A Noite Cai

A Noite Cai Camila Cerdeira

Resenhas - A noite cai

conceicaolari 27/04/2021

A história é maravilhosa
A história é maravilhosa.

Conto é narrado por Ana, que tem uma irmã gêmea Cecília, ambas são de uma linhagem de bruxas poderosas yoruba. Ana, tem uma paixonite por uma garota chamada Samantha, na faculdade. Um dia as duas ficam até mais tarde fazendo um trabalho, até que coisas estranhas acontecem. Ana, Cecília e Bernardo (namorado de Cecília) vão em uma jornada, ajudar Samantha.

Esse é um conto bem curto, o que me incomodou um pouquinho, parece que tudo aconteceu correndo, sem muitos detalhes. Eu queria que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre o passado de Ana, sobre a cultura Youruba e outras coisas, que ao meu ver faltaram. Ele também tinha alguns errinhos de português, não era nada muito WOW, mas me incomodou bastante, por esses motivos, foi 3 estrelas.

Mas a escrita da autora é super fluída e eu queria muito um livro a respeito desse conto.

Cássio Cipriano 11/10/2021

Sem clichês sobre bruxas e lobisomens, e isso torna a história fantástica!
Longe das representações eurocêntricas e hollywoodianas da bruxaria, no conto "A Noite Cai", Camila Cerdeira nos mostra a diversidade nas narrativas fantásticas sobre magia em uma história cheia de referências da cultura iorubá. No conto, as irmãs gêmeas Ana e Cecília, junto com Bernardo, namorado de Cecília, são parte do mesmo egbé, termo que designa a Sociedade dos Espíritos Amigos e se refere, simultaneamente, a um orixá e a uma irmandade ou corporação de seres espirituais. Cada um deles é filho de um oxirá diferente e, por conseguinte, possuem habilidades distintas. Juntos, eles precisam enfrentar perigos para ajudar uma lobisomem que aparece no campus da UNIFOR, onde Ana estuda, e que está ligada a ela.
O conto tem apenas 41 páginas, mas é cheio de acontecimentos inesperados, que deixam a leitura bem estimulante. E não espere encontrar clichês sobre bruxas e lobisomens. Aqui, você verá coisas um tanto incomuns (e que provavelmente só se verá nesta história), tipo um lobisomem sendo transportado em cima de um celta azul.

Júlia 01/05/2021

Um conto rápido e gostosinho de ler!
Muito interessante a história dos personagens e Oxóssi, que eu não tinha muito conhecimento.
A Cecília sem dúvidas foi minha favorita kkkkkkkkkkkkk, mesmo sendo bem curtinho acho que não faltou nada.

@Evelivre 15/01/2021

Um conto urbano fortalezense
Eu ACABEI de ler esse conto de uma autora LOCAL, sem fazer ideia desse detalhe.
Escolhi esse ebook do Kindle Unlimited (aquela assinatura que falei pra vocês ontem - Ver destques KINDLE) por causa da sinopse.
Envolvia cultura afro, literatura urbana, YA etc. Elementos que costumo gostar em narrativas.
Nas primeiras páginas, no entanto, me identifiquei profundamente com a linguagem utilizada pelos personagens. Eu parei e pensei: Opa! Essa autora deve ser cearense. Pah. Fui pesquisar e era mesmo! Hahah
Adoro essa identificação em livros contemporâneos de autores cearenses. É tão massa se identificar linguisticamente com um personagem também, é como se ele fosse ainda mais próximo de nós.
No mais, @camilacerdeira foi genuína na sua escrita, trazendo elementos da cultura afro com muita propriedade e de forma leve em um conto de fantasia em que uma jovem precisa da ajuda da irmã e do cunhado para "salvar" um lobsomem de ficar eternamente preso naquela forma. Os elementos fantásticos são bastante críveis e somos imergidos em uma corrida contra o tempo para libertar o lobisomem de fatidico destino.
Percorremos a cidade de Fortaleza junto com as personagens e eu já tô com saudade das meninas do conto?
Adorei! Só senti falta de um glossário para os termos em yorubá. Ia ser demais!

