A Noite Cai

A Noite Cai Camila Cerdeira

Resenhas - A noite cai

Saah 11/03/2021

Comecei a ler o livro sem nenhuma intenção e acabei por me apaixonar por essa historia de, infelizmente, apenas 40 pág

Tico Farpelli 16/10/2021

UM LIVRO PROFUNDO EM SUAS REFLEXÕES!
Já fazia um tempo que eu queria ler A NOITE CAI. Após, nunca entendi bem o motivo da minha demora. Li sem ler a sinopse e confiando na ideia de que Cami iria arrasar na escrita. E eu estava certo. Normalmente eu tenho dificuldade de me envolver em tramas românticas, mas a forma sutil e profunda com a qual ela trabalhou o amor entre Ana e Samanta me conquistou de primeira. Já quero ler mais!

Ladis 10/05/2021

Amei o livro!
Queria muito ressaltar tudo de bom que aconteceu na história, a relação e o amor entre as irmãs e a questão dos orixás e os poderes foram muito interessante e legais, agora se eu falar mais sobre o livros vou contar toda a história, então se puder leia, porque uma história de amor seja qual for e como for deixa o nosso coração quentinho.

Ps: Consigo ver demais esse livro como uma produção cinematográfica que representa a cultura brasileira.

Mirele 27/01/2021

Uma história divertida em Fortaleza
Ai, coisa boa ler um livro em Fortalcity, falando sobre os lugares que eu conheço. A história em si é muito boa, mas eu acho que o final pode ter ficado meio estranho, não sei. Mas num geral, muito legal.

Fernanda1156 26/01/2021

Foi sensacional a mistura de orixás com lobisomens
O conto é curtinho e a história é boa, daquelas que lê rapidinho. O assunto me chama atenção, uma mistura de religião com folclore, ficou sensacional. Conta a história das irmãs gêmeas Ana e Cecília que são de uma linhagem de bruxas onde sua magia e sua energia é concebida pelo seu orixá.
Na história também tem um romance lésbico no ponto, nada que tira a magia do que tem que ser resolvido, mas que mostra o quanto é importante falar sobre o amor, sobre como todas as formas de amor vale a pena e o quanto que todos devemos apenas respeitar e apoiar.
Ana tem uma queda por Samantha e acaba ficando até mais tarde com ela na faculdade para fazer um trabalho. Mas eis que surge um lobisomem de início colocando todos em perigo... Mas com o passar do tempo Ana descobre quem é o lobisomem e ainda descobre que tem a necessidade de ajudar. A partir daí começa uma corrida contra o tempo para resolver está situação.
Adorei, tem uma mistura de religião, mistério e folclore, tem romance hetero e homossexual, tem ação e tem família.

"Como filha de Oxóssi, eu curo e tento manter o equilíbrio muito mais do que realmente caço."

Lauraa Machado 21/06/2022

Divertido!
Eu gostei bastante da ideia desse conto e dos personagens. A "missão" deles foi bem cativante e fui facilmente fisgada e envolvida na história logo de cara! Mas confesso que fiquei um pouco perdida às vezes, porque as cenas não eram bem descritas. Não dava para saber onde os personagens estavam fisicamente, como era o local e quais movimentos menores eles faziam.

Sem contar com isso, a questão sobrenatural e a fantasia do conto foram ótimas e eu adorei a história! Recomendo!

Bianca 11/05/2023

Bom, mas faltou aprofundamento
Eu gostei muito dos personagens e da temática, mas senti falta de um pouco mais de aprofundamento e explicações em algumas partes, além do final acabar bem abrupto. Enfim, uma leitura rapidinha e que eu curti mesmo com esse ponto que não gostei.

tata 09/12/2020

Tô toda apaixonada! Estou no caminho de ler mais coisinhas brasileiras e contemporâneas, e esse conto me encheu de calor no coração, eu amei demais, ainda mais pela mitologia inserida nele. A brasilidade pode ser sentida a fundo. Confesso que queria mais, imagina um livro grandão, com Ana e Samantha juntinhas enfrentando alguma coisa? Sonho! Muito obrigada a autore.

Bella 21/10/2021

Super rápido e divertido. Com referências muito legais e interessantes. Tem representatividade e aventura.

