Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

Kaio.Rodrigues 01/02/2021

Lovecraft tem um jeito diferente de abordar o horror que achei bem interessante, principalmente por ele fazer isso a partir de uma mitologia de seres ancestrais que foram pioneiros na colonização do planeta Terra.

Os três primeiros contos contém uma boa descrição e são mais objetivos. A partir quarto conto o autor proporciona uma descrição maior e isso ajuda na contextualização dos acontecimentos da história.

Entretanto, o quinto conto foi, sem sombras de dúvida, o pior de todos. Falo o pior não pela a história em si, que é bem intrigante, mas pela descrição exagerada de tudo o que existe no ambiente em que o narrador está inserido. Em muitas das vezes não conseguia manter a atenção por causa de longos capítulos contento só descrição, parecia que a história não saía do lugar e dava vontade de abandonar o livro.

Por conseguinte, o último conto começa em um ritmo bom e logo depois temos bastante descrição. Entretanto, diferentemente de "Nas Montanhas da Loucura", essa descrição se assemelha com a do quarto conto, pois tem o objetivo de orientar o leitor no espaço para os acontecimentos futuros.

Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei da forma de como as históricas com simbolismos, monstros e mitologia criados por ele nos são apresentadas. Contudo, em alguns desses contos é possível perceber um posicionamento racista, principalmente quando ele atribui o bem as pessoas brancas e o mal as outras raças, sobretudo as negras.

Por fim, avaliei individualmente cada conto:

Os Ratos nas Paredes - 4 Estrelas
A Cor que Caiu do Céu - 5 Estrelas
O Chamado de Cthulhu - 3 Estrelas
O Horror em Dunwich - 4 Estrelas
Nas Montanhas da Loucura - 1 Estrela
A Sombra de Innsmouth - 4 Estrelas
anaclaraleitegomes 10/07/2021minha estante
Também gostei mais da cor que caiu do céu e ratos nas paredes, os outros foram só ladeira abaixo

All Star 12/02/2021

Histórias favoritas (Lovecraft)
-Os ratos nas paredes: esse foi um conto interessante. É curto, e por isso, os acontecimentos foram rápidos, porém o final ficou vago, como se o autor quisesse que o leitor imaginasse o que aconteceria depois.
-A cor que caiu do céu: esse é meu conto favorito desse livro. Tudo o que envolveu essa história como os personagens, a cidade, o poço e o meteoro, foram para mim, muito bem desenvolvidos, mesmo tendo um enredo curto como o conto anterior.
-O chamado de Cthulhu: essa é a principal obra do autor, porém não consegui me conectar com a história, por isso, gostei apenas do final.
-O horror de Dunwich: esse foi um conto similar ao segundo (A cor que caiu do céu), por esse motivo, me cativou bastante também.
-Nas montanhas da loucura: esse já não é mais um conto, e sim, uma novela, pois contém mais de cem páginas, que para mim, metade delas foram desnecessárias. Abrange muitos detalhes que não fariam diferença nenhuma à história. Como um exemplo, o autor ficou três páginas minuciando o local em que se passava aquela parte da novela, e mais duas páginas até os personagens saírem daquele lugar. Além disso, existem, também, detalhes como altura, espessura, comprimento, latitude, longitude, etc.
-A sombra de Innsmouth: essa também é uma novela e a que mais me fez roer as unhas para saber como o personagem iria sair da enrascada.
Eu nunca tinha lido nada do Lovecraft, mas agora que li, gostei muito do estilo de escrita e dos tipos histórias dele.

Rayhan Chamoun 12/03/2021

Aventuras Inomináveis!
Howard Phillips Lovecraft consolidou um tipo de horror existencialista que suplantou a concepção contemporânea à sua época sobre como construir uma história de terror. Sem omitir suas inspirações nos trabalhos de Edgar Allan Poe e trazendo personagens muito bem instruídos e com capacidades dedutivas equiparáveis á Dupin e Sherlock, além reflexões pessimistas sobre o avanço da ciência, todos esses elementos somente contribuem para histórias verdadeiramente assustadoras.