Ps: amei a capa?

juliaverse 29/12/2022

Fofo
Gostaria muito de uma continuação! A noite cai é uma leitura leve e fluída que traz consigo um romance fofo de se ler. Gostei muito de toda a representatividade no livro e me prendeu do início ao fim.

bellapants 22/08/2021

Nunca me apaixonei tão rápido na vida. Eu podia ler 500 páginas desse conto sem problemas.
(Skoob deixa a gente fazer resenha do tamanho que a gente quer, pvr)

yssa.vogrincic 15/12/2021

BOM DEMAIS
Como já dizia Liam Payne no clipe Best Song Ever da One Direction: "PER- FECT"

Amei todos os personagens mas minha favorita foi a Cecília, gostei muito da história, Samantha é também minha favorita mas eu guardo no meu coração a Cecília e o Bernardo.

E sim, a Ana é muito apaixonadinha pela Samantha, quase me apaixonei junto.
Luiza2333 13/01/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKKK

MilocaCS 05/12/2020

Eu achei muito interessante a história escrita por Cami. Nota-se claramente a brasilidade saindo das palavras o que não costumamos ver com frequência.
Fiquei com gostinho de "quero mais" e espero que consigamos um pouco mais dessas irmãs que me conquistaram.

Taty.Ribeiro 16/01/2022

Um conto de fantasia diferente!
Esse conto me surpreendeu por ser uma história de "bruxas e lobisomens" diferente do que estou acostumada a ler, gostei de terem fugido dos estereótipos que normalmente ocorrem nestas histórias. Tem poucas páginas mas a mitologia em torno da cultura yorubá é bem construída (também demonstram muito respeito por outras religiões), e a representatividade LGBTQIA+ ocorre com bom humor e um romance clichê gostosinho de ler (sem ocorrência de dramas ou preconceitos). Recomendo. ?

Emilly 07/12/2020

Adorei
Leitura q deixar um leitor de fantasia feliz aqui tem de tudo em tão poucas páginas, eu amei como a autora desenvolveu a história, os personagens são muito bem escritos e nem se fala da mitologia q é muito bem feita ,bom o conto é perfeito !!

Karoline67 30/03/2021

Fofo!
Eu realmente não sou fã de Young Adult, mas esse livro tem tudo o que eu queria numa história: muita cultura negra, meus amados orixás e romance lgbt. AI AMEI ???
ps: destaque para o personagem trans Bernardo, muito fofo ??

m.gebara 05/11/2020

esse foi meu primeiro contato com a escrita do camila e eu fiquei muito presa e apaixonada
os personagens são cativantes, a história cheia de magia e criaturas (o que me deixa triste de não ter lido em outubro) e toda vez que eu sentia perdida vinha uma explicação
terminei com um sorriso no rosto, completa e querendo um pouco mais desse mundo!

Cassio 29/03/2021

A história parece um episódio avulso de uma série que já teve episódios anteriores, mas na verdade é um stand alone. O que por um lado gera a sensação de quero mais no leitor, mas ao mesmo provoca uma sensação de falta, não me parece uma história completa e sim um episódio qualquer de uma série adolescente. Infelizmente na minha experiência de leitura faltou envolvimento com os personagens e imersão dentro da história. Não é uma total perda de tempo porque promove diversidade, e devemos incentivar autores nacionais, mas ao mesmo tempo não devemos fingir que gostamos de um conto em que não tivemos uma boa experiência de leitura.

Gisele Silva 23/03/2021

Legal
Conto curto. Não foi muito o que eu esperava mas é legal pra passar o tempo. Recomendo.

Jenny 12/03/2021

" E acordar às cinco da manhã pra fazer exercício? Não mesmo, isso é contra a minha religião."
Amei o conto! Tem uma vibe meio Teen Wolf com religiões africanas e bruxas (mas não bruxas). Ana tem umas falas e pensamentos icônicas e sinceras, eu adorei ela. Relação entre Samantha e Ana muito bom.