Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Ana 16/01/2023

Achei que o conteúdo do livro seria diferente do que encontrei. Apesar de, como estudante de enfermagem, adorar as histórias que são contadas aqui, achei que essas seriam abordadas de jeitos diferentes para os leitores.

Fefa 14/01/2023

Com certeza vou ler de novo durante o curso e durante a minha vida. Livro forte e impactante, mostra a medicina além da medicina. Cuidar vai muito além do físico e enfrenta obstáculos gigantescos e revoltantes.

Beatriz 12/01/2023

Vários relatos de uma médica e seus pacientes. Evidenciando a necessidade da atenção básica e da humanização do tratamento médico. As vezes o indivíduo só precisa de alguém para escuta-lo realmente.

Karol @karolinereads 11/01/2023

Um livro para ser lido e relido
Esse livro é um lembrete de 304 páginas sobre como a medicina, além de baseada em evidências, precisa ser baseada em empatia, escuta e acolhimento. Perfeito, tocante e real.
Se eu me tornar 1/3 da médica que Júlia Rocha é, eu já estou feliz. Que exemplo de profissional e humanidade!

Julia.Mota 09/01/2023

Todo mundo deveria ler esse livro, simplesmente maravilhoso.

A autora trata com cuidado o cada de cada paciente retratado no livro, além de mostrar a desigualdade e a negligência que acontece com a população carente e negra do país.

Adorei ler o livro, muito sensível, educativo, político e necessário. Além de ser uma leitura fácil e fluida.

amandsmp 04/01/2023

?Cuidado é singular. Assim como as pessoas também são?

?Não se trata machismo com antidepressivo. Não é efetivo. Não funciona?

?As pessoas que mais precisam de recursos em saúde são as que menos recebem?

?Na lista de prioridades de Glória, sobreviver ao marido e à falta de recursos vem antes da insulina?

?Era só ligar os pontos! Mas para ligar os pontos é preciso conhecer os pontos. Tem que ouvir, tem que ver, tem que escutar e enxergar?

?Ser médica é um grande privilégio, mas também é uma grande responsabilidade?

Um livro para levar para a vida!!!

Vit 31/12/2022

Sinceramente, muito bom. Não há um defeito nesse livro só que ele acaba. As histórias são simplesmente incríveis e te deixam tão vulneráveis vendo a realidade dos pacientes. Achei bem envolvente querendo saber cada relato, sou um pouco suspeita para falar por conta da faculdade que estou fazendo, mas mostrando algumas partes pra minha mãe que é professora, a reação foi a mesma. É isso.

Myllena 30/12/2022

Sofrimento e esperança
A autora retrata com delicadeza o cotidiano de milhares de brasileiros que sofrem com o racismo, a miséria, o machismo, a falta de educação e segurança... São histórias que me tocaram e me fizeram desejar ainda mais um futuro de igualdade para nossa sociedade tão sofrida. A revolta, já sentida por nós nesse cenário político atual, cresce ainda mais por presenciar o privilégio dos ricos e o empobrecimento da população carente.
Que num futuro próximo todos tenham acesso a saúde de qualidade e conheçam mais médicas como Júlia Rocha, para que assim, suas vidas sejam transformadas!
VIVA O SUS!

Larissa.Pozzi 25/12/2022

Tocante e real
Eu AMO histórias reais. Amo o olhar de quem consegue lembrar das coisas que passou e transmitir com tanta vivacidade. Eu chorei em uns 90% das histórias kkk (mas eu sou chorona mesmo). É incrível o papel da Julia como médica do SUS, mostrando que boa parte do atendimento à família não é com medicamentos, e sim conversa, escuta, cuidado. É lindo! Me lembrou muito o livro do Drauzio ?Por um fio?. Recomendo demais.

Elyoliveira 17/12/2022

Todo médico deveria ler, e não apenas os do SUS.
Me senti dentro do livro, revivendo algumas situações que vivi na época em que trabalhei na saúde. Logo no início, na página 28, chorei. É tão real que chega a ser inacreditável, mas infelizmente todas essas histórias acontecem mesmo, e tem muito piores!

Julia Rocha retrata as dificuldades de ser pobre nessa nossa sociedade. Fala sobre famílias negras, situações de racismo e o quão sofrido é se levantar de certos baques que o mundo da nessas pessoas. Ela fala sobre mães sobrecarregadas por cuidarem dos filhos e da casa, etc. Julia fala sobre a REALIDADE, sobre a vida do brasileiro mesmo!

Vale muito a leitura, acho que é necessária para que tenhamos pelo menos mais um pouquinho de humanidade com o próximo! Se todos os médicos pensassem como ela, muita coisa mudaria.. Ela mostra que não é apenas receitar medicação, é SABER OUVIR seu paciente. As vezes o problema nem precisa de remédio pra ser resolvido.

