Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

marimolusco 22/09/2021

Ace of Spades
Eu tava meio com um pé atrás pra ler esse livro, por que suspense não é meu gênero favorito, mas esse livro, meus amigos, conseguiu me prender demaaaais.

Ele fala muito sobre racismo de uma forma bastante ácida, quase dá pra sentir os sentimentos da autora passando em forma de palavras pro livro, tanto que eu tive que dar uma pausa de uns dias pra continuar pq tudo bate de uma forma tão forte... E acho que isso somado a habilidade INCRÍVEL dela de construir a trama e os personagens me fez ficar presa na história.

Acho que o final poderia ser um pouquinho melhor, mas mesmo assim eu amei o livro.

Bela 18/09/2021

Perfeito
Wow. Esse livro foi um dos melhores se não o melhor livro que eu já li na minha vida sem zueira. Ele te cada plot-twist que te deixa que queixo caído e sem rumo. A partir de 60% é só tombo atrás de tombo e você mal consegue largar o livro.
A escrita é muito boa e os personagens muito bem construídos de forma que vc consegue se apegar facilmente a eles. Esse foi um dos primeiros livros de mistério que eu li que realmente me surpreendeu, cada reviravolta cada revelação me deixavam muito chocada e eu quase morria.
A Chiamaka é a personagem que eu mais me apeguei nesse livro. Ela é muito interessante de ler sobre. O Devon é outro que eu amei mais que tudo, eu me identifiquei muito com ele.
Se você ama mistério leia esse livro que você não vai se arrepender.

leticiastana 14/09/2021

WOW.
pensa em gossip girl, mas com uma pegada do filme corra... é o que temos nesse livro. um livro que me prendeu desde o primeiro segundo, com uma premissa MUITO interessante e com uma pauta mais pertinente impossível.

não dei 5 estrelas pq senti uma falta de um desenvolvimento a mais lá no final, mas recomendo MUITO!

Beatriz 12/09/2021

é bom
q livro gostoso de ler msm tratando de assuntos polêmicos, mas q temos consciência de q é necessário. foi abordado de forma sem ser forçada ou maçante, algo bastante inteligente por parte da autora.
os personagens são distintos de todas as formas q se juntam para combater algo em comum enquanto lidam com problemas pessoais. a construção deles é bem desenvolvido, oq acaba deixando de lado os outros, como por exemplo Jamie (qria saber mais sobre ele) ou Belle, Jack.
tem algumas reviravoltas mt boas msm sendo bem previsíveis. não fiquei entediada em nenhum momento, tudo teve importância de certa forma para entendermos melhor.
na minha percepção teve um final muito apressado e fácil, poderia ter trabalhado melhor na conclusão de uma ameaça tão grande como Aces. Enfim, é um livro q entrega tudo q é proposto com uma escrita simples e muito fluida. Inglês de fácil entendimento.

isaaoki 09/09/2021

Um dos melhores livros YA
Eu não tenho nem palavras para descrever esse livro. A leitura foi bastante rápida e me engajou bastante. O mistério dos Aces e toda a revelação no final foi perfeito.
Além disso, Chiamaka e Devon tem todo o meu coração.
Enfim, uma história INCRÍVEL sobre racismo e como isso impacta a vida das pessoas e a reviravolta no final meu deus...

nina 06/09/2021

Perfeito.
A autora é perfeita em tudo que colocou nesse livro. A narrativa foi incrível, os personagens foram cativantes, queria proteger o Devon em todos os momentos e abraçar ele.
O livro conseguiu abordar pautas muito sérias com um cuidado incrível! Além da pauta racial óbvia, a autora soube abordar a pauta lgbt de um jeito incrível que deveria ser feito mais vezes, sem a homofobia internalizada, só uma "inocência" que deveria ser o normal.
As críticas "sutis" durante toda a narrativa foram abordadas de um jeito genial. Apenas elogios.

