O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Sandro 07/06/2022

Pesado, mas real
O livro me deu uma angústia de sentir as sensações da personagem... pesado como ela se sente excluída, marginalizada dentro da própria família, especialmente pelo pai que a troca pela irmã que vem de longe. Sua redenção final fornece oxigênio para um bom final.

Felipe 04/06/2022

Voo alto
Um livro para ser devorado. Trama envolvente, narração impecável. O trabalho com a linguagem é meticulosamente bem-executado, demonstrando o rigor e o fôlego impressionantes da escrita da autora, e ainda alcançando o resultado de uma leitura fluida, prazerosa. Apesar disso, o tema é duro, e o drama de Aglaia Negromonte nos atravessa à medida que desconfortavelmente nos descobrimos, o tempo todo, irmãos de sua frágil, porém visceral, humanidade.

Tiago Eduardo 28/05/2022

Leitura fluída com detalhes do nosso cotidiano. Rola uma identificação pessoal, mas o drama da personagem principal eleva bastante o tom da história. Válida e traz algumas reflexões a leitura desse livro.

fabio.orlandini 21/05/2022

Excelente
Fiquei surpreso com a qualidade da escrita da autora. Uma história tensa, triste, mas que fala diretamente com nossas dúvidas, medos e angústias, principalmente na nossa adolescência. Um livro visceral que não dá para ser lido sem se envolver.
Com essa releitura, pude retomar todos os sentimentos da primeira vez, porém agora vendo todas as nuances que permeiam a escrita. Ótimo.

Paulascrap 26/04/2022

Impactante!..
"Talvez haja um lugar de onde nao se pode mais retornar, de onde a vida não pode mais ser devolvida".

📌 Uma leitura bem fora da minha zona de conforto e certamente não escolheria sozinha, mas o clube de leitura nos proporciona essas preciosidades e conhecer novos autores e obras é uma delas. Realizamos uma deliciosa discussão com a autora no grupo do catarse organizado pelo @christianassuncao

📌 Iremos conhecer Aglaia Negromonte, uma adolescente um tanto pertubadora, leitora solitária parece criar um mundo próprio e será nessa realidade que iremos mergulhar e conhecer um pouco mais de sua personalidade.

📌 Mãe submissa, pai negligente, tendo um único amigo por ser muito introspectiva, Aglaia tem sua vida já complicada virada de ponta-cabeça com a descoberta de sua meia-irmâ. fruto de um relacionamento extraconjugal de seu pai, e piorando a situação a chegada da francesa Thalie e aceitação geral de sua inclusão na família de forma natural.

📌Sem aceitar a sua presença Aglaia começa a ter atos perversos que nos gera certa dúvida de considerar uma doença mental ou mesmo uma índole ruim ou quem sabe um certo grau de comportamento criminoso, não faltam brechas para discussões sobre a personagem, principalmente ao descobrir que a autora não pesquisou sobre a doença em si para compor a protagonista da trama.

📌 Podemos considerar a leitura irritante e envolvente ao mesmo tempo, depende do ponto de vista do leitor sobre o andar da história e análise do comportamento dos personagens, mas certamente foi uma experiência muito agradável, ressaltando que o final do livro físico e ebook possuem diferença no desfecho.

#clubedeleitura #leituraconjunta #leianacionais #opassarosecreto #contemporaneonacional #autornacional #mariliaarnaud
fermata.literaria 01/05/2022minha estante
Acabei a leitura e estou me sentindo mega deprimida.

Paulascrap 01/05/2022minha estante
voce leu peli fisico ou ebook ... e pesado mesmo..mexe bem com o psicilogico..procure uma live da autora..muito interessante conversar com ela sobre a obra

Bernal 01/08/2022minha estante
Uau! Fiquei curiosa para saber a diferença nos desfechos. Eu li a versão física.

Laiza 22/04/2022

Muito bom!
Mais um livro que peguei pra ler para "quitar os tbr da estante" e qual foi minha surpresa em ler uma das histórias mais envolventes e angustiantes da vida!
O mais interessante foi a curadoria da TAG escolher um livro tão novinho, depois de lê-lo eu entendi o impacto que essa leitura dá e que justifica tão bem a escolha.
Amei!

Maria 19/04/2022

Passaro secreto
O livro narrado por Aglaia Negromonte que é a filha mais velha de um ator famoso e de uma professora.
Aborda reflexões sobre o limite entre doença e maldade.
Aglaia se sente diferente, desde a infância, nos pensamentos, gostos e ações, ao mesmo tempo que é inteligente, também é muito sensível, triste e angustiada.
Ela vê sua vida divida em antes e depois da chegada de Thalie, que é filha do seu pai fora do casamento. O ciúme e a obsessão chegam a um limite e a tragédia se instala.
Gostei muito da leitura e fica a dúvida se a protagonista seria uma pessoa má, ou apenas uma pessoa muito doente que merece nossa empatia e compreensão.

Celia.Mattos 14/04/2022

Mesmo sendo um livro de linguagem muito acessível, O pássaro secreto tem uma narrativa bastante pesada. Seguindo as lembranças de infância e adolescência de Aglaia Negromonte, a personagem nos conduz por seus traumas, tristezas e dores, de forma que variamos entre querer consolá-la, e o choque e repulsa por algumas de suas atitudes.
Aglaia vive com os pais e os irmãos, até que entra em sua vida uma irmã até então desconhecida. O ciúme da irmã que todos parecem amar mais do que a ela, o sentimento de desencantamento com as posturas dos pais, o sentimento de ser traída por eles, a falta de diálogo e preparação para lidar com todas as mudanças que o novo membro da família traz, tornam as atitudes da menina agressivas, e até desproporcionais, desestruturando ainda mais a família que já possuía uma estrutura falha.
A autora nos leva pelos sentimentos de Aglaia de forma poética e até dolorida, por vezes senti necessidade de parar a leitura, respirar, pensar em outras coisas para não sufocar mergulhando nas tristezas da personagem, mas ainda assim é uma leitura que nos encanta. Sem dúvida um dos melhores livros lidos do ano até agora.

Nathy215 06/04/2022

Por que ?
Não consigo concluir o que achei dessa leitura, acabei de terminar e o final não sai da minha cabeça, só "COMO ASSIM" "QUE QUE ACONTECEU AQUI".
Talvez eu mude a nota depois, mas pra mim foi uma coletânea de sofrimentos, os pais sendo negligentes, todas as perdas que ela teve, todo sofrimento de ter tudo na sua vida mudado do nada, é demais. E O FINAL AAAAAA

isa.dantas 26/03/2022

Leitura difícil e incômoda por conta da temática. Temos uma narradora, Aglaia, contando sua própria história e com isso conseguimos tatear muito bem os sentimentos que passam por sua mente depressiva e perturbada. Há muitas passagens excelentes e sensíveis. Fiquei curiosa para conhecer outros livros da autora.

Ana Bellot 26/03/2022

A menina e sua Coisa
Esse livro causa coçeira, incomoda, perturba.
A protagonista é completamente perdida sobre ela mesma, em delírios que misturam fantasia e realidade.
O que mais amei no livro foi o que muitas resenhas criticaram: os MOTIVOS que fazem a protagonista ter seus rompantes explosivos.
Vejam só: estamos falando da mente de uma menina de 14 / 15 anos que vive em uma intensidade enorme por coisas SIMPLES para nós, adultos. E detalhe: ela passou a vida sendo adultizada pela família.
Amor, sexo, aparência, auto estima, família.
Eu achei fantástico!