Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Jamile 17/06/2023

Só quem nasceu pobre entende esse livro
Um dos livros mais lindos que li nos últimos tempos. Não uma beleza romântica, pq a história não é nada romântica, mas uma beleza em forma e estrutura. A escrita de Falero beira a poesia.
Com explicações marxistas ao longo da trama, sobretudo no começo, o livro trata a pobreza e falta de oportunidades com uma poesia indescritível. Só quem compreende o peso das estruturas vai entender as escolhas de Pedro e Marques.
A verdade é que, só quem nasceu pobre e sem grandes esperanças na vida entende e se conecta com os personagens, que são gente como um monte de gente. E a beleza está aí, descrever com profundidade um público marginalizado.

Rafaela.Rezzadori 15/06/2023

Baita leitura!
Sobreviver, transformar-se, viver. Dignidade, qualidade de vida. Perda de controle. Violência. Fim.
A leitura de Os Supridores é uma viagem social! Te leva por lugares surpreendentes, inimaginados. Vale muito a leitura!

umbookaholic 15/06/2023

Eu AMEI essa leitura!!!

adorei conhecer a escrita do José, q é mt bem trabalhada e facilmente te conecta aos personagens dessa história. logo no começo, me peguei gostando deles e torcendo pra q saíssem logo dessa situação MERDA na qual eles se colocaram. cada um ali tem sua propria história, seu próprio jeito d falar e suas ambições, o q faz com q tudo fique muito relacionavel

ao longo d toda essa montanha russa d emoções, eu me peguei desesperado pra saber o final. fiquei completamente viciado no livro e não conseguia largar!!! fui dormir 4h da manhã, doido p terminar logo

Franciel.Oliveira 14/06/2023

Os supridores
Comprei esse livro porque meu professor comentou um dia numa aula de literatura, na hora me deu vontade de ler, pois eu também era um superior na época (e até pouco tempo), assim fiquei com ele na cabeça por mais de um ano, até que finalmente comprei. Foi amor a primeira lida, eu realmente gostei muito de todo o livro, sem dúvidas entrou pra lista dos favoritos de todos, eu espero que ele seja lido por muitas pessoas.

felipe.gugel 13/06/2023

Ótimo!
Leitura muito fluida. Muitas reflexões sociais são possíveis a partir desse livro! Ansioso para discuti-lo na aula de literatura, na faculdade.

Iolanda 09/06/2023

O livro nos apresenta personagens muito interessantes vivendo em uma Porto Alegre periférica.
Pedro e Marques são colegas de trabalho que se encontram na afinidade das dificuldades do dia-a-dia e nos sonhos de uma vida melhor.
Pedro é um jovem muito inteligente e através dele, o autor José Falero dá uma aula de marxismo.
Os planos elaborados, os parceiros para a venda de drogas, o desdobramentos que seguem, tudo é bem amarrado em uma história que nos prende, provoca ansiedade, torcida, lamento e nos faz terminar o livro desejando que a história se torne um filme. Certamente uma história que tem muito potencial para as telonas.

Nicholas Sana 04/06/2023

Não existe arte apolítica?
Literatura, assim como outras manifestações artísticas deixam um legado político, além das qualidades em si da obra?.nesse texto maravilhosamente escrito a dor da classe trabalhadora é colocada como principal argumento do texto?..absurdamente fantástico e doloroso.

PedrokaTBHC 01/06/2023

Mais um favoritado
Eu amei esse livro, achei simplesmente sensacional.

José apresenta-nos dois amigos supridores de uma rede de supermercados que querem mudar de vida e encontram no tráfico uma saída da vida miserável que eles tem.
As passagens dos dialogos dos pensamentos de Pedro são incríveis, o contraste culto da descrição com o retrato do dialeto comum nos diálogos são um charme, os personagens são apaixonantes. A trama é de uma genialidade tamanha, com nuances delicadas.
Eu amei, é isso, adorei os personagens, me emocionei junto com eles, me identifiquei mto com o pedro(n só pelo nome), o discurso de mais-valia é mto bem feito e no geral é um 5 estrelas mto fod a.

yoshii 28/05/2023

Uma leitura impressionante
O livro trata de dois supridores de um mercado em Porto Alegre/RS.
O protagonista Pedro tem ideias bem marxistas e é bem legal ele explicar a lógica de uma maneira acessível.
Cansado dessa vida de pobreza e falta de dignidade, toma uma decisão profissional para poder formar uma oportunidade em sua vida.
A história é bem envolvente e o que me surpreendeu foi a cena de ação perto do final.
Não conseguia parar de ler e estava "ai meu deus o que vai acontecer".
Muito bem escrito e fundamentado.

