenhadas em ajudar famílias e vítimas dessa violência. Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Marcela.Correia 27/03/2022

Engasgo
Esse livro não é para quem tem estômago fraco. A jornalista simplesmente passa por todos os atores do estupro.
A vontade de chorar
A raiva
A dor estarão presentes em todas as páginas
Mergulhe nesse livro e não seja passivo na luta contra essa violência
comentários(0)comente



ailu_ 18/10/2022

É um livro pesado, com muitos gatilhos e situações revoltantes, mas acho que todos deveriam ler ele para entender como o abuso é tratado no Brasil e como lidar com ele. É uma leitura que te deixa com um certo medo em certas páginas, mas necessária.
comentários(0)comente



Karinne 14/12/2022

aquele livro necessário, aborda o assunto em sua totalidade? desde que medidas tomar, como funciona a ?justiça?, alguns alertas?
comentários(0)comente



Manu 21/06/2023

Esse livro é muito bom. Mas, se você não tem estômago para coisas reais e pesadas, não leiam. Foi muito bem escrito. Parabéns a jornalista e escritora Ana Paula Araújo.
comentários(0)comente



Tabita.Cardozo 13/11/2023

Palmas para o trabalho primoroso e de excelência feito pela jornalista Ana Paula Araújo. Esse livro deveria ser OBRIGATÓRIO na grade curricular das escolas e universidades. A cultura machista e misógina de nossa sociedade, letigima o estupro tornando esse crime bárbaro em algo banal e é o único crime em que ainda se cogita a culpa e a responsabilidade da vítima que são as mulheres em sua grande maioria dos casos. Obrigada Ana, por tanta clareza e firmeza ou trazer à luz uma discussão tão necessária.
comentários(0)comente



Aline221 17/12/2023

Necessário
Esse livro é extremamente necessário.

apesar de muitas vezes parar de ler para surtar, de ficar ficar sem ler para recuperar o bom senso, a experiência em ler isso foi incrível.

acabei descobrindo muitas coisas que não sabia tanto sobre abuso quanto sobre as leis ou relatos. Algo que achei muito interessante e me chamou a atenção foi a representação do norte e nordeste do brasil, ao qual é constantemente esquecido pela população do sul e sudeste, essa inclusão foi muito importante!

o livro e um choque de realidade para algo que vemos em nosso cotidiano mas não pensamos sobre, como para nós mulheres que nunca sofreram um abuso, o quão distante isso é, mas pode nos ocorrer a qualquer momento, ou como agimos em relação ao machismo e misoginia enraizadas em nossas mentes. onde nem pensamos sobre a gravidade dessa pauta.
comentários(0)comente



Isah Evy 23/12/2023

Doloroso & necessário!
Tive que parar para respirar - e chorar um pouquinho também - durante toda a leitura desse livro. Cheguei a questionar se eu realmente queria continuar a ler, mas é de uma grandiosidade tão indispensável que parar de ler é como cometer um crime.

Minha primeira impressão é que pela linguagem seria um livro muito intimista e raso, mas com o desenrolar do que era contado eu percebi que realmente era um livro intimista e que a autoria dialogava com as vítimas e com o leitor, mas de raso não tinha nada, e ouso dizer que apenas uma mulher teria tanta empatia e compreensão pelas vítimas.

?É inacreditável que, nos dias de hoje, ainda seja preciso frisar que a vítima nunca é culpada, que não importa o que ela estava vestindo, se bebeu, a que horas estava na rua. O estuprador não ataca por causa disso, inclusive porque há crianças ou idosas que são atacadas, crimes que acontecem em plena luz do dia e dentro de casa. O comportamento do criminoso não é responsabilidade da vítima.? ? Ana Paula Araújo.

Tudo nesse livro dói, mas é uma dor necessária. As histórias de superação, de ajuda, de amor, de respeito, de apoio são muito maiores e significativas do que as de maldade humana. Torço para que esse livro seja acalento para aqueles que passaram por uma violência sexual - para mim foi - e que seja impulsionador para que mais pessoas lutem contra o estupro.

?Ao reler as entrevistas de vítimas e criminosos, até hoje, mesmo depois de todo o tempo decorrido, a sensação de revolta e indignação ainda é a mesma, mas essas histórias não estão aqui simplesmente para chocar. Estão para nos fazer pensar. O que todos nós, homens e mulheres, podemos fazer para que coisas assim não aconteçam mais?? ? Ana Paula Araújo.

