O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas -

Snara.Salvador 03/02/2022

Que livro!!!
Todo cristão deveria ler esse livro pelo menos uma vez por ano!!
A narrativa de John Bunyan traz a jornada de Cristão, um homem que se dá conta do quão pecador e condenado se encontra, partindo em peregrinação até a cidade celestial. Em seu caminho, ele se depara com vários personagens que tentam desencoraja-lo, além de desafios épicos como gigantes e feras demoníacas, que tentam impedí-lo de chegar ao fim do caminho. A cada local que chega ou pessoa que encontra, Cristão é desafiado a perseguir seu objetivo pela fé ou a desistir e voltar para tudo o que abandonou na Cidade da Destruição, inclusive sua esposa e filhos que não quiseram acompanhá-lo, apesar de sua insistência. O mais legal da história é o quanto a gente consegue se identificar com Cristão em suas batalhas e dúvidas, em seus deslizes e combates. Também é incrível sentir o alívio e o consolo que ele recebe do Senhor enquanto decide continuar a peregrinação, mesmo em momentos decisivos ele não foi desamparado.
Eu quero ler novamente este livro para sempre ser lembrada de que eu também estou aqui de passagem, em direção a um lar eterno em Jesus Cristo meu Salvador.

Ane Prado | @leiturane 22/01/2022

Anotações
Simplesmente fantástico.

Sempre fui apaixonada pela adaptação cinematográfica dessa história, e já estava familiarizada. Mas ver esse enredo e personagens tão incríveis de outra perspectiva trouxe novos sentimentos e interpretações.

Uma grande obra da literatura cristã!
Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Mariana Destacio 20/01/2022

PEREGRINANDO
Livro escrito em forma de alegoria, que conta a jornada de "Cristão" rumo à Cidade Celestial. É uma verdadeira pregação do evangelho escrita de uma maneira muito fácil e criativa. Nos mostra como é a caminhada de Cristão (ou um cristão) pelo "caminho estreito". Não é à toa que é e foi livro de cabeceira de muito pregadores.

Todos os personagens tem seus nomes de acordo com suas característa: Cristão, o principal, seus amigos Fiel e Esperançoso. E ao longo do caminho, vamos encontrando os outros: Ignorancia, Sabio-segundo-o-mundo, Hipocrisia, Obstinado, etc. Cada diálogo com Cristão e seus amigos, ou com os outros personagens trazem passagens biblícas referente àquele trecho. Um ou outro versículo é preciso procurar diretamente na bíblia, mas a maioria já consta integral nas notas de rodapé. Logo, se você não entendeu ou não concorda com o que está escrito, pode ir checar direto na fonte.

Um livro necessário para entender que cristãos sofrem altos e baixos, continuam sendo pecadores, são tentandos, muitas vezes dão ouvidos ao mundo e são desviados do caminho, mas que deve-se sempre perseverar e tentar com todas as suas forças retornar. Às vezes, você terá companhia e às vezes permanecerá sozinho, mas Deus sempre está conosco.

A essa edição dou nota 10. Leve, capa dura, folhas grossas, letra grande, e ilustrações de primeira.

Sarah Mota 29/12/2021

Livro Predileto
O primeiro livro a gente nunca esquece não é mesmo!? Essa obra prima foi o primeiro livro que li com apenas 8 anos de idade, na época li a versão ilustrada, hoje completo a sexta vez que leio o livro, contando com a versão ilustrada e sem ser.

Como conheço bem o enredo do livro, gostei muito da versão dessa editora, além da belíssima capa que só deixou o livro mais belo por dentro e por fora. Não me surpreendo que já foi o livro mais lido e traduzido depois da Bíblia.

É surpreendente como um livro que foi escrito no século XVII não saí de "moda".
Leitura rápida e fácil, super indicado para quem está começando no mundo das leituras pois é de fácil entendimento, e ao mesmo tempo para os leitores ávidos será um livro lido em 4 dias com muita tranquilidade.

