Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Davi.Paiva 06/11/2022

Mexe com a forma como o leitor enxerga o mundo.
Link Amazon: https://amzn.to/3DIZijF

Tudo começou de forma simples: um dia eu manifestei, no Facebook, o desejo de ler mais literatura afro. Biografias, materiais técnicos, romances e contos escritos por autores negros e para o público negro mostrando como somos, como somos vistos, como nos tratam e como lidamos com isso. Marquei alguns amigos e a minha irmã. E dentre os livros listados, estava um que me deixou muito curioso pelo nome e por ser de um autor gaúcho do qual eu nunca tinha ouvido falar. Eu coloquei o título na minha lista para futuras aquisições, mas a minha irmã comprou um exemplar para mim e ainda conseguiu uma dedicatória (obrigado, Cristiane e José!).

Munido do livro, bastou fazer um planejamento para quando ler (não gosto de ler um romance antes de ter lido outro. E nem ler um depois. Atrapalha a experiência, a meu ver) e no tempo certo, curtir a obra.

Resultado: li em 8 dias!

Primeiro eu tenho que reconhecer que a editora Todavia fez um trabalho muito na hora de imprimir o livro: um papel grosso na capa que eu não lembro de ter visto antes deu um ar rústico para a obra (que a meu ver, combina com a dureza que os personagens vivem), uma fonte serifada, uma boa diagramação e... quem resiste a um papel pólen, não é verdade?

E sobre o conteúdo, o que tenho a dizer?

A princípio eu fiquei surpreso do autor deixar os agradecimentos ao final, não deixar um índice e já jogar o capítulo 1 na cara do leitor. No entanto, devo reconhecer que esse "defeitinho" logo é superado pela jornada de Pedro e Marques, bem como as singularidades de personalidades e estilos de vida de ambos, além dos motivos que os levaram a entrar para o mundo do crime.

E dali em diante, mais personagens entram com outros estilos de vida singulares, personalidades e papéis na trama. Sorte e azar andam lado a lado e vemos uma situação, um enredo, um apogeu e um clímax para tal dupla que, embora se encerre de forma seca e até rápida a meu ver, não estraga o conteúdo do livro.

Seja como for, "Os Supridores" me fez olhar o Rio Grande do Sul, a função de supridor (mais conhecida como "repositor") e até a relação entre classes com outros olhos. E nada é melhor que uma obra lhe entreter e mexer com a forma como você vê o mundo, não é verdade?

Recomendo!

ninalamego 04/11/2022

você salgou demais sua sopa
No processo de preparo e cozimento da sua sopa, você irá temperar, experimentar, temperar, experimentar. E é assim que vai indo.
Acontece, com mais frequência que você gostaria, de acabar colocando muito sal na sopa. Você salgou demais sua sopa. O sal vai continuar lá, independente do que você fizer. Não se dê o trabalho de catar cada grão individual de sal, você falhará.
Aceite que o sal está lá. Adicione mais água e, quem sabe, mais temperos. Eventualmente, a sopa deixará de ficar salgada.
Mas é muito mais do que apenas retirar o gosto agonizante da sopa. Sua sopa merece batatas. Cenouras, talvez. Cebolinha, não é todo mundo que gosta, mas eu te aconselharia adicionar também.
Aquele sal excessivo nunca saiu da sua sopa. Mas agora ela está deliciosa.
A vida é como uma sopa.

Wolsey 23/10/2022

Obra prima!
Excelente! Em narrativa extremamente acessível, o autor consegue transitar magistralmente entre o dialeto da periferia e a linguagem culta. É admirável.
À medida que a leitura avança se percebe a diferença no ritmo. Não que a narrativa seja agitada, ou acelere, mas é que as situações vão se encaminhando de uma forma tão peculiar que o leitor se pega em leitura frenética. É difícil não ser envolvido, ainda mais porque a história e as referências são fiéis à cidade de Porto Alegre, o que talvez tenha contribuído para me envolver mais ainda.
A mistura de pobresa, exclusão social, comédia, tensão, trabalho duro, filosofia, violência e tragédia dá o tempero desta obra, que na minha opinião já nasceu como um "Clássico". Não duvidem!
O final não é óbvio e mereceria comentários à parte, o que não cabe aqui (mas apropriado num bom bate papo, numa mesa de bar, com chope geladinho, obviamente).
Foi a melhor surpresa de um ano de excelentes livros, que tive oportunidade de ler.

