Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

kargaute 29/10/2023

Valeu Rafa!
Achei um livro super bacana, aborda a temática dl fenômeno da impostora de uma maneira genérica, mas extremamente comprometida com a realidade. Senti falta de um maior embasamento teórico, mas também sei que a ideia era conversar com a leitora de um lugar de igual pra igual e não dar uma aula sobre... Como comecei a ler por conta do TCC, acho que fiquei um pouco frustrada esperando que me ajudasse a começar minha escrita, mas, mesmo assim, fiquei feliz de finalizar pq me ajudou a retomar um pouquinho meu hábito de leitura que tava horrível nesse ano.

Agatha.Suyane 24/10/2023

Um dos melhores livros que eu já li.
Um livro com MUITA sensibilidade e amor, transando assuntos importantes de alguém que passa o mesmo que muita de nós! ?

Gabriela 22/10/2023

Versão audiobook
O livro em audiobook foi narrado pela própria Rafa, e a experiência foi incrível!
A sensação é de estar em um café com uma amiga muito sabia e divertida, que fala todas as verdades que precisamos ouvir.. recomendo!

Raynara 12/10/2023

Um livro pra marcar só o mais importante, tipo ele inteiro
Não sabia que a Rafa Brites escrevia, muito menos que possuía síndrome da impostora, então esse livro foi uma grata surpresa. A leitura é super leve em um tom de conversa casual com o leitor e, por ser fininho, rápido de terminar. Pude me identificar com vários trechos como a hora dos parabéns, lidar com elogios e, inclusive, alguns traços da síndrome:
1. Você foca na única coisa que não está perfeita em vez de olhar para as 1001 que deram certo.
2. Você acha que até um macaco faria o que você faz.
3. Você pensa que algo só tem valor se for difícil.
4. Você acha que nunca faz o suficiente.
5. Você está ocupada demais sentindo coisas.
6. Você só aplaude os outros.

Trechos para meu eu do futuro não esquecer:
-- Enquanto procurarmos aprovação externa, nunca seremos boas o suficiente.
-- Às vezes, a síndrome não tem a ver com o fato de você não se sentir capaz. É só uma questão de você não estar sendo você mesma.
-- Não faça da informação ou da falta dela um empecilho para brilhar. Leia e estude dentro do que é possível pra você. Trabalhe com os recursos que você tem, em vez de adiar até o dia em que se sentir devidamente equipada (acredite em mim, esse dia nunca irá chegar).
-- Monitore seus pensamentos. Tem a ver com liderar a si mesma.
-- Avalie-se: em quais situações você começa a questionar seu valor, suas conquistas? É na presença de determinadas pessoas? É quando você está em locais ou compromissos específicos?
-- Prepare estratégias para lidar com os obstáculos.
-- Visualize o sucesso.
-- Recompense-se. Elogie um trabalho bem feito. Não espere o elogio ou o reconhecimento vir dos outros.
-- A pessoa confiante não diminui ninguém, porque ela não se sente ameaçada por ninguém.

Inspirações Literárias 10/10/2023

Sensacional!
Um livro leve e super necessário.

Sem dúvida um poderoso instrumento para autoanálise e impulsionar de transformações.

Será que temos medo da mulher foda que somos que chegamos ao ponto de nos autossabotar?

A Síndrome da Impostora fala sobre mulheres que merecem o sucesso, mas não se reconhecem como plenas de capacidade e merecimento.

Mulher se tu conquistou é pq merece... e merece MUITO!

Raissa.Scarpa 07/10/2023

Ótimo livro
É um livro com uma linguagem bem inclusiva, um tema muito importante e acho que todas as mulheres deveriam ler. Me identifiquei em muitas questões e recomendo!

Michelle.Steinhoff 04/10/2023

Rafa Brites traz alguns conceitos da síndrome do impostor baseado principalmente na história de vida.
O livro é muito focado nas mulheres, maiores ?vítimas? desse fenômeno.
A leitura é leve, fácil e rápida, não é profunda, mas muito bom para ter uma boa noção e, ao se perceber impostora, treinar o pensamento e sair dessa condição.

Elaine 26/09/2023

Adorei a forma que a Rafa escreveu esse livro. Parece que ela está conversando com o leitor.
Leve e simples e abordou muito bem o tema, trouxe exemplos bem corriqueiros que grande parte das pessoas já vivenciaram. Nos encorajou em diversos momentos.

Mips 23/09/2023

Uma conversa necessária
É daqueles livros que parecem uma conversa, uma conversa importante e necessária. Nesse livro Rafa Brites conta a sua história e fala sobre os momentos em que deixou a sua insegurança dominá-la, e principalmente sobre a sua jornada rumo a combatê-la. É um livro legal que gera bastante identificação, é um alívio saber que muitas pessoas se sentem da mesma maneira.

jessycah 30/08/2023

Aquele tapa na cara que a gente precisa para aprender a parar de se sabotar? para nós olharmos com mais gentileza? assim como olhamos os outros muitas vezes

mmsjes 29/08/2023

Maravilhoso!!!
Um dos melhores livros que li na vida!!!
Muito bom saber que não estou sozinha neste barco. Amei o jeito da escrita, parecia literalmente que estava ao lado da Rafa ouvindo ela falar, sensação que dava era que eu a conhecia.

Carol 20/08/2023

Você tem, teve ou terá
Toda mulher em algum momento da vida, já teve a síndrome da impostora.
O livro traz de forma leve e superficial o que é a síndrome. Inicia uma conversa sobre um tema super importante.

Marcella.Pereira 09/08/2023

Foi um livro ?gostoso? de ser ouvido; gostoso entre aspas porque foi fluido e de fácil entendimento, mas tem tópicos e assuntos que não são tão ?gostosos? assim, pois mobilizaram algumas coisas em mim.
Mas adorei a escrita da Rafa e como ela abordou os temas.

Felipe.Ribeiro 06/08/2023

Sai sabotador
Interessante ver como nós nos sabotamos e não acreditamos nos nossos potenciais, nuitas vezes acreditamos que os outros estão muito mais preparados que a gente, quando na maioria das vezes isso não é verdade ou pouco importa que seja.

Luana 01/08/2023

A autora traz a história de uma forma leve e fluida, é um bom livro para adolescentes principalmente...