Me propus a ler esse livro todo ano, na minha vida se tornou leitura obrigatória e você está esperando o que para ler? ?

Pri 28/12/2021

Ficção cristã
O Peregrino é uma obra de ficção teológica que fora escrita no século XVII e, até os dias de hoje, é super renomada e conhecida, sendo considerado um dos exemplares mais lidos do mundo.

O livro conta um sonho que o autor teve, isto é, John Bunyan. Nele, um homem espiritualmente abatido chamado "Cristão" viaja rumo à Cidade Celestial, com todos os seus desafios e emoções.
No decorrer da história, ele se depara com diversos tipos de pessoas e lugares medonhos e sombrios que colocam a fé em prova. De maneira alegórica, "O Peregrino" retrata um tanto quanto verossímil a vida que nós cristãos passamos pela terra, apesar de eu não concordar com tudo que está no livro. Porém, ainda assim, considero uma boa experiência literária, pois o livro detém de uma simplicidade bonita e uma veracidade instigante, que nos leva à reflexão sobre muitos assuntos. Recomendo!!

Carol 24/11/2021

Que livro!!!
Esse livro gera em nós o anseio pela eternidade e que independente das dificuldades que vivemos nesse mundo, não há NADA comparado com as recompensas que Deus tem para nós, na ETERNIDADE.

O meu desejo é que venhamos permanecer nessa peregrinação e não retroceder, por amor a Jesus, prazeres momentâneos não se compara com a Glória que há de vir.

Tami Blythe 21/11/2021

Acordei e eis que tudo havia sido um sonho. J.B
Um livro publicado pela primeira vez em 1678, mas é tão atual!
Realmente é uma jornada que todos estamos passando.

Indico a leitura. ?

aperegrina.literaria 22/10/2021

O PEREGRINO John Bunyan
"Quando os cristãos aos homens carnais ouvidos dão, saem do seu caminho e auto preço pagarão: O Sábio-Segundo-o-Mundo pode apenas mostrar ao santo o caminho da aflição para o escravizar."

Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos ( Apocalipse 5:13)

J.v 12/10/2021

Um livro para toda a vida.
Finalizo minha leitura, maravilhado com a genialidade de John Bunyan, o homem descreveu o testemunho e o caminhar de todo cristão, profundas verdades podem ser extraídas dessa história maravilhosa é uma passagem magnífica por toda a escritura sagrada.... Acerca da edição, devo dizer que a editora foi primorosa ao editar essa maravilhosa obra, simplesmente magnífica as ilustrações, a fonte e a diagramação das páginas é magnífica, sem dúvidas não vale apenas a pena mas a galinha inteira.

Lilivia 30/09/2021

Uma alegoria genial!
John Bunyan consegue transmitir a caminhada cristã (em boa parte, em seu sentido espiritual) de maneira simples e prática, sem deixar de tratar questões importantes ou retirar a profundidade da mesma. A jornada de Cristão, protagonista da história, nos leva a pensar e refletir sobre o caminho a ser trilhado por aqueles que abraçam a fé cristã, e esse é sem dúvida um clássico atemporal que deve ser lido por todas as gerações.

Vladi 24/09/2021

A melhor alegoria da jornada cristã
Leitura indispensável à todo cristão, é um clássico, por isso tem resistido ao tempo nesses mais de três séculos desde o seu lançamento em 1678. A história narra a jornada do personagem principal chamado Cristão saindo da Cidade da Destruição em direção à Cidade Celestial, nesse percurso ele vai encontrar pessoas (Flexível, Hipocrisia, Fiel, Esperançoso) e lugares (Castelo da Dúvida, Feira das Vaidades, Desfiladeiro da Dificuldade) cujos nomes revelam sua principal característica e que representam muito bem as diversas situações que todos os que decidiram seguir Jesus irão experimentar em suas vidas, tanto as boas como as más, por isso mesmo é impossível não se identificar com o personagem durante a leitura. É um livro que merece não apenas uma, mas muitas releituras que certamente irão trazer um alento para a nossa própria caminhada com Cristo.

