O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Lusia.Nicolino 02/06/2021

Recomendo que leia e venha me dizer o que achou!
Entre os meus defeitos está o de ser resistente à literatura brasileira contemporânea. Mas, eu enfrento meus defeitos e leio. Não tenho tido grandes surpresas, o que me entristece. Eu adoraria descobrir um Afonso Cruz brasileiro. Marília escreve magnificamente bem e, por isso mesmo, que desperdício com essa história!
Parece mais um exercício, esses mergulhos que os autores fazem em oficinas e cursos de escrita criativa, onde escolhem um tema atual que afetará um bom público e voilà: distúrbios e problemáticas adolescentes. Aglaia é a nossa personagem. Ela enfrenta uma adolescência cheia de problemas – na escola, com os irmãos, com os pais. Os pais sempre têm suas histórias e seus passados nem sempre são bonitos. Há amor na vida dela, mas ela não sabe pegar um fiozinho e transformar em um rio caudaloso. De qualquer maneira, é um feito que um livro atraia a atenção de muitos leitores e, o que não serve para mim, pode despertar muito interesse em outros. É o que sempre digo, as experiências literárias são muito particulares. Eu estou interessada em outras obras da autora, não se conhece um autor por uma única obra. Recomendo que leia e venha me dizer o que achou!

Quote: "Descobri que as histórias mais perturbadoras contadas em livros não são mais perturbadoras do que a realidade, com sua fome de vida e de morte. Leio poesia, onde encontro a palavra em seu estado mais puro. A poesia é um breve lampejo no mistério que envolve a existência. A poesia é um abandono. Deito-me em seu colo e me deixo acalentar."

Licia Maria 02/06/2021

As pessoas eram prisões
Aglaia com certeza me fez repensar o uso indiscriminado da expressão "estou ansiosa".
Dolorido pensar como reagiamos de forma tão agressiva às nossas angústias, às coisas não ditas e aos sentimentos reprimidos. Mais dolorido ainda (brilhante, inclusive) ser conduzida neste abismo por uma criança/adolescente.

Ps.: Vó Sarita, que vó ?

yuka 03/06/2021

Adianto: é uma leitura pesada, sentimentalmente falando.

A protagonista faz cagada atrás de cagada, mas você não deixa de sentir empatia e carinho por ela; ponto para a autora, que construiu uma personagem profunda e interessantíssima.
Essa leitura me incentivou a buscar mais autores nacionais e contemporâneos e foi um dos melhores livros que li esse ano.

@larissacarlota 03/06/2021

De acordo com a revistinha da TAG, é uma obra expressionista e pra minha grata surpresa uma das narrativas mais deliciosas e líricas que já li, dentre as brasileiras. Parece que a autora saboreia cada combinação de palavras, dando sentidos muitas vezes melancólico pra experiências corriqueiras.

Srta.Jay 03/06/2021

Um livro muito bem escrito, com uma história envolvente.
Foi enviado pela TAG Curadoria, em maio de 2021, e que, na sua revistinha sobre o livro, tem a seguinte frase que descreve muito bem o que senti lendo o livro:
"Não é de imediato que a dor de O Pássaro Secreto nos arde. Ela cresce gradualmente (...)" (Tatiana Cruz).

Dilaine 03/06/2021

Pesado
Não sei bem como falar desse livro.
A narrativa de uma pessoa com ansiedade, depressão, pânico, e várias outros problemas mentais é muito pesado.
Uma adolescente que perdeu toda a sua adolescência.
No meio do livro eu me senti perdida, igual a narradora. No final eu me senti angustiada.

Gabbie 03/06/2021

Famílias são complicadas.
Um dos livros mais pesados que já li no quesito emocional. Precisei ir lendo aos poucos, porque eram assuntos um pouco delicados pra mim.

Acho que um trecho que me chamou muita atenção foi esse aqui: ?O casamento é uma especie de caixa preta de avião, as pessoas do tem acesso ao que se passa lá dentro quando tudo vai pelos ares?. E assim começa a problemática narrativa, onde uma criança encara o lado ruim de crescer: perceber que as pessoas cometem erros atrás de erros, e que isso afeta sua vida diretamente quando se trata de erros dos próprios pais.

