A Noite Cai

A Noite Cai Camila Cerdeira

Resenhas - A noite cai

larueswift 24/06/2021

a execução me decepcionou
gostei da proposta, mas a execução me decepcionou. apesar de ter gostado do pouco que nos foi apresentado da personalidade dos personagens, não consegui criar nem um tipo de afeição com eles. o enredo também foi muito corrido. esses dois (três?) fatores em conjunto me fizeram ficar bastante entediada de uns 70% pra baixo.

Sayuri 31/10/2020

Um conto incrível!
Não sei se tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse conto! Me vi presa do início ao fim, ansiosa pra saber mais detalhes desses personagem e se tudo daria certo no final da trama.
Foi ainda mais gostoso ter lido esse livro hoje no Halloween, pois o clima da história combina perfeitamente com lobisomens e "bruxos".
Amei a representatividade na história, assim como tudo nos personagens. São mega divertidos, engraçados e espontâneos, o que me deixou triste foi a história ter acabado tão rápido, porque eu só queria me envolver ainda mais nessa história criada pela Camila. Foi o primeiro contato que tive com a autora e com certeza quero ler outras histórias da mesma.
Sem sombra de dúvida foi um dos melhores contos que eu li esse ano, se não o melhor! Senti tantas emoções boas em tão poucas páginas. E achei uma sacada genial o título dos capítulos e a referência a Sailor Moon no final foi tudo pra mim! Por favor, dêem uma chance pra esse conto, tenho certeza que não vão se arrepender!

bellapants 22/08/2021

Nunca me apaixonei tão rápido na vida. Eu podia ler 500 páginas desse conto sem problemas.
(Skoob deixa a gente fazer resenha do tamanho que a gente quer, pvr)

Matheus Monteiro 06/11/2020

Uma deliciosa fantasia urbana fortalezense
"A Noite Cai" é uma narrativa divertida, com personagens carismáticos, uma construção de universo mágico muito interessante e que abre portas para muitas novas histórias e uma aventura noturna urbana maravilhosa de se acompanhar. Apaixonado por essa pérola de fantasia em Fortaleza.

Lethycia Dias 07/11/2020

História original com ritmo delicioso
Fiquei interessada em ler "A noite cai" assim que Camila Cerdeira começou a divulgar esse conto. E tratei de pegar emprestado pelo Kindle Unlimited para ler assim que pude. É a história de duas irmãs bruxas yorubá, e o namorado e uma delas, tentando ajudar uma garota lobisomem a passar por sua noite de transformação.
Gostei muito das referências a orixás e ancestralidade, e de como Camila usa isso para criar os elementos fantásticos de sua história. Estamos acostumados a ler histórias de fantasia com mitos e mitologias estrangeiros, geralmente europeus, que nada tem a ver com a nossa cultura, importados dos livros e filmes de fantasia mais famosos. Em "A noite cai", Camila Cerdeira traz uma mitologia de origem africana e ao mesmo tempo bastante brasileira, pois os orixás estão presentes nas religiões brasileiras de matriz africana. E dá protagonismo a pessoas negras numa história bastante original.
"A noite cai" tem um ritmo muito gostoso e pode ser lido de uma vez só. Tem momentos de bastante ação, com os personagens se deslocando de um lugar ao outro para realizar sua missão e enfrentando inimigos em batalhas, e também tem momentos descontraídos e engraçados, além de momentos fofos em que shippamos a protagonista Ana com sua crush, a Samantha. Foi delicioso de ler, e eu adoraria ter mais histórias ambientadas nesse universo.

site: https://amzn.to/3ka1m8i

DAbora.Ruthe 11/03/2022

Taaooo boomm
Muito fofo, e meio bizarro tbm. A história conseguiu entregar tudo em tão poucas páginas, realmente incrível.

Acho q se tivesse mais páginas, muitas coisas poderiam ser mais desenvolvidas ou mais exploradas, como o relacionamento da Samantha e da Ana dps de tudo, mas ainda assim émt bom, enfim, um conto de milhões

_natalia 01/09/2021

Fiquei presa do início ao fim!! Gostei muito da história e da escrita da autora. Só achei esse amor todo muito rápido, mas fora isso o livro é perfeito! Recomendo muitoo

Deeny2050 16/11/2020

muito fofooo
eu amei esse conto ? alegrou minha noite! Eu tava lendo livros muito massantes e muito difíceis, portanto resolvi ler esse livro pra me distrair e amei demais aaaa quero ler tudo dessu autore

conceicaolari 27/04/2021

A história é maravilhosa
A história é maravilhosa.

