Cira e o Velho

Resenhas - Cira e o Velho

1 | 2 | 3 | 4

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Cira e o Velho
Alguns livros são mais difíceis de falar a respeito do que outros. A nestes complicados temos duas situações: ou eles são o lixo da humanidade ou eles são tão bons que as palavras desfalecem. Com certeza a segunda situação é a que se aplica ao livro que irei resenhar hoje.

Li já faz mais do que semanas, e estou planejando fazer esta resenha há mais tempo ainda. No entanto, nem todo esse tempo foi o suficiente para que na minha cabeça surgisse exatamente o que eu deveria falar. Logo, fiz da forma mais simples, da mesma que se faz ...

LEIA MAIS EM :

ou

arenafantastica.com

Mi Cherubim 15/02/2011

Cira e o Velho
Uma história de Walter Tierno. O que posso falar sobre esse livro? A narrativa é totalmente diferente do que estamos acostumados. Quem conta a história é simplesmente .... não, não contarei, pois isso é segredo rsrsr

Mas posso falar que parece um conto jornalístico. Um rapaz ganha um álbum de figurinhas e se encanta com Cira. Mas como ter a figurinha dela? Temos três opções: súplica aos pais, tentar trocar ou ganhar no bafo, sim no bafo um jogo, no qual crianças batem as figurinhas com a mão e quem virar ganha.

Assim nosso protagonista correu o mundo atrás de histórias que falavam de Cira, seu objeto de obsessão. Eu disse obsessão? Sim, era assim que nosso protagonista se apresenta.

Ele foi para o sul da caatinga em busca de histórias, ou melhor, das lendas que cercavam sua obsessão. A primeira pessoa “entrevistada” foi uma senhora muito velha chamada Nhá. Nhá era uma das amantes de Norato. Você deve estar se perguntando “quem é Norato?” Norato é o pai de Cira.

Cira é filha de cobra Norato e a bruxa Guaracy. Vamos contar um pouco da história deles. Norato nasceu do ventre de uma índia que tinha engravidado quando tinha se banhado no rio. Ele e sua irmã Maria Caninana eram gêmeos e saíram de dentro do ventre em dois ovos. Assim que nasceram à mãe deu de mamar as duas cobrinhas, mas assim que o marido da índia viu as duas cobras, ele achara que estavam atacando ela. Quando chegou perto viu que eles estavam mamando resolveu dar fim nisso. Jogou as duas cobras na água, achando que mataria e matou sua mulher. As cobrinhas viram sua mãe ser morta e seguiram correnteza abaixo.

As cobras cresceram. E apareceu para Norato um mago que o ensinava, mas sua irmã Maria Caninana morria de ciúmes deles... e com isso matou o mago. Seguiu sua vida sem seu irmão. Mas Caninana queria vingança, contra seu ‘pai’ e foi buscar um ser chamado “Senhor das Mentiras”. O acordo foi selado.

Norato começou a sentir desejo por mulheres, mas sendo cobra não poderia fazer nada... mas algo mudou, Norato desejou ser homem para possuir a mulher que estava a sua frente. E assim surgiu, um homem lindo que a mulher se sentiu atraída por ele. Fez amor e plantou sua semente. Após o ato consumado voltou a virar cobra. E isso aconteceu 14 vezes e a última e mais especial foi à bruxa Guaracy e dela nasceu Cira, de quem tanto falei acima.

Mas dona Nhá contou ao seu visitante que os filhos de Norato estavam sendo mortos e que Cira era a última. E foi contando como os assassinatos ocorreram, e quem havia matado todos. Domingos Jorge Velho, mais conhecido como o Velho matou todos os herdeiros de Norato, com a falsa ladainha que Norato havia matado Maria Caninana, seu marido e seus filhos e o espírito dela queria vingança, mas a trama era maior, bem maior que isso.

O nosso ‘pesquisador da vida de Cira’ estava buscando todas as informações que podia para entender sobre sua “musa” rsrsr, mas o que realmente estava querendo esse visitante? Para você saber quem ele era, o que ele queria e principalmente o que ele fez você tem que ler Cira e o Velho.

Nota da Milena: Conversando com o Walter pelo Twitter eu falei que estava lendo o livro. Veio à resposta: Espero que esteja curtindo. Eu disse que sim, bastante, aí veio o inesperado: O espírito é esse. Se gostar, recomende. Se não gostar... minta! Hahahaha Aí retruquei onde fica minha credibilidade? Rsrsrsr Gente vou falar uma coisa a todos. O LIVRO É EXCELENTE o final é surpreendente. A história acontece no Brasil, com seres de nosso folclore, com acontecimentos reais, pessoas reais e a narrativa que não te deixa largar o livro. Para todos os lugares que fui levei e só sai no domingo depois que terminei o livro. Muito obrigada pela história Walter, realmente eu amei e recomendo a todos esse livro! Para conhecer mais sobre o Walter acesse o blog e para saber sobre o livro tem o site.
waltertierno 03/04/2011minha estante
"Um rapaz ganha uma figurinha?" Em que momento é dito que era um rapaz? (fica a dica)

marquessjuh 07/09/2018minha estante
Estou amando esse resumo! Foi o que mais me esclareceu sobre a identidade do narrador da estória... Acho que minhas dúvidas foram sanadas...

Mi Cherubim 11/09/2018minha estante
O Walter jura que não, mas pra mim é ele sim rs

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Uma viagem pelo folclore brasileiro, Cira e o Velho é um livro único e fantástico. Valorizando a cultura popular nacional, Walter Tierno nos apresenta Cira, filha de Cobra Nonato e da bruxa Guaracy. Cira guarda um rancor em seu coração por Domingos Velho, homem que foi contratado por um Caraíba para matar sua mãe e deixou Cira a beira da morte.
Alimentada pelo último feitiço de sua mãe, proferido antes de morrer, Cira percorre o país seguindo os rastros de Domingos, com sede de vingança.
Misturando fatos e lendas como jamais vi, Tierno nos conduz por uma história narrada por um narrador-personagem obcecado por Cira, que segue os rastros dela pelo país - tal qual ela seguiu os rastros de Domingos.
O livro possui ilustrações únicas criadas pelo próprio autor, que preenchem diversas páginas do livro e fazem o leitor mergulhar ainda mais no folclore nacional, apresentado com maestria nesse romance. Mas não pense que por ser inspirado em nosso folclore e por possuir ilustrações que o livro é voltado para crianças, muito pelo contrário. A história é mais adulta e pode até incomodar alguns leitores mais jovens. Só que isso não tira seu encanto - talvez até aumente.
Sempre fui fascinada pelo folclore nacional e sentia falta de um livro que explorasse isso. O que fez minha atenção se voltar a esse livro foi saber que ele falava sobre folclore nacional - o que me fez deseja-lo instantaneamente. Mas ainda assim, meu maior medo era que alguém pegasse lendas brasileiras e as transformassem em algo sem valor cultural, o que não acontece aqui.
O mágico de recontar histórias que já existem e fazem parte do imaginário popular é a forma como você conta, e aqui é uma forma fantástica. A linguagem, nua e crua, clara, torna tudo mais fascinante. E aliada as imagens, podemos conhecer melhor ainda essa história.
Falando em ilustrações, elas são um capítulo a parte. Todas de autoria do autor, ele tem um traço impecável que por vezes assusta e por outras diverte, completando o sentido do livro. A ilustração em que ele retrata a morte, por exemplo, é única.
Cira é uma personagem incrível e decidida. Sua força é de dar inveja. Os outros personagens também são cativantes e bem construídos, o que faz uma diferença enorme em uma história. Há uma variedade de personagens e personalidades que cativa, desde Nhá ao nosso narrador, passando por Guaracy, Cobra e todos os outros que pontuam a história.
Não posso deixar de elogiar a edição, a diagramação e o cuidado do livro, que também foi bem revisado. Isso faz toda a diferença em uma leitura.
Cira e o Velho é uma daquelas preciosidades que encontramos raramente, mas sabemos que tem um futuro brilhante pela frente. Fiquem de olho em Walter Tierno, porque se suas próximas obras forem tão boas quanto essa, é um autor nacional que promete muito mais.

Tielle | @raposaleitora 20/01/2011

Resenha Livromaníaca
Cira e o Velho foi escrito por Walter Tierno e publicado pela Giz Editorial. Contém 232 páginas e ilustrações lindas da história, feitas pelo próprio autor. Recebi o livro do autor e me encantei com a qualidade do livro... é simplesmente lindo.

A história começa a ser narrada por um homem que desde criança é apaixonado pela lenda de Cira, filha do Cobra Norato e da bruxa Guaracy. Com o tempo este jovem não se contenta em olhar sua figurinha ilustrada, então ele parte atrás de pessoas que dizem conhecer bem a história de Cira e também de tê-la conhecido pessoalmente, entre eles Dona Nhá, o próprio Norato, um padre que sofreu um ferimento da heroína...

Mas a narrativa não se concentra nas conversas que o jovem tem com os entrevistados, mas reconta os relatos de forma que os minimos detalhes das batalhas, das dificuldades e de todas as emoções que os personagens viveram sejam vividos pelos leitores.

Domingos (o velho) é um homem ganancioso, inteligente e impaciente. Um dia ele é contratado por um Caraíba para um serviço que lhe garantiria muitos ganhos. Ele teria que matar os dois filhos de Norato, o primeiro filho foi morto com sucesso para o velho, mesmo tendo sido um serviço bem dificil, com perda de alguns homens; já a segunda filha foi mais dificil, a bruxa Guaracy dificultou muito o trabalho mas no final as duas jaziam no chão, encaminhando-se para a morte. Em seu último suspiro, a bruxa executou uma magia proíbida que deu à Cira o direito de vingança... e ela aceitará esse fardo com muito prazer.

Tierno nos leva à lendas indígenas e à uma mitologia maravilhosa. Os personagens são complexos e únicos, simplesmente amei a descrição ( e da ilustração) da "morte". Nunca vi nada parecido.

Livro super recomendado, e o que é ainda melhor é que é nacional. *-*

Regiane 13/01/2011

Maravilhoso!

Definitivamente a capa desse livro possui uma maravilhosa ilustração de encher os olhos, o que a torna muito atrativa. Confesso que esse foi um dos motivos que despertou meu interesse, porém devo deixar claro que a sinopse e as diversas críticas positivas, foram o que realmente me levaram a querer ler essa obra.

Temos aqui a história de uma jovem chamada Cira - filha da bruxa Garacy e de Cobra Norato - que vive em uma busca sedenta por vingança ao sertanista Domingos Jorge Velho, por ele ter deixado sua mãe morrer por conta da sua ganância por ouro. Ela tem plena consciência que não será nada fácil concluir sua vingança, pois sabe que o Velho é muito astuto, além de ser protegido por homens de sua confiança, também conta com a ajuda de magia.

O que Cira não poderia imaginar é que por trás de tudo isso, estaria Maria Caninana - a irmã de seu pai - aquela que foi capaz de fazer um pacto com o Pai da Mentira para atingir seus objetivos. Uma criatura má e sem piedade.

No decorrer da história, a jovem guerreira em sua busca incessante ao sertanista, encontra com animais reis, caraíbas, princesa amaldiçoada, mboitatás e muitos outros personagens interessantíssimos, entre eles, Nhá - uma das amantes de seu pai Norato, a qual torna-se uma grande amiga e fiel companheira de suas jornadas.

