Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Karine 11/04/2023

O retrato de todas as periferias
Primeiramente, quero dizer que, embora pareça besteira, é muito legal ler um livro que se passa em locais conhecidos, com personagens por quem provavelmente eu passo todo dia, e uma linguagem super familiar. Não que eu conheça de verdade a realidade das vilas onde Pedro, Marques e Luan vivem, mas moro perto e frequento todo dia as imediações da Vila Lupicínio Rodrigues, conheço razoavelmente a Vila Planetário, onde já trabalhei num projeto social, e frequento o supermercado que inspirou o Fênix. Enquanto lia esse livro, em vários momentos observei o movimento nesses lugares, passei por jovens moradores das vilas e imaginei que qualquer deles poderia facilmente ser Pedro, Marques, Luan... É como adentrar um pouco uma realidade que está tão perto de mim, mas que ao mesmo tempo eu só imagino de longe, ou vejo pelos noticiários, tão impessoais.

Comecei a seguir o autor nas redes, não lembro bem por que, e pude notar como sua obra estava repercutindo bem, por isso decidi furar minha fila de leituras com esse livro. Gosto de como ele escreve de uma forma super coloquial, refletindo exatamente a forma de se expressar das periferias de Porto Alegre, e ao mesmo tempo narra com muita eloquência. Os personagens estão cansados de viver na pobreza, e de ver seus pais, avós, trabalhando honestamente há gerações, sem nunca conquistar nada... Embora todos saibam que o crime não é a única opção, sabemos também que não há lá muitas disponíveis. Pedro é suficientemente inteligente pra saber que a vida no crime também é curta, e elabora um plano para traficar de forma “segura”, apenas o suficiente para quebrar o ciclo da pobreza e poder abrir um negócio, viver em paz com uma renda que atenda suas necessidades básicas. Ele convence amigos na mesma situação a participar, e logo estamos torcendo pelo sucesso dos bandidos. Porém, entrar no crime é bem mais fácil do que sair, como logo eles irão descobrir.

Já quero conhecer o resto da obra do Falero, e espero que ela aumente cada vez mais. Acho de extrema importância quando escritores e escritoras da periferia conseguem chegar ao grande público e mostrar de forma crua a realidade da maioria da população brasileira, mas que ainda é tão pouco representada nos livros por quem de fato faz parte dela.

andrealog 06/04/2023

Ta aqui do lado mas a gente não vê
Numa prosa rapidamente culta, o autor nos mostra um lado que nem todos enxergam quando passamos pelos milhares de trabalhadores que estão ao nosso lado, seja no supermercado, na borracharia, no posto de gasolina, gente que é muito mais do que um estereótipo, que sonha você é luta todos os dias não só para ter pão na mesa e um teto sobre a cabeça mas para conquistar um mundo melhor.

Doug 23/03/2023

São vários os motivos que tornam Os Supridores uma obra fantástica. Primeiro, é impressionante a facilidade com que José Farelo caminha entre a norma “culta” e a linguagem do dia-a-dia falada pelos personagens sem cair em estereótipos, habilidade que com certeza se deve as suas origens. Também é impressionante como ele constrói o cenário da trama de forma bastante verossímil e crua, expondo de forma bastante precisa como as relações de poder entre Estado e o tráfico de drogas se aplicam na periferia de Porto Alegre e os sentimentos e angustias dos personagens que vivem nesse contexto. O que pode soar fantasioso para alguns (como vi em algumas resenhas por ai...), mas qualquer pessoa periférica reconhece sem a menor dificuldade a veracidade dos acontecimentos narrados.
Mas para além disso, o ponto alto da obra é a maneira como o autor descreve conceitos marxistas bastante complexos de forma clara e objetiva, sem recorrer ao academicismo e ainda assim sem tratar o leitor como um ignorante. A forma como os personagens aplicam esses conceitos na venda de maconha também é outro ponto genial.
Por fim, Os Supridores é a prova viva de que a distinção entre alta e baixa literatura não passa de elitismo, infelizmente, ainda não ultrapassado. Uma verdadeira aula sobre vários aspectos. Como dizem por aí, “uma obra obrigatória”.

Raphael 21/03/2023

Os supridores e o necessário José Falero.
Uma história que se passa nas quebradas de Porto Alegre, mas se faz comum em realidades de todo o país. Crua, atual, triste e sistêmica. O melhor que li esse ano digo isso sem exageros. Pedro, Marques, Luan, Angélica, meus queridos. Guardarei esses personagens no coração.

Valdir 17/03/2023

A escrita visceral e potente de José Falero impressiona. ?Os Supridores? atribui voz, nome e sobrenome a tudo o que é esquecimento.
O melhor lido do ano até aqui!

Kamyla.Maciel 13/03/2023

Uma aula!
A história é centrada em dois personagens, o Pedro e o Marques, eles decidem que cansaram de tanta pobreza, cansaram de trabalhar trabalhar e não ter nada, de serem explorados e ainda assim não ter um real no bolso, de não saírem da miséria, como foi com seus antepassados. Então, para conseguirem dinheiro, eles decidem romper com o sistema e passam a vender maconha. Daí a história se desenrola? não vou falar mais nada para não ter spoiler.

