Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Florinha 24/01/2023minha estante
Nunca vou superar não ter lido as cartas?

mari152 15/06/2023

????
Odiei uma das personagens principais em 70% do livro o que tornou uma leitura insuportável que me deixou de ressaca literária e só recomendo pra quem é muito paciente ?
Ingrid 04/07/2023minha estante
Foi a Clara? Eu desisti de ler por causa dessa INSUPORTÁVEL ??

mari152 05/07/2023minha estante
com certeza foi a clara KKKKKKKKKKK mds q garota chata, antes ela tivesse morrido

Daia0 28/10/2021

Amei!
A Colleen é maravilhosa, amo todos os livros dela, e este não foi diferente, a história nos envolve nos personagens, sofri junto com a Morgan.

marinafrancomf 29/10/2020

É bom.
É uma leitura leve, que não trata tantos assuntos pesados, como outras obras da Colleen. Senti falta de mais narração em alguns momentos, acho que a história poderia sim ter sido melhor escrita, ou talvez seja apenas a tradução.
Enfim, não sei.
Gostei do livro no todo, Clara me irritou em alguns momentos, senti alguns dramas desnecessários, mas Clara é uma adolescente, que passou por grandes traumas, compreensível.
E sobre Miller, fofo demais. Eu adorei ele.
Gostei da história contar duas histórias de amor ao mesmo tempo.

catrwy 23/05/2023

Marcante
é um livro que te prende bastante também, eu demorei um pouco pra ler ele pq comecei e tava lendo príncipe cruel ent n lembro muito do começo mas é muito muito bom, quando eu peguei pra ler terminei rapidinho.
recomendo

Bru Fátima 06/11/2020

Ola?, voce?s aqui sabem que sou 'cadelinha' da autora ne??! Mas a algum tempo os livros dela tem me decepcionado pelo excesso de drama, falta de cuidado ao abordar e desenvolver tema extremamente serios, dando a eles finais perfeitos em passe de ma?gica.?
Nessa obra a autora explora o drama nas relac?o?es familiares - perdas, mentiras, traic?a?o, perda?o, recomec?os. E? narrado por Morgan e Clara (ma?e e filha), uma relac?a?o de se rompe com o luto. ?
Morgan despertou em mim total empatia, ela desde a infa?ncia foi privada de qualquer vinculo afetivo. Sem pai e com uma ma?e ausente, foi responsa?vel por si mesma e por sua irma? mais nova. Quando se viu no papel de ma?e, dedicou-se completamente a essa func?a?o. Agora ale?m de perder as pessoas mais pro?ximas que tinha, ela descobre um segredo que faz cair por terra tudo o que viveu ate? hoje e ela sequer pode dividir isso com algue?m, se afundando em depressa?o e lutando para oferecer seu melhor a Clara.?
Clara, o que dizer dessa adolescente que me irritou muito?! A ti?pica adolescente rebelde, impulsiva e egoi?sta, na?o estou desmerecendo a dor dela, mas realmente os comportamentos de Clara foram inconsequentes.?
Jonah e? outro personagem importante do livro, mas que raramente existe na vida real hahahha. Assim como Miller, um adolescente comum e ati?pico quanto aos babacas de livros haha.?
Ahhhhh o ponto alto foi o personagem do vovo?, aquele que deixa ar de heranc?a (so? quem leu vai entender kkkk).?
Ja? o fim, foi o que mais me incomodou: tudo e? resolvido magicamente, cura-se depressa?o, aceitac?a?o de uma nova dina?mica, lac?os sa?o reatados, relac?o?es restauradas, empatia semeada, tudo num passe de ma?gica. Sem tratar com responsabilidade a depressa?o, os comportamentos de exposic?a?o ao risco emitidos por clara, enfim - ate? Nany Mcphee demoraria mais para resolver os dramas daquela familia.?

Sabrina 14/03/2021

Esse é o primeiro livro que leio da Colleen Hoover, e ja quero ler mais livros dela.
Eu gostei muito da historia, da escrita, dos personagens e tambem teve umas partes que eu me identifiquei real. Talvez não tenha sido o momento certo, mas também não foi o errado. Agora eu vejo que realmente eu precisava ler algo que foca no relacionamento de mãe e filha.
Esse livro me ensinou bastante e me fez refletir sobre o meu relacionamento com a minha mãe.

Recomendo muito!

Thais645 18/04/2023

Uma traição pode destruir famílias, e ainda é pior porque elas geralmente vêm de quem está mais perto.
Até onde isso pode afetar.
O amor de uma mãe pode suportar muita coisa para evitar a dor de um filho.

Isa Sales 08/02/2022

triste e intenso
O começo desse livro me deixou com o coração muito apertado, e acho que isso talvez tenha ocasionado minha demora na leitura. Fiquei tensa com a relação da Morgan e da Clara durante a história, que só parecia piorar. O romance Morgan-Jonah no começo parecia legal, mas depois achei que ficou meio sem graça. Já a situação Clara-Miller foi muito fofa, e ele apoio ela durante todos os momentos, mesmo quando ela parecia o mais instável possível. O final foi muito fofinho.

