Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Gois 03/01/2024

Bem escrito
Um belo retrato da realidade brasileira, das difíceis escolhas que os moradores da periferia precisam fazer diariamente entre serem escravos ou bandidos. Muito legal ver isso contado sobre outro ponto de vista, de fora da lei. A mistura de linguagens do livro só acrescenta a história. Concorreu ao Jabuti e me surpreende não ter ganho, achei melhor que o ganhador do ano que concorreu porque tem uma história mais bem acabada e é melhor escrito. É um livro mais sério, com pegada social importante e recomendo demais.

Rafaela Viana 29/12/2023

Sensacional!
Já tinha visto bons comentários a respeito desse livro, mas tentei pegar sem qualquer expectativa e que grata surpresa!
O autor nos coloca pra pensar sobre privilégio, sobre a estrutura social do nosso país, luta de classes e invisibilidade. A habilidade do autor de escrever diálogos é impressionante, principalmente por usar bastante da oralidade.
Sem dúvida, um dos melhores que li em 2023.

Kell 28/12/2023

Divertido e interessante
Esta leitura foi surpreendente. Tive a sorte de levar esse livro para as férias e terminei a leitura em uns 3 dias. A história prende o leitor pois se desenvolve de maneira muito interessante. Apesar de popular, com gírias e o jeito de falar da favela, este livro traz também uma profundidade ao expor de maneira simples ideias de Karl Marx. Infelizmente ele pode ser interpretado como uma apologia ao mundo do crime e das drogas e por isso dificilmente chegaria às escolas. Uma pena pois sua escrita revolucionária poderia converter muitos jovens ao mundo da leitura, mostrando que os livros não tem que ser chatos e nem tratar de uma realidade distante da vida deles.

Carol Gondo 26/12/2023

Incrível
Esse livro é muito envolvente e escrito de uma forma que parece que você está conversando com o protagonista!
Em alguns momentos fica um pouco mais parado mas tem um final surpreendente!
Achei incrível conhecer essa realidade tão comum a tantos brasileiros e entender um pouco o que motiva o ser humano a se corromper quando entende que o sistema não o ajuda a melhorar de vida. História muito importante!

zCsmiler xll 26/12/2023

Os supridores. Ou, os fazem tudo que tiver para fazer
Marques e Pedro começam a trabalhar de supridores no mesmo estabelecimento e criam uma amizade, por viverem em uma dura realidade e um cotidiano de exploração no trabalho escolhem uma alternativa: vender maconha.
Marques um rapaz comum acaba que reflete o senso comum empregado pela sociedade capitalista, no entanto, Pedro com um conhecimento mais denso sobre a análise material da realidade orienta o amigo demonstrando que nem tudo é da forma que nos é ensinado a acreditar e enxergar. O desenvolvimento é predatório do início ao fim, com personalidades de fácil identificação. Os diálogos são naturais com imensa fluidez na leitura. Por fim, uma história intensa.

Marcos Mateus 22/12/2023

Direto, sem enrolação o choque de realidade é aqui
Tive conhecimento desse livro por causa da da sprinteira Lari, dona do canal Leitura que me Salva( na Twtich) e como ela disse q se tratava de reposição eu logo interessei, pois trabalhei como repositor em supermercado e sei como é sofrido, desvalorizado e desgastante. Nessa leitura acompanhamos a vida de dois jovens ( Pedro e Marques) que sonham em ter vidas melhores para si e sua familia, Pedro é um rapaz muito inteligente que vive com sua mãe e tem plena consciência de classe, do seu valor e com ele podemos ter uma introdução dos conceitos de Marx, ja Marques é um rapaz de familia que tem uma criança e sua esposa fica gravida de outra, logo iria nascer e por mais q se mate de trabalhar o seu salário e o da esposa ( q trabalha em uma lanchonete) era pouco para viver com dignidade e cuidar bem dos filhos, mas nessa luta viviam até que resolvem criar um esquema de vender maconha e assim adquirir dinheiro para comprar as coisas tão desejadas, cheio de planos de prosperar seguem nessa vida. Cheio de altos e baixos acompanhamos as peripécias deles, da mulher de Marques ( Angélica ), Do cunhado de Pedro e do Chockito( adolescente que trabalha no supermercado), é uma historia muito bem escrita, divertida e cheia de críticas e reflexões sobre nossa sociedade, sobre o discurso da méritocracia, empreendorismo, sobre a amizade, sobre sonhos, de como nosso sistema não colabora para que todos tenhamos a msm oportunidade, admiro a amizade desses personagens algo muito raro hoje em dia, mesmo nos momentos mais difíceis eles permaneceram unidos e se ajudando, o final conta com uma linda metáfora no qual podemos refletir sobre os acontecimentos da história e fazer um paralelo com nossas vidas afim de nos culparmos menos sobre assuntos que foge do nosso controle.

