Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

Wukng_Shadw77 26/12/2021

Bom do início ao fim ou quase.
Bem o estilo do HP é muito interessante e traz a curiosidade para o leitor.
O primeiro conto me lembrou bastante o conto do gato preto do Poe, mas os outros contos já conseguiram se desvencilhar mais da inspiração no estilo de escrita.
Os contos são muito bons com explicações suficientemente boas para instigar a suspensão de descrença no leitor e tem de um dinamismo que infelizmente desaparece nós dois últimos.
Os dois últimos contos peçam bastante em trazer muitas explicações que não agregam em nada na história e além de ser muito descritivo o ritmo se torna lento, apagando quase completamente o dinamismo dos outros contos.
Assim a leitura dos dois últimos contos na minha opinião foi maçante e me fazia perder o foco da leitura com facilidade tendo de reler o mesmo parágrafo ou até mesmo a página duas ou três vezes para conseguir prosseguir com a leitura.
Fora isso os contos são incríveis, dignos de um dos terríveis mestres do horror.

Viccesar 06/01/2022

Lovecraft é Lovecraft
Todos os contos são incríveis. Da trilogia Terríveis Mestres, esse com certeza é o melhor livro. Recomendo pra qualquer um.

ViniC27 03/02/2022

O terror de Lovecraft
Realmente, todo o universo, toda a mitologia criada por Lovecraft é sensacional. Amei a seleção de contos e como acabam se referenciando. Te todos os que mais gostei foram "O horror de Dunwich" e "A sombra de Innsmouth", o do Cthulhu também é muito bom. Sempre parava de ler para procurar mais coisas sobre a mitologia na internet. Sensacional, quero ler mais!

Luuizafkr 20/02/2022

Misto de emoções, gostei dos contos. Mas não gostei muito do jeito que ele desenrola a história, ele é muito detalhista e acho que não precisava, mas no geral eu gostei.

Maicon 25/07/2022

Como todo o universo lovecraftiano, os contos são muito interessantes, mas acredito que alguns se tornam extremamente maçantes pelo excesso de descrições.
Mas como tudo acho uma boa leitura.

Aya 12/09/2022

Histórias favoritas
Eu demorei mto p ler esse livro kkkk os contos são interessantes, mas tem bastante narração, dá um sono. É bem legal ver o universo criado pelo autor e etc, mas achei engraçado essa questão dele não descrever os monstros q cria. O penúltimo conto achei intragável de tão chato, mas foi a exceção. Os outros são legais, mas também não é nada nooossaa... São contos fantásticos c mto suspense. E é isso.

Ana 17/10/2022

Não é um dos meus favoritos entre os três e achei uma leitura bem maçante no começo, tanto que enrolei muito pra ler todo. O último conto, no entanto, se tornou meu favorito. A escrita é muito boa, mas as vezes as histórias dão muitas voltas que não precisavam...

Vex 12/01/2023

Cansativo
O livro extremamente arrastado, cansativo com foco principalmente em descrições de ambientes ao invés de progredir a narrativa. Lovecraft tinha ideais incríveis, a nova visão que trouxe para o horror foi sublime e influenciou vários outros escritores, mas suas execuções as vezes deixavam a desejar.

Gustavo.Moreira 18/01/2023

Uma introdução ao Lovecraft?
O livro possui várias histórias de Lovecraft, algumas bem curtas como as duas primeiras e outras mais longas. No geral achei muito bom, as descrições dos monstros são ótimas, o horror cósmico que ele cria é bem interessante e a forma que os personagens lidam é boa também.
Em geral, minha história favorita acho que foi o ?A cor que caiu do céu? seguida de perto de ?A sombra de Innsmouth? enquanto que ?Nas montanhas da loucura? foi o texto que eu menos gostei pois achei meio cansativo (mas vale muito a pena pq o final é incrível.)

AleBerria 18/01/2023

Medo
Não tenho nem palavras, Lovecraft é esplêndido, ele tem traços do Poe o que deixa incrível, mas o terror cósmico é interligado entre as histórias torna tudo muito mais complexo e assustador.