Nato.Reis 20/10/2022

"Dar um jeito" não é mera gambiarra, mas uma estratégia para se manter vivo num mundo que teima em transformar pessoas em máquinas. ??

Lú Ribeiro 16/10/2022

Dignidade e Sobrevivência
O livro aborda temas reais e duros da sociedade contemporânea, com foco nas questões das classes e nas oportunidades que estas trazem para sobreviver...
Nos faz refletir sobre as possibilidades e os destinos das classes menos favorecidas.
Um belo livro!

Dhewyd 16/10/2022

Discriminação social
Romance de estreia de José Falero, que retrata fielmente o cotidiano da população mais pobre da cidade de Porto Alegre/RS. Temos como personagens principais dois "SUPRIDORES" que são os repositores de prateleiras de uma rede de supermercados, Pedro e Marques. Dois jovens paupérrimos que vêm de uma longa linhagem de antecedentes tão pobres quanto eles, que mal conseguem pagar as contas e subsistir, ganhando salário mínimo, tendo que morar na periferia da periferia da pior favela da cidade.

Entretanto, o jovem Pedro não se conforma com a vida de cão que leva e convence o seu amigo e colega de trabalho Marques a tentarem uma investida que os torne ricos, Pedro se utiliza de uma oratória fascinante e cheia de significados pra convencer o amigo dessa empreitada, custe o que custar, até mesmo quebrando as barreiras da legalidade.

Presenciamos no livro uma linha tênue entre o que é certo e o que é errado, o autor em sua abordagem nos faz ser cúmplices dos pensamentos de Pedro, que acha que todos têm que ter as mesmas oportunidades e que já que eles não têm, vão buscar por eles mesmos a tão dignidade almejada.

É um livro nacional muito bom, que escancara as desigualdades sociais, nos fazendo refletir sobre a situação dos menos afortunados, e de certa forma entender o que se passa na cabeça deles quando decidem entrar para o crime pra ter uma vida melhor. Indico com certeza!
Janaina Edwiges 16/10/2022minha estante
Ótima resenha! Este livro está na minha lista, gosto bastante desta temática social.

Dhewyd 16/10/2022minha estante
Obrigado... compensa muito lê-lo... bem atual, e a crítica social muito boa.

Bruno Oliveira 15/10/2022

UM BAGULHO DO BOM!
Os supridores, primeiro romance do gaúcho José Falero, é um barato forte de crítica social com umas pegadas cômicas, tá ligado? Impossível não se deixar ouvir, como o seu parça Marques, com os papos-cabeça do protagonista Pedro ao longo do romance. Seus discursos, suas ideias são tão verdadeiras, lógicas e de uma natureza real de vivência que fazem delas perfeitas aulas de sociologia e, também, de filosofia. Ao ler o livro, o leitor já espera que o final será trágico, violento, como essas histórias de ambiente urbano, suburbano, periférico, costumam ser, porém, a partir do meio pro final, o leitor se pegará duvidando disso: será que vai rolar um final feliz por aqui? Melhor não entregar o bagulho, mano! Enfim, bem escrito, com ótimos personagens principais e secundários e, ainda, com um genial resumão das ideologias do Marx (sim, aquele mesmo do O Capital) no miolo, este Os supridores é sim, sem dúvidas, um orgulho da nossa produção literária contemporânea. Leia-o.

