O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Alessandro232 15/12/2020

Um mapa de histórias comoventes e emocionantes
TAG INÉDITOS
"O mapa de sal e estrelas" foi uma grata surpresa neste final de ano. O livro tem duas linhas narrativas em espaços temporais diferentes: Uma no tempo atual, na qual a protagonista Nur, uma menina de doze anos narra os dramáticos eventos envolvendo a eclosão dos conflitos armados na Síria. Por meio sempre do ponto de vista dessa personagens acompanhamos os esforças dela, da mãe e das irmãs para deixar o território sírio e buscar refúgio em outro lugar. Paralelamente a isso, temos outra narrativa, em terceira pessoa, protagonizada por Rawiya, uma garota que para fugir da pobreza decide ser cartógrafa e para isso se faz passar por uma garoto e inicia uma jornada ara mapear as regiões do Oriente. Fiquei muito impressionado com a escrita de Zeyn Joukhadar. "O mapa de sal e estrelas" é uma obra muito bem escrita, com trama envolvente e também muito comovente e emocionante em algumas passagens.
Gostei muito do contraste entre o Oriente antigo, cheio de maravilhas, na arquitetura, e, principalmente na área do conhecimento humano, com destaque para a cartografia, com o Oriente atual devastado por conflitos internos e disputas políticas.
No enredo do livro também é bem combinada a mistura entre realidade, que é mostrada de forma "dura", com aspectos bastante realistas com a fantasia, na segunda história, na qual encontramos elementos que remetem aos contos das "Mil e Uma Noites" e também faz referência a pessoas reais, tais como o cartógrafo Al-idris e o rei Rogério.
Além disso, encontramos um espelhamento entre as duas narrativas em várias situações envolvendo as duas protagonistas que nas situações de perigo revelam ser determinadas e corajosas. No livro, todas as personagens femininas são fortes, com destaque para a mãe de Nur, também cartógrafa e disposta a sacrificar sua própria vida para defender as filhas.
Dessa forma, em seu enredo destaca-se a dramática situação dos sírios que são obrigados a abandonar o país que, infelizmente, foi totalmente devastada por disputas políticas internas e pela ambição de um ditador desumano. Neste aspecto, o romance é muito comovente em muitas passagens e os leitores mais sensíveis dificilmente não vão conseguir conter a emoção diante de alguns eventos bastante dramáticos. Por outro lado, as aventuras de Rawiya são cheia de lances surpreendentes e tem um aspecto maravilhoso, que se faz presente a partir da aparição de criaturas fantásticas. É essa mistura equilibrada entre realidade e fantasia que torna o livro tão interessante e envolvente.
Também é importante ressaltar que esse romance é resultado de um grande trabalho de pesquisa, principalmente sobre a cartografia do Antigo Oriente e isso se reflete em sua escrita que é bastante verossímil quando explora eventos históricos e localizações geográficas.
Também trata-se de um livro necessário para que possamos se entender melhor a problemática dos refugiados, um assunto relevante que precisa ser discuto e afeta profundamente a vida de milhões de pessoas em vários países do mundo. "O mapa.. é um livro sobre o valor da amizade, às tradições familiares, e, também sobre a identidade cultural que é um dos seus principais temas.
Para mim é um dos melhores livros da TAG INÉDITOS e um dos que mais gostei de ler este ano. Literalmente, "viajei" pelo antigo Oriente e também vivencie de perto dos horrores da Síria. São poucos os livros que nos faz ficar na "pele" dos personagens e este me proporcionou esta experiência ás vezes fascinante e em outros trechos muito assustadora.
Vale muito pena sua leitura, altamente recomendada para aqueles que se interessam em conhecer diferentes culturas e também sobre a situação dos refugiados sírios - aprendi muito sobre esses dois assuntos.
Sobre o projeto gráfico do livro: ele está muito bonito e combina com a narrativa do livro. Tanto a capa como a case traz motivos que remetem ao romance. A revistinha da TAG também traz informações que ampliam o entendimento de eventos históricos descritos na obra. Para mim "O mapa..", assim como o mimo do mês- o livro de contos de Conan Doyle fecharam o ano com "chave de ouro".

Dudu 05/01/2021

A história é muito boa!
Criativa e repleta de sentimento.

O que deixou a desejar foi a escrita.
Há trechos muito descritivos, que tornam a leitura bem arrastada e não contribuem tanto para a construção da cena.

Embora seja uma obra de ficção, há o triste paralelo com a realidade e permite uma reflexão sobre as milhares de pessoas que se encontram em situação similar a de Nur e sua família.

