O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud




Resenhas - O pássaro secreto


378 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


andreiaflores 26/11/2021

Sufocava de pena de mim mesma, e de uma raiva que podia abrir crateras, desviar o curso dos rios, provocar avalanches.!!!
comentários(0)comente



oieamare 23/11/2021

A prova de que a vida tá nem aí pro teu planejamento...
O Pássaro Secreto conta a história da família Negromonte sobre o olhar de um dos filhos, Aglaia Negromonte.

Ela, uma garota deveras inteligente, apaixonada pelos livros e com um olhar único sobre a vida, ver toda a sua rotina (e o seu mundo) ser destruído quando uma nova 'irmã' aparece.

Thalie, fruto de um caso, chega a família após a morte da mãe e da avó. O que parecia um momento inoportuno, visto que o pai traiu sua esposa e família, se torna um momento interessante entre essa família que aos poucos vai aceitando e aprendendo a viver com a nova residente da casa. Mas Aglaia não consegue esquecer o que aconteceu e a partir disso diversos infortúnios ocorrem à Thalie devido ao seu ciúmes e raiva.

Eu achei a escrita da autora muito boa e a história prende de uma forma que passei diversos momentos querendo ler, embora eu tenha optado por seguir a meta da LC.

Também acho que Aglaia foi muito infantil em diversos momentos, mas não a culpo por tudo porque seus pais também são culpados pelo que aconteceu, mesmo que indiretamente.

Apesar dos problemas psicológicos que ela desenvolveu, o acolhimento da família foi precário em todos os momentos, ruins ou não, e eles não souberam lhe ofertar um lugar de paz.

Enfim, sinto que odiei a forma como ela foi tratada, mas da mesma forma não acho certo todas as coisas que ela fez. Acho inclusive que essa dualidade seja um dos pontos deste livro. Isso de pensar até que ponto eu devo comprar um pano pra Aglaia ou não...
comentários(0)comente



Ana 18/11/2021

O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI!! Eu participei da live com a autora, tive dois comentários meus lidos para ela, e foi perfeito. ??
comentários(0)comente



Nah 10/11/2021

Todos nós temos um pássaro secreto
Foi uma surpresa ler um livro acerca de temas tão estigmatizados como os distúrbios psicológicos. O modo como a autora coloca problemas tão íntimos é perturbador e necessário. Ela fala de sentimentos que todos nós já experimentamos, mas sentimos vergonha de tê-los, quanto mais de expressa-los.

Então, esse livro nos dá a oportunidade de refletir sobre aquilo que não gostamos em nós mesmos ao lermos sobre a inveja e o ódio. Além disso, a escrita é fluida e nos faz querer continuar a entender a cabeça da personagem. Nós torcemos por ela, choramos com ela, odiamos ela e, claro, vemos um espelho de tudo aquilo que talvez queremos calar dentro de nós.

Talvez todos nós tenhamos um pássaro secreto.
comentários(0)comente



Bianca 04/11/2021

O pássaro secreto
O pássaro é mesmo secreto? História de uma menina que sofre - muito - ao "descobrir" uma meia irmã. Flerta com a loucura.
Gatilho para depressão; ansiedade.
comentários(0)comente



Bruna Gouvêia 25/10/2021

O livro que abriu meus olhos para os escritores contemporâneos nacionais

Suspense, horror, fluxo de consciência, até um pitada de thriller psicológico, este livro é mais do que um prato cheio, é um baquete para qualquer fã da prosa intimista de escritoras como Margaret Atwood, Donna Tart e Shirley Jackson.

Em O Pássaro Secreto encontramos um estudo psicológico da tragédia de Aglaia, uma menina brasileira de classe média cujo mundo e mente entra em ruínas ao conhecer um filha concebida fora do casamento por seu pai.

A voz de Aglaia enquanto narra a sua descida ao inferno, uma descida que não parece ter fim, é tão real que a ouço ainda na minha cabeça, como se fosse uma amiga minha. Ela é o produto de pais narcisistas e a chegada de sua meia-irmã é apenas o gatilho mas não a causa de todo o seu sofrimento. Depressão, ansiedade, não cobrem tudo. Poderia arriscar jogar um transtorno antissocial aí no meio.

Os diagnósticos são as coisas menos importantes deste livro, porém. A autora, acertadamente, não perde tempo com eles. Doença mental é tratada de forma completamente crua e verdadeira, sem qualquer censura ou tentativa de ser palatável. Como deve ser!

