Na Corda Bamba

Na Corda Bamba Kiley Reid

Resenhas - Na corda bamba

duda 29/03/2022

livro muito bem escrito e com debates interessantes como o colorismo, e como nós negros de pele clara temos privilégios mas por outra lado não nos tornamos isentos de sofrer o racismo, a fetichizacao com nossos corpos e a síndrome de brancos acharem que devem salvar a gente de algo.. o que diz muito mais sobre eles do que sobre a gente, porque no fundo eles se importam com eles e só inventam algo na cabeça pra tirar o peso da consciência?. de maneira sucinta é muito sobre em afirmar eu não sou racista tenho ate amigos que sao e olha minha funcionaria como ela é boa é como se fosse da minha família, e olha vou vigiar o celular dela não tem nada demais etc? e outro grande ponto o FEMINISMO ESTÁ LONGE DE SE IMPORTAR DE FATO COM MULHERES NEGRAS, INDÍGENAS, GORDAS, MUÇULMANAS PORQUE FOI CRIADO POR MULHERES BRANCAS DE CLASSA MEDIA ALTA QUE SÓ LIGAM PRO SEUS INTERESSES

@ninh@ 30/03/2022

NA CORDA BAMBA - AUTORA KILEY REID
Para o segundo tema do DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22) do mês de Março, foi a categoria "Um livro escrito e protagonizado por mulher negra".

SINOPSE:
Certa noite, num supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne, alguém faz um vídeo da situação e a comoção só termina quando o pai da criança aparece.

Alix, a mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido. Bem-sucedida e dona de uma marca envolvida na luta pelo empoderamento feminino, ela decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça.

A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás. Aos 25 anos, trabalhando sem carteira assinada e prestes a perder o seguro-saúde, ela está às voltas com os desafios da vida adulta e a última coisa que quer é ser exposta pela divulgação dessas imagens.

Mas, quando uma parte do passado de Alix vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.
Um romance essencial para os tempos atuais, Na corda bamba fala sobre como o racismo e o privilégio afetam as relações interpessoais no dia a dia. Com uma narrativa vibrante e provocativa, é também uma reflexão sobre como a necessidade de "fazer a coisa certa" pode nos colocar, às vezes irreversivelmente, no caminho errado.
RESENHA:

Na Corda Bamba, é um livro com uma dinâmica muito boa, uma leitura leve, a autora sobre abordar muito bem os assuntos como o racismo e as relações interpessoais do dia a dia dos personagens. O livro se alterna com narrativas dos personagens de Emira e de Alix, podemos notar que há um contraste em relação as duas realidades de ambas as personagens. A história é passada bem leve e envolvente.

O livro fala em situações que as pessoas como Emira passam em suas vidas como os conflitos em relação à sua classe e a sua raça. A parte que mais me cativou foi a relação afetiva entre a Emira e a menina Briar , uma relação saudável e inocente, acima de qualquer tipo conflito existente em suas vidas.
Em relação a personagem Alix , ela sofre de diversos conflitos existentes em sua vida , como seu comportamento em relação a Emira e como lida afetivamente com suas filhas no dia a dia, além da sua perspectiva em relação ao seu corpo, suas atitudes acabam sendo muitas vezes inocentes e ao mesmo tempo sofrem críticas em alguns pontos da história.

Amei a escrita da autora, espero ler outros livros dela.

Classificação 5.0

@luanadeletras 10/04/2022

Gostei bastante, uma história de ficção que exemplifica a questão racial nos Estados Unidos e, francamente, no resto do mundo também. A autora criou uma história onde todos os personagens têm personalidades e motivos por trás de suas ações, criando um conflito e clímax denso e significativo.
Suspeitava do plot mas mesmo assim foi muito bem conduzido e o final é muito bom, conclui a história de um jeito triste e muito real. Amei demais a história.

@leiturasdabreh 17/04/2022

Um sentimento agridoce
Primeiro quero falar que o tema abordado por esse livro é extremamente importante e precisa ser debatido todos os dias.
Racismo estrutural, fetiches em pessoas negras e privilégios.

Tem frases excelentes que cutucam a ferida e nossos pensamentos sobre atitudes pequenas do dia a dia carregadas de racismo. Mostra principalmente pessoas que se dizem lutadoras da causa, mas que fazem vários atos extremamente racistas.

A primeira metade do livro te entrega tudo, um plot bacana, um episódio de racismo brutal que deixa você querendo entrar na história para proteger a Emira.

Mas é apenas isso. Depois vira só uma briga de duas pessoas brancas que precisavam de terapia para superar o término, enquanto a Emira e toda a causa do racismo fica totalmente esquecida.

Também achei que depois dos 50% o livro perde bastante o ritmo. Tem personagens pouco trabalhados e o final acaba sendo agridoce sabe. Eu senti falta de mais energia da parte da Emira.

Mas foi uma boa leitura e li super rápido, indico bastante o livro.

Ps: A Briar é a coisa mais fofa do mundo

Thay.Zen 21/04/2022

Era isso que a gente devia estar fazendo a essa altura?
Porque, se for, eu não cheguei lá.

