Meu corpo minha casa

Meu corpo minha casa Rupi Kaur

Resenhas - Meu corpo minha casa

caspaeletrica 09/01/2023

3/10: Meu Corpo Minha Cafonice
Sinto muito pelo o que Rupi tenha passado, mas não acredito que os temas dos textos tenham sido abordados numa maneira bacana, pareceu até que era uma romantização das problemáticas.

Rupi Kaur sempre foi para mim a salvação em meio às poesias "contemporâneas" atuais, que são constituídas por frases curtas "de efeito" e incitação ao desmatamento, uma vez em que arrancam árvores para lançarem folhas praticamente em branco, tanto em letras impressas quanto em significado. Todavia, Rupi era a única que eu via que conseguia fazer com que esse modelo de poesia funcionassem, nunca me faltando surpresas.

Mas nesse livro, ela cedeu à Variante Amanda Lovelace, e escreveu um livro mais do que cafona.
Max 10/01/2023minha estante
Ótima resenha!

caspaeletrica 10/01/2023minha estante
@Max obrigado!! :) sz

carolinalvescx 10/01/2023minha estante
o título KKKKKKKKKKLKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luana.Mattos 12/01/2023minha estante
KKKKKKK tuas resenhas são muito boas

caspaeletrica 14/01/2023minha estante
@carolinealvescx KKKKKKMENTI?

caspaeletrica 14/01/2023minha estante
@Luana.Mattos KSKSKSKS obrigado luu!! Jsksksks????

Ally Vasconcelos 02/12/2020

Sinto que faltou algo.
Amo de coração o trabalho da Rupi, acompanho desde o lançamento de seu primeiro livro, estava empolgadíssima com a chegada do terceiro, entretanto, este não me tocou tanto quanto os outros dois.
Leão 11/12/2020minha estante
Não tem como ler nesse app não mana?

Ally Vasconcelos 12/12/2020minha estante
Olá, o Skoob não é um app de leitura, mas sim uma rede social pra registrar e compartilhar suas leituras.

doselunar 28/12/2020minha estante
sério? eu tô adorando, acho que os livros delas são mais de encaixar em determinados momentos da nossa vida mesmo... tem mais a ver com sincronicidade.

Amanda262 29/12/2020minha estante
Também senti isso

Laura.Novelli 28/01/2022

Livro escolhido para o Desafio Literature-se, na categoria de "Poesia de uma cultura bastante diferente da sua".

Não lia poesia desde a época da escola (leia-se 20 anos kkk), gostei muito de retomar com este livro!
Experiência muito interessante, os temas abordados super atuais e necessários.

Me identifiquei principalmente com a primeira parte, em que ela escreve muito sobre ansiedade.

As ilustrações da própria autora enriquecem a obra!
Luana 28/01/2022minha estante
doida p lerrr

Laura.Novelli 28/01/2022minha estante
Não tinha lido nada da autora ainda, gostei!

Luana 28/01/2022minha estante
os outros dois primeiros dela são maravilhosos, em especial o primeiro

Laura.Novelli 28/01/2022minha estante
Bom saber, colocarei na lista!! Obrigada! :)

mrctka 26/08/2022

muuito bom
muitooo bom de ler, super de boa, um dos melhores de poesia, gostei muito da experiência releria 100 vezes tranquilamente
Petebe 26/08/2022minha estante
Rupi maravilhosa

Iara Silva 26/08/2022minha estante
Rupi é incrível, já li todos os livros dela. Estou ansiosa para o que ela acabou de lançar ?

Petebe 26/08/2022minha estante
COMO ASSIM ELA LANCOU? OBG POR AVISAR AAQ

Iara Silva 26/08/2022minha estante
Ela apresentou nas redes sociais em julho. Ó nome é: cura através das palavras. Porém, não tem em português ainda.

Bruu 28/10/2021

?eu sou completa justamente por ser imperfeita? ?
?RUPI KAUR É PERFEITA, NUNCA ERROU (e se errou eu passo pano)

Sério, que mulher incrível, que livro incrível. Eu li os três livros dela de uma vez só e não me arrependo nem por um segundo.

?Meu corpo minha casa? é um livro de poemas incrível, rápido de ler e que possui poemas lindos demais!

É impressionante a forma como a autora expressa os próprios sentimentos, traumas e como ela consegue passar mensagens lindas ao mesmo tempo.