Primeiramente, gostaria de salientar o bom gosto desta antologia e da edição como um todo, o trabalho de tradução e o compêndio complementam e muito a jornada literária de leitores iniciantes. Não obstante, na antologia encontramos os melhores trabalhos de HP Lovecraft (só faltou ¨Sussurros na Escuridão¨, aí seria perfeito, ao meu ver), com tramas bem elaboradas e que provocam o leitor com situações reducionistas.

A prosa de Lovecraft é encantadora, a riqueza de detalhes e a atenção a parâmetros que muitos autores ignorariam são abordadas de forma minuciosa em seus escritos, outrossim, cada sentença contribui para o terror das cenas. Com uma mitologia que dispensa comentários, sem dúvidas o livro é uma ótima porta de entrada para os trabalhos deste incrível autor.

site: https://www.instagram.com/rayhan_chamoun/

Camila663 19/03/2023

O livro em si é bom, eu so n gostei do penultimo conto ele é bem grande e bastante demorado que tava me deixando confusa fora isso amei os outros contos.

Alysson 26/04/2021

Um caramalho de 400 páginas com contos a partir de um universo inteiro criado pelo autor. No livro o Lovecraft descreve bem seus personagens e coloca a vida humana como poeira diante de monstros vindos do universo milhões de anos antes de habitarmos este planeta. Um ponto que particularmente não sou tão fã é que ele ele descreve demais alguns cômodos, por exemplo, eu não quero saber a cor do cacto presente no quadro verde de parede escura na sala de estar. Tirando isso, é um bom livro.

Dayanne 18/08/2021

É Lovecraft, sem mais!
É fato que Lovecraft é um dos maiores mestres em suspense/terror que já existiu nessa terrinha, não consigo não me agradar ao ler seus contos. Acho brilhante, fantasioso e me transporta pro enredo fácil fácil. Sempre impecável.

Jean Silva 19/05/2020

"Onde termina a loucura, e onde começa a realidade ?"
O livro faz parte de um box que, além de Lovecraft, possui obras de Edgar Allan Poe e Conan Doyle.
Nesse livro em específico são apresentados alguns contos de H.P Lovecraft (6, no total). Achei bem interessante a leitura de todos, até porque foi o meu primeiro contato com algumas das obras desse autor que é considerado um clássico da literatura de terror, ficou bem visível o motivo disso, os contos são ótimos!

A quem interessar, os contos presentes são:
Os ratos nas paredes
A cor que caiu do céu
O chamado de Cthulhu
O horror de Dunwich
Nas montanhas da loucura
A sombra de Innsmouth.

Recomendo a leitura!

Clara 04/06/2022

Foi interessante conhecer melhor a escrita do Lovecraft. As gosto possuem uma ótima descrição dos espaços, uma incrível áurea sombria. Entretanto,sem dúvida a melhor característica de escrita do autor são os seus personagens!
Dentre todas as narrativas presentes no livro, a que mais gostei foi ?A cor que caiu do céu?, a áurea sombria dessa história é simplesmente surreal. É perfeito!

Nada 09/05/2022

H.P. (Não, não é Harry Potter)
As histórias de terror e o universo criado pelo H.P. Lovecraft, dispensam apresentações, simplesmente um marco de cultura pop e cult, sendo fruto de referência em várias mídias distintas.

Esta coletânea foi o meu primeiro contato com o Lovecraft e seu universo, realmente o universo criado por ele é maravilhoso desde os monstro, tanto as cidades fictícias que acrescentam nesta obra, porém, foram poucas as obras que eu realmente gostei. Acredito que ele se perder nas horas das descrições do cenário, ele se passa muito e se torna uma leitura bem maçante, mas quando chega no terror ele é perfeito, cria um clima muito aterrorizante que não consigo parar de ler.

