Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Alice 03/08/2022

Te faz pensar...
Um livro muito bom que mostra a história de 5 pessoas de periferia que viram na venda de maconha uma saída para uma vida melhor. É um livro que nos faz refletir bastante sobre a nossa sociedade atual e sobre todas as injustiças sociais que nos cercam (o livro até me fez torcer pros traficantes kkkkkk).
Amei ver a minha cidade representada de verdade, sem glamourização!

Tibi 03/08/2022

Me apeguei a traficantes?
Os supridores é uma história Intensa sobre a pobreza, o tráfico, a determinação e a vontade de viver de 5 jovens, que apesar de escolherem um caminho fora da lei, são so pessoas com sonhos e que mereciam muito alcançá-los.
Me apeguei muito a história, a trama é muito bem construída, a inteligência do Pedro é impressionante, os momentos tensos são muito emocionantes.
Amei MUITO ler esse livro e superou todas minhas expectativas, recomendarei todo mundo ler por que é uma realidade muito próxima da gente e que muitas vezes não percebemos. FODA DEMAIS
Dhewyd 20/01/2023minha estante
Li esse recentemente... que livro top! só não gostei muito do final! mas o começo e meio foi eletrizante!

Gabriella.Anderson 31/07/2022

Os Supridores
Interessante ler um livro que descreve sua história nas ruas da cidade onde eu nasci.
Conta a vida de supridores de supermercado que passam a vender droga para melhorar de vida. Vale a leitura. Gostei.

Igor.Veras 21/07/2022

Os supridores
É uma vibe bem Cidade de Deus. Ele começa bem lento e massante, mas quando começa a engatar é quase impossível conseguir parar de ler sem ficar na vontade de continuar. As histórias são bem construídas e tem bastante adrenalina, você fica esperando a hora do plot twist a todo momento.

"Curioso como, mesmo sendo literalmente a coisa mais natural da vida, mesmo sendo a única certeza da vida, ainda assim a morte possa parecer tão absurda, para quem ama aquele que morreu."

Paloma 20/07/2022

Porto-alegrenses vão amar
Me deliciei muito lendo uma história que se passa na minha cidade, com uma linguagem SUPER coloquial e ainda assim com mensagens muito profundas. Cinco estrelas, livrão.

Neilson.Medeiros 18/07/2022

Uma trama ágil que põe no centro aqueles que são invisíveis nos corredores da grande máquina da sociedade. Aqui vemos de tudo um pouco: a parceria entre dois caras que se complementam, teoria marxista na voz do supridor de supermercado, a hipocrisia que circunda ?os homens de bem?, o jogo por trás do tráfico de drogas e a alternância entre registros linguísticos na voz do narrador e dos personagens. Além disso, ainda vemos tipos muito interessantes, como o Véio e o Sr. Valdir. Tive uma leve impressão de que o livro poderia ter economizado em alguns diálogos muito longos, mas entendo que isso faz parte da sopa que o autor escolheu para a obra ter a cara que tem. Por falar na sopa, o diálogo entre o excêntrico Véio e Pedro se torna a cereja do bolo da narrativa. Do encontro inusitado surge uma conversa filosófica que ajuda Pedro em sua jornada. Em suma, temos aqui uma face do Brasil: o cidadão pobre, inconformado com a exploração, que recorre a meios escusos para provar a fatia do bolo a que poucos têm direito. Merece ser lido!

Camila 14/07/2022

Os Supridores de José Falero
Um livro que vc quer devorar. Um livro que te aflige, faz rir e chorar na mesma velocidade. Um livro que gera empatia pelos personagens principais, ainda que contraventores. Um livro que explica muito sobre porque algumas pessoas escolhem determinados caminhos. Mas será que é uma escolha?
A linguagem leve, ora erudita ora permeada de gírias da periferia e da comunidade traduzem a realidade dos grandes centros urbanos.
Entre Pedro e Marques, supridores de uma rede de supermercados somos apresentados ao cotidiano de uma parcela gigante da sociedade brasileira que, infelizmente, é silenciada e estigmatizada. O retrato da pobreza e da subserviência moderna escancarado a quem não vive esse mundo.
Longe de defender os rumos desses personagens caricatos e carismáticos, pude compreender que a falta de escolhas resulta na história que lemos. Um livro que fala de meritocracia sem usar levianamente o termo. É um romance, mas é vida real. Impactante.

lucianem 13/07/2022

Os Supridores
Lido pelo Desafio Bookster 2022.
A obra narra a estória de dois supridores de um supermercado que resolvem entrar para o tráfico como forma de ganhar dinheiro "mais fácil" e sair da vida dura que levam.
De início tudo dá certo, mas as consequências desse tipo de vida não tardam a aparecer.
Um retrato bem pintado da desigualdade social que é a marca da nossa Pátria Amada Brasil.

Felipe770 11/07/2022

Espetacular. Livro de não largar. Falero cria personagens interessantes e a trama é completamente envolvente. Mas posso esperar para ver o filme - alguém já de fazer.

Celaro 04/07/2022

Marx nos pampas
Uma dupla de jovens oriundos da periferia abraça uma oportunidade de melhorar de vida. Os riscos, porém, surgem e trazem dilemas difíceis de enfrentar. Tem uma pegada marxista sob a luz da periferia da realidade de uma metrópole brasileira, Porto Alegre.

Bárbara 03/07/2022

História muito envolvente, não conseguia parar de ler, precisava saber o que aconteceria no final. Além das discussões filosóficas muito interessante e reflexivas. Recomendo demais

Anna.Lauren 03/07/2022

Interessante
Eu li este livro devido a um clube do livro. Não é o tipo de livro que eu leria por vontade própria e eu só me interessei de verdade porque eu sou gaúcha e a história se passava em POA.
Eu gostei. A história é interessante e dá um certo incomodo sobre como as coisas funcionam na sociedade. É bem instigante e a escrita é bem fluída.
Vale a pena a leitura.

Maria Amélia 29/06/2022

?finalista do Prêmio Jabuti 2021

Que livro!!! Que história!!! Que final!!!
Uma narrativa muito bem construída, com personagens que conquistam, abordagens temáticas geniais e um final perfeito.
Sensacional poder ouvir o autor em dois clubes de leitura contando sua história de vida, de escritor e da jornada até a versão final do livro.
A edição em francês será lançada em agosto: "Supermarché" pela Editions Metailie .
Agora quero logo ver o filme ou série, porque o roteiro já está prontinho no livro mesmo!

"À vontade entre a norma culta e a gíria das vilas na periferia de Porto Alegre, como quem transita com destreza e naturalidade entre um clássico picaresco e os filmes de Tarantino, José Falero escreveu um romance único, cômico, sensacional e eletrizante."

Simone 28/06/2022

O livro fala da vida das pessoas que vivem a margem da sociedade. Em que pese saiba que pobreza é um mal no Brasil, não posso compreender a escolha do crime como forma de mobilidade social. O viés esquerdista do enredo me deixou frustrada, ao mesmo tempo que ilustrou perfeitamente o bizarro legado de Marx.