Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Manu 14/09/2021

A escrita da dra Júlia me emocionou e me cativou de uma maneira que eu não esperava. Cada relato me deixava com os olhos cheios de lágrimas diante da desigualdade social, felizmente essas pessoas tiveram a sorte de cruzar com uma médica tão empática e profissional. Aprendi muito com cada relato de cada paciente e com certeza vou guardar cada um deles em um lugar muito especial dentro de mim.

Camilla11 13/09/2021

Viceral
Esse livro me foi recomendado por um amigo e eu decidi ler sem saber muito o que esperar, imaginei que fosse, de fato, sobre a história de vida da médica.. e não dos pacientes! Mas que surpresa boa! E, infelizmente, muito triste também! Há, ainda, muito a ser feito pelas pessoas miseráveis desse país. Pessoas que a elite finge não ver, não faz questão de cuidar. Pessoas que carregam nas costas o peso do privilégio alheio, como a própria Júlia descreve em diversas situações diferentes.

Além da miséria, das desigualdades sociais, das condições precárias de trabalho, essas histórias transpassam o racismo e o machismo. Essas histórias nos mostram que muitas vezes as vítimas são medicadas para suportar seus agressores, sem ao menos ter noção de que aquela realidade não é normal, não deve ser aceita.

Felizmente o SUS existe, felizmente profissionais como a Júlia existem.

Manu 09/09/2021

Entre lágrimas e sorrisos!
Primeiramente, #VIVAOSUS;
Em segundo lugar, se você estiver passando por algum problema de saúde, este não é o momento para ler esse livro. Digo isso, porque ele traz à tona 74 crônicas, histórias sobre uma médica que atende no SUS, e a probabilidade de uma história se parecer com a sua, é possível. Eu encontrei uma história parecida com a minha. Então, fica o aviso!
Feita as considerações iniciais, eu preciso dizer que eu ri e chorei lendo as histórias escritas por Júlia, médica de família que fazia atendimento pelo SUS em Belo Horizonte.
Neste livro, ela traz 74 histórias de famílias, afinal, não tem como mensurar a dor de uma pessoa sem olhar todo o contexto em volta. Fora que muitas pessoas não iam sozinhas, iam com pai, mãe, irmã/o, sobrinho/a, vizinho/a, amigo/a.. e todo o contexto familiar influenciava na análise r no diagnóstico.
Dra. Júlia mostra traz em seu livro um cuidado que muitas de nós gostaríamos de receber nas consultas médicas, e que por vezes, não é isso que encontramos. Seria ela uma exceção de médica?! Não posso afirmar isso, seria leviana com demais profissionais de saúde. Afinal, ela atuou em posto de saúde, mas nunca esteve sozinha, tinha outras profissionais que estavam lado a lado, eram enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, endocrinologista, e porque não, as demais profissionais que fazem qualquer estabelecimento de saúde funcionar? Estou falando das que não são formadas em saúde, mas estão ali dia a dia: terceirizadxs, serviços gerais, administrativo..
Cada história poderá provocar em você um misto de sentimentos: de alegria à tristeza; de entusiasmo à revolta; de ódio ao amor; de lágrimas à gargalhadas.. bom, você pode sentir tantas coisas que eu não senti. Mas uma coisa eu tenho certeza, você terá senso de humanidade. Coisa que está faltando na nossa sociedade, principalmente na atual conjuntura, onde o que mata, é ser pobre, como diria a dra. Júlia. Afinal, quem é rico, permanece rico, mesmo diante do caos. E continua a explorar a classe trabalhadora, preta e pobre que poderá comer um pacote de biscoito recheado no almoço e olhe lá.
As histórias são diversas: tem violência contra mulher, estupro de vulnerável, escravidão, racismo, desigualdades, pobreza.. aaaah, e é nítido de que: quem mais precisa do SUS é preto/a, pobre, mulher, favelado/a. Talvez por isso, tem governante querendo sucatear o SUS e matar o povo sem comprar vacinas (ou superfaturar na compra).
Boom.. poderia escrever um outro livro falando de Pacientes que curam, mas ainda não chegou meu momento. Espero que gostem.

gwasem 07/09/2021

Júlia nos presenteia com histórias maravilhosas que falam sobre questões que vão muito além da medicina! É o olhar de uma pessoa com uma visão de mundo rara, infelizmente, nos dias de hoje. Que não vê seus pacientes como meras mercadorias mas como pessoas de fato, figuras históricas, dentro de um contexto social comumente ignorado. São relatos que nos fazem enxergar e pensar sobre temas que estão aí na nossa frente, escancarados, mas são jogados pra debaixo do tapete, empurrados pra longe e "resolvidos" com um remedinho aqui e ali.