Geh 22/07/2021

Se não fosse você
os dois romance que teve nesse livro foi muito FOFO, eu adorei? quero um jonah ou miller na minha vida!!!!
agora, o relaciomento de mãe e filha nesse livro MANO DO CÉU, não é nem angustiante não, foi IRRITANTE mesmo. Se tivessem pegado pra conversar e serem honestas desde o início, não teria chegado onde chegou!! mais eu entendo a enrolação toda,pq aí não teria livro né ?
o plot que teve eu estava com um pé atrás logo no início por causa de pequenos detalhes ali que a colleen jogou e fiquei ?hmmmm sei não, suspeito?
e quando comecei a ler e vi que já começou com gravidez eu fiquei?, pq não gosto de plot com gravidez e a garota ter que ficar com o cara babaca por conta disso e tudo aquelas coisas, só que foi de boa.
E na sinopse já tá isso, só que como não gosto de ver antes de ler fiquei meio por fora.
porém é isso, os homens que citei no início ganharam meu coração todinho e a Morgan eu gostei dela também só me irritei na parte em que ela não queria contar o babado pra filha e a Clara bem.... foi chatinha em certas ocasiões e revirei os olhos pra algumas coisas que ela fazia sim, mais ela não tem bola de cristal pra saber das coisas né, só não gostei da falta de respeito que ela tinha com a mãe.

Wanessa.Tavares 23/04/2021

Esperava mais
As personagens principais são chatas, o enredo é previsível. Em relação aos outros livros da autora, esse é um dos que considero mais fracos. Ainda assim Colleen tem a maestria de envolver o leitor e fazê-lo devorar o livro rapidamente.

Manu5 07/02/2022

O livro é muito bom, conta a história de uma família sobre tudo, mãe e filha, depois de um acontecimento a vida delas viram de cabeça para baixo, segredos serão descobertos, e a relação das duas será muito abalada.
Eu achei que ela demorou muito pra falar pra clara, porém entendo o lado dela, esse livro é a prova que o amor sempre vence ??

Coração de Leitora 19/07/2021

Senta que lá vem textão!
Uma história de mãe e filha. Nada poderia ser mais tocante. Dois lados da história e muitos sentimentos jogados feito uma bomba… Mas quem disse que relacionamentos familiares são fáceis?

Morgan: Engravidou cedo e consequentemente se casou cedo. Abdicou tudo de sua vida para cuidar de seu marido e sua filha. No início, abrir mão de tudo foi uma escolha certa, era necessária. Com o passar do tempo, se tornou um hábito e agora, já com sua filha grande, se tornara um vazio. O que ela faria quando sua filha fosse para faculdade e enquanto seu marido trabalha todos os dias? Morgan se sentia deslocada.

“Ando pensando muito nessas coisas ultimamente. Agora que minha filha está mais velha, sinto um vazio enorme dentro de mim, que parece sugar o ar de todos os dias que passam, quando tudo que faço é viver por Chris e Clara.”

Clara: No auge dos seus dezesseis anos, seu único pensamento é de não ser como sua mãe, ou repetir seus passos na adolescência. Seu maior sonho é fazer teatro, conquistar uma carreira. Porém seus pais “não concordam” e nem aprovam seu sonho.

Sobre elas: A relação delas é uma tempestade completa. Clara nitidamente prefere a companhia do pai, enquanto pede conselhos e conta seus segredos para sua tia (irmã de sua mãe). Ela acredita que sua mãe é extremamente previsível e superprotetora; ou seja: chata e não a deixa viver. Morgan não sabe lidar com tudo isso, se sente enciumada e acaba muitas (e muitas vezes) se estranhando com sua filha e piorando a situação.

Mas se a tempestade já era forte o bastante, imagina só quando a tempestade se torna maior do que se pode imaginar? Só existem duas possibilidades: ou essa relação se reconstrói no meio de toda destruição, ou ela será quebrada para sempre.

“Esta semana provou para mim que nem todas as tempestades melhoram, às vezes os danos são catastróficos demais para serem consertados.”

Antes de tudo, vou dizer o que é fato: uma relação estremecida por falta de diálogo e terapia. Clara muitas vezes é uma garota chata, que só enxerga os defeitos de sua mãe, que é extremamente superprotetora. Bem, É CLARO QUE ELA É SUPERPROTETORA, afinal, ela cuidou de você a vida dela toda e não sabe mais o que fazer. Dê tempo pra ela! (meu eu mãe gritando aqui) - MAS não posso esquecer que Clara é uma adolescente que se acha o centro de tudo e está pronta para se aventurar, fazer loucuras e aborrecer os pais. E quando tudo acontece, como Clara iria reagir? Bem, como o alecrim dourado que sempre foi, ora! Ela não entende o que os adultos fazem para resolver os problemas ou abafar grandes decepções.

Após tantos desabafos, devo dizer que esse livro conta a história de um novo começo.
Uma oportunidade delas resolverem o que precisam, de enxergar o que é necessário e de se permitirem ser felizes. De valorizarem a relação delas mesmo com suas diferenças, sentimentos e frustrações.

No fim, eu entendi tudo o que a autora quis passar com a relação complicada entre elas. Consegui me colocar no lugar das duas, apesar de ficar muito irritada com Clara. O romance que acontece em meio às tempestades é muito cativante e dá um pouco mais de leveza no meio de tudo isso. Vale muita a pena, mas antes de tudo, prepare seu coração afinal, é um livro de Colleen Hoover.

“Desde que nasci, todas as decisões que ela tomou foram para me beneficiar. Eu sempre soube disso. Mas acho que nunca me senti grata por seus sacrifícios antes de hoje.”

Ps: precisava terminar o livro daquela maneira????

Claudia164 06/04/2021

Collen sempre arrasa, este livro traz todos sentimentos a tona quando estava lendo , primeiro fiquei intrigada curiosa com a relação dos quatros .
Passa os anos e retorna os quatros juntos com filhos no contexto e não consigo entender o que se passa com a Clara.
Logo depois raiva por que a traição com a Clara foi horrível, raiva da adolescente que a filha estava se tornando e pq ela não contava logo o que realmente tinha acontecido ?
Agora o Miller que menino fofo, ele deixava o coração quentinho, vovô também .
Tirei o chapéu para a Morgan como ela enfrentou tudo sem querer sujar a imagem que a filha tinha do pai e da tia.O pedido para ir ao baile foi o melhor de todos .