O sol mais brilhante

O sol mais brilhante Adrienne Benson
Adrienne Benson

Resenhas - O sol mais brilhante

Lucas 25/01/2021

Um convite para a análise pessoal
Confesso que, no começo, senti um pouco de dificuldade com as constantes trocas de personagens. Mas esse era um problema meu. Além disso, também encontrei no livro algo diferente do que esperava: não é somente a história de personagens nascidos da cultura do Quênia, mas nativos e estrangeiros, cada qual carregando sua própria bagagem emocional, sendo moldados pelo meio que os cercava.
Dito isso, posso afirmar que minhas expectativas foram esmagadas e receitas (num contexto positivo), e por vezes me vi refletindo sobre como o que acontecia na história podia encontrar ecos em minha experiência de vida.
Ao final, senti que a experiência valeu a pena. E note: esse livro me levou para além das palavras impressas em uma página branca, trazendo-me reflexões sobre meu papel como homem, marido e pai. Afinal, "O Sol Mais Brilhante" é, em minha análise, um convite para entendermos que o passado nos trouxe até aqui, mas não é capaz de dizer o caminho pelo qual iremos adiante.
Super recomendo a leitura.

Matheus Torezani 28/10/2020

Outras culturas
Gostei. Muito legal a ideia de apresentar outras culturas e de mostrar como é difícil ser mãe em circunstâncias extremas. Foram três mulheres com histórias bem delicadas. Vale a pena ler!

Danihill 23/03/2021

Belas perspectivas, narrativa nem tanto
O livro é sobre as perspectivas em relação à maternidade do ponto de vista de três mulheres diferentes, mas que possuem a algo em comum: o fato de estarem na África. Duas delas são de cultura ocidental e a terceira da cultura local. Muito interessante viver suas histórias, no entanto, me incomodou muito não entender sobre o que o livro se tratava até uns 70%. Quase desisti. Mesmo no desfecho novos elementos eram agregados, o que não deixou de me incomodar bastante. Os arcos dos personagens poderiam ser melhor trabalhados se a autora se focasse nas 3 principais e talvez até um enredo mais persuasivo.

Yasmin Landulpho 27/05/2020

A tag sempre fazendo a gente sair da zona de conforto, conhecendo novas culturas! Muito bom o livro, vale a leitura!

AlessandraD. 23/05/2020

Lindo o livro, envolvente, Personagens complexas, se conseguirmos ler sem julgamentos vemos como cada uma consegue superar as dificuldades da vida e florescer.

Mari 10/06/2020

O SOL MAIS BRILHANTE ☀️
O Sol Mais Brilhante é um romance, escrito pela escritora americana Adrienne Benson, que aborda questões profundas sobre a mulher e a maternidade, por diferentes pontos de vistas. A autora, que teve a maior parte da infância vivida no continente Africano, narra esta história de forma nostálgica e rica de detalhes.
O Romance acontece na África Subsaariana, principalmente na Libéria e no Quênia, e conta a história de três mulheres: Leona, uma mulher que não quer e nem sabe ser a "mãe tradicional", idealizada pela nossa sociedade, visto que há gerações há essa lacuna na sua família; Simi, uma mulher que culturalmente PRECISA ser mãe e não pode ter filhos biológicos; e Jane, uma mulher que perdeu a mãe precocemente e é uma mãe superprotetora.
O livro é dividido em três partes: a parte I retrata a vida dessas 3 mulheres; a parte II, das suas filhas; e a parte III de desafios muito fortes que todas elas tiveram que passar.
A escrita do livro é simples, mas cativante, e a autora passeia por diferentes épocas na vida das personagens, bem como diferentes pontos de vistas contados de uma mesma situação. Em certos momentos, ter a história contada por diferentes personagens me fez ter empatia por todas, entendendo o que cada uma carregava na sua história que as levaram a pensar, falar e sentir determinado sentimento.
Como um ponto negativo da trama, relato, pessoalmente, que antes de começar a leitura, achei que o livro era escrito por uma mulher africana, e relataria especificamente a vida das mulheres africanas, mas na realidade relata a vida de 2 americanas (Jane e Leona) e 1 africana (Simi), que infelizmente foi pouco explorada na história 🙁 Isso me frustrou pois esperava mais personagens principais africanos. Apesar disso, não me impediu de conhecer sobre a cultura do povo Massai, bem como a cultura de algumas cidades africanas, como Nairóbi, Narok, Monróvia, Lusaka, e outras.
O livro também possuía algumas falas segregadoras, que me incomodaram, como, por exemplo, a supervalorização do povo americano sob o povo africano em questão, que por muitas vezes era abordado como um local sujo, empoeirado, perigoso e outras características negativas. Parei minha leitura, e fui pesquisar sobre as cidades e os países africanos abordados, sobre sua cultura, seu povo, e recomendo fortemente que façam essa pesquisa também, para poder dissociar este ponto do livro da realidade.
Apesar dos pontos negativos, achei o livro bom e interessante, visto que as histórias eram contadas de forma fluída, com uma explicação detalhada dos sentimentos, que me permitiram me envolver com as personagens, ter compaixão e empatia por cada uma delas, e ter uma leitura curiosa e prazerosa. ✨
Este foi o livro de MAIO, da TAG Inéditos! Quer assinar a TAG com 30% de desconto na primeira caixinha? Utilize o código: MARKMQ0L ! 😁 Acompanha meu IG Literário: @aquele.dolivro

