Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

ravena ð¦ 06/10/2020

Ótimo!
Se não fosse o conto ?Nas montanhas da loucura? a nota seria 5, mas eu literalmente quase fiquei louca lendo! Que conto INSUPORTÁVEL!! Eu dormia a cada 3 palavras! Agora os outros, foram perfeitos!!!
Sophia.Hamed 28/12/2020minha estante
Nossa esse conto é horrivel, quando vc acha q ta acabando do nada tem alguém indo na montanha dnv e nem faz sentido pqpppp dkskdlsls mt chato esse

ravena ð¦ 28/12/2020minha estante
sim, também achei!! E as descrições do local?? Meu Deus, eu ficava perdida, sem sentido nenhum

Sophia.Hamed 29/12/2020minha estante
nossa, naquele ultimo conto quando o cara vai pular da janela eu fiquei tipo ??? QUE, não dava pra entender nada da descrição dos telhados e das janelas e por onde ele tava fugindo kkkkkkk

ravena ð¦ 29/12/2020minha estante
Kkkkkkkkk eu tava assim mesmo, quando vi que não tava entendendo nada comecei a ?ler? tudo por cima

Viccesar 15/01/2021minha estante
Não é possível que só eu gosto desse conto lkkkk

Luiza Carminati 09/05/2020

Lovecraft inquestionavelmente merece seu reconhecimento como um grande mestre do terror. Sua capacidade em criar universos e criaturas inimagináveis é incomparavel. No entato, sua obra tem que ser lida sob olhar bastante crítico. Não é pelo autor ser um canone na literatura de terror e fantasia que se pode ignorar seu racismo escancarado em diversas passagens.

Melhores histórias do livro: A cor que caiu do céu, Nas montanhas da loucura e A sombra de Innsmouth.
Manuela.Lima 10/12/2020minha estante
Discordo, o racismo era coerente com o período em que viveu. E também discordo das melhores histórias que vc citou, eu gostei mais de a sombra de Innsmouth e os ratos nas paredes

Hugo.Castro 04/07/2023minha estante
Discordo completamente de voce Manuela. Na época dele houveram diversos outros celebres autores que não destilavam racismo em suas obras como Machen, Algernon Blackwood, Hodgson e até mesmo Poe. Lovecraft, escritor medíocre, era racista demais até para sua própria época.

Quequel 15/02/2021

Não é pra mim
Eu ouvi falar um monte do Lovecraft então eu tinha expectativas enormes sobre esse livro e fui completamente tombada.
Não gostei muito dos contos, não me prendeu, não me envolveu e me dava sono. Ainda achei que a maioria é meio "escorada" no Chamado de Cthulu, achei repetitivo.
Isabela 15/02/2021minha estante
Tive essa mesma sensação, comprei esse box para conhecer e não consigo sair do lugar, não me dá vontade de retomar a leitura. Meu marido amou e eu o máximo que reconheci foi o fato de ser clássico. Me arrastei nos contos que li, ainda pretendo terminar pq não gosto de abandonar, mas nossa, vai ser meio sofrido...rs
Já Poe e Doyle eu amei... Doyle é leve de mais, até comprei a coleção Sherlock e já comi ela tb. Poe eu acho a escrita pesada, mas muito envolvente e incrível...

Quequel 15/02/2021minha estante
eu ia comprar um box todo do Lovecraft mas acabei comprando esse pra conhecer mais do Doyle além do Sherlock e foi uma salvação. Também terminei pq não gosto de abandonar, mas foi dificiiiil!

Dai Solyom 10/04/2022

Lovecraft!
Mestre do terror!

É minha primeira experiência com o Lovecraft, nunca havia lido nada, já vi várias séries e filmes que citam o autor, e conhecia muitas criaturas que nasceram na mente dele, mas nunca havia lido.

O autor cria uma mitologia incrível, e todos os seus contos parecem estar interligados, fora as referências ao mestre Poe.

Gostei dos contos, porém achei eles muito arrastados, pensa em um autor descritivo?

