Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

ana.clofa 12/11/2021

Se Pânico encontrasse Corra!
Eu não sei o que escrever aqui pra convencer todos os leitores do mundo a lerem esse livro. Mas acreditem em mim quando eu digo que esse livro é a mistura perfeita entre os filmes de Scream e Get Out!

Acho que o que mais surpreende nessa leitura não é nem a revelação de quem é Ace, ou todo o mistério criado, porque à medida que você lê dá para saber, mas você acha que seria absurdo a autora escrever aquilo. Então o problema aqui, é que a autora segue SIM com o que é "absurdo" e o que te aterroriza é a percepção de que isso é uma coisa totalmente plausível de acontecer na vida real. Assustador.

A construção do suspense da história é sensacional. É como ver um filme de terror: enquanto lia certas cenas eu tinha a impressão de estar ouvindo aquelas músicas de tensão logo antes do assassino atacar. Teve momentos que precisei pausar um pouco a leitura por estar com o coração acelerado! Mas é impossível de largar esse livro depois de uns 60%.

Tirando toda a questão do suspense, também gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas. São personagens com falhas, muito reais, mas com os quais você simpatiza. Gostei da representatividade que eles trouxeram. Apesar de não ser um livro de romance, acho que a autora trabalhou bem os relacionamentos que eventualmente acontecem.

Realmente, minha única crítica é o encerramento do livro. Houve muita construção para chegar até o final, que se "resolveu" em 10 páginas. A autora deixou muitos finais de personagens em aberto e depois pulou para um epílogo no futuro, que sinceramente, não me explicou muita coisa. Então isso foi um pouco decepcionante.

Eu tiraria 0,5 estrela da nota por conta disso, mas acabei deixando em 5 pela experiência de leitura maravilhosa que eu tive com ele. Um dos melhores do ano com certeza. Vou acompanhar a autora a partir de agora, que nesse debut já me maravilhou tanto.

Por favor, leiam todos! Já saiu tradução em português também!

giu 12/11/2021

um misto de Corra com gossip girl que deu muito, muito certo
lá vai a opinião de alguém que nunca havia lido um thriller?

O livro é um suspense que escorre pelas paredes de uma escola privada formada majoritariamente por professores e alunos brancos. Devon e Chiamaka são os únicos alunos pretos que estudam na Niveus e alguém está fazendo-os sofrer por isso ~é com essa proposta que seguimos na história de Ace of Spades.

A cada capítulo eu me via mais presa no plot e, surpreendentemente, nos protagonistas. Isso porque logo percebemos que absolutamente ninguém naquele lugar é santo, nem mesmo nossos queridos personagens principais. Isso, para mim, é algo que torna tudo ainda mais real, afinal ninguém é perfeito e todos tem segredos.

A maneira como somos apresentados à realidade de cada um deles, seus maiores medos, desejos e relacionamentos é muitas vezes sufocante de tão doloroso.

Ver o Devon lutar para o mundo aceitar sua sexualidade e Chiamaka sempre batendo o pé e se negando a ser colocada para baixo por ser uma mulher preta foi? *palmas de pé*.

Eu tive alguns bons ataques do coração nessa leitura, especialmente porque eu não fazia ideia do que esperar!

Mas apesar de ser maravilhoso, o livro tem sim suas falhas - alguns personagens que parecem importantes e somem de repente, um final um pouco corrido, pontas soltas. Por esses motivos não dei 5 estrelas, mas continuo achando sensacional e super recomendo!

Marina 10/11/2021

Brilhante
Demorei um pouco pra engatar com a história, em parte porque desacostumei a ler livros com o tema de colegial e estranhei bastante no começo, mas a escrita da autora é fluida e em poucos capítulos eu já estava investida. Importante ressaltar que esse livro que trata de temas bem pesados, o que pode dificultar a leitura para alguns.

Os dois personagens são muito bem desenvolvidos e conseguimos ver o crescimento dos dois ao longo da história. O mistério é muito bom, durante todo o livro eu tive a sensação que não podia confiar em ninguém, peguei algumas das pistas da autora durante a história e a minha expectativa só foi aumentando a medida que o final se aproximava.

