O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

-HR 17/06/2022

Achei a leitura essencial mas é muito arrastada. Demorei para acabar porque ficava no tédio, algumas informações são bem repetidas.

Ana K. 25/01/2021

Sensibilidade e força
Não foi uma leitura fácil desde o início, mas valeu a pena insistir. A princípio, achei a descrição sinestésica cansativa, mas depois ela se torna mais amena e dá um tom especial à escrita. Terminou sendo um dos melhores e mais bonitos livros que li em 2020.

Nay 26/09/2021

Um dos livros mais lindos e emocionantes que eu já li. O jeito que o autor intercala as duas histórias e faz com que elas se encaixem é surpreendente. É um livro delicado e visceral que traz pra nossa realidade o cotidiano de tantas pessoas refugiadas que deixaram seu país não por escolha própria, mas por medo. E que perdem não só um lar, mas um pedaço de si quando partem.

Gi 05/09/2021

Levei 4 meses me arrastando nesse livro...finalizei alegre, mas por ter finalizado e não porque gostei do final, que diga-se de passagem foi corridex!
Eu não sei dizer se foi o ramo da Nur ou da Rawya que eu gostei menos, mas vale dizer que o livro pelo olhar de Nur trata da Guerra na Síria e os refugiados que resultaram dela. Não é o primeiro livro que leio sobre essa questão, mas esse não funcionou pra mim. ?

Carla513 03/02/2021

O Mapa de Sal e Estrelas
Gostei muito, apesar de no início a leitura ter sido um pouco arrastada e aos poucos foi se tornando fluida e interessante com personagens fortes e guerreiros que passaram por muitos sacrifícios e lutas.

Bruna Jéssika 17/04/2021

As histórias mapeiam a alma, disfarçadas de palavras
O mapa de sal e estrelas é antes de tudo um livro poético. Tudo nele é potente, chocante, doloroso.
Acompanhamos a cruel história de Nur, Que após a morte do pai, volta para a Síria com as irmãs e a mãe. Ao mesmo tempo em que lida com o luto, a jovem Nur se sente imigrante no país de origem de sua família, lida com a passagem da infância para adolescência e passa a presenciar os horrores da guerra civil na Síria (2011). Em pouco tempo a menina se encontra perdida e sem tudo que um dia a constituiu. Nur agora é uma refugiada, tentando sobreviver a guerra e ao mundo que ficou depois do caos, indo de cidade em cidade em busca de um lugar onde sua família possa estar em paz e segura novamente.
Em outra linha temporal, acompanhamos também a história de Rawiya, aprendiz de cartografia que também percorreu as mesmas cidades que Nur percorre fugindo da guerra. A história de Rawiya era a história que Nur mais amava ouvir do falecido pai e ao passo que acompanhamos as duas trajetórias entendemos um pouco da realidade de tantos refugiados do Oriente Médio e no Norte da África.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 08/04/2021

Uma leitura bem cansativa, que pra mim se estendeu por meses, mas que no fim valeu a pena. Um livro muito sensível, de personagens, ao meu ver bem profundos e com histórias que se mesclam a realidade. Mas o lobby temporal é confuso e a escrita arrastada...

Enfim, me sinto dividida. Hahaha gostei, mas não indicaria pra outros coleguinhas.

maria 16/03/2021

um livro extremamente sensível e sensorial.

o autor possui uma escrita única, utilizar da sinestesia constantemente e torna as mais simples descrições belas poesias.

não negarei que em alguns momentos ansiei por uma narrativa mais dinâmica, mas analisando o livro em sua totalidade sinto que sua subjetividade e estática só o melhoraram.

é meu primeiro contato com um livro oriental e sinto que foi uma ótima forma de quebrar este contato superficial que eu tinha com tais culturas.

que livro maravilhoso

baracho.rodrigo 04/02/2021

Nur rainha ?
"... O zumbido penetrante. Então o peso atinge minhas costas como um tapa.
Silêncio. Vermelho vira preto. Não há mais cores."