É um daqueles livros que eu muito provavelmente relerei no futuro de tão perfeito. *confort book*

É isso gente, leiam não só esse, mas todos os livros dessa perfeição de mulher :
?? Outros jeitos de usar a boca
? O que o sol faz com as flores
? Meu corpo minha casa

?? Atenção: cuidado com os possíveis gatilhos, pesquisem antes de ler!!
ellen s 29/10/2021minha estante
bru você arrasa na resenha e em tudo que faz??

Bruu 29/10/2021minha estante
AAAAA ELLEN EU TE AMO?????

ellen s 30/10/2021minha estante
TE AMO DMSSS???

Bruu 31/10/2021minha estante
??????????

Poliana 26/01/2021

Rupi
A própria autora relata ter sofrido por uma produção em excesso e foi isso mesmo. Depois do sucesso dos lucros anteriores ela se viu obrigada a escrever e esse sofrimento vem explícito nas páginas.

O livro é bom e ela faz várias reflexões sobre feminismo, sobre cobrança de produção, sobre se libertar de traumas do passado.

Mas eu senti falta da Rupi dos livros anteriores.
Viih 26/01/2021minha estante
Sim, entendi completamente o que vc quis dizer mas, acho que esse livro mostra que ela ta em um processo sabe, tentando voltar ao que realmente importa

Poliana 26/01/2021minha estante
Concordo com você! Acho horrível essa ânsia do mercado de publicar/de vender/de produzir.

Viih 26/01/2021minha estante
Sim!! Meus deus horrível esse sentimento pelo qual ela passou, logo algo que deveria ser prazeroso, uma dádiva sabe, algo ao qual ela recorria como salvação, como uma maneira de se encontrar se tornar um fardo por causa disso.

Isabelleoliveeiraa 14/07/2023

Leiam e levem super tapas na cara
Esse livro me fez entender tanta coisa, me sentir abraçada pela autora em certos momentos.
leitura fácil e simples e eu acho que todos devem ler e sentir a paz e tranquilidade que a escrita da Rupi Kaur trás. Obrigada Rupi por trazer verdades em forma de poesia.

"seu lugar não é no futuro nem no passado
- seu lugar é aqui"
Tulio.bandeira 15/07/2023minha estante
OI Belissima! Que resenha fofaaa s2. Mas você colocou 0 estrelas :/ Para um livro que tanto gostou, cada estrela é um reconhecimento.

Isabelleoliveeiraa 16/07/2023minha estante
adicionei as estrelas erradas :\ vou corrigir, obrigada pelo comentário

Tulio.bandeira 18/07/2023minha estante
Por nada s2

Alane.Sthefany 25/05/2022

Meu Corpo Minha Casa ? Rupi Kaur
Se você aceitasse que a perfeição é inatingível, de que insegurança você abriria mão ?

Parece que eu estou vendo minha vida acontecer através de uma tela de TV com chuvisco. Eu me sinto tão distante deste mundo. Quase estrangeira neste corpo. Como se tivessem esvaziado todas as lembranças felizes do interior da minha mente.
Fecho os olhos e já não me lembro mais de como é fi car feliz. O peso no peito vai parar dentro da barriga porque sei que preciso levantar de manhã e fingir que não voltei a desaparecer pouco a pouco.
Eu quero esticar o braço e encostar nas coisas. Quero sentir quando as coisas encostam em mim. Eu quero viver.

Eu não sou minhas fases ruins, eu não sou o que me aconteceu - lembrete

Já não tenho nenhuma lembrança de alguns anos que vivi, minha terapeuta fala que a mente apaga o trauma para nos ajudar a seguir em frente, mas todas as experiências que tive estão memorizadas em minha pele, mesmo quando a mente esquece, meu corpo lembra, meu corpo é o mapa de minha vida, meu corpo veste tudo o que viveu, meu corpo aciona o alarme quando sente o perigo chegar e de súbito os demoniozinhos do passado saem do meu corpo num salto e gritam não se esqueça da gente, nunca mais pense em tentar deixar a gente pra trás.

Ou eu romantizo o passado ou perco tempo me preocupando com o futuro, não é à toa que eu não me sinto viva, eu não estou vivendo no único momento que existe - presente

Ter ansiedade é como estar pendurada no topo de um prédio e saber que minha mão está prestes a escorregar

Como eu sou capaz de ser tão cruel comigo mesmo, sabendo que faço o melhor que posso - seja gentil

Eu não sou vítima da minha vida, as experiências a que sobrevivi, revelaram a guerreira que existe em mim

Às vezes eu te amo, quer dizer eu quero te amar, às vezes eu te amo, quer dizer vou ficar um pouco mais, às vezes eu te amo, quer dizer não sei ir embora, às vezes eu te amo quer dizer não tenho aonde ir

Se você for esperar que os outros te façam acreditar que você é o bastante, você vai ficar esperando

E se eu já tiver cruzado com a pessoa certa numa esquina qualquer e se eu já tiver estado com a pessoa certa e estragado tudo ?