Sâmya Mesquita 04/12/2020

PERFEITO SEM DEFEITOS!
Quem me conhece sabe que RARAMENTE dou 5 estrelas aqui, mas PUXA VIDA, QUE LEITURA INCRÍVEL!
É aquele conto que você lê em uma sentada. Tem pessoa trans, preta, LGBT, de religião de matriz africana, tem bruxaria, lobisomem, ação, cultura, emoção, comédia, monstros, faculdade conhecia aqui na cidade... Enfim, PERFEITO!
QUERO MAIS DESSE UNIVERSO! QUERO UMA SAGA COMPLETA, PELO AMOR DE OXALÁ!
Recomendo a leitura DEMAIS!

Giulia 01/12/2020

HELPEEEEEEE!!! ESSE CONTO É TIPO !!!
A leitura desse conto é super fluida e rápida, e mesmo assim ele não peca em nos envolver com os dramas das personagens e torcer por elus o tempo inteiro. Primeiro porque... É UMA SITUAÇÃO BEM TENSA! Eu provavelmente ia dar uma travada e morrer de desespero antes de finalmente começar a fazer alguma coisa. Em segundo lugar, porque eu gosto bastante da temática e estética licantrope (pode me chamar de furry, não ligo - mentira, ligo sim, não chama não). A narrativa super conduz a gente ao longo das páginas em direção aos acontecimentos, e a presença de elementos muito do nosso cotidiano (tipo um carro celta, hauhahu) são decisivos em nos aproximar da narrativa. Fiquei com vontade de ler algo mais longo dentro do mesmo universo. Leitura rápida, divertida e recomendadíssima.

I. Cristhini 21/06/2021

que livro otimoooo Brasil, recomendo muito, li rapidinho e me garantiu ótimas risadas, já acompanho o autor e sou uma grande fã

KirstieS 19/08/2021

Impressionante
Curto, mas entrega tudo. Fantasia, informações das quais eu não tinha conhecimento e agora quero pesquisar mais sobre, romance, bom desenvolvimento e personagens cativantes e cada um com sua particularidade. Serio, coisa mais linda, ja estava esperando que fosse bom, mas é melhor do que eu pensava e eu super recomendo a leitura.

Eliana 22/07/2022

Para os fãs de fantasia!
Ana, Cecília e Bernardo são bruxos, os três fazem parte de um egbé um clã que venera os orixás. Cada um deles é filho de um orixá diferente, consequentemente possuem habilidades que corresponde a magia e energia de seu orixá protetor.

Em uma noite aparentemente normal Ana precisa ficar até tarde na faculdade fazendo um trabalho com a crush Samantha até que um lobisomem aparecer mudando totalmente seus planos, agora o trio vai precisar correr contra o tempo para percorrer sete igrejas até a meia-noite para assim trazerem a forma humana do lobisomem, impedindo que se torne lobo pelo resto da vida

A noite cai é um conto curtinho que traz personagens com muita diversidade, também explora elementos da mitologia africana iorubá.

Em poucas páginas embarcamos numa fantasia emocionante e instigante que nos deixa ansiosos para uma possível continuação

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e quando terminei a leitura fiquei com muita vontade de conhecer mais das suas obras

Se você gosta de uma boa fantasia urbana com lobisomens, magia, com uma pequena pitada de romance com certeza vai amar essa leitura.

conceicaolari 27/04/2021

A história é maravilhosa
A história é maravilhosa.

Conto é narrado por Ana, que tem uma irmã gêmea Cecília, ambas são de uma linhagem de bruxas poderosas yoruba. Ana, tem uma paixonite por uma garota chamada Samantha, na faculdade. Um dia as duas ficam até mais tarde fazendo um trabalho, até que coisas estranhas acontecem. Ana, Cecília e Bernardo (namorado de Cecília) vão em uma jornada, ajudar Samantha.

Esse é um conto bem curto, o que me incomodou um pouquinho, parece que tudo aconteceu correndo, sem muitos detalhes. Eu queria que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre o passado de Ana, sobre a cultura Youruba e outras coisas, que ao meu ver faltaram. Ele também tinha alguns errinhos de português, não era nada muito WOW, mas me incomodou bastante, por esses motivos, foi 3 estrelas.

Mas a escrita da autora é super fluída e eu queria muito um livro a respeito desse conto.