Olhar a Síria e o Oriente Medio além da guerra, ver as famílias que querem apenas serem famílias e terem seu lugar. Livro lindo com várias partes poéticas.

Amei a história da Nur, a outra história que ela conta e ia se intercalando com a dela, não fiquei interessado, queria que chegasse logo no próximo capítulo para ver o que aconteceria com a Nur. ??

Gabiii 19/10/2021

Perfeito! ??????????
[*****]!!!!
Que livro maravilhoso, zero defeitos.
Que história linda, cheia de detalhes incríveis.
E as mulheres desse livro???
Meu Deus, quanta garra, quanto amor, quanta força de vontade de viver, vencer, de ser livre!
Detalhes dos refugiados que nem imaginamos, desafios pelos caminhos, pelas fronteiras.
Esse livro é perfeito, uma lição incrível!

Paula 15/03/2021

A escrita é MUITO poética e bonita. Fiz muitas marcações de falas lindíssimas.
O livro tem dois momentos que se intercalam. Um da realidade da nossa protagonista Nair , uma menina refugiada e a outra de um conto favorito de Nair.
Confesso que a leitura é bem cansativa. Teve muitos momentos que eu me senti lendo 300 páginas e só tinha lido duas.
Teve momentos que eu queria pular o tal conto para ler a parte da Nair, mas insistia para ver as ligações.
A gente vê a realidade de uma família refugiada. Os vê perdendo tudinho e procurando um lugar seguro para viver. Perdendo amigos, sonhos, sofrendo violências. É bem pesado.
Não é um livro fácil de ler, do tipo " vou relaxar tomando meu cafezinho e lendo esse livro". Ele mexe contigo e pode trazer gatilhos. Mas no geral é um bom livro e te faz ter mais empatia com os refugiados.

Nayara 20/03/2021

Os contos nos salvam da realidade. Afirmo isto por me considerar uma boa ouvinte. Sejam elas maravilhosas mentiras, ou verdades exageradas pelo contador de histórias, elas nos transportam para um tempo e espaço, nos quais podemos nos esquecer dos mundos. A experiência com a @taglivros inéditos tem sido como as histórias de meu avô. E assim como as histórias fantásticas dele eram para mim, a fuga da realidade, é a história de Rawiya para Nur. ?O mapa de sal e estrelas? tem duas histórias que se intercalam e se encontram por meio de mapas. Nur, uma criança que se encontra em um mundo caótico e destruído pelas guerras, guia-se pelos mesmos mapas que guiam a heroína das histórias de seu Baba, o qual tinha razão em afirmar que ?todo mapa era, na verdade, uma história?.

Além de ter a experiência de ler uma literatura que foge da visão eurocêntrica e ocidental, o que mais me chamou atenção neste livro, foi a narrativa sinestésica de Nur, pois a partir dela é possível enxergar, sentir as cores de seu narrar e de um mundo que pouco conhecemos.
O mapa de sal e estrelas, de Zeyn Ioukhadar, com tradução de Carol Chiovatto, 366 páginas. Edição especial da @taglivros.

#2021goals #2021reads #2 #leituraatual #booklist #literaturelover #literaturereview
Totti 20/03/2021minha estante
Muito boa resenha! ??

Nayara 20/03/2021minha estante
Obrigada!!!

Andressa 13/03/2021

Emocionante
Do início ao fim, um livro que te prende e te emociona. Você chora e sorri. Sente um quentinho no coração quando tudo se ajeita. Um romance que trata a história da guerra na Síria, que atinge pessoas inocentes, interrompe vidas, machuca pessoas. Um livro que precisa ser lido.

Bookworm 23/02/2021

Emocionante
Amei o livro, a história muito envolvente e bem escrita. Cada capítulo eu queria saber o que ia acontecer. Amei