Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Mariana113 24/03/2024

Um livro par todos que desejam entender mais sobre todo tipo de amor, e entender como o amor realmente transforma vidas

Isabela Araujo 23/03/2024

Realmente uma Bíblia a ser seguida
Início melhor do que o fim. Eu amei que vai muito além do amor romântico e toca em pontos profundos que a gente nunca tinha parado pra refletir antes. Vale a pena ler e não só ler, como estudar, refletir, levar pra terapia?

Laura 23/03/2024

Lindo
Vale muito a pena, a escrita da bell hooks é muito boa, mas errei um pouco o timing da leitura junto com a faculdade, teria aproveitado muito mais lendo ele mais rápido nas férias, por isso já não vejo a hora de ler ele de novo e mais profundamente.

Nicholas.Assis 22/03/2024

Muito bom!
Livro excelente para compreender o amor sob várias perspectivas, em família, com amigos, o amor romântico e o amor consigo mesmo.
Leitura tranquila e que abre a cabeça sobre vários conceitos errados sobre amor que estamos acostumados

vitorianassaro 17/03/2024

Bell Hooks e uma escritora incrível e versátil, acho que ela define bem a frase ?escrever com o coração? não apenas um livro mas uma devoção, meu capítulo favorito foi sobre perdas :)

llammer 17/03/2024

Um desses livros que nos faz olhar para a vida de um jeito diferente. bell hooks traz ideias muito potentes, com base no argumento central da necessidade de utilizarmos a ética do amor como instrumento de mudança social.
Para mim, o grande destaque é o capítulo sobre o luto. Muito, muito profundo mesmo.
Porém, dois aspectos me deixaram um pouco desconfortável. O primeiro tem a ver com uma visão que eu julgo muito estadunidense da história da própria sociedade - discordo profundamente quando a autora coloca a guerra do Vietnã como divisor de águas entre uma mentalidade mais comunitária e uma obsessão maior com o individualismo. Os EUA são um país tradicionalmente fundado no liberalismo individualista, com uma sociedade pautada há séculos pelas linhas-mestras de uma ética protestante (hello, Weber) e, ainda que a contracultura dos 1960s tenha questionado um pouco essas bases, acho muito forçado dizer que houve uma mudança tão paradigmática quando a maioria dos hippies virou um bando yuppies safados (minhas palavras, não as dela, hehe). O segundo aspecto que me traz desconforto já é mais da ordem pessoal, porque meu ceticismo realmente limita a minha abertura para entender a espiritualidade como um pilar para a ética do amor. Concordo que, para quem vive sua espiritualidade intensamente ou cresceu em uma cultura religiosa, a ética do amor aparece como forma de viver de acordo com práticas amorosas e comunitárias, e não destilando preconceito e bradando discursos de ódio ou elegendo pessoas horrorosas e antidemocráticas. Entretanto, pessoalmente, não entendo que o ateísmo ou ceticismo atrapalhe na defesa de uma sociedade mais igualitária, comunitária e justa.

Bru 17/03/2024

Incrível
Primeiro livro que leio da Hooks e, caraca, que escrita incrível.
A autora relaciona o amor com vários temas, envolvendo, por exemplo, a ciência e a fé, levando o leitor a ter diversas reflexões.
A importância de nao desacreditar do amor, e também nao aceitar um falso amor, é discutida diversas vezes, enaltecendo como ter um amor saudável é de extrema relevância pra vida humana.

O amor renova a fé e nao há medo no amor.

Olavo.Schlsser 17/03/2024

O amor redime.
"Como mulher e amante, contudo, sou movida pela visão do meu Amado. Onde Ele está, eu quero estar. O que Ele sofre, quero partilhar. O que Ele é, eu quero ser: crucificada por amor."

"não há nada mais feliz que o trabalho, e o amor, por ser a felicidade extrema, não pode ser outra coisa a não ser trabalho."

"Fomos levados para a adega interna e marcados com Seu selo, que é sofrer por amor."

"Amar é nosso verdadeiro destino. Nós não encontramos o significado da vida sozinhos, por conta própria - nós o encontramos com outros."