Eu recomendo, mas já aviso que em alguns contos, o começo vai ser bem arrastado (principalmente na novela ?Nas montanhas da loucura?) e ser bem desgastante, mas ao todo é uma leitura boa.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 22/04/2021

Não consegui me envolver na leitura. As duas histórias que mais gostei foram as duas últimas: Nas montanhas da loucura e A sombra de Innsmouth.

caroline 25/12/2022

É realmente o mestre do terror
Por mais que Lovecraft não seja considerado realmente o ?pai do horror?, e sim Edgar Alan Poe, eu o achei mais merecedor do título. Ele é um gênio e criou o próprio universo literário dele, feito de vários contos q se interligam (o bom é que é pequeno kkkkkkkkk). Adorei sua escrita e sua forma de trazer o terror, adoro como ele mistura ficção científica com mitologia e horror cósmico. E sua narrativa é realmente gostosa de ler,as vezes dava uns frios na espinha.

D'ow 18/06/2023

O único arrependimento foi demorar para conhecer esse autor!
Mano, apesar de o Stephen King ser um dos meus autores favoritos, sem dúvida o favorito vivo, não sou muito de ler livro de terror, sempre gostei do King por saber que se trata de um TERROR CÓSMICO( termo que aprendi recentemente com Lovecraft), a ideia de livros ou filmes de terror não fazem muito minha cabeça, mó bad vibe. Porém isso pode mudar, pois elaborei esse pensamento há muitos anos.

Ler contos também não é muito minha praia, é estranho, sempre esqueço dos contos que li, mas não esqueço dos livros dei mil páginas, tipo Sob a redoma. rs

Esse é sem dúvidas o melhor livro de contos que li até o momento, não tem uma história ruim ou mais ou menos, são todas boas. A minha favorita foi A cor que caiu do céu, conto tão bem narrado que a gente vê cores e sente cheiros que o autor descreve. Outro conto que merece um destaque, Nas montanhas da loucura, apesar que considero uma novela pelo tamanho da trama, é incrível como é contado, faz lembrar muito Stephen King.

Esse autor também me fez pensar muito sobre r4cism0. Em quase todos os contos tem uma frase prec0nceitu0sa. É uma pena, um gênio da literatura com um pensamento tão m3rda. Infelizmente isso era meio que comum antigamente, acredito que nos dias de hj ele não seria assim. Acho que as editoras teem que mudar umas coisinhas quando publicar obras dele, acho que ninguém se incomodaria, pelo contrário, ficaria mais leve a leitura sem r4cism0.

Enfim, vou ler o máximo de livros que eu puder do H.P Lovecraft!

PS: Depois de ler Lovecraft nunca mais vou ver a cultura pop com os mesmos olhos, vejo referência dele em jogos de videogame como Gears of war e Dark Souls, em filmes como Vingadores e Transformers (entre muitas outras).

Kassandra.Janis 06/04/2021

Cansativo
Sempre tive curiosidade sobre a história de Cthulhu e foi isso que me fez comprar esse livro. O livro tem 6 contos do Lovecraft, e logo nos primeiros eu já percebi que era histórias MUITO descritivas, do tipo que você as vezes se perde até e tem que voltar. Mas tava tudo indo até que bem até o conto "Nas Montanhas da Loucura", o conto começa interessante, e vai até a metade aguçando sua curiosidade, mas depois da metade ele começa a ficar descritivo de um jeito insuportável, primeiro que usa vários termos sobre períodos da evolução (cetáceos, cambriano, dentre outros) que eu estudei a uns 10 anos atrás e não lembro NADA, começa a descrever pedra, descrever parede, você vai se perdendo no "mapa" que eles tentam montar do lugar... não consegui terminar, tentei com todas as minhas forças mas chegou uma hora que eu larguei, tava muito chato, muito.

Os demais contos até que são bons, tiveram alguns que me deixaram meio tensa, valeu a pena a leitura porém não recomendo não, só se você quiser MUITO, MUITO conhecer esse universo do Lovecraft, mas já esteja avisado que vai precisar de paciência.

Avaliação dos contos

Os ratos nas paredes - 6/10
A cor que caiu do céu - 8/10
O chamado de Cthulhu - 9/10
O horror em Dunwich - 8/10
Nas montanhas da loucura - 0/10
A sombra em Innsmouth - 4/10 (tem uns comentários bem problemáticos/racistas no começo do conto)

Menace 20/02/2022

Finalmente!
Eu relamente demorei muito, mas a culpa é do trabalho .
Eu amei de mais esse livro, e me pergunto o porquê eu nao li esse antes. É perfeito!