Marcelo Costa 26/05/2023

Foi uma grande surpresa encontrar esse título. O autor consegue transmitir com muita verdade, seja através da descrição do espaço, bem como na linguagem dos personagens, as mazelas que pessoas de baixa renda ainda convivem no seu cotidiano. Marques e Pedro, sem dúvidas, refletem outros indivíduos que existem no país, que são massacrados pelo sistema político e econômico que, pela falta ou precária de assistência social de ter uma vida digna, acabam sujeitando-se a entrar no mundo no crime com a perspectiva de sair do lugar de precariedade que enfrentam.

Martony.Demes 25/05/2023

Um livro que não promete muito mas entrega uma densidade de emoção
Eu imergi nesse livro esperando mais uma história comum com desdobramento já esperado. Contudo, o livro entrega muito mais.

Uma história bem simples e real, próxima de nós (explicitada no resumo), que, início parece ser mais uma comum. Porém, a medida que se passa, os personagens se revelam, a trama ganha um tom emocionante e eventualmente o autor dá umas pinceladas filosóficas e até sociológicas que engrandecem a narrativa.

Com um misto de humor, aventura e tensão, a jornada dos protagonistas vai se erigindo e a gente, como leitor, se vê próximo a ele e vai percebendo que o que eles estão fazendo não vai dar bons resultados! E isso a gente vai de carona nessa densidade de escrita e apreensão!

Quero que aceite o convite para singrar junto deles e experimentar o quanto esse livro é ótimo, a despeito do final não ser tão impactante quanto toda a jornada do livro! Talvez por isso mesmo: a obra nos mantêm o tempo todo com a chama da curiosidade acesa e alta. E ao final requeremos algo mais forte e não veio! Mas não tira o brilho do livro!

Amanda 22/05/2023

Promessa da literatura nacional
Os Supridores é uma obra que retrata, com a consistência que só quem pertence a este conseguiria, um panorama das vilas e dos morros brasileiros. Do dialeto presente na narrativa às reviravoltas e relações exploradas na trama, Falero consegue mesclar a realidade de muitos brasileiros (que podem não chegar a executar o plano ousado de Pedro, mas que certamente já consideraram a ideia algumas vezes) com um enredo de ação, que te prende até a última página, e reflexões sociais feitas por uma ótica marxista.

Minha única crítica ao livro, é que deveria ser maior. Com certeza recomendo a leitura, e estou ansiosa por ler outras publicações do autor.

jegrandini 15/05/2023

Os supridores
Um livro que saiu totalmente da minha zona de conforto.
Muito bem escrito, uma leitura que te entrete e te faz querer ler mais.

Eu diria que é um livro que me deixou muito reflexiva, porque ele traz assuntos muito atuais e reais, te faz rever soluções mágicas pra problemas sociais que você achava que tinha, te traz pra mais perto da realidade dos personagens. Ainda que eu não consiga me colocar no lugar deles, devido ao meu lugar privilegiado na sociedade, ainda que eu não concorde, mesmo sabendo da sua realidade, em alguns pontos apresentados no livro, ainda que durante toda a história eu tenha tentado pensar em alternativas melhores para as que os personagens tomaram, eu torci muito pra que no final tudo desse certo, porque eu me apaguei a eles, como se fossem meus conhecidos! Mas o final te surpreende, e você pensa: sério isso? Só por isso a vida dele foi pro saco? Quando aconteceram inúmeras coisas, que seriam por si só motivo para ele se ferrar!

Mas assim como na vida, um pequeno detalhe pode te ferrar!
Ainda sim, mesmo não sendo o final que eu torcia, eu gostei como o livro terminou, achei que o autor conseguiu surpreender e ainda sim, trazer uma ilusão e esperança pro leitor que torceu por Pedro!

Recomendo a leitura, desde que você esteja preparado para repensar muitas realidades sociais do nosso país, leia com a cabeça aberta, sem julgamentos, aí sim, a leitura será proveitosa!

Maria.Thereza 14/05/2023

Das melhores leituras de 2022
Eu adorei essa leitura. A narrativa mistura temas como tráfico, desigualdades, desemprego e juventudes no Brasil. A linguagem é fácil e informal, além da escrita ser bem cativante - fui conquistada logo no começo.

José Falero conta a história de dois jovens, Pedro e Marcos, nascidos e crescidos na periferia de Porto Alegre. Eles se conhecem no supermercado em que trabalham como empacotadores. Cansados de uma vida moldada por desigualdades e sem qualquer perspectiva de vida, Pedro tem a ideia de começar a vender maconha. Mas não em qualquer modelo: ele se baseia em ideais marxistas para toda a construção do sistema, inicialmente formado por ele e Marcos. A trama se desenrola a partir daí, envolvendo novos atores e trazendo mais desafios do que Pedro imaginava.

Como a própria sinopse coloca, o livro é uma ?sátira social?, e retrata nada mais do que a realidade atual da nossa sociedade.

?? gostou da resenha? siga meu instagram literário: @tt.leituras