Giovanna.Caixeta 31/08/2021

realidade brasileira
nesse livro tem de tudo um pouco: relatos tristes, felizes, alguns impactantes e outros que, infelizmente, não nos chocam tanto assim. A forma como a Dra. Júlia descreve os seus atendimentos é simples e poética, nos faz refletir sobre o quanto o nosso País ainda precisa melhorar, mas também nos dá esperança. Recomento muito esse livro, que fala sobre a pobreza, racismo, machismo, irresponsabilidade médica e, acima de tudo, a necessidade do SUS.

Leticia2256 30/08/2021

Cara, eu comecei a ler o livro após a leitura de outro do tipo e pensei que fosse expor superficialmente a rotina de uma médica do sus mas o livro foi além. Escancarou as desigualdades sociais e realidades que eu ~privilegiada~ não tinha noção de que acontecia, realidades que parecem acontecer em um mundo paralelo. Conforme a leitura corre fica explícito o tamanho da diferença que a empatia faz na vida das pessoas! Julia Rocha, uma inspiração!

Natalia446 27/08/2021

Entendendo a realidade do Brasil
Se você acha que sabe o que é pobreza ou necessidade, leia esse livro. Não é um livro somente para médicos ou estudantes de medicina, mas sim para pessoas que buscam ser mais humanas e empáticas. Relatos lindos, tristes, marcantes que retratam a realidade do Brasil, da periferia, da pobreza, dos pretos, dos marginalizados. E as vezes, essas pessoas só precisam de tempo, só precisam ser escutadas, só precisam ser tratadas como ser humano.
Uma leitura para reflexão e crescimento pessoal! Recomendo, recomendo, recomendo!!

Michelle 26/08/2021

Pacientes que curam
A cada capítulo uma curta história de pessoas, pacientes da dra Julia Rocha. Histórias estas que nos levam a refletir, a conhecer um pouco mais das capacidades humanas, inclusive em instâncias opostas... há miséria, há realidades confusas, há tristezas e também belezas, voltas por cima, reconstruções, descobertas, imperfeições e pode promover novos olhares e mudanças a quem também se entrega a lê-las com o coração.

Clara 24/08/2021

Incrível. Abre os nossos olhos, lição de humanidade, respeito, profissionalismo... As histórias dos pacientes ensinam mto mais que qualquer matéria escolar, nossa sem palavras

luiza 20/08/2021

sensacional!
escritora sensata, sensível, humana. escrita leve com histórias intrigantes e arrisco em dizer "conhecidas", porque acontecem a nossa volta o tempo todo, mas faltam olhares para perceber.

@gezaine_ 20/08/2021

Leitura agradável, fluida, maravilhosa! São relatos do cotidiano da médica de família Julia Rocha, uma profissional sensível e atenta.

Ananda102 17/08/2021

Viva o sus e fora Bol.....
São livros assim que vemos a importância do SUS, que conhecemos o que realmente a classe mais pobre passa. Se você é como eu, que teve acesso a escola privada, plano de saúde, você e eu temos muito privilégio. Mas tem pessoas que não tiveram nunca acesso a isso e não tem a menor ideia do que seja, E esse livro te mostra detalhadamente o escasso que essas pessoas passam todos os dias.
Pode ter muito médico ruim no mundo, que tenta tirar dinheiro de você, mas temos médicos que se importam com você, parabéns Julia e todos os outros!

nathymjp 05/08/2021

Favoritei esse livro pra vida. Sempre que eu precisar de um pouco de esperança, amor, bondade, humanidade... pretendo voltar nele. É um daqueles que simplesmente te fazem lembrar que ainda existem coisas boas no mundo e pessoas que podem mudar a própria história desde que sejam ouvidas.

Sonia 25/07/2021

Essencial
O livro traz casos revoltantes, tristes, emocionantes e de superação. A cada caso aumentava minha admiração pela autora, uma médica humana e escritora maravilhosa. Impossível terminar o livro sem se emocionar com algum caso ou se revoltar com a realidade tão triste de grande parte dos brasileiros.

Sandy 22/07/2021

Emocionante ?
Livro muito emocionante e muito necessário.
DEFENDAM O SUS!!????

??