O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Isabella Pina 09/04/2021

Pesado e muito bem escrito
Nunca tinha lido nada da Mayra, mas acompanho as redes sociais dela então eu tinha certa expectativa em gostar dessa primeira aventura do outro lado do livro, como escritora.

Ao longo das poucas páginas dessa história, somos introduzidos à narrativa em primeira pessoa de Camila, que se divide em dois momentos: um, quando era criança e vai passar um tempo na casa dos tios enquanto sua mãe tem que resolver alguns problemas familiares, e outro, bem mais velha, quando retorna à fatídica casa por um pedido da mãe.

A escrita da Mayra me surpreendeu, em poucas páginas eu já estava rendida e curiosa para saber o que tinha acontecido com a Camila e torcendo para ela ficar bem. Eu já tinha alguma noção do que se passava na história, mas mesmo assim, ler aquilo mexeu comigo em um nível que eu não esperava. Não enxergo isso como algo ruim, mas eu diria que a escrita dessa autora é uma das mais cruas (num bom sentido) na hora de transmitir situações e sentimentos complexos, ao mesmo tempo que ela consegue introduzir elementos menos literais à história. Vi alguém comentando sobre se tratar, de certa forma, de uma história de terror, e posso concordar com isso: a escrita deixa a gente apreensiva, especialmente porque se trata de algo infelizmente real, e não um monstro embaixo da cama.

Um ponto positivo que vi foi a presença da representatividade de uma maneira natural e real, tanto na própria protagonista, quanto nos personagens que a acompanham. Foi um toque de calor no meio de uma história tão difícil.

A única coisa que senti falta, mas faz sentido dentro do formato da história, é saber mais sobre o universo criado, conhecer melhor a protagonista, sua vida e as pessoas nela. Eu leria tranquilamente novas histórias (espero que mais felizes) sobre esses personagens.

Enfim, gostei de conhecer o lado escritora da Mayra e estou ansiosa para seus próximos lançamentos.

RATING: 4.5 cinzas de uma fotografia

Aline Juliany 11/04/2021

Que livro pesado, necessário e marcante.
Vai ficar em minha memória por muito tempo!

Lilyan 19/05/2021

Camila é como muitas mulheres pelo Mundo. Passou por momentos difíceis. O livro aborda sobre violência de uma maneira simples, pelo olhar de uma criança...marcas, pensamentos, momentos, e outros sentimentos que ficam na mente eternamente.

Lembrando que pela Lei Maria da Penha, temos 5 tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Foi meio confuso as mudanças de tempo. Mas fora isso, é uma boa leitura.

Mariottoni 01/06/2021

Importante
Esse um livro mtt difícil de ler por se tratar de assuntos tão horríveis, mas acho q a autora conseguiu abordar eles muito bem e cm essas merda q esses fdp fazem infelizmente vão deixar marcas pra vida toda. Enfim difícil de ler porém mtttt necessário

Livinha 16/06/2021

Esse livro me destruiu. Chorei quando terminei de ler e levei um bom tempo para me recompor.

Lena 14/01/2022

Curto, memorável e fugaz.
Comecei a leitura de forma despretensiosa e terminei com um soco no estômago. Mayra entrega uma trama de tirar o fôlego em poucas páginas e envolve o leitor com uma escrita simples e bem detalhada. É preciso, no entanto, atentar-se aos gatilhos, os quais estão presentes na obra tanto nas entrelinhas quanto de forma explícita.

Lets 09/04/2022

Eu terminei essa novela em uma hora, não consegui largar até finalizar. Apesar do tema ser muito complicado, a Mayra o trata de uma forma muito lúdica e sensível.
Tenho certeza que não fui a única a me enxergar na Camila e ler sua história foi, de certa forma, um conforto pra mim, um afago na minha criança interior.
Leiam O Que Encontramos nas Chamas. Com cuidado, mas leiam. Talvez, assim como eu, você encontre nessas páginas o carinho que te faltou quando você mais precisava.

mariana 14/04/2022

vão ler o textinho que fiz pra revista "O Odisseu" sobre esse conto

Ariel Juhny 06/05/2022

Dolorido..
A escrita da Mayra é maravilhosa, que te faz ficar presa na história desde o início. A forma como ela tratou temas tão sensíveis e doloridos foi incrível. Me peguei em choro nas últimas páginas

Rebecca71 05/08/2022

Em poucas páginas a autora nos faz sentir tanto. É uma escrita linda pra descrever uma coisa que infelizmente é tão comum. É simplesmente genial a forma como ela coloco essa metáfora pra demonstrar algo tão doloroso.
Enfim, é um conto genial

Stella Paul 27/08/2022

É um bom livro
É um livro bem pequeno, eu nem chamaria de livro mas mais um conto? Não sei, tem só 75 páginas então a leitura é bem rapidinha. Mas é um jeito meio lúdico e pueril de falar de um assunto extremamente delicado que é o abuso sexual de uma criança. Eu acho de extrema importância que crianças leiam esse livro pq aborda o assunto de uma forma menos direta e agressiva, eu daria pra minha filha ler por exemplo, pra começar a falar sobre o assunto. E tem muita representatividade, o que é maravilhoso e tem que ser mais normalizado na literatura :)
Dei uma nota mais baixa pq talvez eu devesse ter lido isso quando mais nova.

Murilo.Justino 25/09/2022

Uma história muito bem contada, sobre um tema pesado, mas que deve ser falado. Gostei muito de como a história retrata as percepções das pessoas envolvidas no abuso. Talvez alguns sinais descritos no livro sirvam de exemplos do que observar em situações similares.

Caren Gabriele 01/01/2023

Sempre feliz em encontrar os bons autores nacionais
Acompanho a Mai já faz algum tempo, mas ainda não tinha lido nada dela. E como um dos meus objetivos para 2023 é ler mais dos nossos novos autores, achei que seria um bom começo.

Essa foi uma boa experiência de leitura, o texto é super fluído e consegui simpatizar com a personagem principal, mesmo sendo uma história curta.

A única coisa que não foi bacana é que, aos 10% da história, já sabia exatamente do que se tratava o texto. Em si, esse não é um problema, mas senti falta de reviravoltas menos óbvias ao longo da história.

Ainda assim, nada que prejudique a experiência. Mesmo falando sobre um assunto super pesado, em nenhum momento ela perdeu a delicadeza e a fantasia.

Espero que a May publique mais!

Ane 03/02/2023

Me surpreendi
Tinha muita curiosidade por esse conto a muito tempo e valeu totalmente a pena lê-lo. Toca em assuntos pesados, porém de forma ?lúdica? o que faz a gente querer continuar lendo e ver o que acontece.