Lara 16/03/2024

"Nunca é solitário na Babilônia"
"Alguns textos nos fazem reviver memórias impressas em nosso corpo e espírito e, dessa maneira, têm o poder de nos transformar e curar."

Meu primeiro contato com bell hooks. Me impressionou a escrita fácil e delicada e a forma leve de falar sobre assuntos complexos com exemplos pessoais e citações muito propensas. Me tocou bastante principalmente a citação de M. Scott Peck em que amor é definido como "vontade de se empenhar ao máximo para promover o próprio crescimento espiritual ou o de outra pessoa". Outra citação, de Henri Nouwen, me falou intimamente: "A solidão é dolorosa, o recolhimento é pacífico. A solidão faz com que nos apeguemos aos outros por desespero; o recolhimento nos permite respeitar os outros no que eles têm de singular e criar uma comunidade".

Vale a leitura e a reflexão.

Larissa Tavares 16/03/2024

?Começar por sempre pensar no amor como uma ação. em vez de um sentimento, é uma forma de fazer com que qualquer um que use a palavra dessa maneira automaticamente assuma responsabilidade e comprometimento.?

bell hooks nos mostra uma visão amorosa, otimista e bonita sobre vivermos e vermos o mundo e os outros!

Rafaela 16/03/2024

Amar é urgente
"Todo aquele que não conhece o amor ainda está na morte."

Bell Hooks (ou Gloria Jean Watkins, seu nome de registro) nos leva por todos os caminhos do amor: compromisso, espiritualidade, comunidade, reciprocidade, destino, perda e cura.

Ela descostura o tecido tortuoso construído pela mídia e pela sociedade patriarcal, onde a disfunção, o abuso e a injustiça são celebrados.

"O amor é o que o amor faz. Amar é um ato da vontade - isto é, tanto uma intenção quanto uma ação. A vontade também implica escolha. Nós não temos que amar. Escolhemos amar."

Cada capítulo é um convite ao corajoso ato de abrir-se para o amor verdadeiro, intencional e generoso.

"Cultivar um coração generoso é a qualidade mais importante de uma mente desperta."

Definitivamente um livro que quero voltar de vez em quando, para absorver mais sabedoria na simplicidade com que é compartilhada. 5/5

clau 16/03/2024

O ato de amar
Tudo sobre amor, foi o primeiro livro que escolhi ler após o término de um relacionamento. durante esse processo que acompanhou a leitura, várias intérpretes ocorreram, e saber que eu tinha bell hooks comigo virou um abrigo, um lugar seguro onde eu podia sentir tudo que eu precisava sentir, me acalentou e me protegeu de mim mesma. no livro, bell hooks se aprofunda em cada capítulo em uma diferente lacuna do amor na sociedade capitalista moderna, e como esse cenário modifica nossa capacidade de amar o outro e de se estar realmente presente. pensar no amor como uma ação, consciente e de escolha própria, nos faz refletir demais sobre tudo que relevamos simplesmente por estarmos, o que dizemos, apaixonados. a paixão nos cega, nos faz acreditar em monumentos muito maiores do que a realidade. nos leva a negligência. e amor é total oposto do abuso negligente. o amor é muito mais que paixão, o amor é se esforçar para ser seu melhor e querer ver o melhor da pessoa, juntos. em uma coreografia onde errar não é problema. foi bom te ter aqui bell hooks, te procurarei mais vezes.

aleticiapl 13/03/2024

Demorei muuuito pra ler, mas por ser um livro denso mesmo. bell é inteligentíssima e fiquei espantada ao longo da leitura de ver o quanto as coisas se conectam tanto. o tanto que o amor é muito mais que apenas o sentimento de amar, mas que sofre influência de tudo que a gente vive e do contexto que a gente vive também. incrível!

Anyi H 12/03/2024

Demorei HORRORES pra terminar esse livro. Nada contra bell hooks, o é conteúdo impecável que me fez refletir e me fez pensar em coisas que não tinha parado para pensar antes, mas estou mais acostumada a ler ficção, então esse livro foi um ponto fora da curva. Recomendo demais a leitura e já pensando qual vai ser a próxima escolha.