Meu corpo minha casa

Meu corpo minha casa Rupi Kaur

Resenhas - Meu corpo minha casa

Geovvanna 12/01/2024

Magnífico!
Eu não tenho medo do fracasso tenho medo de fazer o mundo pegar fogo com o meu potencial.
Rupi Kaur é maravilhosa!

Gih Stela 10/01/2024

Um compilado de versos e poemas abordando temas por partes. É tanta sensibilidade ma escrita que algumas coisas senti na minha pele. Uma forma de expor a vida através de um outro lugar, usando poesia pra tratar sobre questões de desigualdade, preconceito e até amor.

Queila - Meu vício literário 09/01/2024

Hmmm
É muito estranho iniciar dizendo que eu não gostei tanto quanto eu esperava?
Esse foi meu primeiro contato (e provável único) com os poemas da autora, dois ou três me fizeram parar por quase 20 min pensando, digerindo.
O fato de suas obras estarem SEMPRE no hype, pode ter causado isso, mas ao ler fiquei: "tá, é isso?"
Sim, ela teve uma vida sofrida e coloca isso em seus poemas.
Sim, é inegável a força das suas palavras.
Sim, são contemporâneos.

Mas eu não
Gosto dessa forma de
Escrever poemas não respeitando
Pontuações e fazendo a
Quebra da
Frase abruptamente
Sinto que quebra
A fluidez do poema mas é
Contemporâneo

- Essa fórmula não funciona pra mim

mdbraba 09/01/2024

RUPI KAUR DEUSA DA CURA
Li esse livro digital em pouco tempo...e eu to apaixonada, livro muito profundo, cada palavra te cura, te acolhe e te edifica como mulher no mundo. ela não fala sobre mulheres de segunda. e sim, rupi, também há um instinto de sobrevivência dentro de mim! ahhh...que obra prima.

Patty Lima 08/01/2024

Rupi, como sempre, certeira em cada tema aqui abordado. As dores humanas, as fraquezas e virtudes da humanidade. O desejo de ser melhor é mais forte. São poemas livres que nos levam às mais variadas imagens. Nos fazem refletir sobre a vida e suas complexidades. É uma leitura muito boa.

Tai 08/01/2024

Livro ótimo como a maioria das obras da Rupi, sempre tem alguma parte que a gente se sente representada. Tem temas cotidianos de luta feminista, autocobrança, amor próprio, embora senti que o foco maior foi quanto a imigração. Vale lembrar que todos os livros dela o tema de vítima de ab*so s*xual é bem marcado, não tem alerta de gatilho no começo do livro, mas deveria

skuser02844 07/01/2024

Meu corpo minha casa
Poesia contemporânea que fala sobre saúde mental, relacionamentos abusivos, era da produtividade, feminismo, racismo e a importância da relação de comunidade. A leitura é super rápida.

Gra Cae 07/01/2024

São poesias curtas e bem rápidas de ler.
Esse é igual os demais livros. Ela escreve sobre os sofrimentos dela, o que passou e as marcas disso. É bonito e tocante, mas é isso.
Um livro pra ser lido em meia horinha.

Luå 06/01/2024

Poesia e outros amores
"[...] meu fundo do poço era tão fundo que eu pensei que lá era o inferno. eu já brinquei e já dormi e já dancei com demônios mais poderosos do que você."

"eu me tornei confiante
quando decidi que me divertir
era muito mais importante
que meu medo de passar vergonha

- dançando em público".

Rupi Kaur é poeta, artista e performer, com apenas vinte e um anos ela escreveu, ilustrou e publicou de maneira independente seu primeiro livro de poesia: Outros Jeitos de Usar a Boca, e logo depois veio O Que o Sol Faz Com as Flores. Em sua terceira coletânea, percebe-se que a jovem escritora desenterrou o seu passado e o transformou em poesia para quem quisesse ler, entrelaçando também o presente e o futuro.

A princípio, eu pensei que Meu Corpo Minha Casa era um livro de autoajuda. Ganhei esse livro de presente e lembro de ter me sentido até ofendida, pensando: "Humm, esse cara acha que eu preciso ler autoajuda?" mas, felizmente, me enganei. Nada contra livros desse tipo, mas eu não gosto muito, é questão de gosto, nesse caso, assim como há vários leitores que não gostam de poesia.