lidiadasilva 11/09/2021

Leiam esse livro com a Bíblia!
Cada palavra nesse livro é referente a biblia. A forma como Jonh Bunyan escreveu, ou melhor, a forma que ele relatou esse sonho foi maravilhoso.
Leiam. Eu provavelmente irei reler esse livro várias vezes pois parece que não absorvi tudo que nele estava.
Enfim, mais um livro desse autor que me surpreendeu!?
Mari 12/09/2021minha estante
Sim!! Esse livro é simplesmente maravilhoso.

Matheus Alves Carmo 18/08/2021

Todos os Cristãos deveriam ler
"BOA VONTADE: Sim, existem muitas encruzilhadas e atalhos largos. Mas você também sempre pode distinguir o caminho certo: ele é sempre reto e estreito." (pág. 75)

Ecrito por Jonh Bunyan no período em que estava na prisão (por pregar o evangelho, por uma visão diferente da igreja dominante), publicado em 1678, e por muito tempo o segundo livro mais vendido e mais traduzido do mundo (atrás apenas da Bíblia), O peregrino é um dos maiores clássicos da literatura Cristã, e agora entendi o motivo.

"E (como no caso do apóstolo) o que lhe aconteceu se provou antes proveitoso para promover o evangelho do que para o deter." (pág. 8, prefácio, por John Newton)

O Peregrino se trata de uma alegoria da vida cristã. A história nos trás a jornada (ou a peregrinação) de Cristão, um homem que ao ler um livro sagrado, descobre que sua cidade será destruída, e agora leva em suas costas um pesado fardo. É quando Evangelista o mostra o caminho para a Cidade Celestial, onde poderá se salvar. A partir daí, vemos todos os desafios que Cristão encontra no meio do caminho, como o lamaçal do desânimo, e a feira das tentações, mas também as bençãos que ele presencia.

"BOA VONTADE: Não fazemos acepção de pessoas, não importa tudo o que tenha feito antes de chegarem aqui. "De modo nenhum o lançarei fora"." (pág. 75)

Sendo uma alegoria, a mensagem que Bunyan tenta trazer é bem clara. As notas de rodapé nós trazem as referências bíblicas para as falar dos personagens. A maioria das metáforas é bem "na cara" (como o nome dos personagens, esperançoso, preguiçoso, etc), mas também há alegorias mais sutis, e acredito que as releituras devam nos fazer perceber coisas novas. Além disso, o autor trás ao longo do livro diversos debates sobre temas teológicos, tornado algumas partes até um pouco difíceis de compreender, mas ainda assim é algo proveitoso.

"[...] Um homem pode clamar contra o pecado como regra geral, mas não pode abominá-lo a menos que sinta ódio dele. Ouço muitos clamarem contra o pecado no púlpito, mas que ainda vivem com ele no coração, no lar e em seu comportamento. [...]" (pág. 156)

O Peregrino trás uma história ao mesmo tempo leve e profunda. Ver o cristianismo representado na jornada de Cristão é de acalentar os corações daqueles que conhecem a mensagem da Cruz. Um livro rápido de ler, e que certamente merece muitas releituras.

"ESPERANÇOSO: Isto me fez ver que todo o mundo, a despeito de qualquer bem que possa conter, está em estado de condenação. Contudo, percebi que Deus, o Pai, que é justo, pode justificar o pecador que vem a Ele. [...]" (pág. 245)

Mari 11/08/2021

Eu amo!
Eu amo esse livro! Esse livro nós motiva, edifica, acrescentar, envolve, faz com que não paramos de ler... Nós nós indentificamos com os personagens (espero que seja com os principais... Rs), enriquecem. Perfeito!! Leiam!!