Bea 06/09/2021

Ah, esse livro. A história é muito surpreendente ao ponto de ser impossível largar, com a vibe dark academia e a questão do racismo.

gio 05/09/2021

que livro foda [*****]
tem tudo nele,representatividade de todos os jeitos, escrita incrível, plot perfeito ( inspirado em gossip girl ne nao tinha como ser ruim), e personagens cativantes! adorei a forma com que os personagens foram sendo construídos ao decorrer da narrativa, adorei como a autora foi responsável em abordar questões sensíveis que aparecem durante o livro todo, meu deus tudo lindo! vai pro meu top 10 certeza.

(tenha certeza de checar os gatilhos q podem aparecer na narrativa)

tylisa 05/09/2021

que ótima leitura. bem escrito, personagens carismáticos. e o enredo? incrível. embora seja um tema pesado, ainda consegue ser um texto leve e uma boa leitura. a investigação, o clima sempre de suspense entrega um thriller para jovens instigante e interessante, que dá espaço para os personagens se desenvolverem. o livro discute diversos temas, indo de homofobia, racismo, eugenia, etc, mescla isso junto ao dia a dia de adolescentes com romance, filmes, amizade... o que me agrada muito, que não deixe os personagens não serem resumidos só dor e sofrimento, que mostre eles tendo uma vida, embora o sistema esteja tentando derruba-los. acredito que seja uma história muito inspiradora, que dá felicidade ver esses dois lutarem e conseguirem prosseguir.
chi e devon, adoro vocês! gosto como cada um tem uma personalidade bem demarcada, que os leva até o fim do livro, ainda são os mesmo personagens, mas melhores, crescidos e avançando.

mesmo que eu tenha apreciado demais essa leitura, ainda há algumas coisas que me incomodaram.

- o ritmo dos primeiros 50% é incrível, a narrativa excelente, mas senti que esse ritmo cai e continua morno até os 80% da história.
- em certo momento devon não contando algo para chi, que poderia ter sido bem grave, mas acabou por dar em nada (por sorte!).
- determinado personagem ter ajudado eles sendo que... bem... a gente sabe o final e não faz sentido algum.
- o desenvolvimento do relacionamento da chi e da belle... que saborzinho amargo. indo de 0 a 100 muito rápido. eu até entendo em certo ponto o motivo da mudança, mas pareceu muito rápido.
- uma das coisas que me doe muito é não ter quase nada da amizade deles. eu queria tão mais deles juntos, conversando. isso me deixou bem chateada.
- e no final, algumas soluções vieram rápido demais, fácil demais. pareceu bem estranho considerando quem estava os sabotando, vacilar daquele jeito.

mas acho que assim como os personagens dizem, a gente merece um final feliz. e tudo bem se vem com algumas facilitações. eles mereciam depois de tudo o que passaram.

Vivs | vivsbookshelf 02/09/2021

Uma alegoria para representar o racismo estrutural
Quando eu li a sinopse deste livro, me interessei demais! Uma junção da série americana ?Gossip Girl? com o suspense de terror psicológico do filme ?Corra? de Jordan Peele. ~ A própria autora inclui citações desses trabalhos no livro.

Um livro que pretende ser uma alegoria do racismo estrutural, trazendo os protagonistas Chiamaka e Devon para representarem parte da população que sofre o racismo, mas que nem sempre se materializam nas relações e interações interpessoais.

Um suspense escolar envolvente e dramático, e que dá a voz a dois protagonistas fortes e que também representam a comunidade LGBTQIA+. Não esperava algumas reviravoltas, mas gostei como a autora finalizou tudo. Realmente gostaria de recomendar esse livro para todos, mas sei que pode não ser o estilo de alguns leitores. Por conta das inspirações, já até imagino um adaptação desta história também.
dudaisreading 02/09/2021minha estante
SIM SIM SIM!!!

Monique Cristine 03/09/2021minha estante
ele já tem previsão de publicação no Brasil?

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Monique ainda não vi nenhuma editora se pronunciando, mas o livro lançou este ano. Então quem sabe ?

Flá 03/09/2021minha estante
Ai mdsss vontade de comprar o ebook agora kkkkk (tá mto barato)

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Fla se você curti esse estilo, eu super recomendo ???

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
Ainda bem que comprei o e-book esses dias! Fiquei animada p ler logoo

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
E parece que ele vai sair pela Plataforma21!

