O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Fabi Pimentel 28/12/2021

As histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca.

Fabiano1980 02/10/2021

Histórias cruzadas em séculos distantes
Histórias que se cruzam, mas em séculos distantes entre si....
Nur e Rawiya nos fazem viajar a cada página, e nos mostram as agruras vividas pelos refugiados sírios consequência de guerras "inconsequentes".
Mas confesso que o final ficou devendo, pelo fato de que o Mapa de Sal e Estrelas teve muitos detalhes relatados a cada capítulo.
Um livro cativante e super recomendo.

Pamela 18/01/2021

Uma história sensível
O mapa de sal e estrelas de Zeyn Joukhadar, autor de origem Síria nascido em Nova Iorque, conta as histórias de duas jovens de forma intercalada tendo como fio condutor a cartografia.
Separadas por séculos, Nur e Rawiya percorrem as regiões da Síria, Jordânia, Egito, Líbia, Argélia, Marrocos e Ceuta.
Enquanto Rawiya percorre essas regiões com o objetivo de criar um mapa do mundo, Nur faz o mesmo caminho em busca de paz, tendo em vista que sua narrativa está ambientada no contexto da guerra civil da Síria.

Conforme o próprio autor menciona, este livro serve, para pessoas que assim como eu não tem muito conhecimento a respeito da realidade dos refugiados, como ponto de partida para informar e criar empatia e ainda, contada de forma muito interessante.

Ãndrea 19/01/2021

O mapa de sal e estrelas...
A leitura desencadeia muitas reflexões sobre os conflitos e as dificuldades da guerra, é triste.
Porém, foi uma leitura arrastada, com muitas palavras, expressões, nomes e lugares complexos de se ler, claro, justificáveis pelos lugares onde a história se passa.

Rosana Miyata 20/12/2020

Adorei o livro! Conhecer uma nova cultura...A escrita é envolvente, a leitura flui bem e a história me prendeu. O autor conseguiu unir as histórias das duas personagens de forma espetacular, a alternância dos capítulos entre as duas personagens trouxe dinamismo à história. Senti falta apenas de um glossário, tive que parar muito a leitura para procurar significados de termos referente à vestuário, alimentação e itens da cultura árabe. Mas é um livro excelente e recomendo! A edição está magnífica!

Jam_santos 24/12/2020

Essa leitura foi um presente ? de natal! O final é surpreendente e me deixou molinha molinha, chorei pouco kkkk.

Vih Vargas 07/02/2021

Poético e profundo
A história é extremamente bem contada. Cada capítulo é denso, carregado de reflexões e sentimentos.
Achei a escrita muito poética e bonita.
Personagens muito bem elaborados e as histórias se entrelaçam de uma maneira muito fluida e bem construída.
A riqueza de detalhes acerca dos lugares percorridos me deixou com um sensação muito gostosa de estar conhecendo lugares novos! Aproveitei para concilar a leitura com um tour pelo Google Maps e recomendo!
É um história sensível, pesada, filosófica e muito bonita. O autor encontrou uma forma delicada e contagiante de mostrar a dureza da guerra e o caos que se sucede disto.

Giany.Alves 20/01/2021

Bom livro, traz duas estórias paralelas, numa a realidade e sofrimentos daqueles que tiveram sua vida afetada pela guerra, que perderam suas casas, entes queridos, sua pátria e a luta para não perder a sua identidade, trata da realidade e sofrimento que a guerra infringe os cidadãos, e uma estória com situações fantasiosas, na minha opinião poderiam ser livros separados, apesar de tratar da luta de uma mulher para conquistar o seu lugar, e realizar seus sonhos num tempo e lugar em que a mulher não era valorizada, boas estórias, mas ainda acredito que se fossem livros separados seriam melhores pq o autor poderia trabalhar mais detalhes de cada estória.