Termino minha resenha com uma das frases mais lindas desse livro: ?E, para você, que sofreu algum tipo de violência sexual, só queria dizer que desejo muito que consiga encontrar paz. [?] A vida de todos nós é moldada pelo pacote das nossas experiências, e a pior de todas elas não deve nunca ser a mais importante.?
comentários(0)comente



Vida De Leitor 30/12/2023

O livro é um compilado de casos com entrevistas com as vítimas, famíliares das vítimas, criminosos e especialistas.
.
Se debruçando sob uma rica análise de crimes de estupro que ocorrerm em diversos locais do país, a autora nos mostra como o patriarcado enraizado na sociedade contribui para culpabilizar as vítimas de crimes de estupro.
.
Chamam atenção as estatísticas apresentadas, pois é gritante a quantidade de criminosos dessa prática que são parentes das vítimas ou amigos próximos da família. Outro ponto importante é que é uma leitura que trata também dos direitos das mulheres.
.
Leis, atendimento especializado, direito ao aborto com relação ao estupro, procedimentos que toda mulher tem direito
de reinvindicar quando é vítima desse tipo de crime também são bem abordados.
.
É uma leitura rica em informação, mas contém muitos gatilhos. É impossível não se emocionar por inúmeras vezes durante a leitura. Os relatos são esmagadores e algumas vezes é preciso respirar fundo para seguir a leitura.
.
Muitas pessoas ainda acreditam que igualdade de gênero na sociedade é balela. Mas acredito que tudo começa lá no início, logo na infância. Educar meninos com consciência sobre igualdade de gênero é uma pauta que merece debate.
.
Nesse livro percebemos o quanto a sociedade machista molda a forma como as mulheres são educadas, como elas se comportam na sociedade com medo de terem seus corpos violados, suas vozes caladas e suas vidas ceifadas.
.
Para mais conteúdos literários siga @viva.vidadeleitor no instagram ?
comentários(0)comente



StefanyKetry 14/03/2024

Pesado, mas necessário!
Ana Paula Araújo obrigado por escrever esse livro.
É um livro pesado que provavelmente despertará vários gatilhos, porém é um livro necessário para todas as pessoas.
Várias histórias me embrulharam o estômago, chorei, até ri da irmã Henriqueta e me senti ?privilegiada? por não fazer parte da estatística, mas ao mesmo tempo sofrendo por todas as vítimas.
comentários(0)comente



Camila de Almeida 26/04/2024

Sinopse da editora:
"Por que o estupro é um crime ainda tão comum no Brasil? Por que a vítima muitas vezes é tão ? ou mais ? julgada pela sociedade do que o próprio criminoso? Por que é tão difícil fazer uma denúncia?

Após quatro anos de pesquisas, viagens pelo país e mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto, a jornalista Ana Paula Araújo escreve Abuso - a cultura do estupro no Brasil com coragem e sem meias-verdades.

A obra é uma reportagem que trata do medo e vergonha das vítimas, de como elas são julgadas e muitas vezes culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público, das dificuldades para denunciar, dos caminhos para superar o trauma e seguir em frente e como atitudes tão entranhadas em nossa sociedade geraram uma verdadeira cultura do estupro em nosso país. Ela também auxilia as vítimas a utilizarem os meios de denúncia disponíveis no país, como o disque 100, e esclarece sobre o direito ao aborto decorrente de estupro, que é autorizado por lei sem que haja queixa na polícia.

Ana Paula analisa casos que chocaram os brasileiros e outros tantos que, apesar de bárbaros, ficaram perdidos em meio ao constrangimento das vítimas e à lentidão da lei para mostrar como o estupro afeta toda a rede familiar e deixa marcas indestrutíveis na vida de quem o sofre. Ela acompanha todo o caminho das vítimas por justiça e mostra todas as facetas e implicações desse crime tão cruel e, infelizmente, tão corriqueiro no Brasil.

Abuso é uma obra ousada, pesquisada com apuro e escrita com imensa sinceridade por uma das mais importantes jornalistas em atividade no país. Porém, mais do que tudo isso, Abuso é um audiolivro extremamente necessário, que precisa ser lido por todos."
comentários(0)comente



Diego980 11/05/2024

Necessário
Ótimo livro, com relatos de todas as áreas. Vítimas. Abusadores. Criminosos, casos de partir o coração e embrulhar o estômago.
comentários(0)comente



Raquel 13/05/2024

4/5
Que livro forte, difícil de digerir e triste. Varias vezes tinha que respirar fundo e fazia expressões chocadas com os relatos. Li pelo Skeelo Audiobooks com narração da própria Ana Paula.
comentários(0)comente



106 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR