O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Murilo 10/01/2024

Perfeito
Um livro bem pequeno e rápido de ler, mas que mostra uma outra visão do mundo, daquele mundo pandêmico que vivemos. E achei muito interessante ler depois de todo o auge da pandemia e perceber que não nos tornamos melhores, tudo voltou a normalidade.

Carol Poupette 09/01/2024

Excelente reflexão
Perfeita reflexão sobre esse período que vivemos a COVID.
O autor do livro é indígena e em uma das partes fala sobre a concepção de que o homem não é o centro para o entendimento do mundo. Ele tece críticas ao modo como o ser humano vinha agindo antes e durante a COVID, com desmatamentos , maus tratos aos outros seres (animais, rios e até mesmo seres humanos como os indígenas, quilombolas, caiçaras...)

Layla 09/01/2024

Palavras sábias
É difícil até avaliar pq são um pouco do que eu tô acostumada
É um texto bem sábio, com colocações coerentes e que provocam uma reflexão interessante a cerca de tudo que aconteceu
Vale a leitura

Stephanie257 09/01/2024

Reflexão mais que necessária
Primeiro "livro" de 2024, super rápido de ler, porém uma reflexão extremamente atual, "temos de parar de vender o amanha", gostei muito fez eu refletir, é muito rápido e as pessoas que estão vivendo no automático precisam ler isso, me fez querer viver o agora é não o amanhã, muito bom.

Aline.Sacramento 09/01/2024

É triste ler depois de tudo e ter certeza de que nada mudou, nós estamos pior do que antes na minha opinião.

Sofia136 09/01/2024

"Temos que abandonar o antropocentrismo"
O livro fala sobre a relação da pandemia com o meio ambiente e nosso estilo de vida através de uma reflexão extremamente necessária. É desesperador perceber como a humanidade caminha em direção ao seu próprio fim por repetidamente colocar a economia na frente de vidas (não só humanas), como aconteceu na gestão da pandemia do governo Bolsonaro. Então, apesar de muito curta, a reflexão não deixa de ser bem impactante. Gostei muito da escrita do Krenak, que é simples, direta e profunda, e definitivamente vou ler mais coisas dele.

Wispofsilk 08/01/2024

Temos que - urgentemente - parar de vender o amanhã
Isso aqui é uma obra sensacional, uma reflexão e - espero - um balde de àgua fria para quem a lê; o desconforto é necessário para entenderem a mensagem, poderosíssima, que o autor quer passar

me deixou angustiada perceber que nada mudou muito, a "humanidade" está andando cegamente em direção ao seu inevitável fim

"A nossa mãe, a Terra, nos dá de graça o oxigênio, nos põe para dormir, nos desperta de manhã com o sol, deixa os pássaros cantar, as correntezas e as brisas se moverem, cria esse mundo maravilhoso para compartilhar, e o que a gente faz com ele? O que estamos vivendo pode ser a obra de uma mãe amorosa que decidiu fazer o filho calar a boca pelo menos por um instante. Não porque não goste dele, mas por querer lhe ensinar alguma coisa. ?Filho, silêncio.? A Terra está falando isso para a humanidade. E ela é tão maravilhosa que não dá uma ordem. Ela simplesmente está pedindo: ?Silêncio?. Esse é também o significado do recolhimento."

coelhoo_marina 07/01/2024

Necessário
O livro retrata a pandemia do Coronavírus, não atoa foi escrito no auge de 2020, e como a mentalidade das pessoas não mudou mesmo com um vírus mortal circulando por todo planeta.
Não é tão impactante lendo agora depois de 04 que tudo aconteceu mas ainda assim é importantíssimo pra perceber que mesmo após todo esse tempo as coisas não mudaram.
Muito bom, vale a pena ler se você estiver disposto a encarar algo rápido mas com um tom político.

biris0 07/01/2024

O amanhã não está a venda
Que leitura perfeita! Tudo muito reflexivo e crítico, adorei a forma de escrever e como é direto no que diz. Indico para que leiam, não percam o tempo, lembre-se, o amanhã não está a venda.

"Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."

? Ailton Krenak.

anaaroch 07/01/2024

??Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Temos de parar de vender o amanhã.?

Conheci algumas obras do Ailton Krenak através de uma professora, eram livros que precisávamos ler para a disciplina e eu acabei gostando muito do autor.
Por acaso encontrei esse livro, que nunca tinha visto e ele me despertou curiosidade, confesso que nem li a sinopse, então não sabia o que esperar.
O livro traz reflexões quanto à pandemia da COVID-19, bem como outros aspectos referente à humanidade e nosso lar? Aprovado!

Breh 06/01/2024

Durante a pandemia teria mais impacto.
Acredito que se eu tivesse lido há alguns anos, eu realmente teria um sentimento diferente desse livro.

Gostei muita da escrita, mas fiquei aterrorizada de ver que voltamos ao normal depois de uma pandemia, esse livro fala sobre isso, sobre o medo de tudo voltar ao normal. ?

lud.sales 05/01/2024

Livro provocativo para repensar as ações
Esse livro cativa oferecendo uma perspectiva e pertinente crítica social. O Livro instiga reflexões sobre nosso estilo de vida prévio à crise (covid-19), especialmente em relação aos impactos na natureza e nos territórios indígenas. Uma narrativa que vai além das páginas, provocando o leitor a repensar suas escolhas cotidianas e a conexão entre a sociedade e o meio ambiente.

eurenato 05/01/2024

O antes é insustentável
Brevíssimo ensaio. Reflexões sobre os impactos no presente e futuro da crise atual fazem Ailton Krenak clamar para que o mundo não volte a ser como era antes. O antes é insustentável. O privilégio chamado humanidade vem sendo negado há uma imensa população que vive em níveis de miséria e desigualdade aguda. Enquanto houver fome, enquanto houver miséria convivendo com bilionários, não há humanidade, há desumanidade. O vírus existe. O planeta existe. Os seres vivos existem devido a condições particulares. Governos são invenções, a economia é uma invenção. Isso não é uma balança moral. É uma constatação que nos esquecemos de enfatizar o suficiente.

Thiago RH 05/01/2024

Um alerta aos humanos
A covid parou o planeta e isso escancarou diversos problemas sociais que enfrentamos. A desigualdade social, a destruição do meio ambiente, o eminente risco ao próprio futuro da humanidade. Fica a lição de que devemos cuidar das pessoas e do mundo em que vivemos!