Renata.Loren 16/06/2023

Ótimo
Eu gostei bastante, adorei o estilonda escrita do lovecraft, teria terminado rapido se n fosse pelo penúltimo conto, que apesar de bom, foi demorado e cansativo
D'ow 18/06/2023minha estante
Também achei o penúltimo, nas montanhas da loucura, meio arrastado, mas meio que é um arrastado bom, foi uma das melhores coisas que já li com ódio na vida! Kkkk

Senhorita Universo 09/03/2023

Descritivo pra cacete, mas show de bola
Particularmente, a escrita descritiva não funciona muito comigo, por isso provavelmente esse livro ficou encalhado por quase um ano. Mas eu gostei bastante das histórias, o jeito dele de causar horror é muito interessante, e pra mim as histórias mais curtas são as melhores, porque não fica tão cansativo mas com certeza vale muito a pena.

Mi 19/04/2023

Mais um da coleção, dessa vez o Lovecraft. O livro possui uma coletânea com os principais contos do autor, o que requer uma leitura atenta porém prazerosa, não é atoa que ele é conhecido como mestre do horror cósmico.

Duda 31/05/2023

Esse foi meu primeiro contato com H. P. Lovecraft, então li já sabendo de toda a situação voltada ao racismo, xenofobia e todos os outros preconceitos presentes em suas histórias. Em algumas eles estão mais presentes e mais fortes que outras, mas se você prestar atenção sempre tem algo. O que me deixa triste pois as histórias são bem escritas e possuem um bom enredo. Imagino também que não seja um estilo que agrade a todos, como eu mesma tive contos que não gostei nenhum pouco, mas no geral são interessantes. Reitero novamente, ninguém impede você de gostar da história, mas é sempre importante pensar no peso que as problemáticas do autor trazem para os contos. Vi muita gente reclamando dos floreios e demais descrições que eu acho justamente que completam a obra, então sejamos sinceros, não é uma leitura para todos os tipos de pessoas, é para um nicho mais específico, mas isso não torna o livro ruim.

Os Ratos na Parede(3,5): Um conto mais curto e menos descritivo dentre todos. Achei a história interessante e me lembrou vagamente um pouco de Edgar Allan Poe, um estilo bem similar. Algo comum nos contos do Lovecraft são as cidades pequenas com uma história absurda e misteriosa, e aqui não é diferente. Acompanhamos um homem que volta para o castelo de sua família e conta a história dessa amaldiçoada linhagem. Em vários momentos ele tem até um certo viés histórico, citando a Roma Antiga, algumas tradições familiares e questões culturais e religiosas. A história deixa pontas soltas e abre portas para diferentes interpretações ao mesmo tempo que em vários momentos, a história te agonia e sufoca, o que, imagino eu, seja o objetivo do conto.

A Cor que Caiu do Céu(2,0): Esse conto realmente não me pegou. A história é desenrolada a partir de uma cidade pequena que possui uma área onde nada cresce, tudo está morto. O narrador (que não sabemos quem é) sai buscando informações sobre isso e busca entender o que aconteceu.

O Chamado de Cthulhu(3,5): O conto responsável por popularizar o autor, e não vou mentir, esperava mais. O conto é dividido em duas partes, a primeira narra um encontro entre o professor Angel e Wilcox, que estão em busca de esclarecimentos obres os sonhos e imagens que vem aparecendo para o jovem. A segunda parte, é a investigação de um policial sobre um culto ao Cthulhu. Ambos as histórias se integram para entendermos toda a mitologia criada por Lovecraft e nos fazer entrar de cabeça na história.

O Horror de Dunwich(3,5): Esse foi um conto mais desenvolvido que os outros, mais detalhado. Acompanhamos a Família Whateley, que é tratada como a escória da cidade, visto seus hábitos diferentes e seus casamentos dentro da própria família. Tudo piora após o nascimento de Wilbur, uma criança diferente e que cresce em um tamanho anormal, tanto física quanto mentalmente. E a história se desenvolve a partir daí. Aqui inclusive, o racismo é bem explícito e deve ser lido com olhar crítico.

Nas Montanhas da Loucura(4,0): Uma história bastante descritiva e imagino que muitos não gostem justamente por isso, mas na minha visão é necessário para a história passar o que quer. O início é lento e possui várias descrições técnicas, o que dá credibilidade ao narrador que é geólogo, mas em breve a tensão chega e torna a história mais profunda e interessante. Enfim, vários pontos positivos e negativos, mas no geral um dos meus contos favoritos nessa coletânea.

A Sombra de Innsmouth (3,5): Novamente, visitamos uma pequena cidade envolta por mistérios e um sombrio passado, mesclando rituais entre várias outras coisas, a mitologia de Cthulhu, criada pelo próprio Lovecraft está presente em vários pontos da história, como se desenvolvida com base nos cultos a Cthulhu. Uma história interessante.