O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Luna 26/05/2021

"o fogo tem dua própria linguagem e não se pode prever o que encontramos nas chamas, mas eu ouço com atenção cada crepitar."

eu comprei esse livro em uma promoção do aniversário do sem spoiler, não sabia sobre o que era mas tinha visto alguns elogios e fiquei com vontade de ler, além do título e da capa terem chamado minha atenção.

e foi uma surpresa ótima, é um livro bem curto mas nessas poucas páginas ele consegue contar a história de uma forma incrível e com personagens cativantes, eu não consegui parar de ler até terminar. também adorei a representatividade mostrada de uma forma bem natural (como deve ser né). o jeito que a mayra traz certos assuntos à tona é diferente, misturando um pouco a realidade com fantasia, mas ainda assim, esse também é um livro muito triste e pesado, então leiam com cuidado e se abuso sexual for um gatilho pra você, não recomendo a leitura.

Ju Harue 14/02/2022

Prendendo o ar durante a leitura
Que conto ótimo, uma escrita excelente, que traz sutileza a acontecimentos tão pesados (tem aviso sobre os gatilhos logo no começo). Imersivo em poucas páginas, dando representatividade de uma forma muito respeitosa (e também é own voice). Gostei demais e espero que a autora lance novas obras, já estou ansiosa para ler.

Hobbit na Toca 29/04/2021

Forte e delicado.
Eu não sei se estava preparada para essa história.

Mesmo que a autora tenha tomado todo o cuidado para não ser algo gráfico de mais, ainda é um assunto pesado. Não é possível escrever sobre esse tema e ele não ser forte, mas Mayra tem um jeito bem particular de escrever. O soco no estômago vem, mas não mais forte do que no necessário para passar a mensagem.

Chorei horrores.

Além do tema eu queria enaltecer o fato que esse livro é cheio de diversidade.

Janaina 28/08/2022

Denso
Começo dizendo que essa não é uma história leve, pelo contrário, é bastante pesada, difícil, cheia de gatilhos, porém é uma história necessária.
Creio que deve ter sido muito difícil para a autora contar essa história, mas a importância de relatar algo tão difícil deve ter lhe trazido um afago na alma, ao conseguir identificar a covardia e falta de escrúpulos do abusador, pois ela era apenas uma menina ingênua quando as coisas aconteceram e conseguir se perdoar deve ter lhe trazido um alívio imenso.
A história cumpre seu papel no quesito ?alerta? para todos que a leem.
Recomendo a leitura, porém fiquem atentos aos gatilhos
Matheusvarraes 30/08/2022minha estante
Que massa! Fiquei interessado. Lesse o ebook pelo ku?

Janaina 30/08/2022minha estante
Na verdade eu comprei. É um conto baratinho, menos de 10,00. Recomendo muito a leitura

Aline Brutti 03/12/2020

Ainda tentando me recuperar
Não sei nem explicar meus sentimentos na metade para o final do livro. Um embrulho no estômago e uma sensação de impotência. O fim me deixou em lágrimas e com um pouco de esperança. Uma história difícil de ser lida, uma escrita envolvente, e uma sensibilidade imensa para falar sobre um assunto delicado. Essa história merece ser lida, sem dúvidas!

MariliaOliCosta 24/03/2021

Primeiro livro que leio da Mayra, incrível como se fala de um assunto muito difícil de uma forma mais leve, quantas "Camilas" não passam por isso

Luísa 18/08/2021

Mayra, como você ousa?
Não direi muito da história dessa novela, porque são muito poucas páginas e saber demais pode prejudicar a experiência. A premissa é que essa protagonista feminina revisita uma casa onde passou uma parte da infância e, a cada cômodo, recupera lembranças de sua época de criança.

O que digo é: chorei e não foi pouco. Que história forte! Terminei a leitura realmente em prantos. Logo no começo há um alerta da autora de que a novela aborda abuso sexual e eu sou sensível a esse tema, então imaginei que seria tocada, mas não imaginei que seria de uma forma tão linda, potente e acolhedora. Ansiosa demais para ler outras histórias da Mayra.