Ele descreve, descreve a descrição e depois faz mais um descrição em cima ?
alexandra165 10/04/2022minha estante
super concordo!

Ash 27/03/2022

IMEDIATAMENTE TENHO CRISE DE ANSIEDADE
Realmente não houve muito além do meu ego ferido que me prendesse a narrativa, nem que me motivasse a terminá-la . apesar da fama, lovecraft tem um estilo extremamente detalhado e cansativo, sem contar que 4 dos 6 contos favoritos giram em torno de racismo e intolerância religiosa o que realmente dificulta a leitura prazerosa.

não apenas isso, os detalhes não são nem um pouco interessantes para o leitor, como ocorre no conto "nas montanhas da loucura" em que o horror da história gira em torno de datas históricas e o protagonista evita ao máximo criar o horror que se procura ao ler este livro.

apesar dos contos serem entrelaçados e terem muito potencial, foram todos desperdiçados nas mãos dele. não acho que nenhuma leitura seja perca de tempo, mas essa foi e me arrependo profundamente dela.
Jannah Alves 07/04/2022minha estante
Nossa sim, concordo com tudinho. Senti a mesma coisa lendo...

Renata.Loren 16/06/2023

Ótimo
Eu gostei bastante, adorei o estilonda escrita do lovecraft, teria terminado rapido se n fosse pelo penúltimo conto, que apesar de bom, foi demorado e cansativo
D'ow 18/06/2023minha estante
Também achei o penúltimo, nas montanhas da loucura, meio arrastado, mas meio que é um arrastado bom, foi uma das melhores coisas que já li com ódio na vida! Kkkk

Ke-ven 17/01/2023

Decepção
Depois de ter conhecido um pouco da fama do Lovecraft no mundo sobrenatural eu estava muito ansioso para ler algo dele,e embora esperasse uma escrita mais complexa,estava enganado, porém ela enrola muito,e esse foi o fator que me fez avaliar o livro com 2,5 ?. O mais triste é que todos os temas dos contos me interessaram muito,e se a escrita do autor tivesse sido diferente,creio que dificilmente não daria 5 ?. Só não abandonei o livro para não ter meu primeiro abandonado aqui no skoob e por causa do meu toque.Por fim, em um ranking eu poria "A cor que caiu do céu" em primeiro lugar,"O horror de Dunwich" em segundo,"O chamado de Cthullu" em terceiro,"A sombra de Innsmouth" em quarto,"os ratos nas paredes" em quinto e por fim "Nas montanhas da loucura" em sexto e último lugar.
Pam 27/02/2023minha estante
Você tirou todas a palavras da minha boca, concordo plenamente com tudo que vc falou.

Lucas 14/10/2020

Um dos contos foi muito maçante, a ponto de quase me fazer desistir do livro. Tirando isso e alguns pontos racistas, é um bom livro de terror.
Manuela.Lima 10/12/2020minha estante
Pra mim todos foram assim menos o primeiro e o ultimo kkkk

gabilopeswb 29/03/2022

Depois de 84 anos finalmente terminei esse livro ?
Foi minha introdução ao ?horror cósmico? e no geral gostei.
Dei 3?? por conta do odioso conto: ?nas montanhas da loucura? que ocupou quase metade do livro com uma história péssima.
Confesso que essa obsessão do Lovecraft por seres do mar e gosmentos não me agradou muito, não faz muito meu estilo.
Eu amei o final do último conto: ? a sombra de Innsmouth?, foi um dos meus favoritos.
Jannah Alves 07/04/2022minha estante
Mds e eu achava q era só eu tinha detestado Nas Montanhas da Loucura ?

calebsrodrigues 25/02/2022

Cuidado pra não sonhar com o Cthulhu!
Lovecraft é o GOAT da literatura de horror. Os seis contos do livro são incríveis, alguns um pouco mais densos que outros, e com uma riqueza de detalhes que proporciona o desenrolar da história de modo que o horror vai aumentando, de maneira gradativa, até chegar ao clímax. No decorrer da leitura, dá pra perceber que o Lovecraft tinha uma preocupação em descrever as cores e as características de seus monstros visíveis/invisíveis, o que torna a experiência de leitura muito mais prazerosa e instigante. Mas admito que, especialmente no 5° conto, os detalhes são um pouco exagerados e não contribuem tanto pra história quanto nos outros. Mesmo assim, todas as seis histórias são sensacionais, cheias de simbolismos e com um horror mais psicológico do que físico. Super indico.

