O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Bárbara Lis 03/02/2022

Mantenham-se longe de Aglaia
Pela sinopse, eu esperava algo semelhante à "Todas as cores no céu', que me arrebatou o coração completamente. Não poderia estar mais enganada. Concluir essa leitura me demandou um esforço enorme. Não sinto o menor prazer em confessar isso publicamente, porque sei o quanto a autora dedicou-se para que essa obra existisse. Admiro a sua ousadia em trazer à tona através de Aglaia a realidade de quem sofre de ansiedade e compulsão alimentar.

Contudo, em momento algum consegui simpatizar com a protagonista, tudo se tornava uma questão sobre ela, não media as consequências dos seus atos. Seu rancor para com Thaile é compreensível até certo ponto, eu também não seria acolhedora com uma irmã fruto de uma traição, mas seu comportamento é extremamente desmedido.

Apesar de ser negligenciada por seus pais, aspecto que, a meu ver, foi pensado para que servisse de justificativa ou motivação para os problemas psicológicos de Aglaia, não me parece o suficiente para justificar suas ações. Além disso, há muitos detalhes extensos e desnecessários, tornando a leitura muito cansativa, tanto que pela primeira vez pulei várias passagens.

Percebo que, nos últimos anos, felizmente, se tem ampliado a discussão sobre a saúde mental e a dura realidade daqueles vitimados com os transtornos. Porém, nunca soube de alguém que retratasse o quanto as pessoas que convivem com eles sofrem também, eu que convivo com um sei que não é fácil. Por isso, Luísa teve minha simpatia nesse enfrentamento. Enfim, não recomendaria esse livro para quem estivesse desejando se aventurar na literatura nacional. Vejo muito potencial em Marília, espero que em seu próximo romance tenha personagens mais agradáveis.

Thimsilva 05/06/2021

Lirismo poético em prosa
O livro nos traz toda a subjetividade o conflito dos transtornos mentais, dando a sensação de que estamos envolvido no emaranhado dos pensamentos de Aglaia. Não é sobre final feliz, sobre clichês. Trata da dureza da vida, das decepções que podem marcar a alma de alguém tão profundamente a ponto de nunca mais recuperar. Leitura dura, porém valiosa.

paloma 06/06/2021

Livro de prosa poética, trata de relações familiares e transtornos mentais. Narra a trajetória de Aglaia Negromonte, adolescente que, além das dificuldades próprias da fase, sofre com bullying e rejeição. A narrativa envolvente em primeira pessoa nos faz sentir empatia pela personagem, ainda que ela tenha atitudes condenáveis e difíceis de compreender. Aglaia é filha de intelectuais, ao que parece, de um período anterior à popularização da terceira onda do feminismo. Seu pai era um folgado, mulherengo, vaidoso, incapaz de prover a família financeiramente e pouco atento aos problemas familiares. A atitude da mãe, por sua vez, embora fosse ela a real provedora da casa, era de profunda dependência afetiva do marido, escancarada em escandalosas crises de ciúme. A figura que problematiza a trama é Thalie, meia irmã de Aglaia, que acaba por desencadear nela sentimentos fortes de inveja e vingança, os quais Aglaia não é capaz de conter. Embora triste, o livro é fluido e bonito de se ler. As imagens no sítio Saudade, de sua avó Sarita, já valem a visita. A descrição do que é viver um transtorno mental é perturbadora e convincente. Marília Arnoud é escritora paraibana, vencedora do prêmio Kindle 2021.

Theyzy 04/07/2021

Esse foi o livro mais estranho que li até o momento, não sei se o comportamento da personagem principal me intrigou mais ou o final.

Marques60 30/06/2021

Profundo!
O livro é forte e profundo. A forma com que a alma, a essência da personagem principal é exposta é um pouco perturbador. A história me prendeu e isso fez com que a leitura fosse rápida e fluida. Não gostei muito do final, mas a experiência de ler o livro vale muito a pena.
Everton.Tolfo 03/07/2021minha estante
Não te parece lembrar a vida real?

Marques60 03/07/2021minha estante
Sem dúvida!

Bah 10/07/2021

Pesado e potente
Uma coisa é certa: esse livro faz você sentir. Seja o que for, raiva, compaixão, tristeza, tudo. E é esse o ponto de ler, nao é? Pois então Marilia acertou em cheio.

Tive vontade de gritar com Aglaia aos montes, mas também tive muita vontade pegar essa menina no colo. O pai dela eu tive vontade mandar pra *insira palavrão aqui*. Filho da mãe desgraçado egoísta!

O que mais gostei foi de viver a intensidade que é a mente de Aglaia. Por ser primeira pessoa só temos a visão dela dos contecimentos e das outras pessoas com quem ela interage. Admito que no começo tava com dificuldade de ligar a narrativa a uma criança/adolescente, mas com o tempo peguei o ritmo e consegui ver Aglaia como a adolescente que ela é.

