Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Luana.Andrade 04/06/2024

Um livro curtinho, mas uma delícia de ler, com uma história cativante e bem escrito.
Gostei muito de ser um livro brasileiro que te transporta facilmente para a história por identificação.

Brenda1109 03/06/2024

Primeiro eu tive que morrer...
Quanto tempo se leva pra morrer? Às vezes um segundo, às vezes anos, às vezes 125 páginas. Falamos aqui de uma morte não vital, um desencantamento da vida, uma perca de sentido. É sobre se perder dentro de si, ser engolido pelo cotidiano.
A história se perde, apesar da premissa inicial ser cativante, não cumpre com o que propõe. Apesar de conter passagens muito bonitas e que tocam o leitor, tudo se perde quando se contempla a história como um todo. Não é bem construída, é rasa e a linha temporal não faz sentido. O livro acaba com algumas pontas soltas, o que enfraquece ainda mais a história.

sam | @msamlima 03/06/2024

A premissa é melhor que o desenvolvimento
A capa do livro é linda. Incontestável.
A premissa do livro é muito interessante e muito atual. Incontestável.
Comecei com muita expectativa e as primeiras páginas me empolgaram, mas sinto que o livro não desenvolveu nenhum dos temas bem. Ficou tudo meio raso. O final, ainda que aberto, aconteceu sem nenhuma reflexão, meio abrupto, meio irreal.

Nath vih 02/06/2024

Lendo verdades que não conseguiria escutar de ninguém
Comecei este livro sem grandes expectativas, pensando que seria apenas mais uma leitura normal do mês. Porém, à medida que avançava por cada página, comecei a me identificar cada vez mais com a personagem, o que me preocupou em vários momentos.

A história acompanha a vida de uma mulher frustrada e cansada da própria existência, que sente a necessidade de "morrer" e ir para um lugar onde nada da vida cotidiana pudesse abalá-la.

Consegui me enxergar na personagem em diversos momentos, tanto em relação ao trabalho e aos amigos quanto na forma como ela estava se destruindo aos poucos. Iniciei a leitura na esperança de vê-la se desprendendo de tudo e se renovando em um novo ambiente.

À medida que os capítulos avançavam, senti a mesma frustração e constrangimento que ela ao repetir os mesmos atos em um ambiente que deveria ser de reconstrução.

Embora algumas partes do livro pareçam sem nexo, devido à autora não explorar momentos essenciais para o enredo, a qualidade da escrita não se enfraquece. Consegui me prender à história do início ao fim.

Vitoria 02/06/2024

Um sentimento
Esse livro mostra a saga de uma mulher exausta com sua rotina de trabalho sem fim,em ambientes dominado por homens tóxicos e abusivos ao longo de sua trajetória profissional.Num cenário de praia em Jericó com suas férias para repensar sobre vida /morte e como reviver de um sentimento que de paralisa.

Andgualb 02/06/2024

Lindo, necessário e encantador
Leitura fácil, leve e despretensiosa tem um valor enorme para mim. Às vezes damos muito valor em grandes obras (de tamanho e densidade) e podemos perder a beleza de obras como essa!
Se eu tivesse um dia livre, teria lido o livro todo em um sentada sem o menor esforço. As páginas me convidavam para mais e mais.

Ser mulher e ler esse livro tem um sentimento especial. Me vi em vários momentos. E nos que não me vi, conseguia ver a verdade daquilo. É uma história feita por mulher, com personagens mulheres e com marcas que só mulheres vivem e são capazes de entender na inteireza.

As músicas no decorrer do livro só aguçam ainda mais a poesia da história. Letras tão pertinentes para o momento que eu era capaz de ler escutando a música em segundo plano.

Dito tudo isso, preciso urgentemente ir para Jeri haha! Livro lindo, 10/10

Amanda2308 02/06/2024

Bonito, mas confuso
Criei muitas expectativas e o título me instigou, talvez por isso me decepcionei um pouco e achei o conteúdo raso, mas em muitos momentos da leitura vi beleza, principalmente por se tratar de ser uma história sobre e com mulheres.

bisoares 02/06/2024

"Que investimento seria melhor do que eu mesma?"
"Que projeto é maior do que ser feliz um pouco que seja?"

não vou mentir que comecei essa história totalmente sem rumo, como sempre sem ler a sinopse. a forma de escrita de Lorena me deixou um pouco desconectada no início, mas entendi que, na verdade, precisava me entregar à leitura. então parei tudo e tirei meu tempo pra me conectar e que potência!

essa história de (re)conhecimento, afeto, dor e cura me levou a lugares de explicação para o eu desse lado que também esta perdido. agradeço ao momento que li, agradeço a cada palavra que pertence a essa história. sofri inteiramente com a protagonista e achei sentido junto com ela.

o momento dela com Guida e Luana é precioso ?

