Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

jdelisiario 25/06/2022

Os supridores
Pedro e Marques, repositores de supermercado. Vida difícil, pobre, sem perspectiva.

Pedro, cabeça, leitor, bola um plano para sair da vida de miséria e escassez que vive. Marques, esquentadinho, pai, marido, acredita nos ideais de Pedro.

Se juntam com mais algumas pessoas (não citarei nomes para não dar spoiler) para fazer o sonho acontecer.

Que livro, minha gente.

Achei o início lento,as quando a leitura engata, engata para valer.

Leiam! Literatura nacional!

#leituraTerapia
#literaturaNacional

Matheus 25/06/2022

Perna pra que te quero
Leitura muito boa e envolvente. Trazendo uma realidade e aspectos atuais na leitura, é incrivelmente gostoso e assustador absorver isso tudo quando não se remete a nossa realidade.

Felipe.Ferreira 22/06/2022

?A sopa só fica pronta quando tu morre?
Gostei muito. As ideias do livro são muito boas. É de personagens como esse que nascem grandes lideranças, última página do livro é muito surpreendente.

FelCuesta 19/06/2022

Excelente, ácido e nada clichê!!
Um livro surpreendente que merece resenha destacada é este Os Supridores do escritor nacional contemporâneo, José Faleiro.

A trama apresenta dois caras jovens e pobres, Pedro e Marques, como tantos outros no Brasil, que trabalham na função pouco glamourosa de empacotadores (supridores) de um supermercado de Porto Alegre e estão exaustos da rotina sofrida e do salário minguado a ponto de decidem arriscar um plano ousado para saírem da linha marginal de pobreza e ganharem um pouco de grana. A ideia é vender maconha em uma área onde essa droga perdeu espaço para o crack e a cocaína e assim restabelecerem um nicho desse mercado.

Embora pudesse cair num clichê, o livro nos apresenta uma narrativa dinâmica, bem humorada e inventiva sobre a saga dos amigos empreendedores. Com personagens marcantes pelos quais vamos nos afeiçoando e alternando uma linguagem erudita do narrador com as gírias da periferia sulista (um dos pontos altos do romance) desenvolvidas nas falas dos personagens, a obra segue um arco crescente de tensão que prende o leitor até o final, quando as coisas, digamos, não saem exatamente como planejado.

Outro mérito do livro, a meu ver, é a cutucada sutil em certos discursos repetidos na sociedade de maneira onipresente, como por exemplo o da idealização do empreendedorismo e de uma suposta meritocracia acessível a qualquer um, como se bastasse querer muito e trabalhar duro para conquistar alguma coisa na vida e crescer economicamente. Durante a leitura, vemos que o modelo de business idealizado pela dupla é, no fundo, uma grande ironia com os que pensam que essa trajetória do empreendedorismo bem sucedido pode ser eficiente como regra, e não quase sempre devido ao privilegio de casta que devem ja ter previamente aqueles que tentam avançar por esse nicho, tanto quanto a origem anterior de seus dotes, especialmente se a atividade for licita e exigir capital inicial.

Os supridores é uma leitura que consegue ser densa, ágil e ao mesmo tempo bastante didática àqueles que não enxergam para muito além da sua bolha.

Larissa Verena 18/06/2022

Leitura fluida e enredo simples, mas alguns diálogos são muito longos, monólogos, o que eu achei um pouco cansativo. Mas indico a leitura.
Mais uma indicação do Book.ster, desafio um livro por mês.

Carol 17/06/2022

Leitura gostosa, fluida. Fala sobre a difícil realidade da desigualdade social no nosso país e mostra uma visão diferente sobre o tráfico de drogas... capítulos finais de tirar o fôlego!

Milena 17/06/2022

Os supridores
Brilhante obra de José Falero!!! Não consegui desgrudar os olhos até finalizá-la! O enredo que envolve a dupla de supridores, Pedro & Marques é de tirar o fôlego! Vale cada página lida e uma tremenda reflexão :
- ?cuidado ao salgar demais a tua sopa!? ?