@talytadesousa 23/05/2021

É um livro dolorido de ler e imaginar uma criança vivenciando isso, mas a escrita da Mayra é muito linda. Ela tratou um assunto muito pesado de um jeito muito poético.

Gica Brombini 17/11/2023

"A morte nem sempre é o fim das coisas", e por isso ainda existem dores e memórias que precisam ser queimadas...
Mayra Sigwalt foi completamente sensível e humana ao contar esta história. Apesar de todos os gatilhos, as partes dolorosas e até mesmo as angústias da personagens, a narrativa ainda é fluída e delicada.
Realmente fui impactada por "O que encontramos nas chamas". Ao final do e-book, ainda mais pelos agardecimentos e pelas notas da autora, não pude deixar de chorar e acalentar minha criança interior.
Os temas abordados são pesados, mas ao trabalhar uma narrativa que mistua a realidade e fantaisa, compreendemos como as situações ruins são modificadas através dos olhos de uma criança que não sabe extamente o que está acontecendo com ela (e principalmente como ela se sente com essa situação). Ainda que haja momentos delicados ao longo do conto, todos os assuntos que retratam sobre o tema do abuso, além de outras emoções correlacionadas, como o luto, dor, autoculpa e medo, são abordados com extrema sensibilidade e resposabilidade.
Mayra explora como um trauma pode reverberar por anos, tanto no coração quanto na pele de uma mulher, e como esta dor é tão particular e tão intríncesa que chega a ser difícil explicar tudo o que se sente em relação a isso.
Ainda assim, a história vem como um aviso, como uma forma de cura e como um retratado de uma realidade (infelizmente) presente na vida de muitas meninas. A autora merece todos os elogios pela construção desta história.

Jotape 20/04/2021

Eu não tava preparado
Minha amiga havia me dito "esse conto é bem pesado, varios amigos me contaram que choraram", e eu, sem saber o que me aguardava, disse "ate parece que vou chorar com conto, nem da tempo de se apegar aos personagens".

Pois bem, chorei, e não foi pouco. É o primeiro conto que leio e dou 5 estrelas, ainda to abalado com tudo. Nem sei muito bem o que dizer a mais, só digo para lerem.
Vivs | vivsbookshelf 20/04/2021minha estante
Aaah que tudo! Já quero ler

Nara 13/03/2021

A história apesar de simples não é simplista. A personagem mistura fantasia numa forma de fugir da realidade, mas está a agarra e é terrível. Grande livro. Possui alerta de gatilho!!!

Bia - Resenha de Unicórnio 27/03/2021

Essa história também é minha
A própria autora fala que esse foi o jeito dela de contar a história, eu também tenho o meu. Acho que nunca me senti tão abraçada por uma história quanto essa. Eu senti tudo que eu represei durante anos saindo de mim enquanto lia, eu também sobrevivi. Obrigada Mayra

Gabyh 18/01/2024

Leitura boa é aquela que mais dói
Em meio a uma madrugada de falta de luz, eu resolvi pegar esse daqui para dar uma lida. E nossa, eu estou completamente surpresa.

A narrativa da autora como um todo é tão cativante e te prende de uma forma tão espetacular, deixando evidente cada detalhe e a sua importância. A construção da tensão através de metáforas e a mente fértil de uma criança, que tenta a todo custo proteger a inocência que não deveria ser tirada dela à força, ainda tendo aquele sentimento de que a protagonista sabe que tem algo de errado; nossa... nossa, eu só consigo dizer isso.

Camila é uma fofura, e meus deuses, eu nunca fiquei tão triste com uma leitura. Caminhando entre o passado e o presente, a obra nos faz ver memórias e o presente de uma Camila já adulta, e é doloroso entender ela, principalmente na parte em culpar a eu do passado e como é um processo entender que só há um (nesse caso, dois) culpado nisso, e ele não é você.

"O que encontrando nas chamas" é um livro esplêndido. Mesmo com o seu tema pesado, eu releria e trileria essa obra sem pensar duas vezes. Eu definitivamente preciso ler mais obras protagonizadas e escritas por pessoas indígenas.