Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Day 03/03/2022

Perfeito
Mais uma vez a literatura nacional mostrando sua força com esse livro incrível. José Falero mistura as regras ortográficas com o dialeto do dia a dia, fazendo a gente se conectar de cara com os personagens, porque eles não estão falando de um jeito "culto", eles estão falando do jeito que se fala na vida real, e isso é primordial pra essa história, que fala muito sobre oportunidades (e a falta delas).
Marquei diversas reflexões, feitas principalmente por Pedro, que escancaram a desigualdade do nosso país.
A gente torce pelos bandidos porque a gente conhece a história deles e percebe similaridades com a nossa própria história, o que só um livro nacional pode fazer com maestria, e José Falero o fez muito bem.
Ri em várias partes, me emocionei em outras, e senti tudo que dava pra sentir lendo esse livro. Incrível, todos deveriam ler.

"Eu tenho uma pá de mestre. A maioria deles já morreu faz tempo, só que eu posso navegar na alma deles, lendo o que eles escrevero." p. 59.

Max 02/03/2022

Esperava mais...
Apesar de todo "hype" sobre o livro, achei em alguns momentos, meio panfletário, monótono, claro que a história não é de todo ruim, com seus altos e baixos. Merece 3 estrelinhas...

Kirsch 28/02/2022

Esse livro me foi muito recomendado. Admito que com o início da história nao me animei tanto assim, mas com o transcorrer de tudo a leitura se tornou muito fluída e gostosa. A alternância de linguam curta e coloquial ficou muito legal. O diálogo final do Veio com o Pedro é sensacional. Nunca se deve salgar demais a sopa.

@buenos_livros 28/02/2022

Os Supridores - José Falero ??
?Quando foi que houve alegria, senão alimentada por completas mentiras ou verdades desfalcadas? Sempre que a realidade mete o pé na porta, não há sorriso que não trate de escapulir pela janela. Todo felizardo é, antes de mais nada, um iludido.?
. 20/2022
. Os Supridores (2020)
. José Falero ??
. Romance | 304p. | E-book
. @todavialivros
. José Falero narra a história de Pedro e Marquês, dois jovens supridores de um supermercado em Porto Alegre que resolvem dar uma guinada em suas vidas através de um novo negócio à margem da lei. O livro traz a realidade de forma crua e constrói uma história engenhosa de como mudar a realidade a qualquer custo. Gostei muito da construção dos personagens e do desenvolvimento do novo negócio dos parceiros, porém entendo que a história se perde um pouco no final em uma guinada hollywoodiana. Com uma linguagem extremamente informal e referências bastante regionais, o livro pode ser difícil para alguns leitores se engajarem, não foi o meu caso. Recomendo! Literária nacional contemporânea de qualidade.
. ??????

Daniela742 26/02/2022

Os supridores
Aqui, acompanhamos a história de dois supridores de supermercado, que cansados de uma vida de miséria e dificuldades, decidem que precisam mudar de vida. É Pedro quem tem a ideia genial: começar a vender maconha.

A história é extremamente cativante e tem uma narrativa fluida. Os personagens também são ótimos e muito fácil de se apegar e torcer para que eles consigam vender toda maconha do mundo.

No mais a trama toda é muito divertida, mas ainda assim repleta de reflexões sobre difíceis realidades brasileiras.

Sabri 18/02/2022

Sensacional
Bah q livro! As ideias que o protagonista Pedro tem e nos passa são de uma riqueza sem igual, duras mas muito necessárias. A história de prende do início ao final, único ?defeito? é q achei o final muito corrido, mas ainda sim considero um dos melhores livros dos últimos tempos

Rossana 15/02/2022

Instigante.
Um história que precisa ser contada.
Dois supridores de supermercado que moram na periferia, resolvem montar um esquema para sair da pobreza baseado nos conhecimentos do marxismo que um dos personagens tem.
Um esquema perigoso.personagens muito envolvidos nesse esquema devido o que ele proporciona é um livro que te faz ter contato com uma realidade distante da maioria.
Que didática foi essa hein? Rsrsrs
Acho que vira filme.

Carol 11/02/2022

Literatura brasileira contemporânea de boa qualidade. Surpreende que Falero não seja mais conhecido atualmente.
Alê | @alexandrejjr 17/02/2022minha estante
Mas vai ser, Carol! Tenho essa esperança!!

