O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Re Vitorino 24/07/2021

Tocante
Eu consumo quase tudo que a Mayra produz e eu tinha muitas expectativas para esse livro ... foram todas superadas! A forma como ela troca a fala entre as duas vivências da personagem nos dando a visão da criança e da adulta, modulado inclusive a entoação, a perspectiva e gerando diferentes percepções é magistral. Amei cada trecho (e juro que não é porque sou fã dela de forma geral).

Lucas 21/01/2021

Perfeito!
Eu não sei muito bem o que falar aqui, mas acredito que algo precisa ser dito.

Eu tenho o privilégio de ser homem e as chances dos acontecimentos nessa história se passarem comigo são quase nulos. Mas eu me senti tão conectado com a história, e senti que a Mayra tratou o assunto com tanta delicadeza que fiquei emocionado em vários momentos. Uma história triste e dolorosa, mas que carrega uma mensagem profunda e muito necessária.

VitAria 23/01/2023

Sobre a importância de ouvir histórias como essa
Conheci a Mayra pelo trabalho dela no Instagram, já admirava isso. Mas agora, depois de ler seu livro, a admiro muito mais! É uma escritora maravilhosa, que merece muito reconhecimento. Esse livro custou menos de 10 reais, mas o valor dele é imenso!!! De verdade, valia a pena comprar se custasse muito mais.
Para fazer uma resenha melhor, vou dividir em três aspectos: escrita, trama e importância.

Escrita:
Mayra sabe usar as palavras do mesmo modo que artistas usam pincéis. Consegue abordar um tema tão difícil de digerir de forma mais amena, sem colocar cenas desnecessárias. Ela usa o recurso de escrita das duas linhas do tempo, uma no presente quando a protagonista adulta conta a história e outra no passado, as memórias da mesma.
Mayra consegue apertar seu coração nas cenas tensas, acelerar sua respiração e deixar você triste. E da mesma forma, consegue retratar a leveza e a inocência da infância e te deixar feliz vendo a Camila (personagem principal) vivendo momentos felizes.
De verdade, a escrita é fluída e sensível. Claramente sabe quais detalhes colocar para criar a atmosfera do local e quais não precisam. Ganha pontos incríveis por saber descrever os pensamentos de uma criança tão bem. Fiquei maravilhada!
Vale a pena ler.

Trama:
Achei muito bem desenvolvida e muito bem feita. Os personagens conseguem te mostrar o melhor e o pior.
Tem um pequeno tom de mistério também. É interessante, e em certos momentos é impossível pausar a leitura sem querer voltar para saber o que aconteceu.
Menções honrosas pra Camila, a Michele e a família dela e pra mãe da Camila.
Há também a questão indígena, autora e protagonistas são pessoas indígenas e isso não é deixado de lado na história. Um aspecto importante!

Importância:
O livro é a história de uma sobrevivente de abuso. A maior lição que eu tiro é que devemos sempre acreditar na vítima e sempre dar a oportunidade dela se abrir, ela já tem voz, só precisa ser escutada. Esse livro merece ser lido por milhares de pessoas, para que entendam a perspectiva de alguém que sofreu um trauma como esse. Cada vez que alguém fala, lê ou divulga esse livro também reforça a voz daqueles que não são ouvidos. Essas pessoas merecem justiça. Aproveite esse poder mágico que os livros têm de te colocar em vidas diferentes e aprenda com ele. Faça muita propaganda!!!! O tanto que der, essa história merece ser ouvida. Por favor, não desacreditem vítimas pq vc se acha que tal pessoa não faria isso, se ela tá falando com você tem algo por trás. E protejam suas crianças! Ensinem elas a dizer não, demonstre que elas podem confiar em você e as ajude!
Faça bom uso da sua habilidade de leitura, absorva as boas lições do livro e recomende a alguém!

Caty 23/05/2021

Dolorido
Que leitura sofrida. Mds chorei tanto que tô até com dor de cabeça. Me machuca tanto que essa história represente a realidade de tantas pessoas, tantas crianças. E ver tudo pela perspetiva de uma, é realmente dolorido. Não é uma história fácil de engolir, mas a escrita é bem fluida e eu amei a forma que o realismo mágico foi colocado. Gosto da intercalação de capítulos entre passado e presente porque da uma dimensão maior a história. Amei a representação indígena, negra e lgbtqia+ que foi colocada de maneira sutil e natural na história. Deu pra discutir um pouco a respeito de preconceito, sem perder o foco da narrativa. Fico feliz que tenha alerta de gatilho para abuso sexual, ajuda a pessoa já ler se preparando para o que vem pela frente.

Luuh_hs 16/01/2021

O que você encontraria nas chamas?
O que encontramos nas chamas?

Com apenas 75 páginas @mayrasigwalt nos leva em uma jornada de redescoberta do passado com Camila.

Com capítulos que se conectam, o que nunca tinha visto e achei incrível, seguimos de forma muito fluida a visita de Camila à casa de seus tios onde passou uma parte da infância e as lembranças que são despertadas.

