Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Manu.Brito 08/06/2024

Um livro sobre mulheres para mulheres. Acredito que toda mulher já passou por alguma situação vivida pela personagem principal (que inclusive não tem nome, podendo ser a representação de qualquer uma de nós). Um livro que retrata o quanto é exaustivo sempre termos que provar que somos boas o suficiente, o quanto é cansativo ser sempre sobrecarregada e o quanto é difícil ser tratada como objeto. Uma leitura rápida, mas profunda.

accrezende 08/06/2024

Esse foi o meu primeiro contato com a autora. Eu adorei a escrita! Totalmente envolvente e fluída. A leitura despertou uma vontade imensa em conhecer os locais retratados na obra. Amo ver o nosso Brasil sendo apresentado desta maneira.
O foco do livro não é o amor romântico, talvez por isso eu não tenha achado o casal tão interessante. Mas os outros personagens me encantaram bastante, mais até que a protagonista.
Outrossim, há uma mistura entre o misticismo e o real, e achei que faltou explorar mais alguns pontos.
Na parte do real, um trauma em específico foi retratado de uma maneira tão realista que chega doer. Então é um livro emocionante, envolvente e que merece reconhecimento.
Recomendo!

Luiza2527 08/06/2024

Primeiro eu tive que morrer
Infelizmente, não gostei.

Acho que a autora é bem talentosa, escreve bem, sabe criar ritmo e tinha uma premissa interessante, mas não funcionou comigo.

lannalzi 08/06/2024

Eu já estou morta, será??
Último livro de atualizações dos que li nesse período de desgraça e caos.

"Primeiro eu tive que morrer" foi um livro que me surpreendeu de forma positiva. Ela tem um estilo de escrita que é como um abraço, você se sente acolhido e confortável ao mesmo tempo que é levado a uma jornada emocionante, me senti acolhida, apesar de que muitos que leram o livro não possam dizer o mesmo. Uma história cujo conceito é difícil de entender. O livro é uma reflexão sobre a vida, a morte e o que é importante. É um livro que faz você parar e pensar sobre o que você realmente quer da vida. É um livro que faz você se sentir bem e que você não vai esquecer.

taypyx 07/06/2024

Podia ter sido muito melhor
Ouve tanta subjetividade que mesmo quando a história pediu por um mergulho, ele aconteceu no raso :/

anne 07/06/2024

Achei tão lindo como o amor de outras mulheres foram salvando ela aos poucos, principalmente, na cena da guida e da luana cuidando dela. é isso, o amor feminino salva a alma.
mesmo eu não recebendo esse amor, ler este livro foi o equivalente a receber um pouquinho dele tbm e me deu forças pra renascer. vou levar a prece da guida para a vida.

luamagnetica 06/06/2024

Foi uma leitura que falou muito comigo em muitos trechos.
Reconheço que algumas partes da história podem ser taxadas de desconexas ou poéticos por se relacionarem com a mente nebulosa da protagonista, depende do leitor.
Assim, não acredito que seja um livro capaz de atravessar a todos, mas se você já passou por um burnout, é bem capaz que te atravesse também.
A perspectiva sensível da autora diante das emoções e sua capacidade de descrição é maravilhosa, por vezes uma passagem no inferno do capitalismo e por outras um mergulho no mar de lavar a alma.

"O reencontro com o mar de Jeri, aquele que, mais do que nunca, virou meu oceano. Onde eu nadava com a vida que ainda não tinha, mas que queria tanto para mim."

Thaissa.Moreira 06/06/2024

Boas reflexões, historia mediana
O livro trás boas reflexões, palavras bonitas e carrega muita emoção. Entretanto, a história em si prende pouco, a jornada da protagonista não me prendeu muito, apesar de tratar de temas que me são muito caros e os quais levo muito à serio.

Joy 06/06/2024

Mas não senti o renascimento que a autora quis passar.
A escrita da autora é bonita, e foi um livro gostoso de ler, mas como eu disse eu tava esperando um renascimento e não senti isso.

Luma101 06/06/2024

Um livro sobre cura
As vezes tenho a impressão que todas nós, mulheres, estamos constantemente a beira de um burnout. Existe uma pressão tão forte e negligenciada sobre nós desde o momento que nos entendemos por mulher.
Primeiro eu tive que morrer é um livro que nos lembra que não estamos sozinhas, que nos lembra que todas nós carregamos dores inexplicáveis. Compartilhar essa dor e nos perdoamos é necessário para a cura, nós precisamos nos permitir ser curadas.
Um belíssimo livro.

zarinmalina 05/06/2024

Eu confesso que esperava mais... Não é que a história me decepcionou, mas simplesmente falta alguma coisa pra eu poder falar "Uau, é issooo!".
A personagem me cativou mt e me identifiquei com ela em alguns aspectos, mas acho q poderiam ter detalhes a mais sobre alguns outros personagens importantes.
Quando ela tem uma super reviravolta em uma descoberta chocante, eu leitora, não fiquei tão envolvida.
Sinto que poderia ter demorado mais um capítulo sobre esse assunto e talvez até abordar novamente mais pro final, mas é exatamente na hora que tem um "bum" na história que ela acaba...
Mas, de qualquer forma eu gostei sim e acho que é um livro perfeito para uma discussão entre migos haha

golddustttt 05/06/2024

Lindo lindo lindo, a própria poesia. é aquilo né, você acha que está lendo o livro mas é absolutamente ao contrário. tão gostoso de ler, acho que vai virar um favorito.

Jé Hahn 05/06/2024

Quanto tempo se leva pra morrer?
Olha, tive algumas conexões com o livro, ele mostra como a relação tóxica com o trabalho nos destrói vagarosamente e como ela suga nossa felicidade. Não romantizar o trabalho e fundamental, mas ter um propósito é mais fundamental ainda (isso sou eu que digo). A leitura é fluida e li em menos de 24 horas kkk.

Luana.Andrade 04/06/2024

Um livro curtinho, mas uma delícia de ler, com uma história cativante e bem escrito.
Gostei muito de ser um livro brasileiro que te transporta facilmente para a história por identificação.