Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

douglas 22/01/2022

Os supridores.
Livro muito bem escrito. O autor consegue mesclar a linguagem culta com a linguagem das ruas. Intercalando momentos de boa reflexão de caráter social. Ampliando o debate para situações referentes a condição das classes sociais em nossa sociedade. É impossível ler o livro e não pensar na gigante desigualdade existente no nosso país. Grande livro. Boa história. Vale a leitura.

Sylzie 17/01/2022

Incrível obra brasileira!
Um livro que mostra a singularidade de uma boa parte da cultura brasileira! De forma extraordinária e real, o autor demonstra através de detalhes precisos a realidade que a sociedade insiste em fingir que não existe.

Uma leitura que te faz sentir intensamente o que está sendo narrado, ao mesmo tempo em que te faz refletir sobre a perspectiva de quem vive uma realidade que não é mostrada na tv.

Terminei o último parágrafo totalmente arrepiada.

Simplesmente incrível!

Maí­ra 16/01/2022

Personagens apaixonantes
O grande trunfo de Falero é ter conseguido transformar a realidade que conheceu tão bem em personagens marcantes, carismáticos e apaixonantes.
Quando terminamos a leitura, não pensamos mais neles como personagens; eles são pessoas reais, que tivemos o prazer de assistir evoluir e de quem sentiremos falta.
Pessoalmente, acho que o que ele tentou construir na voz do narrador, mesmo quando entendemos o motivo, ficou forçado demais e perdeu força, mas os diálogos e o enredo são TÃO BONS que esse ponto é apenas um detalhe.
A importância desse livro é GIGANTE e não poderia recomendá-lo mais!

Bia 13/01/2022

O que faz uma pessoa virar mestre da outra é quando, de algum jeito, o que uma pessoa tem pra ensinar é importante pra outra aprender.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/01/2022

Marx Para Empreendedores
Finalista do Premio Jabuti 2021, Os Supridores é o romance de estreia de José Falero. Uma conquista singular para um autor, de 34 anos, que até os vinte, jamais lera um livro e, se não fosse por uma aposta com a irmã, provavelmente jamais leria e por conseguinte, descobriria o gosto pela literatura.

De caráter crítico e irreverente, a obra expõe uma conjuntura que o escritor viveu: ainda jovem, ele foi supridor ou repositor de supermercado na periferia de Porto Alegre, epicentro de outros dois outros romances contemporâneos ? Marrom e Amarelo, de Parlo Scott, e O Avesso Da Pele, de Jeferson Tenório ? que também desconstroem a ideia da capital gaúcha ser majoritariamente formada por uma população branca, de alta renda e ascendência europeia.

Em linhas gerais, Os Supridores expõe a saga de Pedro e Marques, dois pobretões que trabalham na rede Fênix de supermercados e pretendem virar o jogo, isto é, enriquecer vendendo maconha. Um nicho sem tanta concorrência e menos violento do que o disputado e mais lucrativo comércio de crack e cocaína.

Os dois têm sido comparados a uma versão brasileira de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, à medida que um representa o ideal e o outro o real. Entretanto, a semelhança entre Pedro e Sméagol, o hobbit corrompido por um anel de O Senhor dos Anéis, também impacta a leitura e é mencionada nas últimas páginas.

Aliás, o jovem é um leitor contumaz que, desencantado com a falta de oportunidades, resolve empreender, adotando uma perspectiva marxista que aprendeu nos livros; já Marques, ?discípulo? e sócio do amigo, precisa urgentemente aumentar seus rendimentos, pois, casado e com um filho, sua esposa engravidou por acidente.

Reunindo humor e ironia, Os Supridores apresenta o retrato fiel do Brasil atual, trazendo à baila nossa assimetria socioeconômica, responsável pela falácia da meritocracia, a idealização do empreendedorismo e a desumanização do trabalho assalariado, desafios que colocam em xeque o capitalismo como solução.

Entre os destaques estão a fluidez narrativa e o perfeito equilibro entre cenas de ação e situações cômicas que levam o leitor para um desfecho eletrizante, minuciosamente construído. A sensação é que se está no centro dos acontecimentos, acompanhando cada movimento de um bom thriller carregado de tensão e suspense.

Outro elemento atrativo é a dupla linguagem empregada por Falero. A formal entremeia a historia, enquanto que a coloquial, a ?linguagem das ruas?, é usada pelas personagens nos diálogos e pode até chocar o leitor mais desavisado ou desacostumado com seu emprego, tal qual causou celeuma, há poucos anos, o livro de contos Sol na Cabeça, de Geovani Martins.

Enfim, ?não há canto de pássaro nem coisa alguma capaz de trazer magia à precariedade total.? (Página, 29)

Boa leitura!

Debora 11/01/2022

Minha 2a leitura concluída em 2022, outro livro contemporâneo.
Pedro e Marques são Os Supridores de supermercado que precisam fazer algo para poder viver e não somente sobreviver. E é Pedro que tem uma ideia, que os amigos vão executar.
"Me mostra alguém que tenha nascido pobre, pobre que nem a gente, e que depois tenha conseguido deixar de ser pobre sem praticar crime nenhum, e sem ganhar na loteria, é claro. Me mostra, sangue bom. Porque pra cada um que tu me mostrar, eu te mostro um milhão que pobre nascero e pobre morrero. Sabe por quê? Porque, como tu mesmo disse, é uma questão de probabilidade. É muito mais fácil um nascido pobre acabar morrendo pobre do que sair da pobreza em algum momento da vida..."
Nesta pegada @jzfalero nos faz acompanhar os dias desses supridores. Recomendo a leitura!

