Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

Alassis 27/09/2022

Relevante
Não é um livro que intenta ser a bibliografia máxima do assunto, nem mesmo fonte de pesquisa acadêmica. Pelo contrário, a jornalista Ana Paula Araújo empresta seu prestígio e visibilidade à missão de discutir abertamente como a nossa cultura normaliza o abuso sexual, um ponto de partida para trazer o assunto a uma população em geral pouco politizada e insensível. Assim, ela traz dados, depoimentos de vítimas e criminosos tecidos em uma prosa um tanto quanto intimista, por vezes a leitura parece ser um diálogo com uma conhecida. Admiro que a autora tenha tido a coragem de abandonar a postura estritamente jornalística e deixar-se transparecer nas páginas do livro. Porém, é preciso ressaltar que a redundância de frases feitas e ideias se torna cansativa, mas entendo que foi uma escolha sobre o que ela queria comunicar com a obra.

Salemme 03/03/2021

Pesado e Necessário
É preciso ter estômago para ler esse livro. Não conseguir ler continuamente, precisei revezar com uma leitura leve porque as entrevistas, histórias, depoimentos mexem demais com nosso íntimo.
Mas é uma leitura necessária, para estarmos alertas e para sabermos como acolher essas vítimas, a não julgar.
É revolta de ouvir o descaso só estado, a culpabilização da vítima. Mas é um alerta de quer precisamos fazer algo.

Daniel de Oliveira 05/02/2021

Livro necessário
O livro Abuso, da jornalista Ana Paula Araújo é uma obra bem complexa por se tratar de um assunto polêmico e complicado na nossa sociedade. Cada capítulo, percebe-se a estrutura emocional de cada envolvido nós relatos de abuso, seja com crianças a mulheres, e inclusive contra homens, que em algum momento da vida sofrem abuso. O livro, nos leva a refletir sobre a importância de dar a voz as vítimas e respeitar sobre tudo o que elas vivenciaram. Os abusos acontecem seja dentro da própria casa, escola, universidades até no meio religioso como é bem tratado em um dos capítulos do livro. Apesar da leitura mexer com nossas emoções, o texto propõe um diálogo para refletir sobre as mudanças de pensamentos da própria sociedade, que muitas vezes põe a responsabilidade do abuso cometido na vítima. Essa mentalidade precisa ser repensada, é preciso ter mais empatia e menos julgamento contra as vítimas. Enfim, o livro Abuso é necessário para refletir e pensar sobre essa cultura de abuso.

mariajailza 03/02/2023

Coloca o dedo na ferida. Livro necessário!
Esse livro me fez chorar várias vezes ao retratar a situação de muitas mulheres vítimas de violência sexual, inclusive crianças. Tem que ter coragem pra ler e encarar a realidade de ser mulher nesse mundo.

Mas a consciência que ele gera é tanta que dá vontade de reler.

Luciana.Viveiros 21/01/2021

NECESSÁRIO
Absurdamente impactante, principalmente ao ter a consciência de que tudo relatado nessas páginas são casos REAIS!

Arlete.Miranda 17/06/2024

Necessário
A narração é muito bem feita, direta e precisa. O livro mostra a realidade da cultura do estupro no Brasil, mostrando como as mulheres são desacreditada e responsabilizadas mesmo quando são as vítimas, uma sociedade que foi construída para proteger e endeusar homens.

Luciene 01/02/2022

Indignada
Como, em pleno século xxi, ainda consideram a vítima a principal culpada pelo abuso sofrido?
Durante muitos anos de minha vida ouvi de minha própria avó que as "cabras" deveriam ficar presas, pois os bodes dela estavam soltos.
É incabível e inaceitável mulheres propagarem a cultura de machismo para seus descendentes como se fosse a coisa mais correta.
Histórias doídas de se lerem.
Livro e leitura obrigatória para conscientização.

Lets 24/01/2022

Livro extremamente necessário. Para mulheres é gatilho, é acolhimento, é reconhecimento, é alerta? Para homens é um chamado à responsabilidade, é trazê-los pra realidade dos fatos, é nomear seus atos pelo o que são.