Os ratos nas paredes - 4
A cor que caiu do céu - 5
O chamado de Cthulhu - 5
O Horror de Dunwich - 4
Nas montanhas da Loucura - 3
A sombra de Innsmouth - 4
Nossa estou no 5 conto, haja paciência para tantos detalhes? misericórdia

Kaio.Rodrigues 01/02/2021

Lovecraft tem um jeito diferente de abordar o horror que achei bem interessante, principalmente por ele fazer isso a partir de uma mitologia de seres ancestrais que foram pioneiros na colonização do planeta Terra.

Os três primeiros contos contém uma boa descrição e são mais objetivos. A partir quarto conto o autor proporciona uma descrição maior e isso ajuda na contextualização dos acontecimentos da história.

Entretanto, o quinto conto foi, sem sombras de dúvida, o pior de todos. Falo o pior não pela a história em si, que é bem intrigante, mas pela descrição exagerada de tudo o que existe no ambiente em que o narrador está inserido. Em muitas das vezes não conseguia manter a atenção por causa de longos capítulos contento só descrição, parecia que a história não saía do lugar e dava vontade de abandonar o livro.

Por conseguinte, o último conto começa em um ritmo bom e logo depois temos bastante descrição. Entretanto, diferentemente de "Nas Montanhas da Loucura", essa descrição se assemelha com a do quarto conto, pois tem o objetivo de orientar o leitor no espaço para os acontecimentos futuros.

Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei da forma de como as históricas com simbolismos, monstros e mitologia criados por ele nos são apresentadas. Contudo, em alguns desses contos é possível perceber um posicionamento racista, principalmente quando ele atribui o bem as pessoas brancas e o mal as outras raças, sobretudo as negras.

Por fim, avaliei individualmente cada conto:

Os Ratos nas Paredes - 4 Estrelas
A Cor que Caiu do Céu - 5 Estrelas
O Chamado de Cthulhu - 3 Estrelas
O Horror em Dunwich - 4 Estrelas
Nas Montanhas da Loucura - 1 Estrela
A Sombra de Innsmouth - 4 Estrelas
anaclaraleitegomes 10/07/2021minha estante
Também gostei mais da cor que caiu do céu e ratos nas paredes, os outros foram só ladeira abaixo

Aline ig @escape.abacharel 15/04/2023

Coletânea de contos excelente!
Aqui no livro Histórias Favoritas, temos diversos contos do Lovecraft reunidos em uma bela edição. Alguns eu já conhecia de antemão, e são contos maravilhosos. Outros ainda não conhecia e foi uma surpresa muito boa!

Os contos presentes nessa coletânea são: Os ratos nas paredes; A cor que caiu do céu; O chamado de Cthulhu, O Horror de Dunwich, Nas Montanhas da Loucura e o conto A Sombra de Innsmouth.

Amo cada um desses contos! A narrativa é bastante densa, muito descritiva. Isso pode parecer um pouco monótono quando se está lendo, mas os monstros criados por Lovecraft e a atmosfera que permeia a loucura traz uma imersão muito boa para as histórias.

O meu conto favorito, junto com A cor que caiu do céu (que eu já conhecia de outras obras), virou A Sombra de Innsmouth. Me deu até medo, algo que não senti com outros contos. Esta obra foi magnífica na minha opinião; é bastante sensorial, pois a narrativa do autor nos remete a cada instante para aquele lugar decrépito que era Innsmouth, com seu forte odor de peixe.