Certamente estará entre os melhores do ano! É um livro que nos envolve, que nos faz torcer pelos personagens, que me prendeu do início ao fim. Bateu tristeza também, perceber que, infelizmente, algumas pessoas já estão tão sobrecarregadas que não têm mais nada a perder, apenas sobrevivem.

O livro é muito fácil de ler, uma linguagem boa e rápida. Me emocionou muito porque mostrou muito fielmente as consequências de uma sociedade extremamente desigual, em que uns passam fome enquanto outros vivem no luxo, em que umas vidas valem muito e outras nem são vistas.

Eu torci tanto por esses personagens, o livro nos coloca no dilema de torcer para o que ?é tido como errado?. Mas errado pra quem? Por que? A que custo? É errado quando não são os corpos marginais que fazem?

Os pontos altos do livro são os diálogos de Pedro, quando ele explica sobre a exploração dos trabalhadores, sobre mais valia, sobre a lógica como a sociedade funciona. José Falero conseguiu, muitoooo didaticamente, trazer os pensamentos de Marx para a vivência daqueles personagens.

É um livro incrível e que mostra bem as marcas de uma sociedade desigual e opressora. Recomendo a todos, inclusive quero presentear várias pessoas para trazê las para a discussão, porque é isso que Falero provoca.

Maravilhoso e fora da caixa também.

Trecho: ?Não só morrera: fora fuzilada em público! E nada seria feito a respeito. Nada! Era inútil esperar que houvesse comoção: ninguém se importava. Deus, ninguém se importava! Era o tipo de coisa que acontecia todo dia?todo santo dia! Pobre demais para ser lembrada, preta demais para ser levada em consideração, eis que aquela mulher era expulsa da existência, e mesmo exterminada de maneira tão brutal, mesmo assassinada à luz do dia, mesmo estraçalhada a céu aberto, mesmo aniquilada diante de quem quisesse ver, mesmo assim, nada: ninguém se importava, nada seria feito, ficaria tudo por isso mesmo! Um ser que absolutamente invisível viera ao mundo, absolutamente invisível o habitara e absolutamente invisível desaparecia dele! Um ser produzido e destruído na lama da indiferença plena: era como se nunca tivesse existido! Um ser cuja vida e morte confundiam-se nos matizes do descaso total.?

Vinder 04/03/2023

Ótima leitura! O livro vai ganhando tensão e o escritor consegue nos prender até o final. Desigualdade social, violência, amizade? qual o limite para tentar ter uma vida justa?

Lenir 23/02/2023

Um soco no estômago
Uma narrativa dura e crua da realidade das periferias brasileiras e da vida de milhares de jovens atravessados pela desigualdade social, pela injustiça, pelo racismo e pela hipocrisia de uma sociedade apodrecida.

Andreia410 19/02/2023

Empreendedorismo nas drogas
Os Supridores conta a história de Pedro e Marques, dois rapazes de periferia que trabalham como supridores (repositores) em um supermercado. Com a vida mega difícil eles arquitetam um plano de como melhorar suas condições vendendo maconha. Da pra dizer que Pedro e um visionario, empreendedor e com um senso de justiça bem apurado. A narrativa agil, com girias caracteristicas e ser ambientado em Porto Alegre foram aspectos que me fizeram ler rapido e curtir muito.

Cín 18/02/2023

Urgente !!
Leitura mais do que necessária. Tu fica dá risada, fica aflito, chora, tem dúvidas e todas as respostas estão no final com um baita aprendizado: a vida é uma sopa.

Nani84 15/02/2023

Que cacetada de história. Embora já desde o início imaginemos o desfecho, não deixa de ser um belo de um soco na boca do estômago. Apenas leiam.

Lucasz 09/02/2023

Trés bien.
Sobre esse livro, tenho dúvidas se foi ou não o melhor que já li. Mas não poderia ter mais certeza de que foi o mais importante. Pela identificação, pelos sentimentos, pela psicologia (claro) dos personagens, e principalmente pela revolta com todas essas condições que a gente enfrenta diariamente na realidade, nessa dura realidade. É isso, me sinto obrigado a recomendar, só leiam.

Sarah.Meneses 08/02/2023

Te envolve até o final
Sem saber da sinopse e só com a vontade de ler e descobrir fico feliz de como me envolvi nessa história.
Cada dia ansiava pra ter um tempinho de ler ainda mais e descobrir como tudo acabaria.
A ambientação, sotaque e o modo que o autor conseguiu transportar os mesmos sentimentos e pensamentos que nós uma vez ou outro temos peli mundo e sociedade deu a vontade de refletir mais e continuar preso a narrativa que seguia.

Samanta.Fiordomo 03/02/2023

Muito bom! Até a metade do livro achei um pouco cansativo, mas o final super te prende e te traz uma grande reflexão sobre a realidade periférica.