Emiraaaa ela tem meu coração.

Eu tava com expectativas altas para ler esse? Claro geral falando bem, clube da Reese, mas assim foi bom sabe.

Trouxe bastante reflexão, fala de muitas coisas reais, que é até triste, da angústia de ler as coisas (por sentimentos em relação ao personagem).

Mas o que mais gostei foi da conexão com a protagonista, ela tá vivendo, tá tentando, tá em duvida, tá sem saber o rumo? acho que me senti perdida com ela várias vezes na leitura.

O final foi um bom final, eu achei que ia rolar mais coisas, mas foi ok até.

alekele_ 01/05/2022

Uma boa leitura
Gostei muito do jeito que foi escrito, a leitura flui bem tranquila. A história é bem interessante, daquelas que te fazem ler "só mais um pouquinho" e acaba lendo 134 páginas.?
Recomendo!!

eudigoreviews 30/05/2022

Mensagem boa mais execução um tanto falha.
Primeiramente este livro tem um debate importantíssimo em relação ao racismo estrutural, divisão de classes?. Não desconsidero a premissa da autora neste livro. Mas, o livro infelizmente nn traz uma história realmente bem fundada e estruturada? as construções dos personagens feita pela autora e nada revolucionário, autêntico (((como o tema))), os personagens são iguais as mesmos livros de romance clichê, paixonites de ensino médio, brigas de namoro de um jeito extramamente ?americanizado??. Existem algumas falhas também nas relações entre os personagens, são extremamente superficias, liquidas e entediantes? Trio de amigas negras, relação entre uma rica, branca e uma mulher pobre, preta?. Falta emoção nas conversas, falta narrativa! Confesso que fui enganado pela sinopse, esperei debates sobre racismo, narrativa atual? recebi um romance clichê estilo ?American way of life?

Agnes.Camargo 03/06/2022

Desvelador
é como vejo ?Na Corda Bamba?, que reflete tão bem os tempos que vivemos atualmente.
o racismo da Casa Grande é, hoje em dia, muito mais velado e silencioso, mas, basta pouco esforço para nota-lo em todos os lugares - inclusive em nós mesmos.

tudo nesse romance é muito bem construído e a história progride de uma forma encantadoramente boa.

é impossível não se envolver!

thaina.damasceno 04/06/2022

superficial
a leitura é leve e rápida, proporcional ao quanto é rasa e incoerente.

o tema em questão é polêmico e necessário, mas extremamente delicado, por se tratar da realidade de muitas pessoas, foi abordado de forma completamente irresponsável, rápida e muito clichê.

sem contar que, muitas pontas ficam soltas com o desfecho da estória, como o uso de uniforme (que não foi esclarecido, uma vez que não houve posicionamento da própria Emina, mesmo diante às apresentações de opinião de Kelley), o padrão de relacionamentos de Kelley, que tendia a um fetiche inclinado à ?ajuda?, que foi o que aconteceu com Emina, assim como, o que aconteceu na noite tão pontuada pelos personagens. foram, ao meu ver, quatro principais cenas, três delas muito forçadas e parcamente desenvolvidas.

comportamento da Alix foi doentio e obsessivo, ela claramente teve o ego afetado pelo término. e o mais incrível era que, de fato, ela acreditava que estava fazendo o certo.

a construção da ?persona? de Kelley foi péssima, deixando aberta a interpretação sobre o posicionamento dele, bem como de suas intenções. ele insiste em bater na tecla do preconceito racial quanto ao chamado de Alix à polícia diante a invasão de sua casa (o que é uma atitude mais que óbvia e inteligente) pela sua admiração (??) por Robbie.

é realmente rapidinho de ler e foi interessante para discernir alguns padrões. escrita tende a infanto-juvenil.

Dudinha :) 05/06/2022

É um livro muito bom
Eu não sei quem era mais louco nesse livro, Kelley ou Alix... Eu senti muita raiva pelas merdas que ambos fizeram e gostei muito de como a Emira reagiu a tudo isso! A sinopse atrás do livro faz mercê ao livro de uma forma extraordinária:? é tbm uma reflexão sobre como a necessidade de fazer a coisa certa pode não colocar, as vezes irreversivelmente, no caminho errado?
Eu amei o amor entre a babá e a briar, da vontade de guardar as duas num potinho ??? E com certeza, esse é um livro que eu nunca vou esquecer, por mais que não seja meu favorito ele me fez rir em muitos momentos, me fazendo concordar por muitas ações mas xingar certos diálogos.
Eu achei o final muito rápido, não teve um final ?digno? mas uma incerteza e eu leria uma continuação de corda bamba. Uma ótima leitura !

laraximenes 08/06/2022

O livro é objetivamente ótimo, mostra a realidade da espetacularização do ativismo e do ativismo de vitrine, do complexo de white savior. A leitura é bem rápida e pode te fazer aprender uma coisa nova. Amei como a autora escreveu a criança do livro, achei bem realístico.

Isa 12/06/2022

Apesar de ter demorado muito pra terminar, foi uma leitura super fluida. Gostei muito da escrita da autora e odiei com todas as minhas forças a Alix, que mulher bizarra!