Por muitas vezes, Cira é extremamente teimosa e muito precipitada, e por conta de algumas ações impensadas, acaba resultando em consequências indesejáveis. De acordo com um dos nossos ditos populares, podemos dizer que ela acaba trocando os pés pelas mãos em certas situações, mas felizmente, quase sempre, a sorte parece estar ao seu lado, e sendo assim, ela se safa e continua firme e obstinada em seu objetivo: Matar o Velho. A partir daqui, eu não me atrevo a falar mais nada para não cometer spoilers, mas eu preciso comentar que o desfecho da história foi totalmente surpreendente, o que muito me agradou.

Fazia tempo que eu não lia algo tão rico e fascinante da nossa cultura. Sinceramente, me senti inconformada por não ter lido esse livro antes. É uma mesclagem perfeita do folclore nacional com a criatividade do autor. Confesso que foi bem difícil interromper a leitura, pois a história é bem amarrada e intrigante. Carreguei o livro para todos os lados, e a toda e qualquer oportunidade - mínima que fosse - lá estava eu, com os olhos fixos nas páginas de Cira e o Velho.

Também tenho que dizer o quanto a escrita do Walter me cativou. Com certeza é um dos principais ingredientes que faz essa obra ser tão envolvente, sendo assim - com tantas qualidades - não poderia ser diferente, o livro se tornou um dos meus preferidos.

E concluindo, quero dar parabéns ao autor por ser um artista completo. Para aqueles que não sabem, além de escritor, Walter é um incrível ilustrador. Todas as imagens, tanto da capa, quanto das páginas internas, foram criadas por ele.

Walter muito obrigada por me dar essa oportunidade de conhecer sua obra. Espero sinceramente que através dessa resenha eu possa atrair outras pessoas a lerem. Tenho absoluta certeza de que elas estarão ganhando muito com isso.
Kewllyta 23/05/2021minha estante
Me convenceu. Lerei!

georgette silen 07/01/2011

Um Brasil que o Brasil desconhece
Apesar do título clichê, não encontrei outra forma de noemar essa contribuição aos futuros leitores do livro Cira e o Velho.
Walter Tierno estruturou sua narrativa em uma linguagem de fácil entendimento, mas que tenho a certeza que rendeu horas de esforço e dedicação na elaboração de uma forma de "conversa" com o leitor. Geralmente, quanto mais simples um texto parece, mas complexa foi sua criação.Ele coloca o falatório simples da gente da terra em momentos precisos do texto, deixando que sua sonoridade deliciosa nos arrebate e faça criar gosto pelo que esta por vir.
Também digno de nota foi a pesquisa dos textos historicos que pontuam como epígrafes nos capítulos, assim como servem de cenário a trama. O Brasil de um tempo em que ele nem sonhava ser o Brasil, embora fosse já previsto pelas criaturas da mata, da floresta, do nosso folclore tão abandonado.
Acredito e afirmo que Cira e o Velho deveria figurar como leitura de base nas escolas brasileiras, visto a riqueza de informações históricas e a qualidade de entretenimento que possuem. Conhecer mais do que possuímos como herança de nossa mistura incomum é algo raro de se ver, e acredito que o autor Walter Tierno muito contribuiu com seu livro para esse avanço.
A parte o enredo, o excelente trabalho de produção gráfica do livro, com ilustrações belíssimas do autor, e o cuidado com os materias anexos como marcadores e cards remetem a um charme que valoriza todo o conjunto.
Boa leitura a todos e parabéns ao autor e a editora Giz pela ousadia do projeto.
Georgette Silen
Caçapava, 07 de janeiro de 2011

