Terra nos cabelos

Terra nos cabelos Tônio Caetano

Resenhas - Terra nos cabelos

Vitoria 27/12/2021

Os dois primeiros contos, Terra nos Cabelos e No Jardim, são narrados por mulheres que assistem a acontecimentos que lhes soam injustos, e buscam em si mesmas formas de lidar com as perdas.

As protagonistas dos contos seguintes: Aclamação, Formação, A bota do Diabo, A casa no fim da rua e Identidade tomam o destino nas mãos e o transformam, cada qual a seu modo.

A partir daí, seguem-se contos nos quais as mulheres parecem mais confusas, sem saber que rumo tomar nas encruzilhadas que a vida lhes apresenta. Vejo isso acontecer em Sangrando, Malparadas, Memórias da delicadeza e Limites.

Nos contos Sem a gente lá e Toda a verdade, as protagonistas novamente me parecem observar o mundo, desta vez com a resignação dando lugar às dúvidas do grupo anterior.

Em Acho que era novembro de 1983, vejo mais uma vez o conflito diante da encruzilhada. E, por fim, Estômago fecha o livro mostrando um cenário distópico no qual nada mais é como antes, e a mudança é a única saida que se apresenta.

Em que pesem as diferenças, as histórias são muito distintas, é gostei bastante de conhecer a multiplicidade de mulheres que Tônio Caetano constrói. A curiosa (e interessante) exceção fica por conta de Sheila, que aparece em dois momentos: no primeiro coadjuvante; no segundo, protagonista.

Vanessa Garcia 13/12/2021

Terra nos cabelos
Os contos são maravilhosos, com narrativas tocantes, impossíveis de não se conectar.
Super indico!!!

Sui30 30/11/2021

Contos
E eu que não curto as histórias contadas em contos, amei esse livro do início ao fim. Super cheio de animação a cada história e surpresas.
Indico mto

Beto | @beto_anderson 31/10/2021

Ótimas histórias
São histórias muito interessantes. Mas uma coisa que ainda me incomoda é como a gente se acostumou a ler autores brancos e imaginar as personagens também brancas. E quando fazemos uma leitura como essa, a gente vai imaginando as personagens com traços brancos. No penúltimo conto, quando uma amiga da narradora fala que ela ficaria parecida com Sandra de Sá com o novo corte de cabelo, me dei conta do que eu tinha feito ao longos dos outros 13 contos anteriores. Precisamos mudar isso. Vamos ler mais autoras e autores negros.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

MARTA CARVALHO 26/09/2021

Um livro de contos que trás histórias onde o protagonismo feminino é o destaque em todas as suas nuances e imperfeições. Em todas as histórias é perceptível a sensação de vazio vivida pelas personagens retratadas, mas a forma lírica escolhida pelo autor, às vezes, oculta essas sensações e sentimentos.
Ele narra em prosa realidades diversas encaradas por mulheres de diversos núcleos, expondo a fragilidade de nossas necessidades íntimas/sentimentais e como elas são encaradas socialmente. Dúvidas, desânimo com o próprio destino, falta de perspectiva, questionamentos diversos que podem surgir no universo feminino e interferir no cotidiano.

Juci Andrade 23/07/2021

Me senti dentro das histórias
15 pequenos contos. 15 grandes histórias protagonizadas por mulheres. São tramas densas (e com gatilhos), com um realismo impressionante. O autor consegue nos transportar para dentro da narrativa, como se estivéssemos assistindo a cena. Cada conto termina com um certo ar de mistério, permitindo que o leitor imagine o que acontecerá com os personagens. Leitura para refletir, chorar e até se arrepiar!

Nara 11/04/2021

O imagem título como simbólica dos contos.
?? ?De volta ao amarronzado da terra com uma pá nas mãos, o desalojar da rocha revela algumas raízes.Corta-as, decepa,desune até suar a testa, até cansar os braços,até a terra se mostrar arenosa a certa profundidade.Sente-se mal ao perceber o despautério que havia feito.Quem era ela para julgá-las.Cada um cresce como pode, diz para si.? Conto: A bota do diabo.

A terra associada à raiz, a profundidade, ao crescimento, assim como nossos cabelos. Uma imagem simbólica que remete ao próprio título dessa coletânea de 15 contos protagonizados, por mulheres. Avós,mães,filhas, companheiras, amigas e professoras, nas palavras da dedicatória do próprio autor,TODAS, mulheres possíveis.

Foi uma delícia identificar nos contos,conjuntos de palavras que evocam e estruturam a construção simbólica,convergindo na linda imagem-título:Terra nos cabelos.

A Terra, é matéria do mistério,cujo penetrar pode fornecer diversas outras simbólicas.Como a vida,a fecundidade,o ciclo do plantar e colher e, pode ser eufemismo p/ mulher, mãe, lugar de origem. Remete ao profundo,escuro,úmido, caverna ou o ventre materno ? nossos corpos e órgão genital feminino.Os movimentos:adentrar. Penetrar.Descida e introspecção.Os cabelos, ditam o gesto do olhar que antecede à palavra. A onda da cabeleira vinculada a um tempo que é passado. A lua, a noite, a cumplicidade feminina por meio de intimidade.

A construção de símbolos que advém da terra e dos cabelos, vão ser elementos narrativos que criam ambiências,ditam o ritmo da leitura,o que sentem sobre elas mesmas, suas relações,corpos e sexualidades das protagonistas.

Os contos,perpassam questões de gênero(óbvio),classe e raça e, não oferece ao leitor lugares confortáveis.Na crônica O enigma da palavra, a autora Claudia Lage cita uma frase de Hilda Hilst:"Se nos desvendamos completamente à palavra,ela nos embota. E complementa."Há que se ter sempre essa fricção entre o que se disse e o que não se pôde dizer."

Existe um encontro c/o não dito presente nas vivências dessas mulheres. Entre elas e c/o leitor. Como no epílogo c/ trecho de Para onde vão os objetos perdidos - Ana Mello: "(...)nós todos andamos aí, de vida em vida,nos reencontrando."

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de 2020.

Todos os contos são protagonizados por mulheres negras.

Gostei muito do livro, porém senti que algo faltava. Não sei se é pelo autor ser homem e escrever sobre mulheres, ou se é por ter lido Conceição Evaristo há não muito tempo e talvez ter feito comparações. Ainda assim, recomendo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Licia Maria 02/02/2021

O conto que dá nome ao livro é, sem dúvida, marcante. Faz jus ao prêmio recebido.

Rafael Bonfim 20/01/2021

"Terra por todos os cantos"
Quando o livro do Tônio me veio para leitura dói uma enorme surpresa e foi a primeira vez de muitas coisas: meu primeiro livro digital num Kindle e primeira leitura e discussão num grupo de leitura.

Cada linha, parágrafo e profundidade dos capítulos desse livro são abraços na alma. As vezes gostosos, saudosos, apertados, esmagadores ou até mesmo frios e violentos.

Tônio é lindo e dono de uma escrita que traz muita coisa pra gente. Me trouxe sorrisos e lágrimas por todos o corpo.

Amei.