Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

alvestache 06/07/2022

Esperava um pouco mais do livro
Honestamente a narrativa foi um pouco fraca e muitos detalhes me soaram fantasiosos demais, pra mim fez com que perdesse um pouco da magia da realidade. Mas, bem, é uma ficção.
Um ponto negativo que achei foi o fato de não haver um glossário no rodapé ou final do livro. Pelo uso excessivo de expressões coreanas romanizadas, seria essencial ter um guia de consulta da tradução, afinal nem todo mundo conhece as expressões utilizadas, ainda mais que também existem frases completamente em coreano que, para quem não sabe o significado, deixa uma lacuna na leitura.
Foi uma leitura ok, que ajudou a distrair, mas não chegou a me prender.

ephemelis 06/07/2022

Agridoce
O enredo era bem melhor do que eu esperava, mas no final ele deu uma balançada e perdeu meia estrela por isso. E perdeu duas estrelas pela construção do romance. Leitura necessária pra quem gosta de kpop e não conhece a indústria. Quero o lançamento de Bright para ontem.

Déh Carvalho 15/07/2022

"Sonhe alto e brilhe intensamente!"
"Cabeça erguida, pernas cruzadas. Barriga para dentro, coluna ereta. Sorria como se o mundo inteiro fosse seu melhor amigo."

Rachel Kim tem o sonho de se tornar uma grande estrela do K-pop, mas seu talento não basta para realiza-lo. Ao longo de seis anos que ela se dedica ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, Raquel teve que sacrificar muitas coisas pelo seu sonho: Se mudou dos Estados Unidos com a família para a Coreia do Sul, treina por horas a fio para atingir a perfeição, enfrenta a pressão dos executivos da DB e as intrigas com as outras trainees.

"É uma regra subentendida que trainees de K-pop não têm permissão para reclamar de nada. Não só isso, mas é esperado que sejamos gratos por tudo - pelas longas horas de treinamento, pelas punições que recebemos nos corredores, pelas dietas forçadas e especialmente por viagens surpresa para Nova York."

Mas como sempre tem que aparecer um homem no meio do caminho, Rachel se apaixona por Jason - o irresistível astro da Next Boyz, banda lançada pela DB - e essa paixão pode colocar em risco sua chance de sucesso no mundo do K-pop.

"Jason sorri e estende a mão para mim, dizendo as três palavras mais lindas que se pode dizer para alguém:
- Vem, vamos almoçar."

Sem dúvidas, o que mais gostei neste livro foram os momentos de Rachel com as amigas e a família. Leah, a irmã mais nova de nossa protagonista, ganhou um espaço muito especial em meu coração por sua fofura, alegria e incentivo à Raquel correr atrás de seus sonhos.

"- Sabe, Rachel, para uma irmã mais velha você é bem boba às vezes - diz Leah, com um sorrisinho. - Você acha que eu ligo para o que as meninas da escola pensam? Você é minha irmã. Seus sonhos são meus sonhos. E isso é mais importante que qualquer outra coisa."

Este livro me surpreendeu por ser leve e divertido, mas ao mesmo tempo discutir coisas importantes como a competitividade na Indústria do K-pop e o machismo que também não foge deste ambiente. Tudo se torna mais intenso, por ter sido escrito por alguém que deve ter passado pelas mesmas coisas neste meio, já que a autora Jessica Jung é ex-vocalista do Girls' Generarion. Recomendo para fãs do K-pop e até para aqueles que apenas precisam de uma leitura fluída para sair da ressaca literária.

"Mas medo não alimenta sonhos. Medo só alimenta mais medo. E se eu quiser ser alguém que segue o próprio coração e se arrisca? Alguém que consegue ignorar o julgamento constante e a competitividade dessa indústria? Alguém que não tem medo de ser feliz, de todas as maneiras? (...) Não mereço seguir essa luz e ver no que dá?"

Brunna194 19/07/2022

Ótimo livro
Não vou negar que no início fiquei com medo de não ser muito o público alvo do livro mas ao decorrer da leitura me surpreendi uma leitura leve que faz com que você não pare de ler realmente muito bom para quem gosta do muito do kpop

Mari 21/07/2022

Estava querendo ler há um tempo e fiquei mt feliz quando encontrei o livro por um preço acessível num sebo.
A escrita da Jessica me surpreendeu muito, toda a construção da história e dos personagens também.

