Terra nos cabelos

Terra nos cabelos Tônio Caetano

Resenhas - Terra nos cabelos

MARTA CARVALHO 26/09/2021

Um livro de contos que trás histórias onde o protagonismo feminino é o destaque em todas as suas nuances e imperfeições. Em todas as histórias é perceptível a sensação de vazio vivida pelas personagens retratadas, mas a forma lírica escolhida pelo autor, às vezes, oculta essas sensações e sentimentos.
Ele narra em prosa realidades diversas encaradas por mulheres de diversos núcleos, expondo a fragilidade de nossas necessidades íntimas/sentimentais e como elas são encaradas socialmente. Dúvidas, desânimo com o próprio destino, falta de perspectiva, questionamentos diversos que podem surgir no universo feminino e interferir no cotidiano.

@salvejorgelucas 15/01/2022

Não são contos, são vivências.
A caneta do Tônio Caetano pesa uma tonelada e ao mesmo tempo consegue ser leve como uma pluma. Temos 15 contos, 15 mulheres, 15 histórias que transbordam cada página com suas vivências. Tão parecidas, tão distantes. Uma narrativa feminina do Brasil, aquele Brasil da base, aquele Brasil "invisível", aquele Brasil com "Terra nos cabelos".

Ana Lívia Mourão 18/05/2022

Como muitos livros de contos, algumas histórias são muito boas e outras nem tanto. Tenho tentado ler mais livros de autores e histórias afrodescendentes.

Vanessa Garcia 13/12/2021

Terra nos cabelos
Os contos são maravilhosos, com narrativas tocantes, impossíveis de não se conectar.
Super indico!!!

Dani 19/01/2022

AS MULHERES
Sinto após a leitura muitos sentimentos diferentes.
A cada conto uma história que mexeu comido de maneira diferente.
Mulheres com histórias próximas e longe de mim.
Gostei bastante do livro.

LivroAleatorio 28/08/2022

Surpresa boa
Peguei esse livro pela biblioteca da Biblion sem esperar muito dele e tive uma surpresa muito gostosa lendo esse livro!
Eu amei o protagonismo feminino, as diferentes realidades, faixas etárias, desejos, anseios, necessidades. É de uma profundidade, sensibilidade e força absurda. Entrou para a minha lista de favoritos ??

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de 2020.

Todos os contos são protagonizados por mulheres negras.

Gostei muito do livro, porém senti que algo faltava. Não sei se é pelo autor ser homem e escrever sobre mulheres, ou se é por ter lido Conceição Evaristo há não muito tempo e talvez ter feito comparações. Ainda assim, recomendo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Beto | @beto_anderson 31/10/2021

Ótimas histórias
São histórias muito interessantes. Mas uma coisa que ainda me incomoda é como a gente se acostumou a ler autores brancos e imaginar as personagens também brancas. E quando fazemos uma leitura como essa, a gente vai imaginando as personagens com traços brancos. No penúltimo conto, quando uma amiga da narradora fala que ela ficaria parecida com Sandra de Sá com o novo corte de cabelo, me dei conta do que eu tinha feito ao longos dos outros 13 contos anteriores. Precisamos mudar isso. Vamos ler mais autoras e autores negros.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Licia Maria 02/02/2021

O conto que dá nome ao livro é, sem dúvida, marcante. Faz jus ao prêmio recebido.

Rafael Bonfim 20/01/2021

"Terra por todos os cantos"
Quando o livro do Tônio me veio para leitura dói uma enorme surpresa e foi a primeira vez de muitas coisas: meu primeiro livro digital num Kindle e primeira leitura e discussão num grupo de leitura.

Cada linha, parágrafo e profundidade dos capítulos desse livro são abraços na alma. As vezes gostosos, saudosos, apertados, esmagadores ou até mesmo frios e violentos.

Tônio é lindo e dono de uma escrita que traz muita coisa pra gente. Me trouxe sorrisos e lágrimas por todos o corpo.

Amei.

Nara 11/04/2021

O imagem título como simbólica dos contos.
?? ?De volta ao amarronzado da terra com uma pá nas mãos, o desalojar da rocha revela algumas raízes.Corta-as, decepa,desune até suar a testa, até cansar os braços,até a terra se mostrar arenosa a certa profundidade.Sente-se mal ao perceber o despautério que havia feito.Quem era ela para julgá-las.Cada um cresce como pode, diz para si.? Conto: A bota do diabo.

A terra associada à raiz, a profundidade, ao crescimento, assim como nossos cabelos. Uma imagem simbólica que remete ao próprio título dessa coletânea de 15 contos protagonizados, por mulheres. Avós,mães,filhas, companheiras, amigas e professoras, nas palavras da dedicatória do próprio autor,TODAS, mulheres possíveis.

Foi uma delícia identificar nos contos,conjuntos de palavras que evocam e estruturam a construção simbólica,convergindo na linda imagem-título:Terra nos cabelos.

A Terra, é matéria do mistério,cujo penetrar pode fornecer diversas outras simbólicas.Como a vida,a fecundidade,o ciclo do plantar e colher e, pode ser eufemismo p/ mulher, mãe, lugar de origem. Remete ao profundo,escuro,úmido, caverna ou o ventre materno ? nossos corpos e órgão genital feminino.Os movimentos:adentrar. Penetrar.Descida e introspecção.Os cabelos, ditam o gesto do olhar que antecede à palavra. A onda da cabeleira vinculada a um tempo que é passado. A lua, a noite, a cumplicidade feminina por meio de intimidade.

A construção de símbolos que advém da terra e dos cabelos, vão ser elementos narrativos que criam ambiências,ditam o ritmo da leitura,o que sentem sobre elas mesmas, suas relações,corpos e sexualidades das protagonistas.

Os contos,perpassam questões de gênero(óbvio),classe e raça e, não oferece ao leitor lugares confortáveis.Na crônica O enigma da palavra, a autora Claudia Lage cita uma frase de Hilda Hilst:"Se nos desvendamos completamente à palavra,ela nos embota. E complementa."Há que se ter sempre essa fricção entre o que se disse e o que não se pôde dizer."

Existe um encontro c/o não dito presente nas vivências dessas mulheres. Entre elas e c/o leitor. Como no epílogo c/ trecho de Para onde vão os objetos perdidos - Ana Mello: "(...)nós todos andamos aí, de vida em vida,nos reencontrando."

Mariana 30/09/2022

contos muito fortes, escrita desenrolada, profunda, cheia de refs. experiência muito boa pra quem tem alguma ressalva sobre o estilo. e nacional ??

Laris 04/12/2022

Contos reais
Um livro com protagonismo feminino através de contos de diferentes vivências, alguns nos paralisam de tão agridoce. Gostei muito da forma como o autor conduziu as facetas das suas personagens de maneiras tão viscerais em poucas páginas.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/11/2022

Em seu primeiro livro, Tônio Caetano demonstra notável maturidade na condução das histórias. Os quinze contos são protagonizados por mulheres, todas são personagens em contenda com o mundo, seja no âmbito familiar ou no universo da sociedade de forma mais ampla.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555870886

Dree 22/11/2023

Não sou muito fã de contos, mas o Tônio Caetano conseguiu me encantar.
Com sua escrita lírica, ele nos apresenta em cada conto diversas realidades enfrentadas por diferentes mulheres.

Com uma escrita cheia de nuances, ele consegue passar diferentes realidades. Conseguimos sentir um pedacinho do que cada uma dessas mulheres passou e como são encaradas pela sociedade.