O que é ser poeta? Na minha opinião, Rupi Kaur é uma poetisa extremamente talentosa, é notável a sua paixão pela escrita. Rupi escreve poesias com ardor e aborda alguns temas pesados, como estupro, depressão e ansiedade. Seus versos são profundos e, ao mesmo tempo, leves e delicados. Me encontro perdidamente apaixonada por todos os seus poemas.

Em suma, Meu Corpo Minha Casa é um lindo livro de poesias, que contém poemas que falam sobre amor, perda, trauma, cura, feminilidade, amor-próprio e imigração. Além disso, esse livro é como se fosse uma ferida aberta e a autora, por meio dos seus versos, vai remendando seu coração e sua alma, buscando uma cura tanto interna quanto externa; e é quando a gente percebe que passamos a maior parte da vida procurando por algo inexistente, por prazeres efêmeros e nos deixando de lado:

"mergulho na nascente do meu corpo
e chego a outro mundo
eu tenho tudo
de que preciso aqui dentro
não há motivo para procurar
em outro lugar

- casa".

Deixarei aqui algumas das minhas poesias favoritas:

"em um mundo que pensa
que meu corpo não me pertence
dar prazer a mim mesma é um ato
de amor-próprio
quando me sinto desconectada
eu me conecto com meu cerne
um toque por vez
eu retorno a mim mesma
na hora do orgasmo".

"eu não vou fingir
que sou menos inteligente
para que um homem fique
mais à vontade ao meu lado
a pessoa que eu mereço
vai ver o meu talento
e vai enaltecê-lo".

"o que não falta na büceta é coragem
que jamais nos esqueçamos
quanta dor
ela aguenta
quanto prazer ela gera
para si mesma e para os outros
não se esqueça
de como ela te cuspiu
sem pensar duas vezes
e agora olha você aí
usando a palavra "büceta"
como se fosse ofensa
sendo que você não tem
metade da força dela".

Beatriz3345 05/01/2024

Um pouco de leveza
Eu adorei, apesar de o tema capitalismo cair de paraquedas no meio do livro kkkk .. um livro de poemas leves, ótimo para a ressaca literária.
Queria ter lido alguns desses poemas na minha adolescência, falou com a moça insegura que eu era no passado.

NatSantosBooks 05/01/2024

A bixinha sofreu
Sinceramente, odiei, Meu Deus. Respeito a história de vida da mulher, muito sofrimento e tudo mais.

Mas mana, ah não mana.
Idkatzx 06/01/2024minha estante
KAKAKAK olha o nome

Le Vieira 05/01/2024

Esperava um pouquinho mais
O livro é composto por textos que abordam diferentes temas: amor-próprio, abuso, desigualdade de gênero, ancestralidade. Tem muitos poemas bons e que me geraram bastante identificação. Porém, a maioria não me agradou tanto. A ausência de pontuação também me incomodou muito, tornando a leitura bem cansativa. É um bom livro (que eu tiraria algumas partes) com textos marcantes e bem construídos.

“se você aceitasse que a perfeição é inatingível de que insegurança você abriria mão”

Grazy 05/01/2024

Identificação é algo bizarro
Quanto mais eu leio os livros da rupi, mais me identifico, eu choro com o livro nas mãos, fico feliz por não ser a única.
Sabendo que eu sou uma sobrevivente da minha própria vida, obrigada rupi. :)

mariaavvan 04/01/2024

Os poemas são simplesmente incríveis! Ela expressa a dor com uma naturalidade inexplicável!! É uma obra inspiradora e reflexiva!

"você tem tudo a ganhar
ao acreditar em você
mas perde tempo duvidando de si."

xoxogg 04/01/2024

Rupi Kaur
Eu li três livro da autora, e dentro desses três esse foi meu favorito.

Teve assuntos neles que me acolheu, várias frases dele me deixou muito empolgada para recomeços, e nunca desistir.

Obstáculos fazem parte para construir quem somos, não desista.?