site: https://www.instagram.com/aquele.dolivro/

Raissa.Romanin 17/07/2020

Legal, recomendo!
Acredito que este livro vai além de mostrar a cultura africana para os leitores, ele trata da maternidade de uma maneira real, excluindo aquele padrão do que toda mãe tem que ser. Pessoas são diferentes e lidam com as coisas de modos diferentes.
No livro em si, achei o começo bem arrastado e difícil de prender a história. Depois da página 200, eu senti a leitura mais fluída e me conectei com os personagens. Chorei em vários momentos e achei legal a evolução dos personagens ao decorrer da narrativa.

Transporte_se 24/05/2020

O sol mais brilhando-livro da TAG de maio
Está afim de conhecer outra cultura e se prender em uma história que fala de mulheres, família, ser mãe... Achou a história certíssima com esse envio da TAG ?
Fala de três mulheres, três mães, muito diferentes. Eu amei essa história, recomendo!

Mih 14/06/2020

O sol mais brilhante.
Três mulheres três história, três mães e seus desafios diários, seus questionamentos sobre maternidade, pertencimento, e legado, em meio as diferenças culturais. Podemos conhecer de perto mais do Quênia e da tribo Massai que vive em um remoto vilarejo no interior do deserto subsaariani, ao mesmo tempo que acompanhamos a trajetória de três protagonista que enfrentam as adversidades da maternidade e da vida em família.
É impossível ler e não se indentificar um pouco com cada uma dessas mulheres, Leona traz consigo traumas de uma infância roubada. Simi uma mulher infértil, que sofre por não realizar seu sonho de ser mãe e o medo de ser rejeitada por sua tribo que valoriza as mulheres por meio de sua capacidade reprodutiva. Jane por sua vez, abre mão de sua carreira e acompanha o marido diplomata por países africanos, pensando assim estar livre dos seus problemas, mais percebe que a vida se revela desafiadora em todo lugar. Cada uma dessas mulheres buscam forças individuais para lidar com suas angústia, em busca da superação e amadurecimento pessoal, de uma identidade e de um lugar no mundo para que finalmente possam se sentir em casa.

Palloma 25/05/2020

Que livro sensacional!!!
Não fui fisgada de início, cheguei até a abandonar a leitura por alguns dias.
Mas como esse livro cresce, os personagens são simplesmente fascinantes e te ensinam muito. Aquele tipo de leitura que te faz refletir por dias após terminada.

Mari 25/05/2020

A leitura mais difícil que a TAG me indicou até agora.
Então, eu vejo a nota desse livro e penso que o problema é comigo. Mais nem toda leitura é pra todo mundo, e definitivamente, essa não foi pra mim.
Talvez porque remeta tanto ao mundo real e as decisões e atitudes reais, e isso fez meu cérebro querer gritar enquanto eu lia, de ódio pelos seres humanos, pelo quanto eles fazem outros seres humanos sofrerem tantoooo que isso faz com que machuquem mais e mais gente no caminho.
Eu demorei semanas pra terminar e em geral eu demoro dias nos livro escolhidos pela TAG.

(...) De qualquer forma eu terminei. Amém.
Jaaqx 25/05/2020minha estante
Que TAG é essa??

Paulo Henrique 06/06/2020minha estante
Nossa, eu também tive MUITA dificuldade em terminar esse livro! Não conseguia me conectar com nada nessa história...

JM1 17/07/2020

Livro ótimo, com capítulos arrastados.
Leitura muito boa, permite conhecer um pouco melhor uma cultura incrível da África subsaariana, construção incrível da criança da história, mãe complexa por conta de problemas causados na infância, meio arrastado em alguns capítulos, mas uma leitura que me surpreendeu.

Bruna 16/07/2020

Gostei do livro, achei um história interessante porém não foi algo que me prendeu e me fez ficar no livro.

Vale a pena a leitura, principalmente pela riqueza cultural.

@biaverona 16/07/2020

Lição de Vida
Livro incrível que conta a história de 3 mulheres e suas visões e dificuldades acerca da maternidade. Cada uma das personagens tem características muito diferentes e todas tem muito a nos ensinar. Muito bom

Andresa16 12/03/2021

Uma super história de 3 mulheres bem diferentes, mas tão iguais, com anseios e angústias diferentes mas tão iguais em amar alguém tão precioso que é um filho, cada mãe e cada filha conseguiu se descobrir de formas diferentes.
Além do que que o livro aborda um pouco da cultura africana o que foi bem interessante de ler