Carla.Sibelle 21/07/2022

É um livro muito pesado e, particularmente, foi bem difícil de ler, me vi diversas vezes chorando ao ler os depoimentos das vítimas. Porém, acredito que seja muito importante pois ele trata de um assunto muito presente no nosso cotidiano, principalmente das mulheres. Além de tudo, o livro é bem elaborado e a escrita da autora é muito boa.

Andrezza Lima 17/01/2022

Um leitura que deveria ser obrigatória
O livro aborda um tema muito delicado, mas que precisa urgentemente ser discutido em todos os círculos sociais e educacionais.
Não é uma leitura fácil, teve momentos que eu tive que dar um tempo, pois era difícil digerir as informações, então esteja preparado(a).

Lia 12/01/2022

Ana Paula Araújo fez um trabalho incrível, com um livro que nos traz a revolta da nossa cultura de estupro. Estupro é uma violência, que ela aborda em diversos aspectos, inclusive com entrevistas de condenados pelo crime.
Ainda é difícil viver o mundo em que vivemos, livros como esse serão sempre necessários para levantar debates sobre o assunto.

csartoretto 31/12/2021

Já era fã do estilo contundente da jornalista, depois desse livro passei a admirar a escritora e mais ainda a jornalista.
Não é um livro fácil de ler, em vários momento tive que parar para respirar, me refazer. Tenho consciência do quanto desconheço os vários brasis contidos em nosso país continente, mas o Brasil apresentado por Ana Paula é horrível, parece forte a palavra mas não consigo pensar em outra. É triste o quanto nosso país é duro com nossas meninas e mulheres. Se acreditamos que é difícil ser mulher vivendo na cidade grande, é muito pior pra quem é mulher no interior do país.
Não existe segurança pra mulher em nenhum lugar e se temos a sensação de que estamos seguras em nossa casa, no meio dos nossos existem milhares que não estão seguras em lugar nenhum.
Não dá pra acreditar num mundo justo sem mudar a vida dessas meninas/mulheres.
Eu aplaudo a coragem por escrever esse livro, por confrontar poderosos e por mostrar que precisamos caminhar muito ainda pra poder chamar esse país de justo, quando existe um projeto de extermínio e massacre de uma parte da população que não é minoria mas que é minorizada, humilhada, abusada e morta sem que políticas públicas sejam efetivadas para mudar isso.

Jennifer 18/07/2022

Indispensável
Tema pesado, mas muito bem elaborado e retratado. Ótimas reflexões, dados chocantes e informações necessárias para conhecimento e compartilhamento urgente.

JessMo - @livratario 18/03/2021

VOCÊ NÃO TEM CULPA. PEÇA AJUDA. LIGUE 180
"A cada entrevista, eu saía me sentindo derrotada, com a sensação de que eles estavam rindo por dentro e não tinham a menor noção da gravidade do que fizeram. Repetiam um discurso ensaiado e socialmente aceitável de arrependimento, mas me deixavam com a certeza de que seriam perfeitamente capazes de cometer o mesmo crime assim que fossem soltos."

O tipo de livro pesado, que dói e incomoda. Que nos dá a sensação de impotência, mas extremamente necessário, um tema que precisa ser falado.

Cheio de relatos, o livro com certeza tem muitos gatilhos para pessoas que tenham sofrido algum tipo de abuso, incomoda, machuca. Por vezes fechei o livro para respirar fundo. Situações inacreditáveis e grotescas, onde a justiça quase nunca soluciona, onde a vítima muitas vezes é culpabilizada, menosprezada e julgada.

Um não ficção que não é pra todo mundo, mas que com certeza nos abre os olhos sobre como a cultura do estupro é reafirmada ano após ano no nosso país. Um livro que expõe como temos que falar mais sobre esse crime para que ele deixe de ser normalizado, para que as vítimas não sejam mais colocadas em outro lugar que não o de vítima de uma violência, para que os criminosos paguem pelo crime, para que a gente chegue a um momento de não sofrermos mais esse tipo de violência.

As vezes eu leio um livro com esse tema e cada vez fico mais horrorizada. Vocês leem livros de tema mais pesado assim? Me conta aí o último livro que você leu, mas não indica pra todo mundo pelo peso que trás!

"Mas não se deixe definir pelo que você não tem culpa. A vida de todos nós é moldada pelo pacote das nossas experiência"