Dandi 26/01/2021

Gostei de ler um livro diferente do que tenho costume. Gostei da cultura diferente, mas não me conectei muito com a história.
Na parte contemporânea achei que se perdia um pouco...

Milla campos 04/01/2021

História de início denso, mas ao passar dos capítulos vamos apreciando os personagens e ficando mais íntimos na história! Vale a leitura!

Duda @pagesofduda 19/05/2021

Conheci muito do que não sabia
O livro no começo é lento, demora a desenrolar mas depois fica bom! É um ótimo relato atrelado a realidade dos refugiados sírios.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 17/01/2021

Poético e necessário
Duas meninas, duas histórias, 9 séculos separando uma da outra, os mesmos caminhos. No Oriente Medio do séc. XII, uma menina busca através das estrelas, a forma de ajudar a família a sair da situação de pobreza. Nós tempos mais atuais, outra menina e sua família tentando sobreviver e continuar unida em meio aos conflitos de guerra. Tudo isso contado de uma maneira tão poética, tão sensível que emociona.
O projeto gráfico da TAG merece um destaque especial, pois está de arrasar, completando a beleza que é essa experiência de leitura.
Um livro lindo, poético e necessário para entendermos coisas que nos parecem distantes, mas que nos conectam por sua essência humana. Simplesmente maravilhoso!
Rafaela.Regina 17/01/2021minha estante
Comecei hoje a leitura deste livro. É maravilhoso ver uma nota tão positiva!

Marcela @ler_sim_ler_sempre 20/03/2021

O mapa de Sal e Estrelas
Descrição :
Em meio a protestos, conflitos e bombardeios causados pela Guerra Civil na Síria de 2011, a jovem Nour é forçada a deixar o país em busca de segurança. Quase um século no passado, Rawiya, aprendiz de cartografia, traça a mesma rota numa saga épica em terras desconhecidas. As duas jornadas de amadurecimento se intercalam, ao passo que as protagonistas, embora separadas por séculos de história, representam a realidade de tantos refugiados do Oriente Médio e norte da África.

Opinião :
Essa semana no @jornalhoje passou uma reportagem relatando os 10 anos de confronto na Síria. Citando os refugiados que vivem aqui no Brasil.

Imediatamente me lembrei de Nur e sua família. Uma menina que em uma hora estava em torno da mesa com sua mãe e irmãs e na outra estava em meio a escombros, tendo que fugir do seu próprio país. Em busca de exílio.

E são histórias como esta que me despertam muita empatia. Que me mostra que a ficção muitas vezes está próxima da realidade. E que vivemos uma realidade dura, mas que há outras muito piores.

Pessoas que perdem tudo que até então consideravam como importantes ( como álbum de fotografia, celular) e passam a se preocupar em apenas permanecer vivo. E em não perder sua essência, em meio a tanto caos e traumas.

Devo citar que nessa obra, ainda bem que tem Rawiya, que viveu há 100 anos atrás. E fez o mesmo trajeto de Nur só que por motivos diferentes. E seus capítulos, por ter uma narrativa mais lúdica, me ajudaram a dar uma respirada.

No geral, gostei muito do livro e da forma como o autor Conduziu esse caminhar das duas personagens. Me emocionei, fiquei apreensiva e no fim até derramei umas lágrimas rsrsrs ... Mas em alguns pontos achei carregado no drama e a narrativa arrastada.

Porém é uma leitura que enriquece, que nos faz repensar nossos valores e como disse anteriormente, q gera o sentimento de empatia.

E no fim, nos da ESPERANÇA, de que mesmo no meio do caos devemos perseverar nos nossos objetivos. E seguir o rumo que nosso coração clama.

Bookcase of laura 26/01/2021

Leitura diferenciada
Uma autora fora do meu padrão, assim como os personagens e a história. Abri minha mente pra um novo lado do mundo, um mundo rico culturalmente que é deixado de lado pela cultura americana que domina grande parte do mundo.