Na Corda Bamba

Na Corda Bamba Kiley Reid

Resenhas - Na corda bamba

Isa 12/06/2022

Apesar de ter demorado muito pra terminar, foi uma leitura super fluida. Gostei muito da escrita da autora e odiei com todas as minhas forças a Alix, que mulher bizarra!

helenaslodk 19/06/2022

Eu adorei a forma que o livro foi escrito, bem rápido de ler, apesar da temática. Aborda bastante o assunto de pessoa branca salvadora. O que fez eu diminuir a nota foi por que senti falta de um desfecho em alguns assuntos, a história me pareceu incompleta, mas o assunto de babá nos Estados Unidos é bastante complexo.

Isadora.Martins 20/06/2022

Monótono
Em geral é um livro bem legal, mas a história demorou pra me prender? foi apenas lá pelos 80% que a minha leitura realmente engrenou, pois a história pouco se desenvolvia até então.

gabi 23/06/2022

Chega a ser cômico como a chefe e o namorado da Emira são racistas mas tentam convencer a si mesmos que não são. Um quer ser o salvador branco a todo custo e o outro tem um fetiche bizarro por minas pretas.

A Emira é bem chatinha e essas amigas dela também. Não achei esse livro nada demais, quando lembro dele me vem a palavra ?chato? na mente.

Fe 06/07/2022

Finalmente!
Desde que esse livro foi lançado no Brasil, eu aguardava ansiosamente a oportunidade de lê-lo. E certamente não me arrependi. A história se provou muito diferente do que eu esperava, mas ainda sim muito divertida e desconfortável, no bom sentido. Acho que esse é um dos melhores retratos da ?culpa branca? e do ?salvador branco? que você vai encontrar na literatura contemporânea. O que serviu, mais do que tudo, para uma grande autorreflexão. Embora o plot em si não seja tão interessante, a história tem outro propósito, que é satisfatoriamente sanado. A narrativa não é tão viciante quanto eu gostaria e os diálogos são meio travados, mas ler essa perspectiva da personagem negra sendo contada por uma autora negra foi fundamental para o sucesso da narrativa. Gostei muito, especialmente do final e recomendo a leitura.

analu156 07/07/2022

Bonzinho
Achei legal falar sobre isso de babás negras, mas sinceramente achei um pouco chatinho.
Os diálogos, principalmente as partes da Briar, são bem forçados. Mas gostei um pouco da ligação dos personagens e fiquei até chocada.

MiPaterno 09/07/2022

O livro é bom, toca em um tema muito importante e relevante que é racismo por um ponto de vista diferente e que nos faz refletir.
A história prende do começo ao fim, porém eu não gostei muito da narrativa e da forma que a história foi estruturada, achei meio bagunçado, de qualquer forma vale a leitura. Recomendo

ana 12/07/2022

não é chato e não é legal, combina com a protagonista?
Bom, p começo de conversa não é um livro chato, eh até q bem legalzinho, mas isso não significava q n te de nervoso e raiva. Ele levanta questões bem importantes de um jeito leve porém não me cativou.
Chega em um ponto q fica revoltante o Kelley e a Alix tratando a Emira como uma cega que nao sabe nada sobre nada e precisa de algm guiando as situações, ?larga o emprego? ?termina o namoro? e blablabla.
Sobre a Alix, a visão superficial dela sobre tudo eh chocante, em muitos momentos de tensão quando a narrativa se voltava ps pensamentos da personagem era de ser esperar algo como ?posso decorar a casa com tal coisa? ?meu cabelo nunca esteve melhor? ?estou com quatro quilos a mais? e assim vai. Por ela não fazer nada da vida, e passar a história toda fingindo q esta escrevendo um livro, ela fica desocupada e obcecada pela Emira, pela vida que ela não tem mais em Nova Iorque e um tempo dps pelo Kelley e uma história q existiu apenas na cabeça dela.
Alix é fora de curva e faz um esforço bizarro para os outros gostarem dela
Agora sobre o Kelley, o grande herói branco que trabalha duro pra salvar todos os pretos que ele faz questão de ter a sua volta! Alix não estava errada sobre ele, Kelley tinha sim um fetiche por negros até pq o livro n mostra ele se relacionando com nenhum branco q n seja a Alix.
Outro ponto interessante é a batalha entre Kelley e Alix sobre qm eh o racista/mais racista da relação dos dois. Kelley que ele se cerca apenas de pretos, e Alix que se mata para ser amiga de Emira dps da baba ter sido vítima de uma acusação racista no mercado.
Indo para a protagonista (que junto com suas 3 amigas e Briar são os únicos personagens suportáveis), Emira é entediante, fala coisas entediantes, tem uma vida entediante, sabe disso e acha isso entediante, esse período de menos de um ano q se passa o livro foi provavelmente o ponto mais emocionante da vida dela, uma chefe rica e obcecada, uma criança fofa, um namorado babaca e um vídeo viral dela sofrendo preconceito.
O final do livro não foi Uau, Emira n mudou de vida, não deu a volta por cima e virou a adulta q sempre sonhou, ela pode até ter saído do bico de baba e estar bem no cargo de assistente, mas o livro n parece ter nem um ponto final concreto nem ser digno de uma continuação.
A autora da um fim para os personagens, Alix e Kelley seguem a vida, as amgs de Emira continuam bem de vida, e ganhando mais q ela, e Emira continua ?normal? e ?ok? se contentando com tudo e eh isso. fim.

recomendo o livro p qm ta bem de bobeira, até pq eu mesma só li por ter conseguido comprar por 10 reais na americanas ??

Spoiler:

O plot da Alix vazar o vídeo não achei nd dms, o Kelley ser realmente fetichista?nada dms tb, todo mundo já sabia, e aql cena do jornal eh apenas vergonhosa! A Emira ?humilhar? a Alix no jornal com uma coisa q só elas entenderiam fez um papelão para as duas, sinceramente, acho q eu morreria de vergonha se visse isso acontecendo na TV.

eh isso beijocas

Bia 07/08/2022

Uma litura tensa mas fluída!
Emira é uma personagem na qual me identifiquei, perdida sobre que caminho seguir, incerta de quem realmente é e as coisas que espera em sua vida, enquanto vê todas as suas amigas sendo "adultas de verdade".
O modo como eu, pessoa branca, pude entender um pouco mais o sofrimento, desconforto e tantos outros sentimentos que algo tão enraizado em nossa sociedade causa na vida de tantas pessoas, foi o principal motivo que realmente despertou meu interesse nessa leitura.
É um livro com momentos tensos, que beiram a sensação do absurdo ao nos depararmos com as ações de muitos personagens, mesmo assim, a escrita é fluída, o que me fez terminar o livro rapidamente. Mas, ainda gera reflexões em diversos momentos do seu dia mesmo após tê-lo finalizado.

Isabella.Lopes 20/09/2022

Incrível
Demora um pouco para acontecer. Vou ser sincera. Mas conforme fui ficando mais presa na leitura, eu passei todas as páginas me perguntando se a patroa tava se aproveitando dela ou não, me perguntando se al tava sendo sincera ou não, me perguntando até sobre a amiga da patroa. Acabei concluindo q even todo mundo podre nesse livro, menos a protagonista e as amigas. Podridão naquele povo todo. Gostei de eles não terem ficado juntos e gostei q a bonita passou vexame no final. Num geral, o livro foi mto bom e trouxe a temática racial de uma forma mais sutil e ao mesmo tempo escancarada no enredo.