Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Julinye 01/05/2022

Morte de Tinta
Eu achei esse o livro mais "nhem" da triologia. A escrita era meio cansativa, e a história em certos pontos pareceu arrastada.
Mas eu gostei muitos em alguns momentos, e o final foi bem legal, apesar de eu achar o clímax um pouquinho mais ou menos.
Gostei muito da Meggie ter se afastado do Farid, afinal ele tava nem aí pra ela.

No último volume da triologia Mundo de Tinta, Mo está decidido a acabar com o reinado de Cabeça de Víbora, e decide salvar a história de Fenoglio.
Agora, Gaio, como é chamado, sofre muitos problemas e desafios, que terão de ser cumpridos.

Karina 07/07/2020

Morte de Tinta é o último livro da trilogia "Coração de Tinta", nele, os principais vilões do primeiro livro já não existem mais. Os protagonistas passam a enfrentar novos desafios e o final chega a acelerar o coração! Neste livro, Mo, Meggie e Resa enfrentam o Coração de Víbora, um Rei tirano em busca da imortalidade, juntamente com seus homens de confiança, que fazem da vida de Mo um inferno. Felizmente, graças à ajuda de Dedo Empoeirado, das Damas Brancas e de muitos outros bons ajudantes, a história consegue ter um final feliz (mesmo que seja inacreditável em alguns momentos).

Fabrício Lôbo 20/10/2023minha estante
Já achei o segundo uma bomba! Amei o primeiro. Nem me atrevi na época a encostar nesse último volume.

Julinho 11/11/2023minha estante
Desnecessário eu já achei o segundo, mas dava pra passar o tempo, o que não é o caso desse terceiro

helo.s 27/11/2022

Vou sentir saudades... ??
Eu não sei nem o que dizer. Essa é a minha trilogia favorita, meu mundo fictício favorito, meus personagens favoritos... Eu vou sentir muita falta de todos os dias me encontrar com eles.

Eu sou extremamente FÃ DE VDD desse mundo, então eu tive MUITOS surtos ao longo da leitura pq praticamente todo o capítulo acontece algo importante e principalmente muita tragédia ? (sofri dms)

Vários personagens foram claramente se desenvolvendo, seja para o bem, seja para o mal. E muitos se tornaram mais fortes, poderosos, assim como as relações entre eles tbm. Inclusive, a cada página eu me apaixonva mais pelos meu personagens favoritos.

Esse livro não tem mais a Meggie como personagem principal. Aqui, o Mo e o Dedo Empoeirado (ou melhor, Gaio e Dançarino de Fogo) ganham mais destaque.

Esse final foi a coisa MAIS PERFEITA. Todas as peças foram se encaixando para que cada problema fosse resolvido, minha cabeça tava explodindo de choque, felicidade e surto, rs

Apesar de o livro ser um pouco demorado, já que é grande e acontece MUITA coisa antes das coisas começarem a se resolver, a escrita na minha opinião é maravilhosa. Em alguns capítulos eu chegava a ficar chocada em como a Cornélia conseguia desenvolver tão bem os personagens e descrever com tanta perfeição o que eles estavam sentindo que parecia que eu estava sentindo também.

Fico muito feliz de ter conhecido essa trilogia que me fez tão feliz em vários momentos. Recomendo para todo mundo. Vou sentir muita sdd ???

(Obs: provavelmente eu devo ter esquecido de falar algumas coisas aqui, mas estão todas nas minhas atualizações de leitura daqui do skoob)
Renata 27/11/2022minha estante
Quase tive um treco lendo esse livro!
Você viu que tem 3 contos que ela lançou depois? Dá pra ter um gostinho do que aconteceu com alguns personagens.

helo.s 27/11/2022minha estante
Viii sim. Acho que já vou ler agr ??