Agnes.Camargo 15/06/2022

Se a classe operária produz
tudo a ela pertence.

Desta forma Pedro - o narrador personagem - desenrola a história de sua vida.

Inconformado com a realidade do capitalismo que tudo te leva e com pouco te deixa, decide tomar caminhos tortuosos.

Somos autores e também reféns de nossas ações, e dessa forma José Falero nos mergulha numa imensidão de reflexões sobre viver, sobreviver, fazer escolhas e tomar caminhos sinuosos.

Os Supridores foi o melhor livro que li neste ano.

João Paulo 14/06/2022

Favoritos de 2022
Como é gostoso ler um livro que te prende, faz refletir, a escrita é fluida e o final é avassalador. São tantos elogios para essa obra que ficaria cansativo de colocá-los todos em ponto aqui. Mas só entenderão o que estou falando quem ler. Não irá se arrepender! Uma história necessária e um verdadeiro soco no estômago.

Robson68 13/06/2022

Personagens cativantes
Há certos livros que, mesmo pela história, poderiam não me chamar a atenção. Impulsionado pelo @book.ster, li Os Supridores e tive uma grata surpresa. Esses anti heróis que se apresentam como protagonistas acabam nos cativando palavra por palavra, ato por ato. E mais: nos fazem entender, bem claramente, o porquê de muitos caírem numa ?vida errada?. Não é escolha, não é opção. Em que pese não ter curtido muito a necessidade de situar Porto Alegre de maneira tão constante, é um livro que nos faz ficar íntimos dos personagens e ter receio do que pode acontecer ao final. Vale a pena demais, parabéns, @jzfalero

Gabi 12/06/2022

Pqp
Amei esse livro, foi um dos únicos livros que li por obrigação e realmente gostei.

O Pedro e o Marques são supridores em um supermercado em Porto Alegre, vivendo na periferia, até o Pedro ter a ideia de se juntarem para vender maconha.

Esse livro me prendeu do início ao fim. As ideias do Pedro (bem socialista ele), o Marques reclamando (idiota), a Angélica (não sei como não entrou pro crime antes), o Luan (era bem bobinho, eu chorei)...

Marcianeysa 06/06/2022

Já tinha ouvido falar muito bem do livro. No entanto, ele superou todas as minhas expectativas. Leitura fluida, história interessantíssima e muitas reflexões sobre as diferenças sociais no nosso país.

Iza Santos 04/06/2022

Que leitura massa, super recomendo!
Ficamos ligados na vida do Pedro e do Marques.
Manu sempre dando várias dicas boas de livros.

Lane 01/06/2022

Legalzinho
Não sei por que, mas não gostei tanto quanto achei que fosse gostar?
A narrativa na real é bem simples, não tem nada de mais.
Achei legal a forma como Falero escreve, sem ser muito rebuscado? mas a história não foi mt pra mim.

Inspirações Literárias 01/06/2022

Esse livro é extremamente NECESSÁRIO
Um livro, verdadeiramente, fantástico. Todavia, causa muitos sentimentos angustiantes, pois demonstra como a vida dos supridores por meio da venda de maconha se transforma.

Apresenta a dureza da vida e realidade dos que vivem a margem da sociedade imersos em realidades sociais e econômicas duríssimas.

Uma leitura que nos conduz a profundas reflexões sociais e humanas.

O cenário é Porto Alegre, mas sem dúvida representa o Brasil.

RECOMENDADÍSSIMO!
Bruna.Portoghese 01/06/2022minha estante
Estou lendo...foi uma delegada que me indicou

Inspirações Literárias 01/06/2022minha estante
Uma leitura de coragem que nos apresenta realidades sociais e humanas que por vezes são ignoradas e por fim julgamos sem conhecimento desse lugar. Um livro que nos transforma, sem dúvida, em seres humanos mais empáticos e afetivos diante da história singular do outro.