Duana Rocha 16/10/2021

Difícil mas muito bonito.
Esse livro me deixou sem palavras! Gosto muito de temas pesados sendo narrados por crianças e nesse livros temos 2 meninas muito corajosas e acima de tudo sonhadoras.
Aqui acompanhamos Rawiya e Nur, duas histórias que se desenvolve no mesmo território mas em tempos diferentes, 100 anos separam as duas mas os conflitos entre os povos é a realidade que atravessa o tempo.
Indico muito esse livro, em especial pra quem tem dificuldade em ler 2 livros ou mais ao mesmo tempo.

Carolina 26/12/2020

Poderia ser melhor
A temática do livro é muito interessante, mas a história ficou muito água com açúcar. A narrativa não transmite o peso que a história de Nur tem. Essa personagem, uma criança, não pareceu muito verdadeira. Até gostei do livro, mas ficou faltando justamente o sal.

Fabi Pimentel 28/12/2021

As histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca.

maduzec 20/03/2021

Um rota e suas muitas histórias ?
Nur e Rawiya compartilham a mesma rota, Rawiya para descobrir mais do mundo e se tornar cartografa enquanto Nur foge de bombas e guerra.

As dores e alegrias que cada pessoa carrega, suas estradas, sua casa, seu mapa.

Ver o mundo pelo olhar da Nur é poético, mesmo com tantas dores no meio. As cores, e como elas são importantes.

Um livro sensível e corajoso.

Rosa Lemos 10/01/2021

Criativo e Emocionante
O livro nos leva ao universo do Oriente Médio, porém em duas visões uma do ?agora? com a Guerra Civil na Síria e a do ?passado? com uma viagem de desbravamento para uma confecção de um mapa. As duas histórias se entrelaçam geograficamente e no meio o leitor vai ao deleite com tantas informações/lendas/histórias e, infelizmente, com a dura realidade dos refugiados. É extremamente cativante, abusa da sinestesia e a poesia se derrama no livro todo.

Marcio Melo 21/01/2021

Deveria começar "no meio"
As primeiras 150 páginas do livro são muito difíceis. Cada página parece que vale por 10 na primeira parte da história. Bastante arrastado e a linguagem sinestésica e poética cansa para aqueles que não são muito afeitos a ela, como eu. O problema é basicamente com o tipo de leitura que me agrada (diferente desta aqui) e não com o autor.

Quando chegamos na metade do livro a história voa e são histórias muito bonitas e com o final que aquece o coração, mas num geral eu fiquei com sentimentos mistos aqui.

Achei que o livro teve problemas possivelmente na tradução, tem algumas repetições muito próximas de termos e palavras, algumas redundâncias que poderiam ser cortadas num trabalho mais cuidadoso.

É um livro ruim? Jamais, apenas não é para mim.

Fabiano1980 02/10/2021

Histórias cruzadas em séculos distantes
Histórias que se cruzam, mas em séculos distantes entre si....
Nur e Rawiya nos fazem viajar a cada página, e nos mostram as agruras vividas pelos refugiados sírios consequência de guerras "inconsequentes".
Mas confesso que o final ficou devendo, pelo fato de que o Mapa de Sal e Estrelas teve muitos detalhes relatados a cada capítulo.
Um livro cativante e super recomendo.

PH Pedrosa 13/05/2021

Essencial.
Aproveita que a Editora Dublinense está com a pré-venda deste livro disponível (antes só assinantes da TAG Inéditos tiveram acesso a ele) e compre, pois eu garanto que vai ser uma das melhoras leituras do seu ano, talvez da sua vida.

Chris 11/02/2022

O mapa de si mesmo
A medida que as histórias de Nur e Rawiya vão se entrelaçando e elas vão percorrendo as cidades, cada uma faz um mapa de si mesmas, com suas vivências e perdas.
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante

Vivs | vivsbookshelf 09/09/2022

O ritmo da narrativa me incomodou
A princípio gostei muito do enredo da historia. Preciso reler para entender toda a narrativa? Talvez sim! Confesso que não sei se deixar passar alguma coisa, porque durante a leitura fiquei um pouco perdida com as mudanças de protagonistas.

Deixei algumas coisas de lado obviamente, mas foi uma leitura interessante. É um tema bem pesado, mesmo sendo ficção, sabemos que muito dessas guerras foram e são reais. Vale a pena a leitura, principalmente pela escrita e sensibilidade, mas precisa ficar atento na narração, o que acaba sendo mais cansativo. Certeza que não foi o momento certo para esta leitura?

Gattinho 05/01/2021

A TAG inéditos esse ano não para de me surpreender e não foi diferente com seu último livro do ano! História fantástica, envolvente, comovente e que não deixa de tratar de vários assuntos relevantes pra nossa sociedade. Parabéns Tag pela escolha desse livro