naniedias 30/12/2010

Cira e o Velho, de Walter Tierno
Tudo começou com um pacote de figurinhas... Nada mais do que um simples hobby de criança. Mas aquela figurinha estampada com uma mulher muito branca, com longos cabelos negros e roupas vermelhas nunca mais saiu da cabeça do menino. Ele se interessou pela história de Cira e foi atrás de fontes, para conhecer melhor aquela lenda.
E foi através da boca de pessoas que, supostamente, conviveram com Cira que ele conheceu toda a história.
O Velho, paulista, Domingos, ou como mais quiser chamá-lo, é um homem que busca o lucro - o lucro acima de tudo! E é por uma promessa de altos ganhos, que ele vai atrás dos filhos de Cobra Norato. O primeiro, um grande guerreiro, ele consegue matar, apesar de não ter sido fácil e de ter perdido vários homens. Mas ele não imaginava que seria tão difícil matar a segunda filha... ainda mais que era apenas uma criança de 11 anos. Aliás, a verdade é que o Velho pensou que a havia matado. Ele subestimou a grande magia da bruxa Guaracy, mãe de Cira, que se utilizou de magia antiga, e proibida para salvar a si própria e a menina. Cira não iria deixar barato o que fizeram com ela e com sua mãe: ela iria atrás de vingança.

O que eu achei do livro:
Surpreendente! Esse livro é completamente diferente de tudo o mais que eu li nesse ano! E é um livro maravilhoso! Você gosta de mitologia? Lendas? E que tal lendas indígenas? E que tal uma lenda indígena que não fala sobre índios? Essa história me parece, e muito, uma lenda indígena! Não tem como não se apaixonar pela história!
E o final? Perfeito!
Walter Tierno tem uma escrita cativante, que faz com que ler cada página seja um prazer, mas sem ser cansativa ou demasiadamente rebuscada! E a história de Cira, contada aos poquinhos, é impressionante!
Cira é um personagem muito diferente, instigante. Ela é decidida, cruel, maravilhosa! E Nhá, que a acompanha em suas aventuras é uma menina doce, medrosa e fiel! Todos os personagens do livro são muito bem estruturados e desenvolvidos - gostei muito disso!
E como se tudo isso não fosse já o suficiente para fazer qualquer um se apaixonar por esse livro, ainda tem as ilustrações! São várias ilustrações pelo livro, lindas, e todas feitas pelo próprio autor - inclusive a da capa!
E aí? Ficou doido para ler esse livro? Realmente é um ótimo livro! Super recomendado!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

dani 11/12/2010

Cira e o Velho - Walter Tierno
Cira e o Velho foi um livro que me surpreendeu de várias maneiras positivas. Para começar traz como pano de fundo da história toda a riqueza do nosso folclore nacional porém vista com uma nova perspectiva, algo diferente, como um curupira que foi corrompido pelo mundo moderno e terminou viciado e cafetão. Fiquei muito feliz de ler uma obra que explorasse tão bem tudo que o nosso folclore tem de bom, fazia um bom tempo que não lia um livro com essa temática. Depois a narrativa é envolvente e sutil, o narrador vai nos contando sobre Cira e mal percebemos o quanto já foi lido.

A história se inicia com este narrador comentando sua busca pela história de Cira e com isso ele vai apresentando aos poucos o que aconteceu com essa personagem, filha da bruxa Guaracy e do cobra Norato, e que por um plano ardil de sua tia Maria Caninana terá que se vingar do Velho Domingos e assim sua empreitada traz diversas aventuras e novos personagens como a negra Nhá, os animais – reis entre outros.

O livro possui uma leitura fácil e cadenciada, todos os fatos são bem amarrados e a trama te segura mostrando coisas novas sempre, foi um livro que eu gostei muito e recomendo.

danilo_barbosa 01/12/2010

Mulher guerreira, valente e mulher. Em sua voz ecoa todo a revolta e beleza do mundo folclórico brasileiro.
Em Cira e o Velho, de Walter Tierno (Giz Editorial, 232 páginas) os nosso folclore se indígena e amazônico se mistura, dando o toque que nossa literatura precisava.
Guerras, paixões, sangue, alegria e dor povoam esta página que mistura história e fantasia contando a história de Cira, a rainha guerreira, filha da feiticeira Guaracy e de Cobra Norato. Por causa de sua maldosa tia, Ana Caninana, Cira perde sua mãe e é deixada para morrer pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
Mas a nossa forte heroína foge da morte e busca a vigança da dor de perder quem ama. E nesse caminho as lendas que conhecemos desde criança de misturam com a história cruel e de coragem do povo brasileiro.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Ray 12/11/2010