O livro faz você se sentir desconfortável, muito desconfortável. Em alguns momentos (e quem leu sabe quais) tive ódio e não conseguia entender Aglaia. Pra falar a verdade esses momentos ainda me incomodam muito, mas agora eu entendo um pouco mais a personagem.

No geral gostei bastante do livro. Não indicaria pra qualquer pessoa pelo tema pesado, mas é um livro que vale a pena ler.

Outro ponto é que seria bom ter aviso de gatilho, porque o livro tem muitos temas pesados. Então caso queiram ler, deem uma olhada antes nos avisos. Vou deixar alguns aqui no final.
Aviso de gatilho:
Crueldade animal / Bulimia / Estupro / Depressão

isa.dantas 26/03/2022

Leitura difícil e incômoda por conta da temática. Temos uma narradora, Aglaia, contando sua própria história e com isso conseguimos tatear muito bem os sentimentos que passam por sua mente depressiva e perturbada. Há muitas passagens excelentes e sensíveis. Fiquei curiosa para conhecer outros livros da autora.

Paula.Andrea 21/05/2021

Tome cá um abraço, Aglaia
Eu não sou capaz de julgar nenhuma das ações de Aglaia. São todas abobináveis, eu sei, mas por ter compartilhado com ela os seus pensamentos, sentimentos e ações, e por ter acompanhado todos os seus conflitos internos, não me sinto confortável para condená-la.
A delicadeza da narrativa também me chamou atenção. Despertou em mim uma compaixão pela personagem, uma vontade de ajudar e de entender, o que foi impossível com a narrativa em 1a pessoa, deixando tudo ainda mais sufocante: a gente acompanha o que a personagem pensa, fala e sente, mas não se pode intervir.
Uma boa surpresa, este livro, muito bom!

@admiravel_leitura 18/03/2022

O livro mais perturbador que eu já li!
❝Minha mente é uma floresta escura. Minha mente é uma floresta selvagem.❞

Com um final inesperado e arrasador, meu único sentimento ao terminar a leitura foi de vazio; uma melancolia que eu não sentia tem um bom tempo.

Talvez o fator determinante para essa história perturbar o leitor, seja o fato de que a protagonista e narradora, possuí ansiedade, depressão, bulimia e porque não, sociopatia.

Aglaia é uma personagem quebrada que vai se autodestruindo aos poucos ao longo da trama e esse, é o ponto central para fazer o leitor refletir sobre a história e sobre todos os sentimentos que a cercam.

É um livro que não é fácil de ler.

Seja pela confusão mental que advém dos sentimentos ruins da protagonista ou por realçar a vida difícil que a garota leva, tendo de conviver em uma família tóxica e desestruturada, com pais ausentes e narcisistas, ou mesmo suportar o bulling escolar constante devido a seu peso e aparência.

Cada página, capítulo, trecho, linha, palavra. É tudo imensamente forte e destrutivo.

E mesmo que o leitor não concorde com as atitudes tomadas pela personagem, visto que são condutas condenáveis por serem cruéis; é quase impossível não sentir nenhum traço de empatia pela garota, mesmo que ela esteja errada.

Afinal, suas dores são reais.

Fato é, que ao final da narrativa eu apenas me senti vazia e com aquela pontada de remorso por assim como todos da trama, também ter falhado com ela. Isso porque, em vários momentos eu a condenei e não me coloquei em seu lugar, não tentei entendê-la.

E é exatamente isso o que a narrativa propõe.

“O pássaro ferido” não é um livro que eu recomendo para todos. É uma leitura pesada, dolorosa, com uma narrativa confusa, mas, ainda assim, uma história que faz o leitor sentir empatia por uma personagem que por estar quebrada, possui as mais diversas e perversas atitudes.

Um livro que choca e perturba.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/

Lilly 04/06/2021

Uma leitura forte!
Não dava muita coisa pelo livro, pensei que seria mais do mesmo uma adolescente e suas noias, porém é uma adolescente que tem ansiedade, pânico e depressão e meio a tudo isso ela ver ruir a sua vida que não era perfeita se despedacar muito mais, o sentimento de rejeição de não ser amada, de não ser compreendida me tocou bastante, não nego que fui lendo e chorando, só queria poder abraçar a personagem e dizer que eu estava ali. Amei a escrita da autora por se tratar de um tema um pouco pesado a escrita dela por ser leve e fluída deu uma amenizada nos nossos sentimentos.

Sayd 06/06/2021

Maravilhoso.
Simplesmente maravilhoso, a autora consegue escrever com destreza a vida da protagonista Aglaia, nos remetendo passo a passo de sua história. Cada capítulo nos traz emoções diferentes. Final espetacular. Melhor lido desse ano. Recomendo!

Arruda 07/06/2021

Texto introspectivo e triste. A autora escreveu um texto lírico muito bonito como não se vê facilmente na literaturas brasileira.

Guedes 08/06/2021

Livro interessante, com uma escrita perfeita e gostosa. A obra é de uma autora brasileira chamada Marília Arnaud. O livro fala da história de uma adolescente que além de seus problemas pessoais, se vê diante de um drama familiar com o aparecimento de uma irmã paterna. ?