Uma coisa simples que eu achei bem legal foram os cortes temporais. Ela optou por não escrever algumas cenas que outros escritores botariam no livro, poderia ter dado errado deixanso uma lacuna na história, mas acredito que isso contribuiu muito pra fluidez.

É um estória bobinha mas que aborda assuntos mais sérios de forma coerente e natural. Recomendo muito, porém é bom ler com um celular do lado para consultar algumas expressões coreanas escritas.

kaue loves nick nelson 21/07/2022

incrível
o livro vai contar a história de rachel kim e os desafios de se tornar treinee numa empresa de kpop, para no fim conseguir sua tao sonhada estreia. O livro é maravilhoso e muito gostosinho de ler, eu como fã do girls generation adorei ler uma história escrita pela maravilhosa jessica jung, apesar de ser uma ficção o livro expõe muitas coisas que acontecem no mundo do kpop, para novas pessoas que estão entrando nesse mundinho agora algumas coisas são bem importantes para saber, para nós que ja conhecemos nao tem nada que nós ja nao sabemos sobre essa indústria, jessica mostra na história como a indústria pode ser totalmente tóxica, hipócrita e machista. Também é muito divertido acompanhar Rachel e sua família e amigas, e claramente o romance com jason lee e as desavenças com mina, eu recomendo a leitura para todos

Kauã 23/07/2022

"Eu sei de segredos que deixariam o mundo do K-pop no chão!"
Shine conta a história da Rachel, uma americana-coreana que é trainee de uma das maiores empresas da indústria do kpop, a DB Entertainment e a luta dela para debutar, além dos dramas da sua vida, tanto escolar, amorosa, familiar e de trainee.

Minhas motivações iniciais para ler Shine foi obviamente a escritora, Jessica Jung, ex Girls Generation, aquela que saiu do intitulado grupo da nação, e mais especificamente depois das polêmicas por trás do recém lançado 2° livro da trilogia de shine, Bright, que muitos falaram girar em torno da própria experiência dela como idol.

Ver uma interpretação da vida de trainee de alguém que já passou por isso, é sim uma maneira muito melhor de ver do que se trata essa parte importante da vida de todos os idols. E me surpreendi muito com o livro, a escrita da Jessica é ótima, mesmo as vezes parecendo que estou lendo uma fanfic, gostei muito de shine e pretendo sim ler Bright quando chegar no Brasil.

madu129 28/07/2022

:]
o livro é muito bom, saber como realmente é a vida no kpop por uma pessoa que já passou por tudo isso é muito legal, acompanhar a personagem principal amadurecendo em relação a esse trabalho e a tudo foi incrível, eu amei o livro justamente por isso, o final foi um pouco chato de ler mas foi rapidinho que eu nem me dei conta que tinha acabado. ótimo livro! :)

LaLa219 09/08/2022

O livro inteiro é como uma fanfic e protagonista chega a ser perfeita *demais*, o que deixa a história meio chata.

Tainá 22/08/2022

Não foi o melhor
Eu achei um livro ok dá para se concentrar lendo mais não foi o melhor livro que li, achei que tem muitos tópicos em aberto...
Mas dá para ler

Lara 27/08/2022

Achei muito interessante a história, pois podemos ter uma noção de tudo oq acontece por trás dos bastidores.E tdo oq a prota faz para poder conseguir realizar seu sonho.
A história me prendeu do começo ao fim.

Ally 29/08/2022

Leitura leve, é como ler um filme dos anos 2000
Assumo que fui ler Shine pra saber um pouco mais sobre a vida da Jessica enquanto trainee e idol na Coreia. Mas encontrei mais além: um livro leve que fala sobre uma menina cheia de sonhos e que se apaixona, faz amizades, se dá mal quase sempre e tenta a todo custo não desistir de debutar no mundo do kpop. Eu gostei muito da leitura e sigo ansiosa pela continuação!!

neptune 03/09/2022

jéssica é tão fanfiqueira quanto nós !
se eu fosse famosa também escreveria uma fic self insert sobre a minha carreira misturando plot e fofocas dos bastidores. adorei a história e as reviravoltas clichezonas porque era isso que eu queria e ela entregou! não espere uma grande obra literária, apenas uma fic divertida que você achou no wattpad (no ao3 não). como fã da mamis e das snsd eu adorei as especulações sobre as personagens, estou do lado da fofoca e da treta, já são águas muito passadas que não abalam mais então levo no humor.