Concluindo, gostei muito desta coletânea de contos de horror. Recomendo para quem curte o gênero literário horror cósmico! Para quem curte Stephen King também, vai ver que ele se inspirou muito em autores como o Lovecraft e Poe. Histórias Favoritas de Lovecraft é indicado para todos que gostam de horror!

E também quero dizer aqui na resenha que estou ansiosa para ler os outros livros inseridos nesse box da Editora Novo Século (box Terríveis Mestres), que conta com outros autores como Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Sim, o autor clássico que escreveu sobre o famoso detetive Sherlock Holmes não escreveu só romances e aventuras, também escreveu terror! Algo que muita gente não sabe e nem desconfia haha

Aposto que os outros dois livros também serão ótimas leituras! Animada para adentrar nessas aventuras e horrores.

Nota: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/CrD7gn9LsN_/
David 16/04/2023minha estante
Esse conto que você favoritou me deixou curioso!

suellensouza 27/12/2021

Cansativo
Eu estava curiosa sobre Lovecraft e mesmo antes de começar a leitura desse livro, já planejava comprar outras obras dele; o que não vai mais acontecer.

Foi uma decepção, foi ótimo deixar o livro dele por último, pois pude ver a diferença entre Poe, Doyle e Lovecraft. Os dois primeiros me agradaram muito. Já o terceiro, provavelmente não lerei mais nada.

Antes de saber que ele era racista, percebi já, acho que no terceiro conto, a descrição dele sobre pessoas pessoas de forma negativa. Então no conto, O Horror de Dunwich o racismo dele foi tão escancarado que muitas partes é totalmente incômoda a leitura, a forma que ele descreve é desnecessária, ele não esconde seu desdém pelos negros em sua escrita. O conto é interessante mas ele estragou com o racismo dele.

Em outro conto, A sombra de Innsmouth, novamente ele demonstra o preconceito dele não só por negros mas também por estrangeiros e pessoas falando em outras línguas que não o inglês. Gostei desse conto, mas já estava farta da forma como ele descreve as pessoas, que não posso dizer que é excelente. Sei que ele viveu em outra época, e não deveria deixar isso afetar a leitura, mas uma coisa era ele ser racista e outra colocar o racismo dele nas histórias, então não é algo que eu tenha interesse de continuar lendo.

Mas mesmo que não fosse a questão do racismo, uma coisa que me afastaria de ler mais obras dele, é a descrição desnecessária que ele faz de tudo, são várias páginas descrevendo a mesma coisa que tira o foco da história, várias vezes me perdi. Demorei dias pra terminar esse livro porque realmente me dava preguiça e sono. Acredito que várias páginas a menos, seria mais interessante a história.

Nas montanhas da loucura, é realmenre uma loucura o quanto esse conto é longo, levei dias apenas nele, muita repetição das mesmas coisas. 200 páginas praticamente das mesmas coisas.

Enfim, cada um precisa ter a própria opinião sobre ele, mas para meu gosto, não é um autor que eu recomendaria.
gabilopeswb 05/03/2022minha estante
Concordo, ainda estou nas montanhas da loucura? haja paciência

Beatriz 13/11/2021

Eu li os três primeiros contos numa boa, foram muito bem escritos e nem se fala no enredo de tão maravilhoso. Porém, o conto, que na verdade é uma novela, "Nas montanhas da loucura" foi bem extenso e cansativo devido a grande descrição (eram umas 7 páginas só descrevendo) portanto, não recomendo pra quem não gosta ou tem preguiça ksksksk, além de ter MUITOS detalhes científicos de períodos históricos que eu não entendi nada. Mas de resto, foi maravilhoso e foi muito bom finalmente conhecer o mundo do famoso H.P Lovecraft
gabilopeswb 05/03/2022minha estante
Amore 7 páginas foi uma grande generosidade sua.. eu diria que de 100 páginas desse conto umas 70 é descrevendo?

Fernando726 22/04/2024

"Inominável e aterrorizante"
6 contos excelentes, como era de se esperar do Lovecraft, porém notei alguns erros de revisão que acabaram me incomodando