bianca 15/10/2022

Por que a vida tinha que ser tão miserável?
Se tem um cenário que eu amo ler é minha cidade, me apaixonei por Caio Fernando Abreu por retratar tão bem Porto Alegre, e com José Falero não foi diferente e mais ainda por retratar a violência e miséria escondida e ao mesmo tempo amostra na cidade.
Essa realidade cruel e miserável sendo encarada com ideias marxistas foi o ápice, a escrita e desenvolvimento totalmente envolventes te fazendo torcer e comemorar por eles, extraordinário, que seja exposta e trazido a luz a realidade das "sombras" da capital.
(Inclusive os nomes e facções sendo as reais me trouxe muitas questões)

Luisa 11/10/2022

maravilhoso esse livro. linguagem simples, papo direto mesmo e com uma carga emocional muito grande. da metade pro fim, fui segurando o fôlego, dando algumas breves pausas entre as páginas mas sem conseguir tirar o livro da mão até terminar tudo. foda!

Lari Pontes 09/10/2022

Incrível
Uma das melhores leituras desse ano. José Falero trouxe a linguagem típica das regiões menos favorecidas de Porto Alegre. No estilo de La Casa de Papel, nos faz torcer pelos personagens, que, apesar de estarem fazendo algo errado de acordo com a lei, são humanos, e como tal, sofrem e lutam para melhorar de vida. Diferente de muitos, eles fazem algo para mudar o futuro que os aguardava. Com um pensamento Marxista, os personagens nos ensinam um pouco sobre a teoria, além de mostrar aos poucos o desenvolvimento das relações sociais com outros personagens. Além disso, o texto de Falero é objetivo é ao mesmo tempo poético, não é chato, nem maçante, tem ação o tempo todo.
Como moradora e conhecedora da cidade, consegui me identificar, mesmo não sendo preta nem pobre como os protagonistas.

Angi 03/10/2022

Um tapa de luva
Eu não vou falar muito sobre o início do livro porque nem eu entendi direito, e o final também
Porém o último capítulo mudou toda a minha visão desse livro. O último capítulo foi como alguém falando ?se tu quer uma vida melhor, então quem precisa mudar ela é tu?. O livro todo em si tem uma linguagem fácil e muito cotidiana pra quem vive no sul (bah, tchê, tu). O último capítulo ficou marcado na minha memória, e vou levar pra vida a metáfora da sopa.

Leila 30/09/2022

Às vezes me pergunto o quanto ao lermos literatura contemporânea somos influenciados pelos seus respectivos autores, sabe? Pelas suas histórias de vida mais do que suas obras em si. Por isso de repente é tão mais fácil falar abertamente se gostou ou não de um clássico, porque ele já maturou, o autor já morreu e você não tem melindres de ofender ninguém, sem falar nos fãs clubes que existem por aí, que de repente tu arruma briga com uns 500 num piscar de olhos de graça (brincadeira, mas é sério!) Dito tudo isso, pontuo que até gostei do livro do José Faleros, mas creio que gosto mais ainda da história do autor atrás da historia do livro, me entendem? Sei que é confuso, mas acho que dá pra compreender, rs
Os supridores tem uma certa fama nos círculos literários já e acho que é redundante falar sobre ele, então seguirei aqui minha antiga máxima de só dizer que é um bom livro, bem escrito e bom de se ler! Porém eu não morri de amores não, restará ao tempo dizer se ele envelhecerá bem e se tornará um grande livro da nossa literatura né? De qualquer forma estou ansiosa pelas próximas obras do autor.

Josue.Fagundes 21/09/2022

Mtooo foda
Livro que te prende logo no início. A trama dos 2 personagens principais mostram a difícil vida do trabalhador brasileiro que vive na periferia? que rala, rala, rala e não vê esperança pela frente. A escrita é muito fluída e não te deixa parar de ler. Livro gaúcho que retrata o Brasil perfeitamente.

Icaro 21/09/2022

Excelente
Gostei muito do livro e da perspectiva do narrador. Foi bem bacana ele ser ambientado em Porto Alegre. Super bem escrito.