Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

Milene 09/02/2024

Síndrome da impostora
O livro me surpreendeu bastante. Gostei como a Rafa trouxe bem objetivo e de uma forma descontraída o assunto. Não é um livro profundo sobre o assunto, mas acredito que venha ser uma grande aliado para entender como muitas mulheres pensam e muitas vezes se diminuem por não se acharem capazes.

Mi 05/02/2024

Para todas as impostoras, seja em menor ou maior escala.
A maioria das mulheres possuem um pouco da síndrome da impostora. De forma inconsciente isso está enraizado na gente, seja por questões sociais, traumas ou outros fatores.
Neste livro somos levadas a analisar as situações e nossa relação conosco, dar um choque de realidade sobre o quanto somos impostoras. Mas também vem as estratégias de como conviver com a impostora e se sobressair em relação a ela.
Gostei muito quando Rafa cita que não dá pra acabar com ela. Mas podemos criar estratégias para que ela não nos sabote.

Lissa 02/02/2024

3/5
Esse livro se trata de uma introdução sobre o tema, não é tão abrangente e focal, só abrange relatos, não dados científicos, como eu estava imaginando. Em muitos momentos, a autora misturou uns assuntos aleatórios que não vi coerência [até ciclo menstrual (??????)], é raso e até entendiante em alguns pontos. Não segue de uma forma linear, no início, tem muitas informações boas e novas, depois decai, foi bem difícil terminar, mesmo ele sendo curto. Tem uma vibe bem de sororidade e empatia, incluindo relatos de mulheres em níveis diversos de vulnerabilidade, isso foi bom. Talvez possa ajudar pessoas que nunca entraram em contato com o tema, o que não foi o meu caso. O ápice para mim foi ela incluir relatos de famosas em diversos contextos que também compartilham desta questão da Síndrome da Impostora, demonstrando que isso atinge mulheres em qualquer posição poder.

Bruna Lima 01/02/2024

Você pode tirar algumas reflexões
É possível tirar algumas reflexões dessa leitura, mas é um livro mascarado, nas entrelinhas é possível ver claramente uma intenção política e é super feminista. Na maioria de nossa leituras não vamos concordar 100% com o que estamos lendo e é sobre isso, eu gosto de focar no que eu posso tirar de proveitoso e relevar o resto kkkk deixar pra lá e fingir que não li kkkk.. Acho que é possível conseguir essas reflexões em livros melhores, é vago e pouco aprofundado, é como eu disse, algo mascarado, enfim

Sabrina.Silva 29/01/2024

Por que nunca somos boas o suficiente?
Esse livro me deu um estralo muito grande. Sabe aquela frase "achava que só eu passava por isso?" Pois é foi o que passou durante essa leitura. Ver outra mulher falando de assuntos que nunca são abordados é fantastico. Obrigada Rafa por nos passar suas experiências e ajudar tantas outras a se descobrirem capaz e empoderadas.

Camila 22/01/2024

Ai mona, então tá!
Esperei muito de um livro raso. A Rafa não trouxe nenhuma abordagem cientifica, nenhum dado, nada. A linguagem é bem pobre, o que me incomodou um pouco.
Não consegui entender muito bem o quão a síndrome da impostora atrapalhou sua vida e a fez crescer, tendo em vista todos os privilégios que sempre estiveram em suas mãos. Muito fácil chamar de síndrome da impostora se você estuda em uma faculdade de renome e não precisa perder horas a fio em transporte público e trabalhar de CLT, sendo que o estágio que você tanto cobiça, nunca será seu, mas ela com certeza conseguiu seu estágio.
Enfim, não recomendo.

Beatriz3345 01/01/2024

?"Se você já fingiu até aqui, também consegue fazer de conta que está tudo bem"

Então você veste uma máscara de sorriso e sai. Confiante? Nem um pouco. Determinada? Só a sobreviver mais um dia. Sua arma é o riso..?

Shirlei.Machado 26/12/2023

Focado
Eu achei o livro levinho, direto e sem rodeios. Não é um livro que vai mudar sua vida. Você vai concordar com tudo que ela diz, com os exemplos que ela dá de outras mulheres que passam por situações similares à sua e quer saber? É muito reconfortante saber que você não está sozinha nessa luta.
Aprendi sobre a menstruação e os hormônios e quando posso ser mais produtiva durante as fases (isso foi muito útil).

No mais, um livro curtinho, direto no assunto (o que eu acho ótimo) que emana sororidade e empatia. Eu curti.

Ana 11/12/2023

Essa é uma leitura que me fez refletir muito.
Como eu já sofri, essa síndrome já me atrapalhou...
Essa leitura foi muito necessária.

Priscilla 07/12/2023

Síndrome da Impostora
É um bom livro de introdução ao tema, a escrita é leve e a narração da Rafa (ouvi o audiobook) é muito agradável, parece uma conversa com uma amiga.

Gostei bastante do trecho em que ela cita frases de mulheres famosas e admiráveis em suas áreas de atuação e da reflexão sobre julgamento e confissão.

Lulu 22/11/2023

Raso como um pires
Parece uma matéria pra revista de adolescente. Nossa.. muito ruim. Da pra ver no texto o tipo de pessoa que acha isso bom ou válido. ?

Lury0 18/11/2023

Que livro incrível!
Nossa, amei amei amei. Eu não sou fã de não-ficção, maaaaas esse me encantou demais! A Rafa arrasou e a narração dela (pois ouvi em audiobook) foi fantástica! Me prendeu demais. E super recomendo! Maratonei praticamente de uma vez só.

Manuh 08/11/2023

Necessário
Acho que esse livro chegou pra mim na hora certa.
Quantas vezes eu não me sabotei? Quantas oportunidades eu perdi por não me achar merecedora?

Faça um favor ao mundo. Doe, indique, divulgue esse livro!

Caroll 30/10/2023

Bom livro para introduzir o assunto
Achei o livro uma boa opção para falar sobre o tema com pessoas que não conhecem muito do assunto. Para mim, aborda a síndrome da impostora de maneira rasa, trazendo apenas uma visão resumida de como mulheres se sentem. Porém é uma boa opção para presentear e introduzir o assunto na vida de mulheres que precisam começar a trilhar um caminho de autoconhecimento.

29/10/2023

Deve ser um ótimo livro pra quem se identifica. Tô mais pro lado dos fracassados, não tenho como ser uma impostora kkkk.