O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Catarina Carvajal 31/01/2021

A história é extremamente importante para várias pessoas, ainda mais pra quem já passou pelo que a Camila já passou. Ele fala sobre acolhimento e que com o tempo é possível se perdoar.

Rita Caroline 01/05/2022

Sem palavras
São tantos sentimentos sobre esse livro que acho que ainda estou digerindo cada ponto.
O que posso falar, sem entregar muito da história, é que a escrita da Mayra me deixou completamente imersa e com vontade de não parar de ler.

É um livro intenso, sensível e bem dolorido. Mas com uma escrita super fluida.
Nessa narrativa acompanhamos a história da Camila, sua família e seus amigos de uma forma muito intensa e profunda. Passamos por uma construção, super interessante, que trás memórias de momentos felizes, mas também de traumas sofridos pela personagem na infância. São inúmeras memórias que nos causam todo tipo de sentimento.

Outro ponto que gostei muito foi que logo no início do livro há um aviso de conteúdo sobre a história conter cenas que irão tratar de abuso sexual. E sim, esse é o tema central da história. Por isso reforço, para quem tiver interesse em ler, que não ignore o aviso dado pela autora, se o assunto for delicado pra você.

A autora trás o assunto de uma forma sensível e delicada, que me impressionou bastante. E em muitos momentos a história acaba sendo lúdica, o que me deixou mais interessada ainda.

Amei a forma como as personagens são desenvolvidas, como o assunto é tratado sem romantização e como tudo fica explicado com tanto detalhe mesmo sendo um livro curto.
Estou impactada e emocionada. Sentindo todos os incômodos, mas encantada com a escrita. Realmente sem palavras.
Recomendo muito a leitura.

carol.pinheiro 03/02/2021

Delicado e necessário
Esse livro tem uma estória que fala de uma forma incrivelmente sutil sobre abuso sexual infantil. Cuidado, contém gatilhos.

Eu me surpreendi com a delicadeza dele.
Gostei muito das escolhas da autora.

Boo 19/05/2022

De repente tudo ficou claro
Fui ler sem saber do que se tratava, aos poucos fui acompanhando a personagem e mais a diante comecei a entender as ?metáforas? que ela (uma criança) utilizava para comunicar situações de sua vida ao leitor. Precisamos prestar muita atenção nos sinais que as crianças dão, eles podem ser pedidos de ajuda.

Elisa 20/02/2021

Uma leitura triste, difícil, mas necessária.
Mayra é forte por contar essa história, tão triste e tão necessária. A experiência de leitura me lembrou ?Hibisco Roxo? de Chimmanda Adichie, por ser um livro sobre violência doméstica, com muita tensão permeando toda a narrativa, mas que traz momentos de paz e acalanto com outras personagens que abraçam as protagonistas, consequentemente nos abraçando também. Para quem puder e quiser ler, está mais do que recomendado, mesmo tento algumas ressalvas sobre a escrita (que é boa, diga-se de passagem!), a novela que me emocionou muito. Parabéns Mayra.

Victor Hugo 10/12/2021

Visceral!
É isso e somente isso que eu consigo falar sobre essa história. Ela é pesada, mas não explicita. Ela é lúdica, mas ao mesmo tempo é séria. Ela é intensa, mas ao mesmo tempo é breve.

E mesmo assim, essa foi a única história nesse formato que eu li e não senti que faltava algo mais.

Tudo estava ali, e todos os temas abordados trazem muito impacto para o leitor.

Recomendo, mas com cautela principalmente as pessoas sensíveis ao tema de abuso sexual.

Amanda | @mandalivros_ 19/10/2021

Em poucas páginas me impactou
De todas as pessoas do meio literário que acompanho a Mayra sempre foi a que mais tive vontade de ver escrevendo, pois sinto que ela tem uma sensibilidade especial, sabe tratar muito bem assuntos delicados e importantes.
Desde que esse conto foi publicado eu estava com vontade de ler, mas por não gostar muito de contos acabei postergando e que pena, pois a leitura foi incrível e gostaria de ter feito antes.
Foi uma história que me deixou com o coração extremamente apertado, eu amei a forma como foram usadas as metáforas pra abordar o assunto e mesmo sendo metáforas senti todo o impacto.
Gostei muito da escrita da Mayra e torço pra ver outras histórias sendo publicadas.

Naty.Duarte 27/05/2021

Delicado
A forma que a Mayra apresenta assuntos tao delicados como o abuso infantil, é de um cuidado admirável.
Aprendemos muito com essa história.
Só leiam...

Rosália Salvatore 29/05/2021

Um livro extremamente necessário, a maneira delicada como a Mayra escreveu essa história é simplesmente impecável, mesmo tendo como tema central um assunto tão difícil como o abuso infantil, não dá pra negar que ela escreveu uma história viciante.

Eu me senti muito tocada pelo livro e torci muito para que a protagonista pudesse escapar daquela situação

Vitória Susin 05/12/2021

Pesado mas necessário
Eu adorei ler esse livro, ele é muito necessário pois aborda temas importantes e o que eu acho lindo que tenha em todos os livros é o alerta de GATILHO e esse livro tem.

Recomendo muito esse livro mas tenham consciência que ele tem gatilho e que por mais que seja 94 páginas ele é pesado.

Danielle 01/06/2021

Excelente
Livro com assunto pesado, mas muito rápido de ler, escrita limpa e clara da autora, super recomendo !

Carol Vidal 20/09/2021

É uma história pesada por tratar de um tema difícil, mas valeu a pena chegar até o final. A escrita de Mayra é muito segura e a forma com que o realismo mágico foi usado é digna de grandes escritoras, pela sensibilidade emanada nas palavras.

Babi 17/06/2021

GATILHO!!
Não tenho condições pisicológicas para falar sobre esse conto. Mexeu com um medo meu muito forte e eu tive um gatilho absurdo.

Quando a ficha finalmente cai, te destrói, chorei muito.

Leiam, mas cuidado, fala sobre pedofilia, só leia se estiver pronto... Eu não estava...

sxhadow 30/06/2021

"como se mata um monstro que só vive na sua memória?"
preciso agradecer pela sensibilidade da autora ao escrever essa história, com destaque para a nota final que passa uma sensação incrível de acolhimento.

Bah 20/08/2022

Favoritadíssimo
Que conto foi esse? Tão bem escrito, envolvente, tão pesado, mas ao mesmo tempo tão bom. Esse se tornou um dos meus contos favoritos da vida! A temática, infelizmente, é ainda muito atual, e foi tratada com muita responsabilidade e respeito. Sim, tem gatilhos, então não leia se não estiver no momento pra isso. Caso esteja bem o suficiente: por favor, leia, é maravilhoso!