Cira e o Velho - Para www.cksbook.blogspot.com
A primeira vez que se li a sinopse fiquei intrigada, no mínimo. Por Que um homem que teve tantos filhos ao longo das margens de rios tem uma filha que se destaca? O que Cira tem de especial? Como ela se vingaria de Domingos? Aliás, de onde eu já tinha ouvido aquele nome?
Querido leitor, Cira e Domingos são os protagonistas dessa história e não é sem razão. Entre eles há uma tensão, uma atmosfera de vingança além do que se possa explicar sem dar spoilers. (hahaha) Mas não vou colocar o carro na frente dos bois. Vamos por partes.
Há muito tempo eu, Rayana, não lia um livro de autor nacional com tanto gosto. Muito menos um que envolvesse FOLCLORE! Sim! Pasmem! Nesse momento em que vampiros, lobisomens e zumbis com suas histórias fantásticas vêm dominando o mercado literário, Walter Tierno encarnou Monteiro Lobato e resolveu mostrar que o Brasil tem muita coisa boa! Digo Lobato porque lembrei muito dos episódios do Sítio que eu assistia e ficava vidrada na Cuca, no Saci, no Boitatá.. Impressionante como nosso universo folclórico é rico!
Ao longo das 232 páginas do livro um narrador mostra seu interesse pela filha de Cobra Norato com a Bruxa Guaracy, nossa Cira. Ele percorre caminhos querendo saber da história dela, por onde andou, o que fez, quem conheceu e todo o mais. Já nas primeiras páginas eu já me via tão alucinada por Cira quanto o próprio narrador. A cada linha eu imagina os próximos passos e admirava o quão bem feita foi escrita e estruturada a narração.
Walter Tierno não poupa detalhes, nem em palavras nem com suas ilustrações. Usando o realismo fantástico ele te faz mergulhar no mundo encantador, apesar de triste, que é a história de Cira. Com relatos de várias personagens como Dona Nhá, Cobra Norato e um Padre, fui conhecendo a fundo a vida da guerreira.

O autor cuidou de cada ponto, desde o menor detalhe folclórico até a última ilustração. Com um traço muito bonito, as páginas te mostram personagens, cenas, personagens e te fazem sentir inveja dessa habilidade incrível que Tierno têm. (Inveja, mas com todo respeito! hahaha.)
Não importava o quão rápido eu lesse, mais eu queria. Virava as páginas vorazmente enquanto via a maldade de Velho ser disseminada até tocar Cira. Não foi aleatório. Toda a desgraça da história é motivada por Maria Caninana, tia de Cira. A mulher-cobra tinha inveja de seu irmão e queria vingança. Sim. A vingança é a motivadora do início ao fim. Primeiro Caninana, depois Cira, depois Velho e.. e.. Ah! Leia o livro!
Em meio a sentimentos como amor, ódio, amizade e companheirismo eu fui tomada e senti, bem dentro de mim, o prazer que dá ter um belo livro como esse em mãos. Lá pelo fim, quando eu me doía por saber que a história já estava acabando, Walter ainda fez mais revelações e reviravoltas! Ai ai! Meu coração bateu forte e minha boca não conseguiu ficar fechada. Para arrematar o cenário mais bacana foi PALMARES! Eu fiquei boba! hahaha. No fim, eu me apaixonei por Cira em toda sua beleza e força. Me apaixonei pelo carinho com que o livro parece ter sido feito.
Cira e o Velho é o tipo de livro que uma boa história se faz com criatividade e amor. Te faz ver que não se precisa abandonar a cultura nacional e, sim, valorizá-la! Parabéns a Walter por toda sua dedicação e talento! O livro está SUPER RECOMENDADO!