Ge 02/06/2024

Um livro lindo. Minha maior meta de vida agora é conhecer Jericoacoara. Apesar de ter ficado confusa em alguns momentos, o livro é lindo. É sobre amor romântico sim, mas principalmente sobre o amor próprio que precede todos os outros. Sobre aceitar quem se é e aprender a ser quem se quer ser. Escrita gostosa, cheia de momentos reflexivos. Livro pra levar a história pra terapia.

Nayara 02/06/2024

O livro tinha tudo para ser um 5?, pois a escrita da autora de início é muito envolvente, mas me desmotiva finalizar algo tão cheio de pontas soltas.
São tantos questionamentos, dúvidas que são plantadas desde o início do enredo e terminam sem nenhuma explicação.
Enfim, cada experiência de leitura é única mas esses é um dos livros que eu particularmente nao indicaria para outra pessoa.

Renata | @am0r_p0r_livr0s 01/06/2024

Vamos de literatura nacional. Um título que me instigou e me pareceu que a história teria reflexões profundas. Teve, mas nem tão profundas...
O livro conta a história de uma publicitária que está esgotada e precisa tirar uma folga do trabalho. Ela vai para uma pousada em Jericoacoara com o intuito de se recuperar. Nesse local, ela encontra amigas antigas, faz novas amizades e encontra novos amores. A morte a que se refere o título não é literal, mas representa as pequenas mortes que sofremos durante a vida, abusos, privações, sofrimentos, decepções.
Um mistério foi colocado no livro sob o personagem de Amália, uma mulher que surge do nada e coloca um certo desconforto na felicidade que a protagonista está vivendo naquele lugar. Só que não teve um fechamento, fiquei meio perdida. As reflexões foram rasas, apesar da mensagem deixada pela história.
Se quiser ainda ler esse livro, vá com baixas expectativas. E depois me conta o que achou. Para mim foi uma leitura fácil e fluida, porém não correspondeu às minhas e deixou muitas pontas soltas.

htearts 01/06/2024

Poético?
Achei a escrita extremamente fluida, traz algumas reflexões, no geral é livro bonito.
Porém, na minha concepção faltou algo, alguns momentos as informações não tiverem nexo, eu acho que poderia ter sido mais desenvolvido.

Isa 01/06/2024

Esperava mais do livro. Não é ruim, mas é raso. Não achei reflexões profundas, nem vi muita clareza na história. Um mistério foi colocado no meio do livro, mas não teve pé nem cabeça, afinal ficou totalmente sem explicação no final. Não aprofundou da forma como achei que ia, então melhor ir com expectativas baixas, do que ir com ela muito alta e se frustrar um pouco, como foi cmg.

vitoriadesiqueira 31/05/2024

Primeiro tive que diminuir minhas expectativas
Que "Primeiro tive que morrer" foi um grande sucesso, é inegável, e, por causa disso, criei muitas expectativas.
Esperei reflexões muito profundas que, por fim, só foram arranhadas e, apesar de eu gostar muito de finais abertos, achei um livro cheio de pontas soltas.
Foi uma leitura leve e fluida, mas bem diferente do que eu esperava.

Gabriela.Maraccini 31/05/2024

Promete muito, entrega pouco
Eu comprei esse livro na book friday da Amazon porque a sinopse me chamou muita atenção. Eu, como uma jovem adulta passando por várias questões internas relacionadas ao início da vida adulta, me vi identificada na personagem principal (pela sinopse). No entanto, ao longo da leitura, me deparei com vários buracos e uma escrita rasa.

Primeiro, não sabemos o nome da personagem principal e nem sua descrição, o que faz com que eu a imagine como a autora do livro (não sei se era essa a intenção ou se a intenção era deixar isso em aberto justamente para que cada leitora possa se imaginar naquela situação).

No meio da história, meio que para adicionar um clímax, a autora insere uma personagem misteriosa (Amália) com vários eventos misteriosos e sem explicação e termina o livro SEM EXPLICÁ-LOS. A ponta soltíssima sem nenhum propósito.

Achei que faltou mais descrição, mais profundidade na história de cada personagem. E, é claro, uma conclusão para o mistério que a própria autora criou no meio da história.

É claro que essa é somente a minha opinião, não acho que seja um livro ruim. Sua proposta é boa e é muito importante visto que muitas mulheres estão nesse mesmo lugar que a personagem principal. Mas achei que o livro não sustenta essa proposta.