Luuh_hs 08/11/2021

U A U
Que livro incrível! Como uma pessoa que amava Gossip Girl, Pretty Little Liars e Get Out me sinto 100% contemplada com essa experiência que pega todas as partes boas dos três e remonta em uma história cativante, profunda e totalmente viciante. Os ganchos a cada final de capítulo me deixaram tão surtada que mal tive tempo de formar teorias, só precisava chegar ao final de tudo e saber o que iria acontecer aos personagens. Saber que é o primeiro romance da autora me deixou completamente atenta e animada para os próximos lançamentos dela pois estou completamente apaixonada pela escrita. Uma das grandes descobertas que fiz esse ano e pretendo levar para a vida.

maria 05/11/2021

Que livro BOM! A escrita é uma delicia e a história surpreende mesmo. O final foi ótimo! A temática central é pesada e o desenvolvimento dos personagens foi perfeito! Queria uma continuação dele :(

Mirella | @readingmirella 31/10/2021

passei TANTA raiva...
mas valeu a pena, porque caramba que livro PHODA hein!!! meu deus, estava meio receosa, pois esses negócios de mistério não é comigo, mas nossa...vai ser uma história que eu ainda vou pensar por muito tempo...ainda estou processando ela, porque...jss. amei demais, o final que achei meio hmmm, mas não estragou ele. aconselho a dar uma olhadinha nos gatilhos, pois ele tem coisas BEM pesadas.

Pjmluvx 21/10/2021

Caí da motoquinha
Ok, esse livro tem um plot muito interessante. Colocar Gossip Girl, Get Out, Pretty Little Liars e Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado juntos foi uma ideia do [*****].

Essa é o primeiro romance da autora, e eu fico muito contente de dizer que dá pra esperar grandes coisas dela e dos próximos livros.

A trama tem como temas principais o racismo, eugenia e supremacia branca, com um subtexto de personagens muito diversos.

Os personagens principais, a Chia e o Devon, são MUITO interessantes de acompanhar, as histórias deles são extremamente bem construídas e, apesar dos dois serem negros e sofrerem a vivência racismo, a experiência acaba se diversificando entre eles quando se adicionam as camadas de classe social, sexualidade e ?raça?(Enquanto o devon é estadunidense, gay e pobre, a Chia é niger-italiana, hetero e rica.). Achei super bem construído, a abordagem dos temas cavou fundo nas problemáticas e é impossível não ficar imersa na trama.

No entanto, teve probleminhas.
?Na segunda metade, o livro começa a ter problemas de ritmo, como se a escritora quisesse estender os acontecimentos pra aumentar o número de páginas ou deixar o leitor ansioso, o que é bem triste, porque a história já estava perfeita e não tinha necessidade disso. Mas ok.

?Apesar de gostar do estilo literário dela (das descrições e construções de mundo), ela não é nem um pouco sutil quando quer dar pistas ou erguer alguma suspeita dobre algum personagem, fica tão óbvio que ela só falta esfregar na sua cara. Tipo, já na metade do livro eu tinha sacado o mistério e todo mundo que tava envolvido, então isso fez minha experiência não ser tão emocionante, as reviravoltas não me pegaram de surpresa e o final já era esperado por mim.

?E eu não sei se foi só pela previsibilidade do plot, mas o fato dos protagonistas demorarem tanto pra descobrirem algumas coisas que tavam na cara deles me deixou incomodada, eles caíam nas armadilhas que nem patinhos sabe? Fora isso, a estratégia de pulo temporal que ela usa no final também me deixou err, pq parece q ela não sabia como resolver a situação e usou isso pra poder chegar onde ela queria sem ter que dar uma explicação elaborada, o que deixou o cenário bem artificial e irrealista.

Mas mesmo com esses problemas continua sendo uma leitura ótima foda pra cacete e que tem muito pra falar, as mensagens são fortes e vão reverberar em muitas pessoas. Recomendo demais e já fico me tremendo pra saber quando ela lança mais livros.

Sol 14/10/2021

a capa desse livro é lindo
Como não vou ser leitora hoje, vim comentar Ace of Spades que tinha dito que ia falar e até hoje nada ? Esse livro foi um daqueles livros que eu tive que me obrigar a parar de ler porque eu tinha que dormir e estudar, ele me prendeu muito do início ao fim.
Antes de tudo é importante avisar que é um livro que aborda assuntos muito pesados, então olhem sempre os gatilhos. Eu achei que a autora abordou muito bem esses assuntos de uma forma fluida e que fosse bem comentado.
Os personagens são muito bem desenvolvido, com representatividade . Eu me apaixonei pela Chi e o Devon ( só queria proteger o Devon do mundo durante todo o livro ???) e também os personagens secundários, que assim as vezes eu tinha ódio as vezes eu gostava.
Eu desconfiei de tudo é de todos durante esse livro ? e no final ainda fiquei chocada com as revelação, as minhas reações foram em puro estado de choque. Acredito sim que a autora poderia ter desenvolvido um pouco melhor o final, parece que ficou meio apressado, mas o livro é muito bom real.
Eu acho que esse foi o primeiro livro da autora né?! não tenho certeza, mas ela é uma fofa, tá sempre respondendo os stories em que ela é mencionada e repostando fan arts
O livro já foi lançado aqui no Brasil, acho que ontem, e assim só pela capa já vale a pena comprar?