Tenho medo de que minha melhor fase já tenha passado e que nada faça diferença daqui em diante

Eu quero dar ao meu pai, uma vida inteira de paz, pela vida inteira que ele passou na estrada para nos dar de comer, eu quero que ele saiba o que é conforto, eu quero que ele veja que o que ele fez bastou

Quando os colegas da escola perguntavam onde minha mãe trabalhava, eu mentia e dizia na fábrica que nem todas as outras mães, eu tinha vergonha de dizer que ela não tinha um ?emprego de verdade?, ainda que ser mãe e dona de casa, significasse que ela passava o dia todo sendo cuidadora, motorista, chef de cozinha, secretária, professora, faxineira, melhor amiga de quatro filhos e que o que era ?emprego de verdade? aos olhos do mundo, não chegava aos pés do que ela fazia - valor

Eu fico tão distraída pensando no lugar aonde quero chegar, que esqueço que o lugar onde estou, já é muito especial

Sinto saudade da época em que amigos e amigas sabiam dos detalhes mais banais da minha vida e eu sabia dos detalhes mais triviais da vida deles, a vida adulta me privou dessa certeza, desse eu e vocês, das voltas no quarteirão, das longas conversas em que perdíamos a noção da hora, quando a gente ganhava e comemorava, quando a gente perdia e comemorava mais ainda, quando éramos tão jovens, agora temos os nossos empregos muito importantes, que ocupam as nossas agendas lotadas, abrimos o calendário só para marcar um café que um de nós sempre acaba cancelando, porque chegar à vida adulta é passar a maior parte do tempo sem conseguir sair de casa de tanto cansaço, eu sinto saudade de saber que pertenço a um grupo que é maior que eu mesma, esse pertencimento tornava a vida mais fácil - saudade dos amigos

Se você tentou e não chegou ao lugar que queria, não deixa de ser crescimento

Se quer ser criativo, você precisa aprender a fazer coisas que não têm motivo, a arte não nasce do trabalho sem intervalo, antes de tudo, você tem que sair lá fora e viver - logo a arte vem

Eu me tornei confiante quando decidi que me divertir era muito mais importante que meu medo de passar vergonha - dançando em público

Estou despertando da noite mais longa da minha vida, não vejo o sol há anos - desperto

Hoje me vi pela primeira vez, quando tirei a poeira do espelho da minha mente e a mulher que me encarou de volta, me tirou o fôlego, afinal quem era aquela criatura tão linda, aquela terráquea extraceleste, eu toquei meu rosto e meu reflexo, toquei a mulher dos meus sonhos, toda sua beleza me sorria nos olhos, meus joelhos se renderam à terra e eu chorei suspirando, pensando que eu tinha passado a vida inteira sendo eu, mas não me vendo, tinha passado décadas morando no meu corpo sem sair nem uma vez e mesmo assim tinha ignorado seus milagres, é curioso como somos capazes de ocupar um espaço sem estar em sintonia com ele, como eu pude demorar tanto para abrir os olhos dos meus olhos, aceitar o coração do meu coração, beijar os meus pés inchados e ouvi-los sussurrando, obrigado, obrigado, obrigado por nos ver

Seu lugar não é no futuro, nem no passado - seu lugar é aqui
Cleber 26/05/2022minha estante
????

tici9 05/01/2023minha estante
Nossa! Texto de tirar o fôlego. Estou sem palavras. Parabéns! ???

Lua 02/02/2023minha estante
mas o livro é bom?