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Mari tudooo! Quero mesmo que tenha tradução ??? já quero fisico kkk

bmeetsevil 01/09/2021

Gossip girl meets get out
Parece patético falar que é uma mistura dos dois, mas confia que é, e incrivelmente funciona muito bem. A história é incrível e aborda temas importantíssimos como racismo e homofobia. e em certos momentos tive que parar e respirar de tanta aflição

sugularte 31/08/2021

Ace of Spades
Chiamanka Adebayo e Devon Richards são alunos da Nivus Academy, uma escola elitista bastante renomada. Chiamanka é uma garota popular, rica, que aproveita qualquer oportunidade para se manter no topo. Devon é bolsista, muito focado e não gosta de chamar atenção.

Embora vivam realidades diferentes, os dois possuem algo em comum: eles são os únicos alunos negros do colégio.

É o último ano do ensino médio e eles possuem objetivos definidos para o futuro. Chiamanka quer estudar medicina em Yale. Devon quer estudar música na Julliard. No entanto, os sonhos dos dois são ameaçados quando alguém intitulado Aces, envia uma série de mensagens expondo os segredos deles.

Tudo começa quando Aces envia, para a escola toda, uma foto de Devon com o ex namorado, Scotty, também aluno da Nivus, com quem tinha um relacionamento secreto.

No início, é esperado que Aces exponha a escola toda, mas não é isso que acontece. O alvo é somente Chiamanka e Devon. Desse modo, a medida em que as coisas vão piorando, os dois começam uma investigação para revelar quem está por trás da figura misteriosa...

Aces of Spades é um livro young adult/thriller psicológico. Ele é comparado a Gossip Girl e a Get Out. De início, eu achava que a trama seguiria mais para um estilo Gossip Girl mesmo. Além disso,  por abordar temáticas importantes a premissa me lembrou Control Z, uma seria mexicana da Netflix. No entanto, embora tenha características semelhantes, eu achei que a trama se difere bastante das comparações.

Eu gostei muito do livro. A obra faz uma reflexão sobre o racismo com bastante mestria. Ao longo da leitura, me senti angustiada com a situação de Chiamanka e Devon. Fiquei surpresa com o rumo que a história tomou e gostei bastante do final.

Em alguns momentos, senti uma desconexão entre os personagens, mas, no fim, achei que eles construíram uma relação bem legal. Acho que o excesso de conflitos talvez possa ser um pouco confuso para a direção que a trama se propõe a seguir, mas isso não interferiu de modo negativo com a minha experiência de leitura.

Não posso contar muito além disso porque qualquer detalhe a mais poderia estragar a experiência de quem não leu com a história.

Por fim, acho que é um livro que vale a pena ser lido. Então, fica aqui a  minha forte recomendação ???

Sara 22/08/2021

4.5 estrelas

Eu gostei bastante deste livro. É uma daquelas histórias que você devora, não consegue largar porque só quer respostas.

Este livro é complexo, abordando temas como racismo, homofobia, bullying, descobrir a sexualidade... A tensão vai crescendo ao longo do livro. Eu vi algumas pessoas a reclamar do ritmo da história, mas, para mim, não foi um problema.

Eu adorei as personagens e a relação entre elas é interessante e complexa. Chiamaka é uma rapariga com atitude, cheia de confiança, intimidante, adoro! Também gostei muito de Devon, a sua história é comovente. Terrell é um rapaz adorável.

Outra coisa que gostei neste livro é que a autora aborda perfeitamente a competição que existe entre as pessoas, a vontade de fazer de tudo para ser o melhor e chegar ao topo, mesmo que isso implique derrubar alguém.

A autora deixou claro que queria falar sobre questões raciais e contar sua história e sua experiência. Eu gostei muito da sua nota final, onde ela explica isso claramente.

Normalmente, não costumo ler muito livros YA e, os que leio, tendo a não gostar muito deles, mas este foi uma surpresa. Houve algumas coisas que eu gostaria de saber que não foram explicadas, mas, no geral, este livro foi muito bom e eu recomendo muito. Deu-me umas vibes de "Pretty Little Liars" e "Get Out".