O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

talilittle 15/02/2022

curto e denso
apesar de ser um livro curtinho, a história é bem densa e cheia de nuances. fiquei destruída quando acabou.

o livro trata de abuso sexual e a delicadeza da autora para tratar de um assunto tão horrível e pesado é magistral.

Amanda Lima 16/02/2022

Sem palavras...
"O que encontramos nas chamas" é a primeira novela da Mayra e quão dolorido e paradoxal foram os sentimentos ao longo da leitura. Com aviso de gatilhos no início, a narrativa acompanha Camila tanto na idade adulta como quando a mesma tinha apenas 12 anos, ambas com pano de fundo a casa de seus tios, que precisou residir, por um tempo, quando mais nova, evidenciando as marcas que esse período deixou nesta. Visceral e bem metafórico, Mayra ainda conseguiu debater outros temas, como, por exemplo, a descendência indígena de Camila e seus laços cortados com a cultura devido a morte do pai e de como uma amizade pode acreditar em você, mesmo que ninguém escute. Recomendo muito!

ZafiraGonzaga 15/01/2024

Perfeito e destruidor
Amei muito. Foi triste e acolhedor, me destruiu mas foi lindo.
Obrigada Mayra por esse livro perfeito
#MLV2024

Day 16/10/2021

Perfeito
Que leitura! Peguei pra ler sem nem saber a sinopse, só pelos comentários positivos, e foi mais do que eu esperava.
A escrita é ótima e te faz querer saber o que vai acontecer em seguida, o tema, apesar de pesado, foi tratado de uma forma completamente respeitosa e o toque de fantasia (que só fui me ligar no final do porquê de ter sido feito dessa forma) é perfeito.
Me conectei e me preocupei com a personagem principal do início ao fim, o que é um feito incrível pra uma novela de menos de 100 páginas.
Não tenho adjetivos pra falar o quanto gostei e recomendo a leitura.

obs: a música "Camila, Camila", da banda Nenhum de Nós, provavelmente tem uma influência muito grande na história, tanto pelo nome da personagem principal quanto pela referência dos "olhos insanos". Se não conhece, recomendo ouvir.

Amanda 13/06/2022

Amei
Mais uma excelente de brasileiros, eu relutei muito a começar ler autores brasileiros e de 3 anos pra cá venho lendo alguns autores e amando casa vez mais, precisamos valorizar mais autores do Brasil pessoal. Excelente escrita da autora, a história é intrigante e muito triste, mas esclarecedora, precisamos nos conhecer e aprender a aceitar que muitas das nossas feridas precisam ser curadas com a aceitação de que não temos controle sobre certas coisas e que não somos culpados e sim vítimas, mas ser vítima não significa fraqueza, significa poder mudar e ajudar pessoas que estão no mesmo lugar que nós. Parabéns a autora!

Victória 18/05/2021

sem palavras...
?Como um aviso de que sempre estariam ali, meio abertas, nunca realmente curadas.?

Nathalia184 31/05/2021

Como se mata um monstro que só vive na sua memória?
Um livro denso, que utiliza de realismo mágico para falar a respeito de certos traumas que às vezes parece que nunca terá cura.

A escrita da May é super sensível e bela, ela conversa com você de uma forma delicada, como uma amiga transmitindo coisas que você sentiu e não soube como externar.

É uma leitura curta, mas acredito que deixará marcas por muito tempo, causados por tudo aquilo que me despertou enquanto lia.

akasaori 15/01/2022

Já em sua primeira publicação Mayra mostra pra que veio, uma escrita encantadora com artifícios que prendem o leitor (as mudanças de capítulo fluidas e alternando linha temporal funcionaram super). Também curti bastante a forma como ela abordou um tema tão pesado, sendo fácil entender o que está acontecendo sem diminuir o impacto na história. A amizade que acontece na história também é incrível, gostinho de quero mais.
Fer 16/01/2022minha estante
Suas resenhas são perfeitas

bruno janowski 08/01/2021

que livro espetacular
A leitura consegue ser extremamente fluida e rápida, necessária a pontuação disso.
Porém, o livro possui uma carga pesada e arrebatadora, mascarada com a fantasia e a mente de uma pequena menina de 12 anos.
Tudo que a aurora quer passar para nós, ela consegue transmitir com maestria, a agonia, o asco, o medo do inevitável.

hellensbruzzi 11/01/2022

Tenho nem palavras pra essa história e a forma como a autora a desenvolveu, desde as primeiras linhas já é possível sentir uma tensão que vai ficando maior até o final, mesmo nos momentos que seriam mais alegres, essa tensão nunca foi embora. O elemento de fantasia colabora pra que está novela seja realmente maravilhosa, ela traz uma sensibilidade para esta obra com uma temática tão pesada que eu não havia visto antes, e além disso a forma como a história vai se desenrolando em duas linhas temporais nos deixa angustiados querendo ao mesmo tempo que a história não ande e fique apenas nos momentos tranquilos de brincadeiras entre as duas crianças e também esperando que estes passem logo, para que o sofrimento da Camila seja o mais breve o possível. Não consegui conter as lágrimas no final da história e terminei o livro encantando com a forma como foi trabalhado, espero que novas histórias da autora sejam publicadas, pois com certeza vou lê-las.

Catarina Carvajal 31/01/2021

A história é extremamente importante para várias pessoas, ainda mais pra quem já passou pelo que a Camila já passou. Ele fala sobre acolhimento e que com o tempo é possível se perdoar.

carol.pinheiro 03/02/2021

Delicado e necessário
Esse livro tem uma estória que fala de uma forma incrivelmente sutil sobre abuso sexual infantil. Cuidado, contém gatilhos.

Eu me surpreendi com a delicadeza dele.
Gostei muito das escolhas da autora.

Elisa 20/02/2021

Uma leitura triste, difícil, mas necessária.
Mayra é forte por contar essa história, tão triste e tão necessária. A experiência de leitura me lembrou ?Hibisco Roxo? de Chimmanda Adichie, por ser um livro sobre violência doméstica, com muita tensão permeando toda a narrativa, mas que traz momentos de paz e acalanto com outras personagens que abraçam as protagonistas, consequentemente nos abraçando também. Para quem puder e quiser ler, está mais do que recomendado, mesmo tento algumas ressalvas sobre a escrita (que é boa, diga-se de passagem!), a novela que me emocionou muito. Parabéns Mayra.

Nobr3s 20/07/2021

Me surpreendi
Apesar de curta, a história contada nessa novela é extremamente comovente, envolvente e profunda.
A trama de O Que Encontramos nas Chamas se passa em uma cidadezinha turística e vai acompanhar a história de Camila, uma menina que vai passar duas semanas na casa dos tios e lá vivência uma situação horrível.
Com a história passando tanto no presente como no passado a autora traça uma linha de raciocínio entre os dois tempos muito interessante que me prendeu até o fim.
Simplesmente incrível, todas as descrições trouxeram ainda mais verdade e importância ao tema abordado, sem falar da linda mensagem deixada para os leitores. Muito bom