Karen 14/10/2021

Me apaixonei
Achei tão bom, só o final que achei um pouco apressado, mas mesmo assim, vale super a leitura, tem suspense, humor, sensualidade e vai direto ao assunto sem enrolação, amei

Isa 12/10/2021

Que livro perfeitoooooo, MDS , o final ..., O Plottttt, que plot incrível , eu amei demais, zero defeitos , zerooooo, amei , SUPER RECOMENDO

drago 10/10/2021

Ace of Spades
gatilhos no livro: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio.

classificação indicativa: 14 anos

Um livro incrível mas com um final nem tão incrível assim.

Eu fiquei muito em dúvida se eu ia ou não favoritar esse livro e na verdade acho que eu nunca vou sair dessa dúvida.

O livro é sobre Devon e Chiamaka, dois estudantes pretos de um colégio particular majoritariamente branco (sendo eles os únicos alunos pretos da escola), que começam a ter informações privadas vazadas para toda a escola por um anônimo chamado Aces. A partir daí, nós vamos acompanhando a vida dessas duas personagens virar completamente de ponta cabeça por conta desses acontecimentos.

A história é incrível e te prende desde as primeiras páginas. Algo que, ao meu ver, estimula essa leitura é todo o processo de conhecer as personagens e se envolver com a personalidade delas e as histórias e experiências pelas quais elas passaram e estão passando.

As personagens são todas incrivelmente bem construídas, tanto as protagonistas, Chiamaka e Devon, quanto as secundárias que aparecem durante a narrativa. Como é uma história que fala muito sobre o psicológico das personagens, acho que entender elas e se conectar com suas personalidades é essencial para que você goste da narrativa e seja afetado por ela. E como essa história afeta, sério. Você sente a apreensão das personagens, você fica com medo junto delas, você fica com nojo das coisas que elas ficam com nojo, você se envolve com elas e com tudo que elas tão passando. Devo dizer que eu quebrei tanto a cabeça quanto elas pra tentar descobrir o mistério sobre as coisas que estavam acontecendo.

Durante toda a narrativa acontecem muitas coisas que te deixam com questionamentos e os mistérios cada vez aumentam. Muitas pistas são deixadas durante o livro, o que é bem interessante para que o leitor tente por conta própria ligar os pontos e descobrir algumas das dúvidas que ficam no decorrer da história. Devo dizer que eu me embalei muito tentando desvendar as coisas com as protagonistas, e que mesmo que eu tenha descoberto todos os plots e revelações antes de eles acontecerem, ainda assim cada momento foi incrivelmente tenso e minha empolgação crescia com cada resposta e surgimento de novos mistérios e perguntas.

É um livro que mexe tanto com o psicológico que você sente muita raiva, apreensão, alegria, orgulho, tudo. É uma leitura que comove bastante e acho que isso que faz dela tão incrível. Além de todo o mistério e acontecimentos curiosos que instigam a leitura, ela contém uma grande crítica social e nos abre o olho sobre diversas coisas. Apesar da pegada pesada da narrativa e de todos os assuntos pesados que ela trata, a autora consegue, por meio das personagens, dar uma suavizada na narrativa e trazer momentos engraçados para a história. Eu dei altas gargalhadas com o Devon e com a Chiamaka, me apaixonei por eles.

A única coisa que me impediu de dar 5 estrelas pra essa leitura foi o final. O livro inteiro foi uma coisa incrivelmente bem trabalhada, detalhada e que focava em cada assunto da história que havia sido colocado até o momento. No final, entretanto, muitas coisas ficaram em aberto e não foram sequer comentadas. Muitos personagens que foram influentes para a história foram simplesmente largados e isso me passou muito a impressão de que a autora só queria acabar com o livro logo. O principal da narrativa foi sim bem abordado na conclusão, mas muitos pontos que pra mim foram super relevantes para história foram largados e isso me incomodou bastante.

De resto, só elogios. Representatividade muito boa, a relação das personagens é muito engraçada e te faz sentir parte dela, uma proposta super interessante e envolvente e um desenvolvimento mais ainda. Leiam esse livro porque vale muito a pena.

Indico muito esse livro, mas aviso que ele trata de assuntos pesados e que você precisa estar preparado para muitas emoções à flor da pele.

off: Devon e Chi duplinha de gay e lésbica, nada tira esse pensamento de mim.

Bia 08/10/2021

??Alerta de gatilhos: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio??

Ace of Spades é uma leitura muito intensa e envolvente. A escrita é muito boa e imersiva, e contribui pra aumentar mais ainda o clima de tensão e mistério da história.

A construção dos personagens é incrível, é muito fácil se conectar e se apegar a eles. Tive muitos sentimentos durante a leitura (principalmente raiva, diga-se de passagem), acho que especialmente porque a autora soube descrever muito bem os sentimentos dos personagens, então é fácil sentir como tudo que acontece afeta eles. Gostei demais também das relações do livro, principalmente a do Devon e da Chiamaka, a dinâmica deles é muito engraçada.

Toda a trama e o suspense são muito bem construídos. Criei muitas teorias enquanto eu ia lendo, e, por mais que eu já tivesse descoberto mais ou menos o plot principal, eu ainda assim acho que a autora trabalhou essa ideia muito bem. O livro não gira apenas em torno de descobrir quem é Aces, ele vai bastante além disso. Tiveram outras revelações que pra mim perderam um pouco a graça por eu já suspeitar, mas isso não prejudicou tanto a leitura. Tudo é muito bem encaixado nessa narrativa.

Apesar de tratar muito de assuntos pesados e importantes, a autora consegue trazer certa leveza em alguns momentos, arrancando algumas risadas dos leitores, o que eu adorei. Mesmo em meio a tanta raiva e angústia com a situação dos protagonistas, eu consegui me divertir bastante lendo.

Pra mim o único problema do livro é o final. Eu sei que é muito difícil fazer um livro com um final que agrade a maioria das pessoas, mas eu realmente esperava muito mais dessa conclusão. Tinha tudo pra ser boa e, por mais que eu tenha gostado da solução que eles arranjaram e me emocionado com as cenas finais, achei os últimos acontecimentos antes do epílogo corridos demais. Só que o que mais me irritou foi que algumas coisas ficaram sem um fechamento que eu acho que era super importante, como a história de alguns personagens.

Mas no geral é uma leitura muito boa, consegue prender fácil. Tanto a história quanto os personagens são incríveis e muito marcantes, e o livro aborda temas e críticas sociais super importantes. Recomendo, porém cuidado com os gatilhos!

luanssantos 02/10/2021

Aclamado e incrível Ace of Spades ??
Ace of Spades, Faridah Àbíké-Íyímídé - inglês (intermediário/ avançado)

Dois adolescentes. Pretos. Um rapaz e uma moça. Um de família humilde, outra rica. Mais opostos do que similares, certo? Isso até Devon e Chiamaka se verem ameaçados pelo mesmo inimigo.

Ambos estudam na Academia Privada Niveus, uma escola para alunos de elite nos EUA e são os únicos estudantes pretos da escola. Embora seja animador e excitante estar em um ambiente da alta sociedade, nossos personagens se veem expostos por um stalker chamado Aces, que desenterra vários segredos de ambos adolescentes.

Ao longo da trama, a autora traz diversas problemáticas sociais atuais como bullying, classismo, racismo e homofobia, as quais são vividas pelas duas personagens. Nesse sentido, em meio a tantas incertezas, exposições, difamações, angústias e medos, nossos personagens terão de colocar suas diferenças de lado e se unirem com um propósito comum: Descobrir quem é Aces e derrotá-lo.

Por ser ambientado majoritariamente na academia, o suspense criado pela autora é bem diferente da maioria dos livros desse gênero. Primeiramente, não é policial e por isso me surpreendeu muito! Embora goste muito desse tipo de suspense, curti bastante experimentar outros tipos.

Ademais, devo destacar a fluidez da escrita da autora, bem como os ganchos entre capítulos - que mostram as perspectivas de Devon e Chiamaka - ao longo da história.

Por fim, gostaria de dizer que se você que me lê for negro (a), LGBTQIA+ e mulher esse livro vai lhe fazer refletir muito sobre a sociedade em que estamos inseridos e te lembrará sempre de não desistir dos seus sonhos. Assim como pessoas brancas, cis e héteros devem ler também!

Espero que gostem da resenha e que leiam esse livro! Já está disponível pela Plataforma 21 aqui no BR! ????

AnandaTuma 23/09/2021

Essa leitura fez com que eu saísse da ressaca literária que eu tava batalhando contra fazia meses. O livro realmente é um encontro entre Gossip Girl e Get Out, a narrativa é completamente envolvente do começo ao fim. Em várias cenas, eu me deparei sem respirar. Eu com certeza recomendo a leitura.