O final te faz querer voltar imediatamente ao começo, você acaba o livro sentindo que deixou algo importante passar e que talvez, como todos a volta de Aglaia, também falhou com ela um pouco.

O melhor livro que li no ano de 2021! Não há uma frase, uma palavra fora de lugar. Minha cópia está toda grifada! Quero presentar todos que conheço com esse livro. Quero ler tudo o que essa autora já produziu!
comentários(0)comente



Lua 21/10/2021

O pássaro secreto ou a Coisa ?
Sinceramente, estou devastada. Acreditei que o livro tratava sobre depressão apenas, mas me pareceu algo muito maior, de certa forma pude sentir a dor de Aglaia.

O livro fala sobre Aglaia e sua família, seus gostos e sua vida não muito animada. Bom, isso até ela descobrir a Coisa que existe dentro dela.

A autora escreve de maneira bem simples e fácil de ler, ao mesmo tempo temos contato com um vocabulário bem rebuscado por meio da personagem principal, Aglaia. É um livro que possui muitos gatilhos emocionais e para quem tem depressão, assim como eu, recomendo que leia com cuidado, inclusive o último capítulo.

Esse livro é doloroso e muito bonito, e a beleza dele está em compreender o outro e se colocar no lugar deste, o que é muito difícil. No entanto, em alguns momentos é muito fácil se ver em situações conflituosas e de sentimentos semelhantes ao da personagem.
Recomendo!
comentários(0)comente



Sofia 08/10/2021

A vida me empurrou para a escuridão ou eu nasci com a escuridão dentro de mim?
Para não usar a palavra "impossível", é pelo menos MUITO difícil falar desse livro. Primeiro, acho que não é uma leitura para todo mundo, definitivamente não era uma leitura para mim porque me encontro em pedaços depois de terminar essa leitura e com a cabeça doendo de tantos pensamentos. Segundo, porque é muito difícil falar de uma história que é na sua essência simples, mas ao mesmo tempo, extremamente complexa. Mas eu vou tentar.

Eu peguei esse livro para ler porque vi uma resenha e por causa da sua premiação no Prêmio Kindle do ano passado. Abandonei a leitura na primeira tentativa. A personagem me irritava e ao mesmo tempo me entristecia demais. Não era a leitura que eu precisava. Então, resolvi dar uma nova chance e como em um mergulho longo, respirar fundo, prender o fôlego e mergulhar nele até o final. Acabei e estou até agora tentando recuperar o ar.

Resumidamente, vamos conhecer a criança (e esse fato é importante) Aglaia. Ela tem por volta dos seus 13, 14 anos, mora com os pais e mais dois irmãos, Eufrosine e Heitor. Vivem uma rotina normal de escola, estudos, tarefas de casa, ajudar a mãe em casa etc. O pai de Aglaia é ator, completamente entregue ao trabalho, e a sua mãe professora. A grande mudança irá acontecer quando Thalie, meia irmã desconhecida de Aglaia, aparece de Paris. Seu pai e sua mãe tiveram um rápido caso em um trabalho de atuação e, desse caso, nasceu Thalie que agora vinha morar com o pai.

De repente, Aglaia se viu precisando abrir espaço, tempo e o coração para uma menina que nunca conheceu e que era a prova da infidelidade do seu pai com a sua mãe. E ela não conseguiu lidar com tudo isso, não conseguiu amar a irmã que todos amavam, não conseguiu abrir esse espaço na sua vida para ela. E engolindo todos esses sentimentos sozinha, Aglaia se viu perdida, solitária e com sentimentos muito ruins em relação a meia irmã.

Parece simples, né? Mas é doloroso, é triste, ver uma criança perdida em seus próprios sentimentos sem saber pedir socorro, sendo rotulada como louca, problemática, sem saber se expressar e só querendo um pouco de atenção. A verdade é que cada leitor terá uma percepção única desse livro e irá tirar suas próprias conclusões em relação a personagem.

Reforço novamente, não recomendo essa leitura para pessoas extremamente sensíveis. Tem muitos gatilhos, não é uma leitura fácil e também não é um livro feliz. Diria que é um livro necessário e que precisa de fôlego e empatia para que se mergulhe em toda sua essência e entenda a mensagem da autora e da nossa personagem.
Lua 22/10/2021minha estante
Se expressou muito bem, senti o mesmo quando li.