Salatiel Júnior 06/11/2010

Resenha do Blog "Me, MyShelf and I" - Cira e o Velho
Olá mais uma vez pessoal! =D

O livro que resenharei hoje se chama Cira e o Velho, do autor parceiro Walter Tierno, lançado este ano pela Giz Editorial. O design do livro ficou ótimo e, além da capa super legal, há imagens do mesmo estilo no decorrer do livro.

A estória principal de Cira e o Velho se passa no final do século XVII, na época colonial, com capitães do mato e escravos que fugiam para os quilombos, dentre os quais o citado no livro é o Grande Quilombo, o de Palmares.

Eu digo estória principal porque, paralelamente à estória de Cira, o narrador do livro também fala de suas "peregrinações". É válido ressaltar que ele é alguém vivente dos tempos atuais. E, sem ter achado muito sobre Cira (por quem ele é fascinado) nos livros, procura provas vivas da jornada dela. Com a ajuda destas testemunhas, ele vai desvendando as situações vividas por esta guerreira.

- Que esta criança cresça forte e afiada. Que domine o tempo e a vida, tornando-se um tributo de seus pais a estas terras, leitos de minhas águas. Que seu nome seja Cira.

É muito interessante como o autor mistura história do Brasil com folclore. Desta maneira, escravos fugitivos encontrarem o Guardião da Floresta não é algo inexistente e incomum. Além do famoso Curupira, você se deparará com sereias, mboitatás e os sábios (mas nem sempre de bom caráter) e falantes animais-reis.

Leia a resenha completa: http://bit.ly/a2XWtR

nanda 31/10/2010

Eu quis ler esse livro pela empolgação da indicação de alguém que leu. E devo dizer que durante a leitura, e depois que li, entendi o motivo de tanta empolgação.
É um livro que eu realmente gostei muito.
É nacional, a história se situa no Brasil mesmo, com várias figuras que estamos acostumados a ouvir histórias desde pequenininhos. Mas não é isso que deixa o livro bom.
O jeito de contar a história do escritor é muito bacana! Te prende muito. E não através de um suspensezinho dos que param a história no ponto em que ia ficar bom o negócio, não! Te prende porque a história é boa mesmo, te envolve. Os personagens são cativantes, apaixonantes. Tu se sente próximo a eles, e por isso quer saber que fim se dará.
Além de toda a leitura ser muito bom, o final também foi super legal. Eu gostei muito.
Me surpreendeu e foi uma surpresa boa. hehehe. A surpresa de quem foi pego em uma peça, mas uma peça divertida. Como se o escritor pudesse ver minha cara ao fim do livro ao descobrir a verdade e risse dela. hahahaha.
Foi muito legal ler o livro.
Recomendadíssimo!
naniedias 30/12/2010minha estante
nanda, adorei sua resenha! E concordo com o que você disse!!! É realmente uma história incrível com um final surpreendente =)

angelcirne 25/06/2012minha estante
Adorei sua resenha. Além de tudo o livro é muito bem escrito.E as ilustrações são lindas.

Vivi 31/10/2012minha estante
Realmente, Cira e o Velho é top! Ótima definição do livro =)

Carol Chiovatto 28/10/2010

CIRA E O VELHO - WALTER TIERNO
Não tenho por hábito escrever a sinopse do livro, o que pode ser uma grande falha, mas dou algumas palavras acerca da história. Trata-se uma história bem doida que mistura o folclore nacional de forma mestra, e uma parte da história brasileira na época da escravidão e a queda do Quilombo dos Palmares.

A forma como a história se desenvolve é fluida, não cansa, apenas causa curiosidade maior a cada página para saber como vai acabar aquilo tudo.

Ele apresenta o vilão (que é a personagem da história que conhecemos melhor) e me dava ânsia de vômito a cada cena que ele aparecia. Isso é bom, imagino, porque pelas descrições ele devia ser mesmo a pessoa mais repulsiva do mundo inteiro. É o Domingos Jorge Velho, um caçador de índios e de recompensas, ganancioso que aceita qualquer trabalho lucrativo.