Roberto 09/12/2011

O livro é bom mas a editora poderia ser mais cuidadosa
Com a mudança do tradutor, alguns personagens mudaram de nome sem levar em consideração o segundo volume. Há ainda erros de concordância e falhas grosseiras. A Cia. das Letras não tem revisores para evitar isso antes dos livros irem para as lojas? Sei que a perfeição é algo um tanto utópico, mas tudo poderia ser resolvido com uma simples leitura. Mas parece que o mais importante são as vendas. Ora, estou falando de um país que cria um acordo ortográfico pensando unicamente nisso: vendas... Pena que somos nós que acabamos pagando o pato.
Mesmo apaixonado pelos livros, cada vez que lia "Coruja Mascarada" sentia um frio na espinha...
Raquel Holmes 10/05/2012minha estante
PQP, jura, Roberto?
Odeio quando isso acontece. Quando eu li A Hospedeira também senti uma revolta enorme ao ver que foi revisado por QUATRO pessoas e saiu com aquele monte de erros... Lamentável, vc tem toda razão.

Roberto 13/05/2012minha estante
Pois é, Raquel... O pior é que isso parece estar acontecendo com muita frequência na editora. Acabei de ler há pouco tempo o livro "Os Homens que não Amavam as Mulheres". Também com vários problemas que acabam dificultando a leitura e, lógico, a compreensão do texto. Mas como recebi resposta meio grosseira quando informei sobre os problemas com "Morte de Tinta", não me dei ao trabalho de entrar em contato com a editora sobre esta outra publicação.

Pedro Borges 19/11/2010

O fim (da trilogia)
Lá se vai a Trilogia Mundo de Tinta.Terminei de ler ontem a noite e até agora paro para pensar, de vez em quando, sobre o livro.Realmente muito bonito o final.A autora conseguiu criar uma história emocionante(em todos os sentidos), repletas de surpresas(a cada capítulo,ou quase, a história toma um rumo totalmente diferente do esperado, o que na minha opinião deixa o livro emocionante porque livro previsível não tem graça), ação, etc.O livro fecha com chave de ouro o série.Só achei que o desfecho do livro foi rápido.No capítulo 77 os acontecimentos estam a mil, você não consegue parar de ler, e no capítulo 80 tudo já está acabado. Mas como "o valor das coisas está na intensidade com que acontecem", o final não deixou de ser emocionente.

No último capítulo a autora nos passa a idéia de"os livros acabam por aqui, mas a história continua...".Melhor do que "e foram felizes para sempre..."
Recomendadíssimo!

Laura S. 30/05/2022

A escrita da Cornelia é uma delícia de ler
Eu adoro a forma como a Cornelia escreve, é quase como se eu tivesse ouvindo Mo ler pra mim, posso ver tudo se desenrolar na minha frente, as palavras deixam de ser palavras e viram vida. Nesse último livro da trilogia, a gente entra ainda mais a fundo no mundo de tinta, chegando cada vez mais próximo da resolução final do conflito.
Esse livro, porém, é bem dicotômico. Ele tem bem mais cenas de ação, o que faz o livro correr mais rápido mas, em compensação, tem outras partes bem enroladas (o que pra mim, nesse caso específico, não foi tão ruim, mas dependendo da sua relação com a série pode ser chatinho).
Gostei bastante de como eles resolveram as coisas, fiquei até um pouco surpresa, os últimos capítulos eu li correndo na sede de ver os próximos passos da história. Só me incomodou o final de um personagem específico (que não vou dizer qual é rs). Alipas, o final mais ou menos em aberto, que eu costumo odiar, me agradou bastante.
Ah, e descobri que tem um quarto livro mas que ainda não foi lançado no Brasil. Ainda to pensando se algum dia vou querer lê-lo, não vejo necessidade de continuação dessa história. (mas eu pensava a mesma coisa sobre Coração de Tinta e aqui estou né, encantada)

Adorei concluir essa série que me acompanha desde que eu comecei a gostar de ler, é uma sensação engraçada finalmente terminar de ler esses livros e "concluir" a história dessas personagens às quais eu sou tão apegada. Enfim, adorei.

Paulo Brito 29/05/2020

Simplesmente fascinante
O melhor da trilogia "Mundo de Tinta. Os personagens altamente envolvidos no mundo de fantasia que Funk (autora) criou. A escrita continua impecável e a estória nos prende de um jeito que é difícil parar de ler. Espero que o final seja tão incrível quanto tá sendo agora.

mundinfeysand 10/12/2020

Valeu a pena a aventura.
Morte de tinta foi uma conclusão agradável, porém apressada, o decorrer do livro foi extremamente lento e a Cornelia enrolou demais, foram inúmeras cenas que não tinham necessidade alguma na construção de história, em quanto o final que tinha tudo pra ser épico foi escrito no que me pareceu, as pressas. Porém deixando as críticas de lado estou satisfeita por finalmente ter terminado essa trilogia, esses personagens vão sempre ficar comigo, o final de cada personagem me deixou extremamente feliz. Meggie e Dedo-Empoeirado foram sem dúvidas meus favoritos. Caso venha a ter algum livro no futuro sobre esse mundo não pretendo ler, porém é uma opinião momentânea, a gente nunca sabe né?!