Conto é narrado por Ana, que tem uma irmã gêmea Cecília, ambas são de uma linhagem de bruxas poderosas yoruba. Ana, tem uma paixonite por uma garota chamada Samantha, na faculdade. Um dia as duas ficam até mais tarde fazendo um trabalho, até que coisas estranhas acontecem. Ana, Cecília e Bernardo (namorado de Cecília) vão em uma jornada, ajudar Samantha.

Esse é um conto bem curto, o que me incomodou um pouquinho, parece que tudo aconteceu correndo, sem muitos detalhes. Eu queria que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre o passado de Ana, sobre a cultura Youruba e outras coisas, que ao meu ver faltaram. Ele também tinha alguns errinhos de português, não era nada muito WOW, mas me incomodou bastante, por esses motivos, foi 3 estrelas.

Mas a escrita da autora é super fluída e eu queria muito um livro a respeito desse conto.

Malu 31/03/2021

Quero mais
O bom de conto é porque eles são curtinhos. O ruim de contos é que eles acabam rápido demais e nos deixam querendo mais. É exatamente assim que me sinto agora.

@Evelivre 15/01/2021

Um conto urbano fortalezense
Eu ACABEI de ler esse conto de uma autora LOCAL, sem fazer ideia desse detalhe.
Escolhi esse ebook do Kindle Unlimited (aquela assinatura que falei pra vocês ontem - Ver destques KINDLE) por causa da sinopse.
Envolvia cultura afro, literatura urbana, YA etc. Elementos que costumo gostar em narrativas.
Nas primeiras páginas, no entanto, me identifiquei profundamente com a linguagem utilizada pelos personagens. Eu parei e pensei: Opa! Essa autora deve ser cearense. Pah. Fui pesquisar e era mesmo! Hahah
Adoro essa identificação em livros contemporâneos de autores cearenses. É tão massa se identificar linguisticamente com um personagem também, é como se ele fosse ainda mais próximo de nós.
No mais, @camilacerdeira foi genuína na sua escrita, trazendo elementos da cultura afro com muita propriedade e de forma leve em um conto de fantasia em que uma jovem precisa da ajuda da irmã e do cunhado para "salvar" um lobsomem de ficar eternamente preso naquela forma. Os elementos fantásticos são bastante críveis e somos imergidos em uma corrida contra o tempo para libertar o lobisomem de fatidico destino.
Percorremos a cidade de Fortaleza junto com as personagens e eu já tô com saudade das meninas do conto?
Adorei! Só senti falta de um glossário para os termos em yorubá. Ia ser demais!

Ps: amei a capa?

juliaverse 29/12/2022

Fofo
Gostaria muito de uma continuação! A noite cai é uma leitura leve e fluída que traz consigo um romance fofo de se ler. Gostei muito de toda a representatividade no livro e me prendeu do início ao fim.

Cássio Cipriano 11/10/2021

Sem clichês sobre bruxas e lobisomens, e isso torna a história fantástica!
Longe das representações eurocêntricas e hollywoodianas da bruxaria, no conto "A Noite Cai", Camila Cerdeira nos mostra a diversidade nas narrativas fantásticas sobre magia em uma história cheia de referências da cultura iorubá. No conto, as irmãs gêmeas Ana e Cecília, junto com Bernardo, namorado de Cecília, são parte do mesmo egbé, termo que designa a Sociedade dos Espíritos Amigos e se refere, simultaneamente, a um orixá e a uma irmandade ou corporação de seres espirituais. Cada um deles é filho de um oxirá diferente e, por conseguinte, possuem habilidades distintas. Juntos, eles precisam enfrentar perigos para ajudar uma lobisomem que aparece no campus da UNIFOR, onde Ana estuda, e que está ligada a ela.
O conto tem apenas 41 páginas, mas é cheio de acontecimentos inesperados, que deixam a leitura bem estimulante. E não espere encontrar clichês sobre bruxas e lobisomens. Aqui, você verá coisas um tanto incomuns (e que provavelmente só se verá nesta história), tipo um lobisomem sendo transportado em cima de um celta azul.