Valéria Cristina 07/01/2022

Impactante
Essa história nos fala de um Brasil que, aqueles que não o vivem, preferem ignorar. A periferia de Porto Alegre pode ser a de qualquer cidade onde os excluídos, os marginalizados se debatem para sobreviver.

Mari 28/12/2021

Bah, que livro!
Muito bom, excelente leitura!! Personagens bem construídos e enredo envolvente!
Feliz de ter ganhado de presente, é uma ótima recomendação mesmo, pois assim como é difícil engolir algumas partes é difícil não devorar a leitura.

Eduardo Santos 24/12/2021

Bom demais pra te tirar de uma ressaca literária a história te envolve como um filme de ação com cenas cotidianas.

Lulu 20/12/2021

Bah!
A primeira coisa que quero elogiar sobre esse livro é a capacidade do José Falero em construir personagens, no começo eu achei o livro um pouco denso demais pro que eu pensava ser a proposta. Eu estava certa e errada ao mesmo tempo.
A medida de intensidade é ideal pra proposta do livro! Falar sobre comunismo de uma maneira tão clara e próxima da realidade não é tão fácil assim, e o José fez com genialidade!
Os personagens são muito bem construídos, gerando um alto nível de identificação que te faz ficar alucinado pra saber o que vai acontecer com eles (principalmente do meio pro final do livro, eu mesma fiquei hipnotizada)
Peguei essa indicação no podcast 30MIN e foi uma leitura sensacional ?? indico!! (o podcast e o livro, haha)

Luds 14/12/2021

Trabalhadores do mundo, uni-vos!
Cativante e eletrizante, a leitura de Os Supridores passou como um filme. Intrigante tanto na forma quanto no conteúdo, a narrativa consegue nos colocar exatamente no lugar daquelas pessoas porque, mesmo que você não esteja em uma situação de precariedade como a de Pedro e Marques, estamos todos imersos nessa cadeia de exploração da qual não sabemos de onde surgiu mas precisamos entrar na linha (de produção) pra conseguir viver (sobreviver). Falero coloca sua didática pra trabalhar e mostra direitinho pra qualquer um que seja alfabetizado a imundície do sistema (capitalista) que aturamos.

Desejo que assim como Marques, passemos a entender onde estamos e onde conseguiremos ou não chegar pois, caso vc não saiba ainda, pobre não fica rico trabalhando (de carteira assinada).

Mais um excelente livro que entra na lista de "livros pra dar de presente".

aliuscha 13/12/2021

Nem produção nem pertences, a classe que supre.
A classe dos despossuídos, dos desapropriados, a classe operária, ou, há muito, penso se não deveríamos chamar "o maldito motor do mundo" a rês à rés do chão. José Falero é apontado como um expoente da literatura marginal, com sua história cinematográfica de tráfico encantou o mercado editorial, os intelectuais da literatura, encheu os podcasts. Todos que saúdam sua obra sangram ao entrarem nos grandes mercados? Sentem o cheiro do suor dos "auxiliares gerais" cheios de desvios de função? Ou só esgotaram as opções da Netflix? Fascinados pelo conceito de "supridores" reconhecem a velha tensão social ou Marx continua obsoleto e cafona? As vezes penso que "Casais felizes enriquecem juntos", "O imbecil coletivo", ou esses guia politicamente incorreto se encaixam melhor no gênero da literatura marginal. As vezes me angustia mais pensar no esvaziamento da luta de classes nos movimentos identitários, na metamorfose ambulante do capitalismo, seus pink, black (todo o arco íris) moneys. José Falero me emocionou muito, num mundo em que todo mundo o tempo todo precisa se gabaritar em alguma coisa, ele entrega sua obra à seu personagem numa lição de humildade que, nem direita nem esquerda, mas só quem é de baixo.

yas 08/12/2021

Palavras parecem limitantes ao tentar descrever esse livro. Para muito mais que uma leitura, eu tive uma experiência imersiva na vida de Pedro e Marques pelas periferias de Porto Alegre.

Falero constrói o enredo tendo como plano de fundo uma sátira social mas ele vai muito além de todas as expectativas que eu poderia ter. Sua genialidade está justamente em desmitificar a figura do escritor como distante da sociedade e provar que a realidade das favelas, do tráfico, da pobreza, também podem ser temas abordados na ficção.

A meticulosidade e crueza da escrita é algo impressionante. As reflexões, as descrições dos ambientes e a forma pela qual os personagens se desenvolvem são permeados por humor e angústia ao mesmo tempo.

A oralidade do texto foi criada de uma maneira que jamais tinha visto e tornou a leitura praticamente um vício, não queria deixar de ler nem por um segundo.

Zeca 03/12/2021

Poderoso livro, dinâmico e interessante. Estória envolvente, escrita afiada. Vida dura a desses personagens, vida dura a da maioria dos brasileiros

Blue 28/11/2021

GENTE QUE LIVRO É ESSE. A obra de José Falero é extremamente bem escrita e diferente de tudo o que já li. Trazendo a realidade de jovens brasileiros que é, na maioria das vezes, silenciada. Recomendo para todos