Um desses trabalhos é matar a bruxa Guaracy e a filha dela (a Cira do título do livro, nossa heoína). Ele apenas aceita e se prepara. Não vou contar quem mandou e nem por quê, pois isso faz parte do charme da história.

Ok, ele consegue matar a Guaracy (e não sem uma boa briga) e deixa a Cira pra morrer, depois de ter cortado o pescoço dela e deixado-a com os ossos quebrados. Na época, Cira tinha apenas uns 12 anos de idade.

Cira tem aparência humana, mas é descendente de uma tribo de sereias que inclui a Yara por parte de mãe, e de uma cobra por parte de pai (o pai dela é o Norato, um cobra filho de uma índia e uma cobra) que assume forma humana para ter relações sexuais com humanas.

Bom, a Cira não morre. A mãe faz um feitiço em seu último suspiro transformando-se numa árvore que abriga Cira dentro se si.

Aiii, não posso continuar contando a história sem entregar o ouro! :D Bom, ela é solta graças a uma menina chamada Nhá, uma escravinha raptada de uma fazenda numa invasão de quilombolas.

Depois de liberta, numa forma de mulher adulta, Cira só pensa em se vingar de Domingos (o Velho), que matou sua mãe e a deixou para morrer. Cada um tem sua impressão, mas são costumo ser parcial às personagens movidas por vingança, nem em livros, nem no cinema.

A história é muito rica e cheia de aventuras a partir do momento que Cira e Nhá partem atrás do Velho, e o cobra Norato parte atrás de sua irmã (RÁ, EU NÃO IA FALAR). Há muitos conceitos em que eu nunca havia pensado antes.

Só não consegui familiaridade com as personagens. Fora o Velho repulsivo, não senti envolvimento com nenhuma das outras personagens. E não culpo o autor, ele não tentou fazer isso. A forma escolhida de narrativa demonstra apenas as impressões de quem conta a história a respeito da personagem, e a Cira, por exemplo, só é descrita a partir das muitas visões de quem a conheceu.

Por essa razão, as personagens parecem não ter profundidade, mas, pela narrativa, é nítida que essa era a intenção do autor.

Li o livro em três dias, sendo que só o pegava durante uma hora no ônibus entre minha casa e a faculdade. Isso diz muita coisa.

Alba 15/10/2010

Imperdível!!
Cira é filha de Guaracy - uma bruxa - e Norato, cria de humano com cobra.

Norato e sua Irmã, Maria Caninana nasceram de uma índia que foi seduzida por uma jiboia à beira do rio e foi morta pelas mãos do companheiro ao ser pega amamentando as duas crias.

Num acordo com o “Senhor das Mentiras”, Maria Caninana pede a habilidade de se transformar em humana para matar o ex-amante e assassino de sua mãe em troca de catorze de suas crias e catorze das crias de seu irmão, Norato. Aí a trama se desenrola, e aí que conhecemos o Velho.

Domingos Jorge Velho é um assassino e mercenário. Está pronto para cumprir qualquer acordo e não pestaneja ao aceitar a tarefa de dar cabo dos dois últimos filhos de Norato para que a dívida de Maria Canina esteja, enfim, sanada.

E Cira é filha de Norato e de uma bruxa da floresta que tem parentesco com as sereias. Uma bruxa capaz de enganar a morte! E a tarefa que parecia fácil, se torna difícil, e se cria uma vendeta! E essa vendeta vai ter um palco inesperado. A Guerra dos Palmares.

Gostou? Quer ler mais?? Acesse o site e confira a resenha completa:

Psychobooks 15/10/2010

Imperdível!!
Cira é filha de Guaracy - uma bruxa - e Norato, cria de humano com cobra.

Gostou? Quer ler mais?? Acesse o site e confira a resenha completa:

1 | 2 | 3 | 4