Ludmila 11/02/2022

Algumas coisas bem interessantes
"Os supridores" uma narrativa do modus operandus capitalista. A partir da visão e amizade entre dois funcionários de um supermercado - os supridores de prateleiras/abastecedores, o autor discute a captura do trabalho excedente do trabalhador pelo capitalista - a mais-valia, critica e desmistifica a meritocracia e, por fim, elucida a tão frequente expressão "a necessidade faz o ladrão". O desprovimento material total e que reflete na ausência de dignidade e esperança por condições melhores induz os personagens ao caminho tão comum a esta classe renegada, o tráfico de drogas.
Achei a primeira metade do livro fantástica, em que numa linguagem do dia-dia, o autor traz a compreensão do funcionamento do capitalismo por pessoas simples sem conhecimento formal e técnico do assunto, mas a narrativa se perde no final, virando um historinha de ação. Pena.

"Seus bisavós tinham sido pobres a vida inteira, seus avós tinham sido pobres a vida inteira,seus pais tinham sido pobres a vida inteira: até onde iria isso? Se era verdade que a riqueza, ou pelo menos uma vida digna, podia ser alcançada com muito trabalho e dedicação, então o que estava acontecendo? Ele tinha dado o azar de nascer numa família de grande tradição na vadiagem? ... Gerações e gerações de preguiçosos que merecem as condições humilhantes em que nasceram e viveram? Não, claro que não. Todos seus ancestrais tinham trabalhado muito ao longo da vida, pertenciam a classe social que mantinham a merda do país funcionando, e se sempre foram pobres, era pq devia haver alguma coisa errada." (P. 23/24)
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante

João Sales 03/02/2022

Os Supridores
A história de dois supridores de supermercado que resolvem abandonar a vida sofrida de muito trabalho e pouca remuneração por uma com mais riscos porém com mais retorno: vender maconha.

Uma história bem porto-alegrense com personagens e locais tipicamente da periferia da cidade sob um pano de fundo de luta de classes, com críticas ao sistema capitalista e que possivelmente vai virar filme.

Vai que não tem erro. Bom demais!

Victor Hugo 01/02/2022

É muito bom ler um livro sobre periferia e tu vê que a pessoa sabe do que tá falando. É ágil e prende bem, mas achei que não tem nada muito novo a oferecer num tipo de enredo já tão saturado

Simone.Cardoso 26/01/2022

Realista
O livro ganha muito no quesito realismo, descreve bem a ascençao e a decadência de um grupo de crime organizado.
O eu lirico justifica e dá humanidade para personagens que buscam subir na pirâmide social através de atividades ilícitas.
A vontade genuina de melhorar de vida e de buscar dignidade e espaço na sociedade aos poucos da espaço a ganância que naturalmente precede a conquista do objetivo inicial e a sede de vingança diante da injustiça tras um desfeche necessário para nao transformar o livro numa ode a criminalidade.
A dificuldade de transpor os limites impostos pela sociedade é enfatizado e lamentado pelo leitor e nos da um banho de consciência da falta de oportunidade de alguns grupos sociais, pessoas as vezes que buscam apenas o direito de pertencimento arriscando tudo em nome disso

douglas 22/01/2022

Os supridores.
Livro muito bem escrito. O autor consegue mesclar a linguagem culta com a linguagem das ruas. Intercalando momentos de boa reflexão de caráter social. Ampliando o debate para situações referentes a condição das classes sociais em nossa sociedade. É impossível ler o livro e não pensar na gigante desigualdade existente no nosso país. Grande livro. Boa história. Vale a leitura.

Sylzie 17/01/2022

Incrível obra brasileira!
Um livro que mostra a singularidade de uma boa parte da cultura brasileira! De forma extraordinária e real, o autor demonstra através de detalhes precisos a realidade que a sociedade insiste em fingir que não existe.

Uma leitura que te faz sentir intensamente o que está sendo narrado, ao mesmo tempo em que te faz refletir sobre a perspectiva de quem vive uma realidade que não é mostrada na tv.

Terminei o último parágrafo totalmente arrepiada.

Simplesmente incrível!

Maí­ra 16/01/2022

Personagens apaixonantes
O grande trunfo de Falero é ter conseguido transformar a realidade que conheceu tão bem em personagens marcantes, carismáticos e apaixonantes.
Quando terminamos a leitura, não pensamos mais neles como personagens; eles são pessoas reais, que tivemos o prazer de assistir evoluir e de quem sentiremos falta.
Pessoalmente, acho que o que ele tentou construir na voz do narrador, mesmo quando entendemos o motivo, ficou forçado demais e perdeu força, mas os diálogos e o enredo são TÃO BONS que esse ponto é apenas um detalhe.
A importância desse livro é GIGANTE e não poderia recomendá-lo mais!