16/01/2021

Minha casa.
Livro que trás muitas reflexões. Em cada parte ela escreve uma história envolvente, e você não quer parar de ler, até terminar.
Oliveira208 16/01/2021minha estante
Sua resenha me deixou curiosa, procurando ele agora

16/01/2021minha estante
Obrigada, espero que aproveite cada pedacinho. :)

Oliveira208 16/01/2021minha estante
Obrigada pela indicação. Os comentários aqui ajudam bastante. Tinha lido os dois outros livros dela, a escrita é única, já estou amando esse *-*

v!v!an 10/03/2021

definitivamente o melhor livro da rupi kaur até agora. outros jeitos de usar a boca e o que o sol faz com as flores são sim muito bons, mas esse conseguiu superá-los com os poemas fortes sobre os mais diversos assuntos.
ansiosa para um outro livro!
nicole 04/08/2021minha estante
só me deixa com mais vontade de ler ????

v!v!an 04/08/2021minha estante
amg leia!!!! é tudo de bom

nicole 04/08/2021minha estante
mulher eu vou começar 700 páginas de corte de chamas prateadas, depois disso eu leio kaksksks !!!

Pam 03/01/2021

Uma montanha-russa de emoções.
Achei linda a construção intensa entre sentimentos mais negativos e, em seguida, positivos. Geram uma sensação calorosa de redenção e esperança.

O livro começa, como já esperado numa obra da Rupi Kaur, fazendo reflexões sobre o estado mental do eu-lírico e sobre feminilidade, porém, algo que pessoalmente me chamou atenção, foi como ela abordou também questões sobre o "Feminismo Branco", mostrando a importância que o movimento em prol das mulheres precisa dar às mulheres não brancas e transgênero.

Além disso, fomos servidos com críticas à pressão por produtividade, algo muito falado em 2020, ano de publicação do livro, devido a quarentena pela pandemia de COVID-19. Acredito que todos nós, independente de gênero, inclusive, fomos pressionados a fazer algo de útil com o nosso tempo, para aqueles que ficaram em casa pois foram afastados de suas atividades. E mesmo aqueles que estavam trabalhando, funcionários essenciais, foram pressionados a impulsionar a sua produtividade. Kaur aborda bem como fica o estado mental de alguém submetido a isso, além de dar um ar de alívio para ser respirado, ao falar sobre como isso é mais uma imposição do capitalismo na sociedade.

Uma ótima coleção de sentimentos vigorosos e violentos, porém com a demonstração de escapatórias ao apresentar momentos de alívio e esperança.
Isadora.Macaria 29/05/2021minha estante
Moça como faz pra ler , é pq sou nova no app

Duda 02/01/2022minha estante
Como faz pra ler

Pam 02/01/2022minha estante
aqui no skoob não dá pra ler, é só marcar a leitura.

Isabela.Brito 05/11/2021

Infelizmente eu não gostei muito. ?
Além de não ser o meu gênero preferido, acho que não estava muito na vibe desse livro.
Luisa.Miranda 05/11/2021minha estante
Va ler nebulosos

Isabela.Brito 07/11/2021minha estante
??????

Karol Alencar 29/07/2021

Essa é a Rupi que eu conheço !!
Terceiro livro da Rupi, favoritei o primeiro, não gostei do segundo e estava muito apreensiva e iria gostar desse? Para a minha alegria eu amei, nesse livro ? Meu corpo minha casa ? a Rupi que conheci lá em Outros jeitos de usar a boca está de volta com força total !!
Poemas extremamente profundos, intensos, genuínos, dolorosos? Poemas que fazem a gente refletir sobre tudo na nossa vida?
Uma leitura muito fluída e gostosa de fazer !!

- PS: Esse livro possui mtos gatilhos : estupro, depressão , ansiedade, violência doméstica, pobreza extrema?
João 29/07/2021minha estante
??????

Karol Alencar 29/07/2021minha estante
????

Loch 25/01/2021

Este livro está me fazendo repensar mais sobre maneira que cuido de mim mesma e do valor que não dou para pequenas coisas que merecem uma importância muito maior.
Ele me decepcionou um pouco mas ele ainda é maravilhoso
Eva 25/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Ayla 25/01/2021minha estante
Alguém,me ajuda por favor?como faço para ler?

livros.dalua 31/10/2021

mais fraco da Rupi
É difícil avaliar um livro de poesia, acho que é muito importante o quanto o livro foi capaz de nos tocar. Nesse livro, não sinto que fui tocada pelas palavras de Rupi como nos outros e sinto que sua poesia ficou mais fraca, mais engessada.
Apesar disso, é um livro rapidinho de ler e cheio de boas reflexões.
Pri Garcia 01/11/2021minha estante
Amiga, adorei como vc pontua que i livro não te tocou tanto, pra mim poesia é 90% me tocar, me conectar ??

livros.dalua 02/11/2021minha estante
simmm! poesia é sobre isso. eu amo a Rupi, mas nesse não me tocou muito real