Lilly 04/06/2021

Uma leitura forte!
Não dava muita coisa pelo livro, pensei que seria mais do mesmo uma adolescente e suas noias, porém é uma adolescente que tem ansiedade, pânico e depressão e meio a tudo isso ela ver ruir a sua vida que não era perfeita se despedacar muito mais, o sentimento de rejeição de não ser amada, de não ser compreendida me tocou bastante, não nego que fui lendo e chorando, só queria poder abraçar a personagem e dizer que eu estava ali. Amei a escrita da autora por se tratar de um tema um pouco pesado a escrita dela por ser leve e fluída deu uma amenizada nos nossos sentimentos.

Angela Soares 05/06/2021

Apesar das coisas erradas que Aglaia fez, consegui sentir empatia por ela. O que ela tem não é birra de adolescente e sim transtorno mental. E imagino eu que se tivesse pais mais atentos, mais acolhedores e menos centrados em si mesmos, teriam percebido que a menina não se conectava com a terapeuta, e talvez a troca da mesma por uma com a qual Aglaia conseguisse se abrir tivesse evitado os maiores problemas que se seguiram. Quis abraçá-la tantas vezes. Meu peito doía cada vez que a "coisa" fazia seu peito rasgar.
O que dizer da avó de Aglaia? Um amor de avó ?
O "Pássaro secreto" traz tantas reflexões, e é de uma beleza e profundidade ímpar.
Amei.

Ro Tonks 05/06/2021

Se um livro bom, é um livro que te desconcerta...
Então esse livro atingiu todas as suas expectativas. Por de trás da escrita lírica da autora, o enredo angustiante de sua personagem se entrelaça aos nossos sentimentos de leitor e nos angustia de tal modo que nos sentimos mal com toda dor alheia. Com inúmeros gatilhos, não recomendo a leitura para pessoas sensíveis. Mas, sem dúvidas, a autora soube expressar com palavras a descrição do que é carregar uma dor dentro de si.

Thimsilva 05/06/2021

Lirismo poético em prosa
O livro nos traz toda a subjetividade o conflito dos transtornos mentais, dando a sensação de que estamos envolvido no emaranhado dos pensamentos de Aglaia. Não é sobre final feliz, sobre clichês. Trata da dureza da vida, das decepções que podem marcar a alma de alguém tão profundamente a ponto de nunca mais recuperar. Leitura dura, porém valiosa.

Siegfrito 06/06/2021

Todos temos um pássaro como o de Aglaia Negromonte
Apesar de o começo ter me parecido lento e excessivamemte artificial, a ponto de eu achar meio blasé, logo após minha primeira pausa na leitura, percebi durante a retomada que a estrutura era intencional e que a descrição minuciosa e os recortes esmerados da realidade eram parte tão importante de Aglaia quanto seus cabelos rebeldes ou sua personalidade observadora.

A autora faz com que a técnica e o personagem se mesclem em uma narrativa muito interessante e fluída, que engana o leitor desatento e prega peças no leitor menos experimentado com referências sutis escondidas detrás de referências óbvias que são o que dão liga a trama.

O conteúdo pode parecer seguir uma linha temporal confusa e a inação da pretensa antagonista de Aglaia chega a ser irritante, porém explicada pelo fato do fluxo narrativo ser centrado em um narrador que não é onipresente, nem onisciente sobre sua própria condição.

Posso dizer que todos nós, já tivemos um pouco de Aglaia dentro de si. A garota, por mais perturbada que possa parecer, foi apenas alguém que sem amparo e sem adultos preparados para lidar com uma situação x, cedeu às vozes que dizem a todos nós para olharmos o próprio umbigo o tempo todo, todo o tempo.

É uma leitura prazerosa, não chega a ser espetacular ou mesmo a leitura do ano, mas com certeza vale a pena.

Sayd 06/06/2021

Maravilhoso.
Simplesmente maravilhoso, a autora consegue escrever com destreza a vida da protagonista Aglaia, nos remetendo passo a passo de sua história. Cada capítulo nos traz emoções diferentes. Final espetacular. Melhor lido desse ano. Recomendo!