Sobre a edição:
Tamanho POP CHIC, folhas amarelas, diagramação perfeita.
O livro é dividido em capitulos bem curtinhos, e cada um é sobre um paciente, o que torna a leitura extremamente fluida!

jurcasari 14/12/2022

vendo um lado diferente da medicina
Nesse livro, Júlia, uma médica de família, traz histórias de pacientes que passaram em sua vida como médica. O livro busca mostrar realidades diferentes das que estamos habituados e nos faz refletir sobre essas situações de vulnerabilidade. Pra mim, o livro trouxe uma reflexão sobre como as vezes esquecemos de olhar mais o próximo e lembrar que o buraco é mais embaixo, principalmente dentro da medicina. Apesar de tudo, esses pacientes nos transformam e nos moldam como os médicos do futuro.

Rubens.Memari 29/11/2022

Um anjo no SUS
Um livro sensível, não só por tratar do cotidiano de uma médica na rede pública da saúde, mas por permitir ao leitor conhecer uma pessoa que é bem mais que uma profissional, é um anjo que não cansa de salvar as vidas dos seus pacientes, tratando do corpo e cuidando do espírito. Recomendo fortemente!

com amor, beca 27/11/2022

sou não dou mais estrelas pq não tem como
sou vestibulanda de medicina com inúmeras incertezas se eu consigo exercer essa profissão. Esse livro transformou todas as minhas perspectivas sobre quem é o médico e quem é o paciente. Esse livro é humano, vivo, dinâmico, doloroso, desigual, crítico, amoroso

é meu livro favorito. ocupa um espaço reservado no meu peito. quero ser uma médica tal qual Julia Rocha. Você me inspira a ser humana.

Alessandra 12/11/2022

Viva o SUS. Viva a empatia. Viva os profissionais que se destacam ao ver o outro.
A médica Julia Rocha traz em seu livro, relatos curtos que trazem reflexões para a vida em sociedade; não, não é um livro voltado apenas para médicos.

História de pacientes com dores da mente, corpo e alma. Anamnese centrada no paciente. Olhar e escuta diferenciada. Entender que saúde não é ausência de doença, mas envolve o meio, a história, a educação e, principalmente, direitos. Fui bastante tocada pelos relatos, pela conduta da médica, pelas mudanças promovidas... AH, se todos os trabalhadores do SUS (médicos, principalmente) enxergassem o papel que tem na vida das pessoas.

"Saudável é quem não apanha da polícia ou vai preso injustamente. Saudável é quem tem mais do que a cabeça para se divertir. Saudável é quem sabe que vai se aposentar um dia. Saudável é quem vai à roda do samba, ao cinema, ao concerto ou ao teatro."

Deza Farias 11/11/2022

@???????????????????
?????????????????
????????? ??? ????? | Júlia Rocha | p. 304 | 3/5 ?
???????????????????
Eu não conhecia o livro até ver um story da @dra.francielearedex e na hora eu quis ler!

????????? ??? ?????? ?? ?????. ?? ??????? ? ?????? ??????? ??? ???????? ?????. ?????? ?? ??????????, ?? ????, ?? ????????. ??? ?????, ????? ??? ???? ????? ? ??? ?? ????? ? ?????? ??? ? ????? ??? ??????

Esse é um pequeno pedaço do trecho. Vou adianta que o livro tem textos ótimos e de grande reflexão para a alma.
O livro é uma coletânea de textos escritos pela Dra. Júlia, uma mulher negra, médica de comunidade, e uma defensora de atendimentos mais humanizados.

Aqui vamos conhecer história de pessoas pobres que sofrem pela falta de estruturas, medicamentos, informações e muitas vezes de tratamento humanizados por parte dos médicos que muitas vezes nem fazem uma consulta correta e nos mandam pra casa e nos atolam de analgésicos e antibióticos. Muitos sequer ouvem nossas queixas. É triste! Porém real. Ao longo do livro eu me identifiquei com muitos pacientes por ter passado por situações semelhantes.
Quando comecei a ler o livro eu estava com pneumonia e não sabia, tinha ido a UPA duas vezes e infelizmente não tive um atendimento humanizado. Fui mandada pra casa com medicamentos que não surtiram efeitos e infelizmente meu quadro evoluiu num derrame pleural.

Mas o tempo que estive internada percebi o amor de alguns profissionais da área de saúde, os cuidados dos medicos o acolhimento das enfermeiras e outros funcionários. Percebi a importância do SUS na nossas vidas. Seria maravilhoso se todos tivessem a oportunidade de ficar em ótimos hospitais e ter acesso a informações. Afinal é um direito básico, mas infelizmente nos é negado. E as pessoas que mais sofrem com isso são pobres periféricos.

O livro tem uma escrita fluida. Eu rir, chorei, aprendi, me identifiquei e agradeci a Deus pela vida da minha médica de comunidade por sempre ter sido tão humana e nunca ter soltado a minha mão.