@medusarm 19/12/2023

A realidade no Brasil.
Nunca o pobre sairá ileso, ou sofre com as necessidades não atendidas ou com as consequências ao tentar algo de forma mais rápida.
O sistema falha.

@juliusverse 11/12/2023

Esse livro é muito bom! A linguagem fluída, os personagens cativantes, a problemática crescente e um grande clímax e um fechamento que mistura uma esperança meio amarga.

A reflexão sobre classe e sobre o capitalismo que permeia a obra é feita com maestria e de forma muito acessível. Recomendo demais!

theoflores12 10/12/2023

Os supridores
É um pouco difícil escrever essa resenha sem spoilers. Então eu resumiria dizendo que o livro é um arroz com feijão muito bem feito. O Pedro é o mais cativante, bem articulado, conversa com o leitor mostrando situações onde a esmagadora maioria vai se identificar e o faz de forma muito natural.
É angustiante passar o livro inteiro com medo do que vai acontecer. Já prevendo que vai dar ruim (mas ainda fiquei um pouco surpreso com o final).
Minha única ?reclamação? é que ele deveria ser um pouco maior. Sinto que o período em que as vendas estavam indo muito bem foi pouco apresentado, deixando o final um pouco corrido. De resto, é extremamente fluido e fácil de entender.
Deem uma chance

Gabi Sagaz 06/12/2023

Adorei.
O livro mostra muito o aspecto da perifa Gaúcha. Legal pq costumamos ver isto de uma perspectiva Carioca ou de SP, como se somente no Sudeste houvesse periferias urbanas.
Me surpreendi e adorei.

anna v. 28/11/2023

Promessa não cumprida
Queria muito gostar deste livro, mas não foi para mim.
É a história de Pedro e Marques, que trabalham como supridores num supermercado de Porto Alegre. Cansados de viver eternamente na pobreza e sem a menor chance de ascender socialmente, decidem vender maconha, já que todos os traficantes da cidade se concentram no comércio muito mais rentável de crack e cocaína.
Tudo é idealizado e planejado por Pedro, que tem uma cultura imensa e consciência de classe cuja origem nunca é explicada (como e onde ele leu todos os livros?!).
Aos poucos o grupo aumenta e mais 3 pessoas são envolvidas na operação: Angélica, mulher de Marques, Roberto, marido da prima de Pedro, e Luan, ex-empacotador do supermercado.
Eles acabam juntando muito dinheiro e, na minha opinião, passam por pouquíssimas dificuldades nesse processo. E isso foi algo que me incomodou no livro: até o episódio final, pouca coisa dá errado para os protagonistas. Tudo que eles planejam dá certo, e o livro fica meio entediante com a ausência de conflitos e obstáculos.
Até que, no final, eles resolvem tomar uma atitude totalmente suicida, em nada condizente com o comportamento dos personagens ao longo de todo o livro, para vingar uma personagem tão secundária que nem nome tem, e aí tudo dá errado, e fim.
Ou seja, o enredo me decepcionou.
Sobre a linguagem, a forma como ele escreve os diálogos é muito boa, com todas as gírias e expressões da periferia (me lembrou Giovani Martins). Mas a narração em 3a pessoa é horrível, toda empolada, um arremedo de língua culta (até mesóclise!) que achei horroroso.
E por fim, ouvi o audiolivro narrado pelo próprio autor. Péssimo. Eu gosto de audiolivros narrados pelos autores, mas só para não ficção! Para ficção, gente, tem que ser um ator. A experiência foi horrível, não identifiquei qualquer diferença na fala dos personagens, e para completar o autor tem língua presa.
Enfim. Não.
Vinícius 13/01/2024minha estante
Ele lia no ônibus. É a primeira frase do capítulo 4.

anna v. 13/01/2024minha estante
Tem razão. Obrigada!

Juscelino L 27/11/2023

Essa 🤬 #$%!& é um campo minado
Fala sangue bom, que livro bom pra krl, se é loco cupincha kk

Temos aqui uma obra-prima, esse livro é sensacional, logo no primeiro capítulo você é prendido pelo enredo e inserido nesse universo, pra quem cresceu na favela é outra coisa. Os protagonistas são um fodidos buscando melhorar de vida e encontram na venda de maconha a melhor solução, com o plano de Pedro a ideia que parece complicada se torna um sucesso. Eu mesmo ia gostar de vender maconha com meus amigos socialistas... só que essa 🤬 #$%!& é um campo minado, Falero expõe a realidade da favela e como é difícil sobreviver.

Recomendo o livro pra todos, certamente entrou para um dos meus queridos do ano.

manusettec 23/11/2023minha estante
ai amo tanto tanto tanto esse livro

anacarolinajo 05/11/2023

Livro muito envolvente e escancara as desigualdades sociais, me fez ficar pensando por muito tempo sobre após a leitura.