O leve toque de fantasia traz uma leveza ao tom pesado de monstros que, infelizmente, são bem reais. E embora apresente alguns gatilhos, eles não se tornam tão gráficos.

Confesso quer derrubei algumas lágrimas com as situações pelas quais a pequena Camila acaba passando mas o final trouxe uma esperança de que esses monstros podem sim ser deixados para trás, não por eles, mas por todas nós.

Destaque também para a cultura que Mayra nos apresenta. Uma das coisas mais incríveis sobre livros nacionais é ver nossa cultura representada e aprender mais sobre ela. Mayra, claro, faz isso de forma primorosa mesmo em poucas páginas.

O final aberto deixa um grande gostinho de quero mais para saber detalhes de alguns plots que não foram totalmente explicados mas, como diz a própria Mayra, fica à nossa imaginação e a minha imaginação quer dar às personagens o final mais feliz possível!

Foi uma experiência incrível, sempre quis ler algo da Mayra e agora sei que quero ler ainda mais! A novela está disponível somente em ebook no site da amazon por um preço bem em conta e vale muito a pena conhecer!

Nathalia184 31/05/2021

Como se mata um monstro que só vive na sua memória?
Um livro denso, que utiliza de realismo mágico para falar a respeito de certos traumas que às vezes parece que nunca terá cura.

A escrita da May é super sensível e bela, ela conversa com você de uma forma delicada, como uma amiga transmitindo coisas que você sentiu e não soube como externar.

É uma leitura curta, mas acredito que deixará marcas por muito tempo, causados por tudo aquilo que me despertou enquanto lia.

IronyCarol 26/12/2020

Dolorosamente consciente.
Algumas leituras tem o dom e a graça de nos envolver, de nos guiar ao imaginário da narrativa, e aqui, não foi diferente. Embrenhamos nesse mundo aos olhos de uma criança e de uma mulher tempos depois. Vemos dois lados da mesma moeda, vemos a pureza da infância obscurecida pelos traumas e como uma criança consegue enxergar os maus tratos que lhe foram feitos. Como a mente se molda a partir do trauma sofrido e como voltar e revisitar o passado é libertador para a criança que um dia ficou presa naquele loop de dor e vergonha. Essa novela não cansa de me surpreender, mesmo já tendo lido há uns dias. Volto aos trechos marcados, trechos tão marcados em mim quanto Camila ficou marcada em pele e mente. Uma leitura aos apaixonados por uma obra bem narrada, por algo dolorosamente real. Talvez, um grito para que, ao ver sinais assim, saibam reconhecê-los e denunciá-los. Uma história aos sobreviventes.

Amanda 13/06/2022

Amei
Mais uma excelente de brasileiros, eu relutei muito a começar ler autores brasileiros e de 3 anos pra cá venho lendo alguns autores e amando casa vez mais, precisamos valorizar mais autores do Brasil pessoal. Excelente escrita da autora, a história é intrigante e muito triste, mas esclarecedora, precisamos nos conhecer e aprender a aceitar que muitas das nossas feridas precisam ser curadas com a aceitação de que não temos controle sobre certas coisas e que não somos culpados e sim vítimas, mas ser vítima não significa fraqueza, significa poder mudar e ajudar pessoas que estão no mesmo lugar que nós. Parabéns a autora!

Bea Barbe 31/01/2021

Doloroso
Eu to sem palavras, é um conto intenso e imersivo, ver tudo que acontece através do olhar de uma criança é bem doloroso.

suellem 07/08/2021

Forte demais
Me peguei chorando muito com esse conto . Eu amei demais essa história tão difícil, mas ao mesmo tempo tão verdadeira e tão real .

As vezes os abusadores estão aonde a gente menos espera que eles estejam e pais por favor acreditem sempre, sempre no filho de vocês.

Mayra muito obrigada por essa história tão chocante que mexe em diversas feridas e tira o leitor da zona de conforto

Day 16/10/2021

Perfeito
Que leitura! Peguei pra ler sem nem saber a sinopse, só pelos comentários positivos, e foi mais do que eu esperava.
A escrita é ótima e te faz querer saber o que vai acontecer em seguida, o tema, apesar de pesado, foi tratado de uma forma completamente respeitosa e o toque de fantasia (que só fui me ligar no final do porquê de ter sido feito dessa forma) é perfeito.
Me conectei e me preocupei com a personagem principal do início ao fim, o que é um feito incrível pra uma novela de menos de 100 páginas.
Não tenho adjetivos pra falar o quanto gostei e recomendo a leitura.

obs: a música "Camila, Camila", da banda Nenhum de Nós, provavelmente tem uma influência muito grande na história, tanto pelo nome da personagem principal quanto pela referência dos "olhos insanos". Se não conhece, recomendo ouvir.

Victória 18/05/2021

sem palavras...
?Como um aviso de que sempre estariam ali, meio abertas, nunca realmente curadas.?