Luc 12/03/2022

Coração de Tinta ? O Livro Mágico
Chega a ser difícil expressar em palavras o quanto eu amo esta história que me acompanha desde a infância, quando assisti ao filme Coração de Tinta pela primeira vez, e da qual me despeço (temporariamente) ao concluir a leitura da trilogia. Foram muitas, repito, muitas emoções ? boas e ruins ? causadas pelas várias aventuras protagonizadas pelos diversos personagens que compõem este fantástico e complexo universo feito de tinta, palavras, amor e magia.
Sem dúvidas, tal experiência não seria tão enriquecedora sem a escrita magistral da Cornelia Funke, uma autora que faz usos incrivelmente bons da metalinguagem e que dá vida aos personagens e às situações mais inusitadas. Alguns dos aspectos que mais me surpreenderam foram 1) a passagem gradual de uma história otimista e "infantil" para uma história mais sombria e imprevisível e 2) as constantes mudanças sobre quem realmente detém o controle da narrativa.
É fato que a leitura passou a ser consideravelmente arrastada desde o segundo livro e que há pontas soltas e ocorridos superficiais em muitas partes da estória, mas isso não diminui a grandeza dessa fantasia. Sou muito grato por tudo o que essa obra me proporcionou e por todos os ensinamentos (e questionamentos) que pude tirar a partir disso.
Agradeço também ao meu vô, que me apresentou ao filme quando eu ainda era uma criança. Por fim, vou sentir saudade de todos os personagens que conheci aqui; mas, como afirma Cornelia Funke: "Talvez seja a saudade a única ligação entre as coisas".
Recomendo o "Coração de Tinta" para todos aqueles que precisem conhecer uma história fantasticamente acolhedora.

anniechase_br 19/07/2023

Que final foi esse?!
A trama é muito boa, os personagens são muitos e, por vezes, sub-desenvolvidos e mal interpretados. O romance é fraco e dispensável, apesar de eu ter gostado. As aventuras são muitas e angustiantes.
A leitura em si foi boa mas cansativa, devido aos capítulos longos.
O final é horrível. Odiei.

No geral, é bom.

Recomendo.

Tally 13/09/2020

O livro que conclui a trilogia é arrastado, até de repente tudo se resolve como num passo de mágica. Gostei muito do livro 1, o livro 2 foi bom, mas esse último me fez sentir raiva e eu demorei muito para concluir porque não conseguia me livrar da raiva que dois personagens despertaram.

lehdotartaro 26/06/2023

Um final ok, para uma jornada incrível
A trilogia chega ao fim com um livro inquietante, onde você perde as esperaças de que tudo vai ficar bem em cada novo capitulo. MAS CALMA!
A leitura foi bem difícil pra mim, em comparação com os outros dois volumes, os personagens mudaram bastante ao longo da história, e no fundo eu não queria aceitar essas mudanças.
E apesar de ficar o livro inteiro incomodada com os acontecimentos (no fundo eu só estava triste mesmo), a autora conseguiu salvar a história no final, de uma forma satisfatória eu diria. Eu com certeza esperava mais da conclusão dessa série, que é sem dúvida uma das minhas favoritas, mas nem sempre a gente fica feliz no final hahahahaha
No geral, o livro é lindo, os personagens são cativantes e o mundo de tinta é maravilhoso.
Assim como os outros dois livros, vale a pena a leitura. Sentirei saudades de todos, mas principalmente de Dedo Empoeirado.

Faffys 31/01/2021

Mundo de Tinta
Terminei essa trilogia e durante a leitura várias emoções. Vilões realmente malvados, heróis q foram criados como heróis outros foram transformados. E a viagem p esse mundo nos faz refletir como seria viver no mundo de um livro.