umbookaholic 30/09/2021

impossível começar essa resenha sem citar um pensador contemporâneo bastante famoso: "nossa, cara, q responsa, meu" - UK, Fi

a Aglaia é uma personagem muito quebrada. do meu ponto de vista, ela sofre de certos distúrbios além d'o fato de ser uma adolescente insegura (o que só piora tudo). ela é uma protagonista muito sensível, apesar de tudo, e que, durante boa parte do livro, vc quer ninar das carinho. o problema todo tá no último terço do livro. ela toma atitudes completamente questionáveis, atitudes que não dizem respeito somente à ela, o que torna esse livro todo um grande exercício de empatia. é difícil gostar e querer salvar a Aglaia o tempo todo, mesmo que seja esse meu desejo.

eu definitivamente não gostei do final desse livro. eu detestei o que acontece, detestei a redução da personagem, detestei absolutamente tudo relacionado ao final, mas, mesmo assim, não consegui diminuir a nota. O pássaro secreto, desde o começo, foi um livro que se propôs a falar "da vida como ela é" e o ponto em que a história termina é exatamente isso: a vida. não concordo, não gosto e, repito, mudaria completamente os últimos acontecimentos do livro, mas acho que faz sentido esse corte. a vida não espera por vírgulas nem faz parágrafos. a vida acontece e ela é um sopro. acho que ela fez bem em terminar como terminou.

a escrita da Marilia é uma das coisas mais lindas que eu já li na minha vida. agora, depois do término da leitura, sinto que vi uma uma tela em branco lentamente sendo pintada e, NOSSA, frases e metáforas INCRÍVEIS! meu livro tá todo rabiscado, de tão linda q eu achei essa escrita. esse, inclusive, foi um dos fatos pelos quais eu não consegui diminuir a nota. muito boa MESMO.

gatilhos: estupro, bullying, gordofobia e depressão
montenegro13 29/04/2022minha estante
gargalhei com a citação




JW 29/09/2021

Profundo e obscuro
O brilhantismo de “O pássaro secreto” está na escrita da autora que é capaz de aprisionar o leitor na mente de uma jovem com grandes problemas relacionais e psíquicos, os quais parecem se agravar a cada página. O livro é bem pesado e com muitos gatilhos, focando nos temas que cercam as narrativas sobre adolescência, mas vai além ao descrever de maneira tão visceral as dores as quais os transtornos psicológicos, a bulimia e a baixa autoestima podem trazer.
A protagonista Aglaia é uma jovem que não se encaixa nos padrões estéticos da sociedade, mas que ironicamente carrega um dos nomes das três graças gregas, o que a obrigada a suportar a ironia e o deboche dos colegas da escola pois a imagem dela não representa o significado do seu nome. A tragédia da nossa heroína se agrava com a chegada de Thalie, irmã francesa que o pai ocultava de todos. A irmã bastarda é a perfeita antítese de tudo o que Aglaia nunca será e preenche todas as expectativas de um egoísta pai. Sentindo perder o pouco que tem, a jovem afunda cada vez mais nos pântanos que permeiam sua mente e que a faz cometer atos atrozes. O livro é um drama psicológico sombrio, narrado em prosa poética de maneira tocante e capaz de nos sensibilizar com a dor do outro. Mereceu ser o vencedor do Prêmio Kindle 2021.
comentários(0)comente



Bruna.Toledo 28/09/2021

PESADO
Eu acabei esse livro ou esse livro acabou comigo? Não sei se eu estava pronta para ler um livro imerso tão profundamente na temática de distúrbios psicológicos.

A história é um pouco arrastada e densa demais até um pouco antes da metade. Mas, quando eu comecei a entender a dinâmica da narrativa, não consegui largar mais.

Aliás, não recomendo para pessoas sensíveis ou que estejam passando por um momento delicado porque ele pode dar um gatilho. Em um dado momento eu não sabia mais se meu dia tinha sido uma m*rda ou se eu só estava internalizando a negatividade da personagem-narradora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



luisa 24/09/2021

amo livros narrados em primeira pessoa!! e também amo personagens reais, o que me fez gostar de Aglaia, tive muita empatia por ela. às vezes, durante a leitura, o ar me faltava, de tão visceral e profunda que são as palavras postas pela protagonista. mais uma desgraceira ?
comentários(0)comente



Mariana 21/09/2021

Marília Arnaud nos apresenta a história de Aglaia e sua tormenta em viver com a inveja, raiva e obscuridade. Com uma escrita poética e envolvente, nos deixa enfeitiçados pela leitura desse romance sombrio e reflexivo. Nos levanta questões sobre o nosso lado negro, nosso íntimo maldoso, e como lidamos com ele. O quão é perigoso nos deixar levar por tais sentimentos.
Um livro formidável!
comentários(0)comente



378 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR